sábado, 31 de março de 2012

CURIOSIDADES EGÍPCIAS - "INCENSO" - "MITOLOGIA EGÍPCIA" - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


INCENSO

* O incenso era muito valioso no Egito Antigo. Muitas árvores foram importadas do Oriente para serem plantadas naquele país.

Seu uso para reverenciar divindades, meditar e limpar ambientes é bastante comum há milhares de anos. Por isso não admira que, segundo o relato bíblico, Jesus Cristo, ao nascer, tenha recebido incenso, mirra e ouro de presente dos Reis Magos. A forte ligação do incenso com o elemento Ar, simbolizada pela fumaça, assim como o marcante apelo olfativo (o olfato tem contato direto com o processamento de emoções e com a memória) talvez expliquem o fascínio que este ritual sempre exerceu sobre os seres humanos.

De acordo com antropólogos e historiadores, os primeiros povos a prepararem incensos foram os egípcios. Os incensos eram preparados com ervas e resina de árvores consideradas sagradas. Os egípcios eram bastante experientes na fabricação de incenso, e o faziam em templos, o que revela, desde aí, sua ligação com as cerimônias e as atividades relacionadas à vida espiritual. A própria manufatura dos bastões era um ritual complexo e bastante secreto.


MITOLOGIA EGÍPCIA
* Mitologia egípcia ou, em sentido lato, religião egípcia, refere-se às divindades, mitos e práticas cultuais dos habitantes do Antigo Egito.
Não existiu propriamente uma "religião" egípcia, pois as crenças - frequentemente diferentes de região para região - não eram a parte mais importante, mas sim o culto aos deuses, que eram considerados os donos legítimos do solo do Egito, terra que tinham governado no passado distante.
As fontes para o estudo da mitologia e religião egípcia são variadas, desde templos, pirâmides, estátuas, túmulos até textos.
Em relação às fontes escritas, os Egípcios não deixaram obras que sistematizassem de forma clara e organizada as suas crenças.
Em geral, os investigadores modernos centram seu estudo em três obras principais, o Livro das Pirâmides, o Livro dos Sarcófagos e o Livro dos Mortos.
O Livro das Pirâmides é uma compilação de fórmulas mágicas e hinos cujo objetivo é proteger o faraó e garantir a sua sobrevivência no Além. Os textos encontram-se escritos sobre os muros dos corredores das câmaras funerárias das pirâmides de Sakkara. Do ponto de vista cronológico, situam-se na época da V e VI dinastias.
O Livro dos Sarcófagos, uma recolha de textos escritos em caracteres hieroglíficos cursivos no interior de sarcófagos de madeira da época do Império Médio, tinha também como função, ajudar os mortos no outro mundo.
Por último, o Livro dos Mortos, que inclui os textos das obras anteriores para além de textos originais, data do Império Novo. Esta obra era escrita em rolos de papiro pelos escribas e vendida às pessoas para ser colocada nos túmulos.
Outras fontes escritas são os textos dos autores gregos e romanos, como os relatos de Heródoto(século V a.C.) e Plutarco(século I d.C.).
FONTE: http://www.khanelkhalili.com.br

sexta-feira, 30 de março de 2012

30.03. DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.03. DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Deixamos sem relutância

o belo período da infância.

Entremos com plenitude

nesta fase da juventude.

Há um certo otimismo

no desenvolvimento do organismo.

Como a natureza se transforma,

seu corpo ganha uma nova forma.

É a fase da adolescência,

a formação da consciência

na busca de novos valores.

É o melhor período da vida,

a nossa era mais querida,

a fase dos mais ternos amores.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

quinta-feira, 29 de março de 2012

CURIOSIDADES EGÍPCIAS - INDÚSTRIA EGÍPCIA - PAPIROS & HIERÓGLIFOS - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

CURIOSIDADES EGÍPCIAS

INDÚSTRIA EGÍPCIA

* A indústria egípcia é considerada a mais antiga do mundo (remonta a 7.000 anos). A primeira amostra de tecelagem foi produzida na época de Ramsés III;


PAPIROS & HIERÓGLIFOS

* Os papiros eram os papéis da antiguidade. Apesar de aparência frágil, duraram milhares de anos e sua conservação nos trouxe muito da vida existente naquela época.

Os escribas desenhavam os hieróglifos (alfabeto egípcio), nos papiros e paredes.

