sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia 30/09 - Dia do Jornaleiro

30 de Setembro - DIA DO JORNALEIRO

Ao que tudo indica, os jornaleiros já contam com 150 anos de história na vida do país. Tudo teria começado com negros escravos que saíam pelas ruas gritando as principais manchetes estampadas nas primeiras páginas do jornal A Atualidade (primeiro jornal a ser vendido avulso, no ano de 1858).
Coube aos imigrantes italianos, chegados ao Brasil no século 19, a expansão da atividade, paralela ao desenvolvimento da imprensa no País. Na época, os "gazeteiros", como eram chamados, não tinham ponto fixo, perambulando pela cidade com as pilhas de jornais amarradas por uma fita de couro, que carregavam no ombro.
Dia do Jornaleiro
Foi um dos imigrantes italianos, Carmine Labanca, quem primeiro montou um ponto fixo, na cidade do Rio de Janeiro – razão para muitos associarem o nome dos pontos-de-venda ("banca") ao sobrenome do fundador. A curiosidade fica por conta do modo como essas primeiras bancas eram montadas, sobre caixotes de madeira, com uma tábua em cima, onde eram acomodados os jornais para serem vendidos.
Dia do Jornaleiro
Com o tempo, os caixotes evoluíram para bancas de madeira, que começaram a surgir em torno de 1910 e continuaram a habitar o cenário carioca, até mais ou menos a década de 50, quando foram sendo paulatinamente substituídas pelas bancas de metal – o que perdura até hoje.
Dia do Jornaleiro
A regulamentação das bancas veio com o então prefeito da cidade de São Paulo, Jânio Quadros, em 1954, por conta do paisagismo da cidade: entendeu o prefeito que as bancas de madeira não combinavam com o aspecto progressista da cidade. Por isso, ele passou a conceder licenças para novos modelos, o que veio a gerar um grande avanço na organização do espaço.
Dia do Jornaleiro
Atualmente, as bancas estão modernas: ar refrigerado, piso em mármore e inúmeros outros recursos, para favorecer o bem-estar dos consumidores.
Curiosidades:
Dia do Jornaleiro
A palavra "gazeteiro", que também significa o aluno que costuma "gazetear" as aulas (faltar, sem que os pais soubessem), tem sua origem no jornaleiro, que era chamado de "gazeteiro". É porque a criançada preferia ficar nas bancas, olhando os jornais e revistas, ao invés de ir para o colégio.
"Gazetta" era o nome da moeda em Veneza, no século XVI. Foi essa palavra que deu origem ao Gazetta Veneta, jornal que circulava na cidade de Veneza no século XVII. Com o tempo, "Gazeta" virou sinônimo de periódico de notícias.
O nome "jornal", que veio a nomear, depois, o "jornaleiro", tem sua origem na palavra latina "diurnális", que se refere a "dia", "diário" – o que significaria o relato de um dia de atividades.
Dia do Jornaleiro
Em 1876, o ajudante de impressor francês, Bernard Gregoire, saiu pelas ruas de São Paulo, a cavalo, oferecendo exemplares do jornal A Província de São Paulo. Mais tarde, o mesmo jornal tornar-se-ia O Estado de São Paulo, familiarmente conhecido como "O Estadão".
Dia do Jornaleiro
(Informações e imagens retiradas da Revista do jornaleiro, na sua edição de outubro de 2004)
Fonte: www.estacio.br
Dia do Jornaleiro

30 de Setembro

A informação, nos dias de hoje, é um bem indispensável.
É através dela que norteamos nossas vidas, que sabemos o que acontece em mundos distantes do nosso. A informação, além de tudo, nos oferece entretenimento.
E não é só aos jornalistas e produtores de um jornal que devemos agradecer pelo fato da informação chegar até nossa casa. Devemos agradecer a milhares de profissionais que trabalham na distribuição dessa informação.
E quando tratamos de jornal impresso, estamos falando do jornaleiro.
O jornaleiro pode ser aquele que fica na banca de jornais, que vende todo tipo de material informativo periódico como jornais, revistas, palavras-cruzadas, apostilas etc.
Há aquele jornaleiro que, na maioria das vezes, são crianças ou adolescentes, que vendem jornais nas ruas ou em sinaleiros.
A profissão é reconhecida pelo ministério do trabalho e sua descrição está relacionada na Classificação Brasileira de Ocupações. O jornaleiro que fica em bancas e o que fica nas ruas estão incluídos como ambulantes
Fonte: UFGNet

Dia 30/09 - Dia da Secretária - (Click Here)

30 de Setembro    DIA DA SECRETÁRIA

Dia da Secretária
Espírito prático, atenção minuciosa, pensamento rápido e visão antecipadora das fases que envolvem o trabalho em uma empresa ou escritório são algumas das habilidades necessárias ao exercício da profissão de secretária.
Cabe a ela assessorar e auxiliar diretores e gerentes no planejamento, na organização e no andamento da rotina diária do local onde atua. Assim sendo, cabe à secretária estar à frente da agenda dos executivos e dos cerimoniais.
Sua função inclui preparação e registro de reuniões, administração das informações que chegam por fax ou pela internet e o arquivamento de documentos importantes.
Outra habilidade exigida é conhecer bem a língua portuguesa. Quanto a idiomas estrangeiros, ter fluência em pelo menos uma outra língua faz a diferença.
O importante, no entanto, é gostar do que faz e fazê-lo bem. Feliz Dia da Secretária!
Para os interessados
Mais de um terço do tempo dedicado ao estudo para os que escolhem se formar em secretariado é voltado para o inglês, o espanhol, o português, o inglês técnico e a redação comercial em português. Outras matérias vistas são sociologia, filosofia, matemática e estatística.
No primeiro ano, o enfoque é para técnicas de secretariado, cerimonial, ética e relações públicas. Depois, a ênfase vai para as disciplinas ligadas à gerência de serviços, como administração em RH, psicologia aplicada, planejamento, administração financeira e marketing.
O aluno ainda aprende a trabalhar com softwares específicos para edição de textos, agendamentos, contabilidade, documentação e arquivo.
A duração média do curso é de três anos (formação superior), sendo obrigatório estágio de seis meses e a apresentação de um trabalho de conclusão.
Os cursos técnicos (com duração de 1 ano) também fornecem uma boa base e viabilizam que o aluno obtenha o registro para exercer a profissão.
Novas portas
Empresas de assessoria em secretariado é um ramo de negócios que vem crescendo muito. Trata-se de uma atividade promissora, principalmente em bancos estrangeiros, que sentem falta de pessoas com sólida formação nessa área.
Outro setor que vai bem é o de tradução e interpretação: profissionais que têm fluência em várias línguas são cada vez mais solicitados pelas empresas e conseguem muitas oportunidades de trabalho como free lancers.
O mercado se mostra bastante amplo. Um técnico em secretariado pode desenvolver projetos nas áreas comercial, industrial e de serviços, trabalhando em quase todos os setores da economia, desde pequenas a grandes corporações.
O antes... e o agora
O trabalho da secretária mudou muito com o decorrer do tempo. Se antes precisava ser uma exímia datilógrafa e fazer exatamente o que o chefe pedia, hoje ela assume uma posição mais independente, tomando decisões e peneirando o que deve ou não chegar às mãos da chefia. A datilografia e a taquigrafia sendo deixadas para trás e substituídas pelas novas tecnologias.
Outro aspecto que também mudou foi a clássica divisão de secretária júnior (iniciante), plena (meio de carreira) e sênior (executiva). Algumas empresas podem até usar as denominações, mas a verdade é que atualmente mesmo uma simples estagiária já pega um volume de trabalho compatível com o de uma profissional.
A moderna secretária é praticamente assessora da presidência ou diretoria para a qual trabalha. Além de gerenciar a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular dos executivos. Trata-se, portanto, de uma tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta.
Diante disso, as palavras que poderíamos apontar como cruciais na rotina diária de uma secretária seriam: postura, discernimento e jogo de cintura.
Fonte: www.ibge.gov.br

Dia da Secretária

30 de Setembro

A secretária é a responsável por auxiliar e assessorar gerentes e diretores de empresas, além de agendar a rotina diária do local onde atua. Dar e anotar recados, redigir ofícios, registrar reuniões, administrar informações e arquivar documentos importantes são algumas de suas funções.
Antes, a função de secretária exigia o conhecimento da língua portuguesa. Com a globalização, além do português, é necessário o conhecimento de pelo menos uma outra língua, além de conhecimentos em softwares específicos de redação de textos.
O curso de secretariado executivo dura em média três anos, sendo obrigatório estágio de seis meses e a apresentação de um trabalho de conclusão. Há também cursos técnicos que fornecem boa base dos quesitos necessários para o exercício da profissão e possibilitam o registro para exercê-la.
Fonte: UFGNet

Dia 30/09 - Dia da Navegação (Click Here)

30 de Setembro - DIA DA NAVEGAÇÃO

O homem, desde antes de Cristo, vem desenvolvendo técnicas e instrumentos para orientar-se durante o deslocamento de um ponto a outro para determinar sua posição e direção.
Na Antigüidade, no Mediterrâneo, os egípcios, fenícios, gregos e romanos utilizaram os conhecimentos dos ventos, reconhecimento dos astros, relevos e inscrições hieroglíficas para desenvolver técnicas de auxílio a orientação das "Naus" (embarcações da época). Criaram os pontos cardiais (Norte, Sul, Leste, Oeste), a rosa dos ventos em graus e as primeiras cartas de navegação usando o conceito de Latitude e Longitude.
No início da Idade Média, com o crescimento do comércio entre os povos, surgiu a bússola, desenvolvida pelos chineses dando início a técnica e a ciência de Navegar com um "rumo" e um "estimado".
No final do século XV, o navegador Italiano Américo Vespúcio e Cristóvão Colombo, na tentativa da primeira circunavegação às Índias, levaram a bordo um almanaque com uma lista de posições e eventos relacionados aos corpos celestes efetuados em Ferrara, Itália. Após vários dias no mar, observando os horários dos alinhamentos da Lua com Marte, Vespúcio calculou a distância que estavam de Ferrara e concluiu que não estavam nas Índias, mas em um novo Continente.
Dia da Navegação
Este fato foi o marco do início da Navegação Astronômica, com o desenvolvimento do Sextante (instrumento utilizado para observar os astros), uma evolução do Astrolábio e do Quadrante.
Com a chegada do século XX dá-se início a uma nova ciência que revoluciona as técnicas e sistemas de navegação, a Eletrônica. Em 1912 surgiram os primeiros equipamentos de rádio-navegação que se desenvolveram rapidamente.
Com a II Guerra Mundial, veio o RADAR - Radio Detection And Ranging - que tem a capacidade de medir lapsos de tempo entre emissão/recepção de ondas de rádio, princípio utilizado, mais tarde, nas navegações via satélite.
Atualmente, o GPS (Global Positioning System, sistema de Navegação por Satélite com uma precisão de 1 metro para uso militar e 15 metros para uso civil) é o sistema de navegação mais moderno e de maior precisão e confiabilidade utilizado no mundo.
É também, amplamente usado por diversos segmentos como: agricultura, engenharia, competições esportivas, segurança, trânsito e outros.
Fonte: Revista Ciência Online
Dia da Navegação

30 de Setembro

TIPOS DE NAVEGAÇÃO

O transporte marítimo é aquele realizado por navios a motor, de grande porte, nos mares e oceanos, e pode ser dividido em duas categorias, de acordo com a sua finalidade:
Longo curso
Que é uma navegação internacional, isto é, o transporte de cargas entre portos de países diferentes.
Cabotagem
Que é uma navegação nacional, e significa o transporte de cargas entre portos marítimos nacionais, ou entre portos marítimos nacionais e portos interiores do país localizados em rios.
Pode-se notar que esta divisão nada tem a ver com a distância a ser percorrida, mas com a característica da navegação, isto é, nacional ou internacional.
Tem sido comum, na navegação ligando portos de países do Mercosul, a denominação grande cabotagem, o que, obviamente, não faz qualquer sentido, e nem tem respaldo legal. O Mercosul é um bloco, mas os países continuam sendo diferentes e independentes.
Dia da Navegação
Órgãos Intervenientes (Internacional e Nacional)
No campo internacional, no transporte marítimo, temos basicamente a:
IMO
International Maritime Organization Organização Marítima Internacional), entidade ligada à ONU - Organização das Nações Unidas.
A IMO é um órgão cuja função é promover a segurança no mar e a eficiência da navegação, bem como tomar medidas preventivas para evitar a poluição marítima que pode ser causada pelos navios, por meio de acidentes ou más condições de conservação, entre outras coisas.
Este órgão é responsável pela criação do ISM Code - International Safety Management Code (Código de Gerenciamento Ambiental), que se refere ao gerenciamento do meio ambiente e de navios. Sua finalidade é tornar a navegação mais segura e confiável, bem como proteger os mares e oceanos.
Desde julho de 1998, alguns tipos de navios já estão obrigados a ter este certificado, que são os de transporte de petróleo, gás, químicos e graneleiros. Embora não seja objeto de nosso trabalho, convém ressaltar que os navios de passageiros também já estão com esta obrigação. A partir de julho de 2002 será obrigatório para toda a frota mundial de navios, inclusive os porta-containers, e nenhum navio poderá navegar sem ele.
Dentre os trabalhos realizados pela IMO destaca-se a criação da SOLAS - Safety ofLife at Sea (Segurança da Vida no Mar), uma convenção internacional que estabelece um conjunto de regras, visando promover e controlar a segurança no mar, quanto à proteção da vida humana envolvida de alguma forma com a atividade de navegação marítima.
No Brasil, o Transporte Marítimo é regulado pelos seguintes órgãos governamentais:
Ministério dos Transportes
Que é o órgão máximo no país na área, sendo o responsável por todos os tipos de transportes aquaviários e terrestres, tendo como missão controlar e fiscalizar tudo o que diga respeito a esta atividade.
STA - Secretaria dos Transportes Aquaviários
Órgão do Ministério dos Transportes, com o dever de executar a política para os transportes aquaviários no Brasil.
DMM - Departamento da Marinha Mercante
Órgão vinculado à STA, responsável pelo controle dos registros de armadores, fretes, acordos bilaterais, conferências de fretes e outros assuntos reguladores do transporte marítimo brasileiro.
DP -Departamento dos Portos
Também vinculado ao STA, responsável pelo controle dos portos, e a quem as Companhias Docas estão subordinadas.
TM - Tribunal Marítimo
Vinculado ao Ministério da Marinha, responde pela investigação e pelo julgamento dos acidentes ocorridos na navegação marítima, podendo suas conclusões e laudos técnicos serem usados pela justiça civil, quando necessário.
Também é o responsável pelo registro de navios brasileiros que operam no transporte de cargas, tanto na cabotagem quanto na navegação de longo curso.
Fonte: www.intranews.com.br

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dia 29/09 - Dia do Anunciante (Click Here)


Dia 29/09 - Dia do Anunciante (Click Here)

DIA 29 de SETEMBO

DIA DO ANUNCIANTE

O anunciante pode ser uma empresa privada ou pública, ou mesmo uma pessoa que queira anunciar, ou seja, divulgar um produto ou prestação de serviço. Para fazer o anúncio, o anunciante pode utilizar diversos meios de comunicação como jornais, revistas, TV, rádio e Internet.
No seu dia a dia, o anunciante pode contratar os serviços de publicitários e profissionais de marketing para orientá-lo quanto a melhor forma de divulgar seu produto ou serviço e da mesma forma, produzir e editar o anúncio. Com isso, o anunciante ganha e muito, pois estes profissionais tem formação e preparação para executar este tipo de serviço.
O anúncio é a melhor forma de divulgar e, portanto de vender um produto ou serviço e é essencial para a sobrevivência de uma empresa, seja ela grande ou pequena. É o mesmo que dizer: a propaganda

Dia 29/9 - Dia do Nhoque da Fortuna ou da Sorte - (Click Here)


DIA 29 DE SETEMBRO - Dia do Nhoque da Fortuna ou da Sorte.