Os hieróglifos foram usados durante um período de 3500 anos para escrever a antiga língua do povo egípcio.
Existem inscrições desde antes de 3000 a.C. até 394 d.C., data aparente da última inscrição hieroglífica, numa pedra descoberta na Ilha de Philae.
Constituíam uma escrita monumental e religiosa, pois era usada nas paredes dos templos, túmulos, etc. Existem poucas evidências de outras utilizações.
Quando e como desapareceram os hieróglifos
Durante os mais de 3 milênios em que foram usados, os egípcios inventaram cerca de 6900 sinais. Um texto escrito nas épocas dinásticas não continha mais do que 700 sinais, mas no final desta civilização já eram usados milhares de hieróglifos, o que complicava muito a leitura, sendo isso mais um dos fatores que tornavam impraticável o seu uso e levaram ao seu desaparecimento.
Com a invasão de vários povos estrangeiros ao longo da sua história, a língua e escrita locais foram se alterando, incorporando novos elementos.
Fatores decisivos foram a introdução das línguas grega e romana, com a conquista pelos respectivos impérios.
Também o cristianismo, ao negar a religião politeísta local, contribuiu bastante para que o conhecimento desta escrita se perdesse, no Século V depois de Cristo.
Tudo o que estava relacionado com os antigos deuses egípcios era considerado pagão, e portanto, proibido.

FONTE:   http://www.khanelkhalili.com.br

quarta-feira, 28 de março de 2012

DESABAFO DE UMA SENHORA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

Realidades diferentes, e ponto de vista diverso…


DESABAFO

Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa:


- A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigáveis ao meio ambiente.
A senhora pediu desculpas e disse:
- Não havia essa onda verde no meu tempo.
O empregado respondeu:
- Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com nosso meio ambiente.
- Você está certo – responde a velha senhora – nossa geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente.
Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes. Realmente não nos preocupamos com o meio ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios.
Caminhamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões. Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o meio ambiente. Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts.
A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.
Mas é verdade: não havia preocupação com o meio ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como? Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós.
Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plastico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar.
Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos.
O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade. Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o meio ambiente.
Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos. Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar uma outra. Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos ‘descartáveis’ e poluentes só porque a lámina ficou sem corte.
Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época.
Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas.
Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima. Então, não é risível que a atual geração fale tanto em meio ambiente, mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?
(Agora que você já leu o desabafo, envie para os seus amigos que têm mais de 40 anos de idade).

28.03. DIA DO REVISOR - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

28.03. DIA DO REVISOR

O tema como outro qualquer,

você usa como bem quiser.

No uso corriqueiro do povo

revisar é visar de novo.

Mas quero aqui nessa hora

dizer que se comemora

o revisor de tipografia

que revisa no seu dia a dia.

Tem que saber pontuação

para fazer correção

e corrigir todas provas.

Deve ser bem atualizado,

de preferência estudado

conhecedor de técnicas novas.

FONTE:   http://www.gilsonlirapoesias.com.br

28.03. DIA DO DIAGRAMADOR - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

28.03. DIA DO DIAGRAMADOR

  - Profissional de boa fama,

domina todo o diagrama.

Faz uso de muita sutileza

na variação de uma grandeza.

Nessa sua função predileta,

faz da lógica a sua meta.

Por meio de linhas e traços

preenche melhor os espaços.

De grande importância no jornal,

embeleza o fato informal

dando vida ao que acontece.

Conclamamos com alegria

nossa homenagem nesse dia

pois tudo de bom merece.

FONTE:  http://www.gilsonlirapoesias.com.br

terça-feira, 27 de março de 2012

27.03. DIA DO GRAFITE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.03. DIA DO GRAFITE

Pela referência que tenho,

Quero relacionar com desenho.

Mas que o obsceno se evite

No uso de um bom grafite.

A arte tem seu lugar

Pra quem sabe grafitar.

Mas o uso dessa arte

Não pode ser em toda parte.

Há uma poluição visual,

Um desrespeito sem igual

Por ação de grafiteiro.

Mas nesse dia nacional,

Valorizo o profissional

Que faz da arte parceiro.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

27.03. DIA DO ARTISTA CIRCENSE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.03. DIA DO ARTISTA CIRCENSE

Hoje em toda parte

brindamos essa nobre arte.

Pois ninguém perde de vista,

a importância desse artista.

No recinto circular coberto,

o trapezista fica esperto.