Reza a lenda que todo dia 29 do mês é dia de comer nhoque para ter sorte. Muitos restaurantes inclusive inseriram o Nhoque da Fortuna no cardápio. Entre amigas, durante algum tempo, mantivemos uma confraria do nhoque. Todo dia 29 nos reuníamos na casa de alguém e este alguém tinha a obrigação de prepará-lo com um molho especial. Não ficamos ricas, mas nos divertimos, trocamos receitas e rimos muito.
Como a proposta aqui do Feito em Casa é cozinha prática, hoje não vou ensinar a fazer a massa do nhoque, mas um molho bem básico e muito gostoso para acompanhá-lo. Capaz de deixar gostosão mesmo aquele nhoque de supermercado em embalagem de plástico. Então, ainda dá tempo de comprar um saquinho (ou caixinha) e preparar o Nhqoue da Fortuna em casa.
Não esqueça de deixar uma nota de dinheiro embaixo do prato enquanto come. Segundo a superstição, você deve guardá-la na carteira até o dia 29 do mês seguinte.
Molho aromático
Ingredientes:
1/4 talo e alho-poró cortado em rodelas finas
3 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos pequenos
1 galhinho de tomilho
1 galhinho de alecrim
4 folhas de hortelã
6 folhas de manjericão
1 galhinho de sálvia
azeite de oliva
Como fazer:
Dê uma leve fritadinha no alho-poró com um fio de azeite. Acrescente o tomate picado e deixe cozinhar até este desmanchar bem. Coloque na panela os temperos higienizados previamente e desligue em seguida. Depois, é só colocar o molho sobre o seu nhoque cozido. Se preferir, com um pouco de queijo ralado. Bom apetite e muita sorte!

Dia 29/09 - Dia Mundial do Petróleo - (Click Here)

Dia Mundial do Petróleo29 de Setembro DIA MUNDIAL DO PETRÓLEO

Composto por hidrocarbonetos e cultivado no interior de rochas sedimentares, o petróleo surgiu a partir da erosão da crosta terrestre e pelo amontoado de restos orgânicos oriundos de plânctons e destroços animais que se alojaram no fundo do mar. Isso há milhões de anos, é claro.
Para se formar uma jazida são necessários mais de dez milhões de anos, podendo esse tempo chegar a 400 milhões de anos.
A jazida é o acúmulo de petróleo dentro de uma rocha sedimentar, em abundância.
Esse valioso mineral ficou conhecido popularmente como ouro negro, mas tem seu significado oriundo do latim, através da junção de dois vocábulos: oleum (óleo) e petra (pedra), óleo de pedra ou petróleo.
O primeiro país a encontrar um poço de petróleo foi os Estados Unidos, em 1859, através de Edwin Drake, no estado da Pensilvânia, mas no Egito Antigo os embalsamentos dos faraós já utilizavam o produto.
A indústria Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras é a empresa do governo responsável pela extração e refino do petróleo no país.
Fundada em 03 de outubro de 1953, pelo presidente Getúlio Vargas, proporcionou maior independência econômica do país.
Nos últimos anos o Brasil se tornou particularmente capacitado para a exploração do mineral nas camadas mais profundas do mar, através das várias plataformas montadas, extraindo o produto para o abastecimento nacional, que em 2004 já somavam 88% da quantidade necessária ao país. Não irá demorar para que o Brasil atinja a meta desejada, de se chegar aos 100%, não precisando mais importar o produto.
O petróleo é, desde muitos anos, motivo de conflitos mundiais, principalmente no Oriente Médio, onde se encontram as maiores reservas. Isso devido ao seu alto valor econômico e à importância para nossas vidas, pois grande parte dos produtos consumidos no mundo tem essa matéria prima como fonte de produção.
Dentre as guerras causadas pela disputa do petróleo tivemos a de Yom Kippur, no ano de 1973; a guerra entre Irã e Iraque, acontecida entre os anos de 1980 e 1988; e a mais recente delas, a Guerra do Golfo, no ano de 1991, onde o Iraque tentou apropriar-se das jazidas do Kuwait.
A região que mais produz petróleo no mundo é a Arábia Saudita, seguida do Iraque, Emirados Árabes, Kuwait, Irã e outros. A produção brasileira ainda é pequena se comparada a esses países.
Fonte: www.geocities.com
Dia Mundial do Petróleo

29 de Setembro

Hoje é dia de um produto orgânico importante na vida de todo mundo. O petróleo fornece quase a metade da energia utilizada no Brasil, como a gasolina, o querosene e o óleo diesel. Cerca de 70% do petróleo extraído no Brasil vem das plataformas marítimas. Mesmo assim, o país não é auto-suficiente na produção de petróleo. Nós também importamos cerca de 40% de todo o petróleo que consumimos.
O petróleo é um combustível fóssil e não-renovável, vindo da longa decomposição de matéria orgânica; com a constante exploração, suas reservas estão sendo esgotadas. Por isso, fontes alternativas de energia estão sendo pesquisadas, como a energia solar e eólica.
Devido ao provável esgotamento das fontes petrolíferas, o Oriente Médio, grande produtor de petróleo, se tornou uma região estratégica. Na década de 70, o monopólio do petróleo era tão grande pelos países do Oriente Médio, que eles resolveram aumentaro preço do barril e a economia mundial entrou em crise. O quadro deu início à primeira crise mundial do petróleo, em 1973.
Fonte: UFGNet

Dia 29/09 - Dia do Anunciante (Click Here)

DIA 29 de SETEMBO

DIA DO ANUNCIANTE

O anunciante pode ser uma empresa privada ou pública, ou mesmo uma pessoa que queira anunciar, ou seja, divulgar um produto ou prestação de serviço. Para fazer o anúncio, o anunciante pode utilizar diversos meios de comunicação como jornais, revistas, TV, rádio e Internet.
No seu dia a dia, o anunciante pode contratar os serviços de publicitários e profissionais de marketing para orientá-lo quanto a melhor forma de divulgar seu produto ou serviço e da mesma forma, produzir e editar o anúncio. Com isso, o anunciante ganha e muito, pois estes profissionais tem formação e preparação para executar este tipo de serviço.
O anúncio é a melhor forma de divulgar e, portanto de vender um produto ou serviço e é essencial para a sobrevivência de uma empresa, seja ela grande ou pequena. É o mesmo que dizer: a propaganda é alma do negócio.
Fonte: UFGNet

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Melhores Jogadores conforme Romario (Click Here)

10 MELHORES ATLETAS DA HISTÓRIA PARA ROMÁRIO

1º Pelé
2º – Romário
3º – Maradona
4º – Ronaldo
5º – Ronaldinho Gaúcho
6º – Laudrup
7º – Rivelino
8º – Zidane
9º – Gérson
10º – Beckembauer                                  Fonte: TV Jorge Kajuru

DIA 28/09 Data da Divisão do Brasil em Capitanias hereditárias e o primeiro Governo Geral (1532-1580) (Clich Here)

DIA 28/09

 Data da Divisão do Brasil em Capitanias hereditárias e o primeiro Governo Geral (1532-1580)

Mapa de Luís Teixeira (c. 1574) com a divisão do Brasil em 12 capitanias e a linha de Tordesilhas deslocada dez graus para oeste.
Desde as expedições de Gonçalo Coelho que se assinalavam incursões de franceses no litoral brasileiro..[88] A partir de 1520, os portugueses apercebem-se que a região corria o risco ser disputada, dada a contestação do Tratado de Tordesilhas por Francisco I de França, que incentivava a prática do corso. O aumento do contrabando de pau-brasil e outros géneros por corsários, desencadearam um esforço de colonização efectiva do território.
Entre 1534-36 D. João III instituiu o regime de capitanias hereditárias, promovendo o povoamento através das sesmarias, como se fizera com sucesso nas ilhas da Madeira e de Cabo Verde. Foram criadas quinze faixas longitudinais que iam do litoral até o Meridiano das Tordesilhas. Este sistema envolvia terras vastíssimas, doadas a capitães-donatários que possuíssem condições financeiras para custear a colonização. Cada capitão-donatário e governador deveria fundar povoamentos, conceder sesmarias e administrar a justiça, ficando responsável pelo seu desenvolvimento e arcando com as despesas de colonização, embora não fosse proprietário: podia transmiti-la aos filhos, mas não vendê-la. Os doze beneficiários eram elementos da pequena nobreza de Portugal que haviam se destacado nas campanhas da África e na Índia, altos funcionários da corte, como João de Barros e Martim Afonso de Sousa. Das quinze capitanias originais (a dois meses de viagem de Portugal) apenas as capitanias de Pernambuco e de São Vicente prosperaram. Ambas se dedicaram à lavoura de cana-de-açúcar e, apesar dos problemas comuns às demais, os donatários Duarte Coelho e os representantes de Martim Afonso de Sousa, conseguiram manter os colonos e estabelecer alianças com os indígenas.
Percebendo o risco que corria o projeto de colonização, a Coroa decidiu centralizar a organização da Colónia. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários, o rei criou em 1548 o Governo Geral, enviando como primeiro governador-geral Tomé de Sousa. Resgatou dos herdeiros de Francisco Pereira Coutinho a Capitania da Baía de Todos os Santos, transformando-a na primeira capitania real, sede do Governo Geral. Esta medida não implicou a extinção das capitanias hereditárias.

Dia 28/09 - Dia da 1ª Mensagem Eletrônica (E-Mail) entre a Alemanha e a China) - (Click Here)

<><>
História da Internet
                                                Dia 28/09 - Dia da 1ª Mensagem Eletrônica (E-Mail) entre a Alemanha e a China)
Resumo Histórico Atualizado


1987O número de servidores da Internet supera os 28 mil.
É estabelecida uma ligação de e-mail entre a alemanha e a China, com a primeira mensagem da China sendo enviada em 28 de setembro.


<><>
Índice Geral


A Internet dos Militares, 1957-1977
As primeiras sementes da futura Internet são plantadas
no pico da Guerra Fria, quando especialistas militares e
pesquisadores da ciência da computação estabelecem
os primeiros sistemas de redes para fins de defesa.
1957
Como resposta ao Sputnik, primeiro satélite espacial soviético, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos forma o ARPA ( Advanced Research Projects Agency ou Agência de Projetos de Pesquisa avançados), a fim de estabelecer liderança tecnológica no campo militar.
A Arpa desempenhará papel fundamental na revolução da Internet.
1963Os pioneiros J.C.R. Licklider, da ARPA, e Larry Roberts, do Lincoln Labs, em Massachusetts, trabalham simultaneamente com a perspectiva de criação da futura Internet para o “uso comunitário de computadores”.
1969Em trabalho encomendado pela ARPA, o grupo de consultoria norte-americano Bolt Beranek e Newman (BBN) propôe um protocolo de controle de rede, que permitiria a transferência de dados e comunicação entre supervisores operando em uma mesma rede.
Quatro campi universitários são conectados pela primeira vez: Instituto de Pesquisa de Stanford, Universidade da Califórnia em LA, Universidade da Califórnia Santa Bárbara e Universidade de Utah.
1971A Arpanet cresce para 23 provedores conectando universidades e centros de pesquisa do governo.
Manter um site na rede da Arpa custa US$ 250 mil por ano.
1972Primeira demonstração pública da Arpanet, conectando 40 máquinas e o Terminal Interface Processor (TIP).
Primeiro programa de e-mail criado por Roy Tomlinson, da BBN.
Aos 29 anos, Vinton Cerf é eleito o primeiro presidente do INWG.
Mais tarde, seria conhecido como “o pai da Internet ”.
1973A cada 20 dias um novo computador é conctado à Arpanet.
A comunidade da computação começa a discutir abertamente uma rede mundial.
A Arpanet se internacionaliza com conexões ao University College de Londres, Reino Unido, e a Royal Radar Establishment, da Noruega.
1974A Arpanet se distancia das raízes na pesquisa militar.
A BBN abre a Telenet, primeira versão comercial da Arpanet.
Vicent Cerf e Robert Kahn publicam um estudo sobre os TCP
(Protocolo de Controle de Transmissão) e IP (Protocolo da Internet) - a linguagem comum entre os computadores da rede.
Usam o termo Internet (Redes Interconectadas) pela primeira vez.
1977O correio eletrônico é fornecido a mais de cem pesquisadores em ciências da computação.

A Internet dos utópicos, 1978-1990
Os pioneiros da Internet e os nerds de computador são os primeiros ciber-utópicos a acreditar que a revolução da Internet vai mudar profundamente a sociedade moderna e condensar todo o planeta em uma aldeia global altamente próspera e democrática.
1978
O futuro vice-presidente dos Estados Unido, Albert gore, lança a expressão “superestrada da informação”.
1979Especialistas da Universidade Duke e da Universidade da Carolina do Norte estabelecem os primeiros grupos de discussão da Usenet. Usuários de todo o mundo aderem a listas de discussão que tratam de todos os assuntos imagináveis.
1981A Arpanet tem 213 servidores.
1984O romancista Willian Gibson cria o termo “ciberespaço”, em seu livro “Neuromancer”
Passa de mil o número de servidores da Internet.
1987O número de servidores da Internet supera os 28 mil.
É estabelecida uma ligação de e-mail entre a alemanha e a China, com a primeira mensagem da China sendo enviada em 28 de setembro.
1988A Internet começa a se preocupar com privacidade e segurança.
Novas palavras como “hacker”, “cracker” e “arrombamento eletrônico” são criadas.
1989Tim Berners-Lee, um britânico especialista em computação, trabalhando para o Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern), em Genebra, começa a desenvolver o projeto World Wide Web, concluído um ano mais tarde.
A WWW permite que usuários troquem e compartilhem grande volume de informações - textos e imagens - disponíveis em milhares de sites.
1990O número de servidores conectados com a Internet ultrapassa os 300 mil.

A Internet dos empresários, 1991-2000
Com o rápido desenvolvimento dos programas de navegação e da tecnologia da WWW, a Internet entra em uma nova fase de comercialização, oferecendo todo e qualquer serviço imaginável, de passagens de avião a cemitérios virtuais. Companhias relacionadas à Internet tornam-se as favoritas dos investidores em alta tecnologia.
1991Na universidade de Minnesota, uma equipe liderada por Mark McCahill lança o Gopher, um navegador da Internet de grande sucesso que, pela primeira vez, permite que os usuários “surfem” na rede.
A NSF suspende a proibição ao uso comercial da Internet, abrindo caminho para a era do comércio eletrônico.
1992Mais de 1 milhão de servidores estão conectados à Internet.
1993Aos 22 anos, Marc Andreessen e outros estudantes desenvolvem o Mosaic, um revolucionário navegador muito fácil de usar que torna possível ver textos, imagens, videos e áudio na WWW.
Em um ano, mais de 1 milhão de cópias do Mosaic estavam em uso.

O número de estréia da revista “Wired”, a mais popular publicação sobre a Internet, surge em abril.
1994A arpanet? Internet celebra seu 25 aniversário, com mais de 3 milhões de servidores conectados.
Mark Andreessen e Jim clark fundam a Netscape Communications e lançam a primeira versão de um novo browser, o Netscape Navigator 1
A Internet passa a ser usada para marketing, compras, serviços bancários, transmissões de rádio e shows ao vivo; o faturamento supera US$ 1 bilhão ao ano.
Os Rolling Stones trasmitem sua turnê Voodoo Lounge pela M-Bone (transmissão multicanal via Internet)
O programa de busca mais popular, “Yahoo!”, é criado por Jerry Yang e David Filo na Universidade Stanford.
1995Bill Gates entra na indústria da Internet com o Microsoft Internet Explorer, um novo brownser para o Windows 95
No Brasil, o acesso comercial à Internet é liberado.
1996Aproximadamente 80 milhões de usuários, em cerca de 150 países ao redor do mundo, surfam na Internet.
O número de servidores conectados chega perto dos 10 milhões; o número de sites duplica a cada dois meses
A controvertida Lei da Decência nas Comunicações norte-americanas proíbe a distribuição de materiais indecentes via Internet. A Suprema Corte declara a lei constitucional em 1997
1997O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, propõe criar uma zona de livre comércio para as transações na Internet - sem barreiras e sem regulamentos.
A guerra dos browsers continua entre Netscape e Microsoft, com 70% do mercado para Netscape e 30% para a Microsoft.
2000Vicent Cerf erra profecia: "haverá mais de 180 milhões de computadores, ou mais de 700 milhões de usuários, ligados à Web por volta do ano 2000"
No Brasil, desde 1995, o crescimento da rede no país vem apresentando números impressionantes. O número de usuários cresceu dezenas de vezes, ultrapassando as expectativas mais otimistas.
Com a redução de preços dos computadores pessoais, a maior oferta de telefones no mercado, os novos investimentos em informática e telecomunicações e a abertura de novos pontos de acesso à Internet em órgãos do governo, universidades, escolas e empresas privadas, esses números tendem a crescer ainda mais.
Pesquisa Ibope e-Ratings revelou que a população brasileira com acesso à Web desde setembro de 2000, apenas nos domicílios, era de 9,8 milhões de pessoas, sendo que metade desse número é ativa, ou seja, acessa a Web pelo menos uma vez ao mês.
Estudo Nielsen//Netratings Global Internet Trends mostra que Estados Unidos e Japão têm a maior população de Internautas do mundo
Mais de 269 milhões de pessoas em 20 países têm acesso à Internet por computadores em seus domicílios.
A informação foi divulgada pelo IBOPE eRatings.com e fornecida pelo estudo Nielsen//Netratings Global Internet Trends, que traz informações sobre penetração da Internet na Europa, Ásia e América do Norte.
Os resultados do estudo mostraram que os Estados Unidos e Japão têm a maior população de internautas do mundo, com 137 milhões e 26 milhões de pessoas, respectivamente.
Já em 14 países da Europa, a Internet atinge 82 milhões de indivíduos. Um em cada cinco domicílios tem acesso a rede mundial de computadores, sendo que 56% deles estão no Reino Unido, Alemanha e Itália.
A medição foi feita entre os meses de abril e junho de 2000 por meio de amostras representativas do universo de usuários da Internet.
O estudo mostra ainda que na maioria dos domicílios pesquisados existe uma única fonte de acesso à Internet - linha telefônica fixa.
Na Europa, 22% dos domicílios usam mais de um meio, como por exemplo a tecnologia WAP.
Já na Suíça quase metade dos domicílios tem conexão por mais de uma fonte.
Na Nova Zelândia, cerca de um quarto dos usuários possuem mais de uma fonte de acesso à Internet.