O palhaço presepeiro

domina todo picadeiro.

A arte do equilibrista,

mais aguça a nossa vista

em sua apresentação.

Segue nessa mensagem

a nossa singela homenagem

em nome de toda nação.

FONTE:http://www.gilsonlirapoesias.com.br

27.03. DIA MUNDIAL DO TEATRO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.03. DIA MUNDIAL DO TEATRO

No Egito o teatro começou,

mas foi o grego que o projetou.

A crítica, bem mais de um terço

considerou a Grécia o seu berço.

No Brasil, as representações teatrais

eram raras nos tempos coloniais.

O teatro popular, nesse tempo foi,

a Folia de Reis e o Bumba-Meu-Boi.

O primeiro teatro brasileiro,

surgiu no Rio de Janeiro

na atual Rua dos Andradas

Hoje as peças teatrais brasileiras

já estão além das fronteiras

sendo as mais requisitadas.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

segunda-feira, 26 de março de 2012

26 a 31.03. SEMANA DA MERENDA ESCOLAR - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

26 a 31.03. SEMANA DA MERENDA ESCOLAR

No momento em que a desnutrição

toma conta da nossa nação.

Urge uma reflexão,

sobre, a nossa posição.

Criança desnutrida,

é o que mais tem nessa vida.

E a campanha deve começar

pela merenda escolar.

Cursos para merendeiras,

ensinando novas maneiras

de preparar os alimentos.

Além dos citados cursos,

aumentar todos recursos

para ter todos momentos.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

26/03 – DIA DO LIVRO PORTUGUÊS - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

26/03 – DIA DO LIVRO PORTUGUÊS

A Sociedade Portuguesa de Autores

Merece aqui todos os nossos louvores.

Uma atitude que nesse humilde espaço declaro,

Teve a parceria do Governo Civil de Faro.

O livro tem sido para todas as nações

De múltiplas e reconhecidas funções.

Veículo promotor de cultura e educação,

Da ciência e verdadeira democratização.

Quero a partir dessa mensagem

Enviar a nossa homenagem

A livreiros, autores e editores.

Pois a evolução do saber e do ser,

Passa pela necessidade de ler

Do livro nas mãos dos seus leitores.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

26.03. DIA DO CHOCOLATE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

26.03. DIA DO CHOCOLATE

Feito a partir do cacau

É um alimento sem igual.

Encontrado geralmente pastoso,

Mas como bebida doce é famoso.

O Chocolate se constitui um estimulante,

Tem propriedades antioxidante.

Possui ferro, zinco e muitas vitaminas,

Caroteno, gordura, cálcio,magnésio e proteínas.

O chocolate por fortes razões

Foi usado até como rações

No período da Grande Guerra.

Na Páscoa ou dia dos Namorados

Está entre os presentes mais lembrados

Como linguagem de amor na Terra.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

26.03. DIA DO CACAU - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

26.03. DIA DO CACAU

Cultivado no sul da Bahia,

muitas divisas daria.

Como dádivas que caem dos céus,

progrediram Itabuna e Ilhéus.

Com o aumento do consumo estrangeiro,

o cacau nos deu muito dinheiro.

Desde o tempo Republicano,

tinha colheita pra todo ano.

A concorrência do mercado externo,

fez o paraíso virar um inferno

causando um problema nacional.

Hoje a bem da verdade,

pela sua melhor qualidade

tem o mercado internacional.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

domingo, 25 de março de 2012

CURIOSIDADES EGÍPICIAS - CANAL DE SUEZ - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