A Internet nos dias de hoje.
A Era da Convergência
2001/ ....
2001
Graças aos avanços da tecnologia, explode o número de rádios e tvs on line no Mundo gerando uma nova oportunidade de negócios ainda sem precedentes.
2002
A Internet definitivamente reduz o custo operacional em vários segmentos e novos meios de comunicação como o VOIP (voz sobre IP) passa ser realidade em diversas corporações alterando profundamente a cultura das empresas.
O Impacto da internet no cotidiano das pessoas já reflete no comércio tradicional, as compras pela internet passa fazer parte do cotidiano dos consumidores modernos.
2003
Domínios da Internet no Brasil ultrapassa a marca de 400.000
Redes de comunicação sem fio já é realidade no Brasil.
Cresce vertiginosamente o uso de banda larga nos domicílios do Brasil.
2004
Parlamentares discutem no congresso uma nova lei para regulamentar a tv digital no Brasil, a convergência de tecnologias e suas aplicações dão o tom da futura Internet .
Internet via satélite ganha pulso no Brasil.
2005A Internet com Tv digital entram em testes no Brasil.
Aparelhos de celular de 3 geração com banda larga já é realidade no Brasil.
Novas aplicações surgem com celulares e palms.
O mercado de telecomunicações entram em guerra com o Voip, nova regulamentação é sugerida pelas teles e a corrida tecnológica e busca de patentes entram em ritmo acelerado.
Telefônica anuncia a marca de 1.000.000 de usuários Speedy (Banda Larga)
A revolução digital parece não ter fim.


Colaboração e Pesquisa: Departamento de Jornalismo da Net Eventos
Fonte Original: Folha de São Paulo
Adaptações e atualizações: Dr. Amilton Soares Junior

Dia 28/09 - Dia da Lei dos Sexagenários - (Click Here)

DIA 28/09 - DIA DOS SEXAGENÁRIOS.

 
 
A Lei n.º 3.270, também conhecida como Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotejipe, foi promulgada a 28 de setembro de 1885 e garantia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.
Mesmo tendo pouco efeito prático, pois libertava somente escravos que, por sua idade, eram menos valorizados, houve grande resistência por parte dos senhores de escravos e de seus representantes na Assembleia Nacional.
A pressão sobre o Parlamento se intensificou a partir de sua proposta, em 1884. Ao projeto, vindo do liberal ministério Sousa Dantas, os escravocratas reagiram com tanto rigor, que a lei só foi aprovada em 1885, após aumentar o limite de idade do cativo de sessenta para sessenta e cinco anos. A maioria dos sexagenários estavam localizados nas províncias cafeeiras, o que explica a resistência na Câmara e no Senado.

 

O texto da Lei dos Sexagenários

Mesmo sendo uma lei de pouco efeito prático, já que libertava escravos, que por sua idade tinham uma força de trabalho pouco valiosa, a Lei dos Sexagenários provocou grande resistência dos senhores de escravos e de seus representantes na Assembleia Nacional. A Lei nº 3270 foi aprovada em 1885, e ficou conhecida como a Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei dos Sexagenários.
D. Pedro II, por Graça de Deus e Unânime Aclamação dos Povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil: Fazemos saber a todos os Nossos súditos que a Assembleia Geral Decretou e nós queremos a Lei seguinte:
DA MATRÍCULA
Art. 1° Proceder-se-á em todo o Império a nova matrícula dos escravos, com declaração do nome, nacionalidade, sexo, filiação, se for conhecida, ocupação ou serviço em que for empregado idade e valor calculado conforme a tabela do §3º.
§1° A inscrição para a nova matrícula far-se-á à vista das relações que serviram de base à matrícula especial ou averbação efetuada em virtude da Lei de 28 de setembro de 1871, ou à vista das certidões da mesma matrícula, ou da averbação, ou à vista do título do domínio quando nele estiver exarada a matrícula do escravo.
§2° A idade declarada na antiga matrícula se adicionará o tempo decorrido até o dia em que for apresentada na repartição competente a relação para a matrícula ordenada por esta lei.
A matrícula que for efetuada em contravenção às disposições dos §§ 1° e 2° será nula, e o Coletor ou Agente fiscal que a efetuar incorrerá em uma multa de cem mil réis a trezentos mil réis, sem prejuízo de outras penas em que possa incorrer.
§3° o valor a que se refere o art. 1° será declarado pelo senhor do escravo, não excedendo o máximo regulado pela idade do matriculando conforme a seguinte tabela:
Escravos menores de 30 anos 900$000;
de 30 a 40 " 800$000;
de 40 a 50 " 600$000;
de 50 a 55 400$000;
de 55 a 60 200$000;
§4° O valor dos indivíduos do sexo feminino se regulará do mesmo modo, fazendo-se, porém, O abatimento de 25% sobre os preços acima desta.
§5° Não serão dados à matrícula os escravos de 60 anos de idade em diante; serão, porém, inscritos em arrolamento especial para os fins dos §§ 10 a 12 do art, 3º.
§6° Será de um ano o prazo concedido para a matrícula, devendo ser este anunciado por editais afixados nos lugares mais públicos com antecedência de 90 dias, e publicados pela imprensa, onde a houver.
§7° Serão considerados libertos os escravos que no prazo marcado não tiverem sido dados à matrícula, e esta cláusula será expressa e integralmente declarada nos editais e nos anúncios pela imprensa.
Serão isentos de prestação de serviços os escravos de 60 a 65 anos que tiverem sido arrolados.
§8° As pessoas a quem incumbe a obrigação de dar à matrícula escravos alheios, na forma do art. 3° do Decreto n° 4.835 de 1° de dezembro de 1871, indenizarão aos respectivos senhores o valor do escravo que, por não ter sido matriculado no devido prazo, ficar livre.
Ao credor hipotecário ou pignoratício cabe igualmente dar à matrícula os escravos constituídos em garantia.
Os Coletores e mais Agentes fiscais serão obrigados a dar recibo dos documentos que lhes forem entregues para a inscrição da nova matrícula, e os que deixarem de efetuá-la no prazo legal incorrerão nas penas do art. 154 do Código Criminal, ficando salvo aos senhores o direito de requerer de novo a matrícula, a qual, para os efeitos legais, vigorará como se tivesse sido efetuada no tempo designado.
§9° Pela inscrição ou arrolamento de cada escravo pagar-se-á 4$ de emolumentos, cuja importância será destinada ao fundo de emancipação, depois de satisfeitas as despesas da matrícula.
§10º Logo que for anunciado o prazo para a matrícula, ficarão relevadas as multas incorridas por inobservância das disposições da Lei de 28 de setembro de 1871, relativas à matrícula e declarações prescritas por ela e pelos respectivos regulamentos.
A quem libertar ou tiver libertado, a título gratuito, algum escravo, fica remetida qualquer dívida à Fazenda Pública por impostos referentes ao mesmo escravo.
O Governo, no Regulamento que expedir para execução desta lei, marcará um só e o mesmo prazo para a apuração da matrícula em todo o Império.
Art. 2.° O fundo de emancipação será formado:
I - Das taxas e rendas para ele destinadas na legislação vigente.
II - Da taxa de 5% adicionais a todos os impostos gerais, exceto os de exportação. Esta taxa será cobrada desde já livre de despesas de arrecadação, anualmente inscrita no orçamento da receita apresentado à Assembleia Geral Legislativa pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Fazenda.
III - De títulos da dívida pública emitidos a 5%, com amortização anual de 1/2%, sendo os juros e a amortização pagos pela referida taxa de 5%.
§1° A taxa adicional será arrecadada ainda depois da libertação de todos os escravos e até se extinguir a dívida proveniente da emissão dos títulos autorizados por esta lei.
§2° O fundo de emancipação, de que trata o n° I deste artigo, continuará a ser aplicado de conformidade ao disposto no art. 27 do regulamento aprovado pelo Decreto n.° 5.135, de 13 de novembro de 1872.
§3° O Produto da taxa adicional será dividido em três partes iguais:
A 1ª parte será aplicada à emancipação dos escravos de maior idade, conforme o que for estabelecido em regulamento do Governo.
A 2a parte será aplicada à deliberação por metade ou menos de metade de seu valor, dos escravos de lavoura e mineração cujos senhores quiserem converter em livres os estabelecimentos mantidos por escravos.
A 3a parte será destinada a subvencionar a colonização por meio do pagamento de transporte de colonos que forem efetivamente colocados em estabelecimentos agrícolas de qualquer natureza.
§4° Para desenvolver os recursos empregados na transformação dos estabelecimentos agrícolas servidos por escravos em estabelecimentos livres e para auxiliar o desenvolvimento da colonização agrícola, poderá o Governo emitir os títulos de que trata o n° III deste artigo.
Os juros e amortização desses títulos não poderão absorver mais dos dois terços do produto da taxa adicional consignada no n.° II do mesmo artigo.
DAS ALFORRIAS E DOS LIBERTOS
Art. 3° Os escravos inscritos na matrícula serão libertados mediante indenização de seu valor pelo fundo de emancipação ou por qualquer outra forma legal.
§1 Do valor primitivo com que for matriculado o escravo se deduzirão:
No primeiro ano 2%;
No segundo 3%;
No terceiro 4%;
No quarto 5%;
No quinto 6%;
No sexto 7%;
No sétimo 8%;
No oitavo 9%;
No nono 10%;
No décimo 10%;
No undécimo 12%;
No décimo segundo 12%;
No décimo terceiro 12%.
Contar-se-á para esta dedução anual qualquer prazo decorrido, seja feita a libertação pelo fundo de emancipação ou por qualquer outra forma legal.
§2. Não será libertado pelo fundo de emancipação o escravo inválido, considerado incapaz de qualquer serviço pela Junta classificadora, com recurso voluntário para o Juiz de Direito. O escravo assim considerado permanecerá na companhia de seu senhor.
§3. Os escravos empregados nos estabelecimentos agrícolas serão libertados pelo fundo de emancipação indicado no art. 2°, §4°, segunda parte, se seus senhores se propuserem a substituir nos mesmos estabelecimentos o trabalho escravo pelo trabalho livre, observadas as seguintes disposições:
a) libertação de todos os escravos existentes nos mesmos estabelecimentos e obrigação de não admitir outros, sob pena de serem estes declarados libertos;
b) indenização pelo Estado de metade do valor dos escravos assim libertados, em títulos de 5%, preferidos os senhores que reduzirem mais a indenização;
c) usufruirão dos serviços dos libertos por tempo de cinco anos.
§4. Os libertos obrigados a serviço nos termos do parágrafo anterior, serão alimentados, vestidos e tratados pelos seus ex-senhores, e gozarão de uma gratificação pecuniária por dia de serviço, que será arbitrada pelo ex-senhor com aprovação do Juiz de Órfãos.
§5. Esta gratificação, que constituirá pecúlio do liberto, será dividida em duas partes, sendo uma disponível desde logo, e outra recolhida a uma Caixa Econômica ou Coletoria para lhe ser entregue, terminado o prazo da prestação dos serviços a que se refere o §3°, última parte.
§6. As libertações pelo pecúlio serão concedidas em vista das certidões do valor do escravo, apurado na forma do art. 3°, §1°, e da certidão do depósito desse valor nas estações fiscais designadas pelo Governo. Essas certidões serão passadas gratuitamente.
§7. Enquanto se não encerrar a nova matrícula, continuará em vigor o processo atual de avaliação dos escravos, para os diversos meios de libertação, com o limite fixado no art. 1°, §3.°
§8. São válidas as alforrias concedidas, ainda que o seu valor exceda ao da terça do outorgante e sejam ou não necessários os herdeiros que porventura tiver.
§9. É permitida a liberalidade direta de terceiro para a alforria do escravo, uma vez que se exiba preço deste.
§10. São libertos os escravos de 60 anos de idade, completos antes e depois da data em que entrar em execução esta lei, ficando, porém, obrigados a título de indenização pela sua alforria, a prestar serviços a seus ex-senhores pelo espaço de três anos.
§11. Os que forem maiores de 60 e menores de 65 anos, logo que completarem esta idade, não serão sujeitos aos aludidos serviços, qualquer que seja o tempo que os tenham prestado com relação ao prazo acima declarado.
§12. É permitida a remissão dos mesmos serviços, mediante o valor não excedente à metade do valor arbitrado para os escravos da classe de 55 a 60 anos de idade.
§13. Todos os libertos maiores de 60 anos, preenchido o tempo de serviço de que trata o §10º, continuarão em companhia de seus ex-senhores, que serão obrigados a alimentá-los, vesti-los, e tratá-los em suas moléstias, usufruindo os serviços compatíveis com as forças deles, salvo se preferirem obter em outra parte os meios de subsistência, e os Juizes de Órfãos os julgarem capazes de o fazer.
§14. É domicílio obrigado por tempo de cinco anos, contados da data da libertação do liberto pelo fundo de emancipação, o município onde tiver sido alforriado, exceto o das capitais.
§15. O que se ausentar de seu domicílio será considerado vagabundo e apreendido pela polícia para ser empregado em trabalhos públicos ou colônias agrícolas.
§16. O Juiz de Órfãos poderá permitir a mudança do liberto no caso de moléstia ou por outro motivo atenuável, se o mesmo liberto tiver bom procedimento e declarar o lugar para onde pretende transferir seu domicílio.
§17. Qualquer liberto encontrado sem ocupação será obrigado a empregar-se ou a contratar seus serviços no prazo que lhe for marcado pela polícia.
§18. Terminado o prazo, sem que o liberto mostre ter cumprido a determinação da polícia, será por esta enviado ao Juiz de Órfãos, que o constrangerá a celebrar contrato de locação de serviços, sob pena de 15 dias de prisão com trabalho e de ser enviado para alguma colônia agrícola no caso de reincidência.
§19. O domicílio do escravo é intransferível para província diversa da em que estiver matriculado ao tempo da promulgação desta lei.
A mudança importará aquisição da liberdade, exceto nos seguintes casos:
1) transferência do escravo de um para outro estabelecimento do mesmo senhor;
2) Se o escravo tiver sido obtido por herança ou por adjudicação forçada em outra província;
3) Mudança de domicílio do senhor;
4) Evasão do escravo.
§20. O escravo evadido da casa do senhor ou de onde estiver empregado não poderá, enquanto estiver ausente, ser alforriado pelo fundo de emancipação.
§21. A obrigação de prestação de serviços de escravos, de que trata o §3° deste artigo, ou como condição de liberdade, não vigorará por tempo maior do que aquele em que a escravidão for considerada extinta.
DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 4°. Nos regulamentos que expedir para execução desta lei o Governo determinará:
1) os direitos e obrigações dos libertos a que se refere o §3° do art. 3° para com os seus ex-senhores e vice-versa;
2) os direitos e obrigações dos demais libertos sujeitos à prestação de serviços e daqueles a quem esses serviços devam ser prestados;
3) a intervenção dos Curadores Gerais por parte do escravo, quando este for obrigado à prestação de serviços, e as atribuições dos Juízes de Direito, Juízes Municipais e de Órfãos e Juízes de Paz nos casos de que trata a presente lei.
§1. A infração das obrigações a que se referem os nos 1e 2 deste artigo será punida conforme a sua gravidade, com multa de 200$ ou prisão com trabalho até 30 dias.
§2. São competentes para a imposição dessas penas os Juízes de Paz dos respectivos distritos, sendo o processo o do Decreto n.° 4.824, de 29 de novembro de 1871, art. 45 e seus parágrafos.
§3. O açoitamento de escravos será capitulado no art. 260 do Código Criminal.
§4. O direito dos senhores de escravos à prestação de serviços dos ingênuos ou à indenização em títulos de renda, na forma do art. 1°, §1°, da Lei de 28 de setembro de 1871, cessará com a extinção da escravidão.
§5. O Governo estabelecerá em diversos pontos do Império ou nas Províncias fronteiras, colônias agrícolas, regidas com disciplina militar, para as quais serão enviados os libertos sem ocupação.
§6. A ocupação efetiva nos trabalhos da lavoura constituirá legítima isenção do serviço militar.
§7. Nenhuma província, nem mesmo as que gozarem de tarifa especial, ficará isenta do pagamento do imposto adicional de que trata o art. 2°.
§8. Os regulamentos que forem expedidos peio Governo serão logo postos em execução e sujeitos à aprovação do Poder Legislativo, consolidadas todas as disposições relativas ao elemento servil constantes da Lei de 28 de setembro de 1871e respectivos Regulamentos que não forem revogados.
Art. 5°. Ficam revogadas as disposições em contrário.
Mandamos, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente, como nela se contém. O Secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas a faça imprimir, publicar e correr. Dada no Palácio do Rio de Janeiro, aos 28 de setembro de 1885, 64.° da Independência e do Império.
Imperador com rubrica e guarda.
Antônio da Silva Prado
Carta de Lei, pela qual Vossa Majestade Imperial manda executar o Decreto da Assembleia Geral, que houve por bem sancionar, regulando a extinção gradual do elemento servil, como nele se declara.
Para Vossa Majestade Imperial ver.
João Capistrano do Amaral a fez.
Chancelaria-mor do Império - Joaquim Delfino Ribeiro da Luz.
Transitou em 30 de setembro de 1885 - Antônio José Victorino de Barros - Registrada.
Publicada na Secretaria de Estado dos Negocias da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 1° de outubro de 1885 - Amarilio Olinda de Vasconcellos.