CURIOSIDADES EGÍPCIAS
CANAL DE SUEZ
* O Canal de Suez é uma das vias marítimas mais importantes do mundo e um dos grandes focos da economia do Egito. É o eixo de união entre o Oriente e Ocidente (tem 163 Km de extensão e 70 metros de largura). Aqui temos uma situação interessante: de um lado está o continente asiático (isso mesmo, Ásia), do outro lado está a África.
Este canal, construído a partir de 1859 (foram 10 anos de obras, utilizando 1,5 milhão de trabalhadores), possibilitou a ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. Os navios que usam essa rota têm de atravessar o canal e, claro, pagar altas taxas de "pedágio".
Caso contrário, tem que dar a volta pelo sul do continente africano, dobrar o Cabo da Boa Esperança (literalmente falando), e tornar a subir para chegar aos países asiáticos (através do Oceano Índico).
Os romanos já utilizavam a região para passagem de pequenas embarcações. Era chamado de "Canal dos Faraós".
A idéia deste texto não é se concentrar em fatos históricos, mas é sempre bom dar uma pincelada bem humorada em alguns fatos e, se possível, proporcionar algum conhecimento sobre o Egito.
Assim, muita coisa sobre a história recente do Canal de Suez pode ser compreendida nos três parágrafos abaixo:
A disputa pelo canal
Em 1888, a Convenção de Constantinopla definiu que o Canal de Suez deveria servir a embarcações de todos os países mesmo em tempos de guerra. Inglaterra e Egito assinaram, em 1936, um acordo que assegurava a presença militar do Reino Unido na região do canal por um período de 20 anos.
Com a retirada das tropas inglesas, em 1956, o presidente egípcio Gamal Nasser iniciou um conflito ao nacionalizar o canal e impedir a passagem de navios com a bandeira de Israel. Neste mesmo ano, com o auxílio do Reino Unido e da França, o exército israelense invadiu o Egito. Derrotado, mas contando com o apoio da ONU, dos EUA e da União Soviética, o Egito garantiu o controle sobre o canal. O preço do apoio foi a abertura do canal para a navegação internacional.
Em 1967, com a Guerra dos Seis Dias (conflito entre Israel e a frente árabe, formada por Egito, Jordânia e Síria), a passagem é novamente fechada. A partir de 1975 o Canal de Suez é reaberto para todas as nações do mundo.
Aí vão mais alguns dados importantes sobre o Canal de
Suez:
- é o mais longo canal do mundo, com 163 quilômetros
de extensão
. Sua travessia dura cerca de 15 horas a uma velocidade de 14 km/h;
- possui três lagos em seu percurso. Não há eclusas;
- a sua largura mínima é de 55 metros;
- comporta navios de até 500 metros de comprimento por
70 metros de largura
;
- o valor médio das taxas pagas por petroleiros é de
US$ 70 mil;
- entre 1996 e 1997, o Egito arrecadou, apenas com o
pedágio, US$ 1,8 bilhão.
Conseguem entender a importância desse canal para o Egito?

FONTE: http://www.khanelkhalili.com.br/curiosidades.htm

sábado, 24 de março de 2012

CURIOSIDADES EGÍPCIAS - "CIÊNCIAS" - "EGITO FARAÔNICO E ÁRABE" - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

CURIOSIDADES EGÍPCIAS - "CIÊNCIAS" - "EGITO FARAÔNICO E ÁRABE"

CIÊNCIAS

* A química, a física, a álgebra e a astronomia são de origem árabe;

EGITO FARAÔNICO E ÁRABE
* Muita gente que pensa em visitar o Egito acredita que ainda irá encontrar por lá, os faraós e tudo aquilo que vê nos filmes épicos de Hollywood. Tudo isso, já não existe há praticamente 2000 anos.
O Egito se tornou um país árabe a partir do Século VII, mais precisamente em 639, com a invasão muçulmana liderada pelo califa Omar.
Com sua expedição militar, expulsou definitivamente o poder bizantino por volta de 642.
Ao longo dos séculos seguintes a população que habitava o Egito acabaria por se converter ao islã (religião muçulmana) e por adotar como língua, o árabe.
O Período Faraônico (Egito Antigo) inicia-se em cerca de 3100 a.C. e termina em 30 a.C. quando o Egito, já então sob dominação estrangeira, se transformou numa província do Império Romano, após a derrota da rainha Cleópatra VII.
Apesar da civilização egípcia (faraônica) ter terminado há dois mil anos, parte do seu legado continua vivo no mundo atual. É sempre importante situar-se para não confundir: Egito Antigo (faraônico) e Egito Moderno (árabes).
A História do Egito corresponde a uma das mais longas histórias de um território do mundo. Sempre foi um país cobiçado por muitos povos em função de sua posição estratégica. Para entender melhor isso, veja os períodos importantes um pouco mais subdivididos:

1) pré-dinástico (4.500 a.C. a 3.000 a.C. - poucos registros encontrados)
2) faraônico
(3.100 a.C. até 343 a.C.)
3) persa (343 a.C. até 332 a.C.)
4) greco-romano (332 a.C. até 330 d.C.)
5) bizantino (330 d.C. até 641 d.C.)
6) islâmico (a partir do Séc. VII)
7) otomano (1517 - 1798)
8) franco-britânico (1798 - 1952)
9) contemporâneo (1952 até hoje)
A língua egípcia sobreviveu até o Século V d.C. de forma demótica (um um tipo de escrita popular, adotado pelas classes mais pobres da sociedade egípcia), e até a Idade Média como língua copta, perfazendo uma existência de mais de quatro milênios.
A língua oficial do Egito moderno é o árabe egípcio, que gradualmente substitui a língua copta como idioma cotidiano nos séculos posteriores à conquista muçulmana do país.
A língua copta ainda é utilizada como língua litúrgica pela Igreja Copta Ortodoxa.
FONTE: http://www.khanelkhalili.com.br/curiosidades.htm

24.03. DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

24.03. DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE

Doença grave transmitida pelo ar,

principalmente no pulmão tem lugar.

O Bacilo de Koch, o causador da doença,

no ar infectado marca presença.

Um espirro não admite vacilos,

põe no ar dois milhões de bacilos.

Após quinze dias ocorrem multiplicações,

causando então pequenas lesões.

Sem tratamento, medidas meticulosas,

surgem as cavernas tuberculosas

que agravam mais a situação.

Os sintomas surgem nessa tônica,

febre, dor no tórax, tosse crônica,

suor noturno, perda de peso e fastiação.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

sexta-feira, 23 de março de 2012

23/03 – DIA DO NATURÓLOGO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

23/03 – DIA DO NATURÓLOGO

A naturologia é uma ciência sem rituais,

Ela estuda com os métodos naturais.

Na saúde faz a sua grande investida,

Visando a melhoria da qualidade de vida.

O meio em que vive entra no plano

Em perfeito equilíbrio com o ser humano.

A saúde tem relação forte no tema,

Harmoniosa entre os elementos do ecossistema.

A busca do bem-estar é o seu motivo,

Tanto físico, psicossocial e afetivo,

Integrados em completa harmonia.

Uma vida em plenitude e qualidade,

É o que busca na verdade

A ciência da naturologia.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

23.03. DIA DO ACUPUNTURISTA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

23.03. DIA DO ACUPUNTURISTA

O dia do Acupunturista

É destaque em nossa lista.

É uma medicina segura

Que chamamos de Acupuntura.

É um conhecimento geral

Da medicina chinesa tradicional.

Com agulhas ela marca presença

Na terapia e cura da doença.

Há uma técnica especial

No uso de todo material

Com uma picada indolor.

Nada é feito de improviso,

Há um diagnóstico preciso

Por isso se dá tanto valor.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

23.03. DIA DA INCLUSÃO DIGITAL - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

23.03. DIA DA INCLUSÃO DIGITAL

Infelizmente no Brasil atual,  - 

90% está excluído da Era digital.

Para disso se ter plena consciência,

Pergunte quem tem computador na residência.

A exclusão socioeconômica, em geral,

Desencadeia a exclusão digital.

Creio que em nossa República,

Deveria ser fruto de uma política pública.

Ações que promovam a inclusão,

Oportunizando a todo cidadão

Numa parceria com a educação.

Uma ação prioritária que dê esperança,

Voltada para o jovem e a criança

Que constituem a próxima geração.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

23.03. DIA DA METEOROLOGIA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

23.03. DIA DA METEOROLOGIA

O tempo é ameaçador

no meio de intenso calor.

Agitam-se as águas do rio,

sobe a temperatura ou faz frio?

A essa pergunta de todo dia

responde a meteorologia.

É a parte da Física que estuda

e na previsão nos ajuda.

Num pensamento muito lógico,

o fenômeno meteorológico

nunca devemos desprezar.

Através da meteorologia

é que temos a garantia

de nossa vida planejar.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

quinta-feira, 22 de março de 2012

22.03. DIA DA VONTADE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

22.03. DIA DA VONTADE

Seja no campo ou na cidade,

Hoje é o dia da Vontade.

Sobre ela, eu poderia dizer,

É a faculdade de querer.

De outra maneira que vejo

É manifestar um desejo,

Colocando algo em ação,

Obedecendo a uma razão.

Infelizmente na verdade,

Só por falta de vontade

Muito se deixa de fazer.

Portanto, faça uma reflexão,

Ponha vontade em toda ação,

E faça tudo acontecer.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

22.03. DIA MUNDIAL DA ÁGUA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

22.03. DIA MUNDIAL DA ÁGUA

alt

Água significa riqueza,

ela é parte da natureza.