Dia 28/09 - Dia da Lei do Ventre Livre (Click Here)

DIA 28/09 - Dia da Lei do Ventre Livre


O Partido Liberal comprometeu-se publicamente com a causa, mas foi o gabinete do Visconde do Rio Branco, do Partido Conservador, que promulgou a primeira lei abolicionista, a Lei do Ventre Livre, em 28 de setembro de 1871.

De poucos efeitos práticos imediatos, deu liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir dessa data, mas os manteve sob a tutela dos seus senhores até atingirem a idade de 21 anos. Em defesa da lei, o Visconde do Rio Branco apresenta a escravidão como uma “instituição injuriosa”, menos para os escravos e mais para o país, sobretudo para sua imagem externa.

A Lei do Ventre Livre declarava de condição livre os filhos de mulher escrava nascidos desde a data da lei. O índice de mortalidade infantil entre os escravos aumentou, pois além das péssimas condições de vida, cresceu o descaso pelos recém-nascidos. Joaquim Nabuco escreveu em 1883: «O abolicionismo é antes de tudo um movimento político, para o qual, sem dúvida, poderosamente concorre o interesse pelos escravos e a compaixão pela sua sorte, mas que nasce de um pensamento diverso: o de reconstruir o Brasil sobre o trabalho livre e a união das raças na liberdade.
Autor: (Desconhecido)
Fonte: (Wikipédia)
Imagem: (Meramente ilustrativa)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia 27/09 - Dia da Música Popular Brasileira - (Click Here)



Dia 27/09 - Dia da Musica Popular Brasileira (Click Here)

27 de setembro DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.

Dia da Música Popular Brasileira
A música popular brasileira (MPB) surgiu no período colonial, quando brancos, índios e negros integraram os ritmos e os sons de suas etnias e os disseminaram em todas as classes sociais.

Francisca Edwiges Gonzaga, mais conhecida por Chiquinha Gonzaga, compositora e pianista brasileira, foi uma das pioneiras divulgadoras da MPB, contagiando o publico, sobretudo com a música carnavalesca "Abre alas", em 1899.
Em 1917, foi gravado o primeiro samba: "Pelo telefone", de Ernesto dos Santos, o Donga, e João Mauro de Almeida.

Há nomes que merecem destaque na MPB: Pixinguinha, que fez muito sucesso com as músicas "Carinhoso"e "Rosa", conhecidas até hoje, "Ai, eu queria", "Mentirosa"; Noel Rosa ("Com que roupa?", "Feitio de oração", "Feitiço da Vila"); Cartola ("Divina dama", "As rosas não falam") e Ataulfo Alves ("Ai que saudade da Amélia", "Laranja madura"). Zé Kéti ("Máscara Negra"), Nelson Cavaquinho ("Folhas secas"), Candeia e outros enriqueceram também a MPB e influenciaram os novos compositores.

A música européia exerceu também muita influência na nossa música carnavalesca, a marchinha; o samba também foi alterado, tornando-se mais lento, o que deu origem ao samba-canção, que depois se tornou "samba de fossa", ou seja, musica cheia de nostalgia, que falava de desencontros e solidão. Lupicínio Rodrigues destacou-se nessa modalidade.

Na década de 1940, foi criada a expressão "bossa nova", que ressurgiu na década de 1950, sob a influência do jazz. Em 1958, o cantor e compositor João Gilberto gravou a música "Chega de saudade" e se tornou símbolo da bossa nova, ritmo que também consagrou Tom Jobim.

No final da década de 1960, as músicas "Domingo no parque", de Gilberto Gil, e "Alegria, alegria", de Caetano Veloso, deram início ao movimento musical chamado Tropicalismo, organizado não só por esse dois compositores, como também por Tom Zé, Os Mutantes, e Torquato Neto.

Francisco Buarque de Holanda, o Chico, é considerado um dos expoentes da música popular brasileira, ao lado de Tom Jobim, Vinícius de Morais, Baden

Dia 27/09 - Dia Nacional do Ancião (Idoso) - (Click Here)

Dia 27/09 Dia Nacional do Ancião (Idoso)

O Brasil, para cumprir tais preceitos, instituiu o Estatuto do Idoso, por meio da lei no 10.741, de 1o/10/2003, com regulamentos estabelecidos nos decretos no 5.130, de 8/7/2004, e no 5.155, de 23/7/2004.

O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados a todas as pessoas "com idade igual ou superior a sessenta anos, para que seja preservada sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade".

O Estado, a sociedade e a família do idoso têm o dever de ampará-lo, cuidando para que não haja atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, segundo essa lei.

A lei também prevê: atendimento preferencial imediato, ocupação, participação e convívio do idoso com as demais gerações, garantia de acesso aos serviços de saúde e assistência social, faculdade de ir e vir, de expressar-se e emitir opinião, de praticar esportes e divertir-se, de participar na vida familiar, comunitária e política, de buscar refúgio, auxílio e orientação.

De acordo com a lei no 8.842, de 4/1/1994, os Conselho Nacional, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais do Idoso devem zelar pelo cumprimento de todos os direitos assegurados ao idoso. O não-cumprimento de tais preceitos poderá gerar punição na forma da lei.

Os profissionais de saúde são também obrigados a comunicar os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra o idoso, não só à autoridade policial, como também ao Ministério Público, ao Conselho Municipal do Idoso, ao Conselho Estadual do Idoso ou ao Conselho Nacional do Idoso.

Visto que os idosos têm direito ao lazer, o Estatuto do Idoso lhes assegura, em seu artigo 23, desconto de pelo menos 50% nos ingressos para quaisquer eventos.

Quanto ao transporte coletivo urbano e semi-urbano, os idosos maiores de 65 anos têm direito à gratuidade, exceto nos serviços seletivos e especiais. Quanto ao transporte interestadual, a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos tem direito ao Bilhete de Viagem do Idoso. As empresas de transporte deverão, portanto, reservar duas vagas gratuitas aos idosos com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos. Caso os idosos excedam as vagas gratuitas, o valor da passagem terá um desconto mínimo de 50%. De acordo com o decreto no 5.130/04, haverá para cada idoso um único Bilhete de Viagem do Idoso. Tanto este quanto o bilhete de desconto da passagem são intransferíveis e ambos serão emitidos pela empresa de transporte.

A data comemorativa do Dia do Idoso foi estabelecida pela Comissão de Educação do Senado Federal, em 1999.

Dia 27/09 - Dia de Cosme e Damião - (Click Here)


DIA 27/09 - DIA DE COSME E DAMIÃO
Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e cristãos. Na verdade, não se sabe exatamente se eles eram gêmeos. Mas nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Não aceitavam receber um centavo pelo serviço prestado. Os irmãos aproveitavam também para divulgar a fé cristã entre aqueles que se recuperavam das doenças. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres. A riqueza que mais os atraía era fazer de sua arte médica também o seu apostolado para a conversão dos pagãos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais.

Isso despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. As perseguições do Imperador Diocleciano, porém, não demoraram a frear a ação benéfica destes "médicos do amor". Na Ásia Menor, o governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas. Foram forçados a negar sua fé.

Mandou que fossem barbaramente torturados por negarem-se a aceitar os deuses pagãos. Condenados à morte, resistiram milagrosamente a pedradas e flechadas. Em seguida, foram decapitados. O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. Os fatos ocorreram em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, Síria, onde foram sepultados. Mais tarde, seus corpos foram trasladados para uma igreja dedicada a eles.

Quando o imperador Justiniano, por volta do ano 530, ficou gravemente enfermo, deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra dos seus protetores. Mas a fama dos dois correu rápida no Ocidente também, a partir de Roma, com a basílica dedicada a eles, construída, a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. Tal solenidade ocorreu num dia 26 de setembro; assim, passaram a ser festejados nesta data. Inúmeros milagres se deram na sepultura deles.

Os nomes de são Cosme e são Damião, entretanto, são pronunciados infinitas vezes, todos os dias, no mundo inteiro, porque, a partir do século VI, eles foram incluídos no cânone da missa, fechando o elenco dos mártires citados. Os santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina. Na festa, é costume distribuir balas e doces para as crianças.

Dia 27/09 - Dia Mundial do Turismo - (Click Here)

DIA 27/09 - Dia Mundial do Turismo

Turismo, Turista
No dia mundial do turismo, comemora-se uma atividade geradora de inúmeros serviços.
Hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento são alguns setores que se beneficiam do movimento trazido pelo turismo e muitas vezes são preparados para operar exclusivamente em função deste ramo. Isto pode ser muito vantajoso, pois o turismo atrai investimentos, gera empregos e permite o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.
Fazer turismo sempre soa como algo agradável e divertido.
Pode também acrescentar-nos cultura e conhecimentos sobre lugares diferentes, com novos hábitos e costumes, ou ainda é sinônimo de aventura. Existe também o turismo de negócios e congressos, principalmente nas cidades grandes. O Brasil atende a todas estas modalidades de turismo e registra um grande crescimento relativo ao setor. Porém, além de comemorar este avanço, é preciso aprender a praticar o turismo consciente, voltado à necessidade de se preservarem os patrimônios naturais e culturais do País.

Definição

De acordo com documento das Nações Unidas e da Organização Mundial do Turismo, em 1994, define-se turismo como “as atividades praticadas pelos indivíduos durante as suas viagens e permanências em locais situados fora do seu ambiente habitual, por um período contínuo que não ultrapasse um ano, por motivos de lazer, negócios e outros”.
O crescimento atual do turismo tem trazido novas necessidades de planejamento e gestão. O tratamento estatístico das informações relativas ao movimento turístico é essencial para detectar o novo perfil do setor e, com isso, possibilitar a tomada de decisões políticas e econômicas. Para tanto, é importante recolher dados não só referentes a entrada e saída de viajantes, nível socioeconômico, tempo de permanência na região visitada e nacionalidade, por exemplo. Mais que isto, estão sendo estudados os resultados da atividade turística no país.

Principais atividades do ecoturismo

Acampamento
Pernoite em meio à natureza, utilizando equipamento apropriado, que geralmente inclui uma barraca. É realizado em locais próprios, com certa infra-estrutura (banheiros, luz elétrica) ou em áreas sem qualquer estrutura prévia de apoio, o que se chama “acampamento selvagem”.
Caminhada
Pode ser feita em trilhas ou caminhos abertos na natureza. Exige um mínimo de equipamento adequado, de acordo com a distância percorrida, as características do terreno e as atividades paralelas (fotografia, por exemplo). É sempre bom usar um calçado resistente e levar uma mochila.
Cavalgada
Uma opção para a caminhada, principalmente quando o terreno é de difícil acesso ou a distância é longa. Contemplar a paisagem de cima de um cavalo pode ser uma experiência tranqüilizante.
Ciclismo:
Praticado geralmente em grupo, exige um certo condicionamento físico. É ideal para contemplar paisagens e, o melhor: não polui!
Escalada
A subida de montanhas ou paredes rochosas exige condicionamento. Também não se aconselha esta atividade sem a presença de alguém experiente!
Rapel
Conquistando cada vez mais adeptos, consiste em descer de uma rocha, montanha, queda d’água e afins, pendurado por uma corda. Uma espécie de escalada ao contrário.
Espeleoturismo
Também conhecido como caving, este nome que pouco ouvimos designa uma atividade mais comum que imaginamos: a exploração de cavernas. O Brasil é riquíssimo em cavernas e grutas. Vale a pena explorar!
Mergulho
Explorar o mundo submarino é uma boa opção, mesmo para quem não tem muita experiência. Há atividades de mergulho para todos os níveis de intimidade com a água: de simples snorkels, máscaras e pés-de-pato para um mergulho livre, até equipamentos profissionais e específicos que exigem apoio ou conhecimento prévio.
Montanhismo
Atividades em regiões de montanha. Aí podem estar combinadas caminhadas, escaladas, acampamentos, cavalgadas. Vale tudo o que o local puder oferecer.
Descida de bote (rafting)
Consiste em descer rios ou corredeiras em um bote de borracha. Também tem se tornado mais e mais popular no País, que possui inúmeros locais próprios para a atividade.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Dia 27/09 - Dia do Encanador - (Click Here)

Encanador27 de Setembro - DIA DO ENCANADOR

O encanador é um profissional indispensável nas construções de moradias e nos serviços de água e esgoto de uma cidade. É o encanador quem faz a ligação da água no canteiro, portanto, sem ele a obra não começa.
Durante a execução dos alicerces, o encanador coloca tubos de esgoto e, enquanto a laje está sendo concretada, instala o encanamento. Muitos encanadores são empregados fixos em grandes empresas ou na prefeitura. Outros são autônomos, atendendo chamados, nos apartamentos e casas residenciais e comerciais.
Os serviços que um encanador executa são: a instalação dos canos para a ligação de água e esgoto, instalação de banheiros e cozinhas com pontos de água quente e fria, rede interna de esgoto, lavatório, chuveiro, vaso sanitário, bidê ou ducha higiênica, colocação de peças sanitárias, pias, tanques e torneiras.
O encanador deve estar atento e atualizado na hora de pensar em tubos e conexões. O PVC encabeça o ranking dos mais conhecidos, mas o mercado oferece ainda outras famílias de produtos: o cobre, que ocupa um espaço importante na construção civil, especialmente no transporte de água aquecida, o CPVC (um tipo de PVC para água quente), o aço galvanizado e até novidades como o polietileno reticulado, que já equipa alguns edifícios brasileiros.
Qual desses materiais se adapta melhor ao seu projeto ou ao problema a ser solucionado, é uma resposta que depende de diferentes fatores, alguns técnicos, outros pessoais e econômicos e que só a honestidade de um bom encanador poderá esclarecer.
Antes de comprar o material, o encanador tem que verificar as medidas que são dadas em milímetros para as peças soldáveis, e polegadas para as peças rosqueáveis. Quando os dois tipos estão presentes na mesma peça, ela trará as duas medidas: milímetros de um lado e polegadas do outro.
Na hora de trocar um material por outro, o encanador deverá ter muito cuidado e ficar atento com a conversão de cobre para PVC/CPVC, pois as medidas também são diferentes.
O trabalho do encanador é de muita responsabilidade e perfeição. Nas escolas profissionalizantes, ou cursos promovidos pela prefeitura, sempre há reserva para o encanador.
O interessado tem oportunidade de se aperfeiçoar na profissão. Geralmente, esses profissionais são pessoas humildes, já que a atividade não exige muitos conhecimentos e estudo, mas requer prática, habilidade e, sobretudo, honestidade.
Fonte: www.ilhado.com.br