É dever de toda gente

cuidar da água do meio ambiente.

Água é uma substância transparente

que é líquida a temperatura ambiente.

Mais de 70% ela encerra

encobrindo a superfície da terra.

Uma relação equilibrada e harmônica,

evitando-se situação crônica,

conscientização de norte a sul.

Sabendo a água preservar,

ela nunca irá faltar

no belo planeta azul.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

quarta-feira, 21 de março de 2012

21.03. DIA INTERNACIONAL DO TEATRO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

21.03. DIA INTERNACIONAL DO TEATRO

No Egito o teatro começou,

mas foi o grego que o projetou.

A crítica, bem mais de um terço

considerou a Grécia o seu berço.

No Brasil, as representações teatrais

eram raras nos tempos coloniais.

O teatro popular nesse tempo foi,

a Folia de Reis e o Bumba-Meu-Boi.

O primeiro teatro brasileiro

surgiu no Rio de Janeiro

na atual Rua dos Andradas.

Hoje as peças teatrais Brasileiras,

já estão além das fronteiras

sendo as mais requisitadas.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

21.03. DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL- http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

21.03. DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO

DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Hoje eu queria um mundo diferente,

eu queria uma irmandade de gente.

Mas o que vejo é alguém querendo mais,

é a guerra sufocando a paz.

Hoje eu queria sentir a fraternidade,

as raças comungando em igualdade.

No entanto, discriminam-se a cor do ser,

o homem só valoriza quem tem poder.

Hoje eu queria uma reflexão a sós,

refletir que para todos nós

existe apenas um Deus.

Se o mesmo sol aquece este mundo,

Porque discriminar a plano segundo

E deixar na sombra semelhantes seus?

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

21.03. DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

21.03. DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA

Já vai longe na distância,

mas relembremos a infância.

Essa era tão querida,

a melhor de nossa vida.

Não passa de um pingo de gente,

de nós tão dependente.

Sempre em busca de um carinho

não ousa ficar sozinho.

Tem um olhar tão puro,

Sem preocupar com o futuro

caminha, brincando feliz.

Ele segue pro seu destino.

ainda é um simples menino

que nem sabe o que a boca diz.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

terça-feira, 20 de março de 2012

CURIOSIDADES EGÍPCIAS "ESCARAVELHO" - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

CURIOSIDADES EGÍPCIAS

ESCARAVELHO
Escaravelho é a designação comum a insetos coleópteros (besouros), especialmente os que vivem de excrementos de mamíferos herbívoros.
Há cerca de 2000 espécies de escaravelhos no mundo.
No Egito Antigo, o escaravelhos eram seres sagrados, sendo usados como amuletos relacionados com a vida após a morte e a ressurreição.
É considerado um símbolo de sorte por nascer entre as fezes do camelo no calor do deserto.
Eram muito usados nas mumificações para proteger o morto no caminho para o Além.

CIÊNCIAS

* A química, a física, a álgebra e a astronomia são de origem árabe;

FONTE: http://www.khanelkhalili.com.br/curiosidades.

20.03. FUNDAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIO E TELEGRÁFO (EBCT) -http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

20.03. FUNDAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIO E TELEGRÁFO (EBCT)

Talvez não sabe você

o que é a EBTC,

Digo sem nenhum parágrafo,

Empresa Brasileira de Correio e Telégrafo.

Empresa de boa fama,

cuida do nosso telegrama.

Simples ou mesma expressa

a carta chega depressa,

Empresa de grande porte

cobrindo do sul ao norte

por ar, por terra, ou mar.

Em nome da precisão

a pé ou de avião

sua carta vai chegar.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

segunda-feira, 19 de março de 2012

19.03. DIA DE SÃO JOSÉ - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

19.03. DIA DE SÃO JOSÉ

Filho de Davi, homem de fé,
assim era São José.
José é o nome de tantos

mas sem a retidão dos santos.

Filho bom, marido fiel,
cumpriu firme o seu papel.
Na dúvida, não protesta
a vontade de Deus não contesta.

Esposo calado e decidido
feliz por ter sido escolhido
num momento de muita luz.

Faz-se um pai silencioso,
o pai terno e amoroso
dum filho chamado Jesus.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

19.03. DIA DO MARCENEIRO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


19.03. DIA DO MARCENEIRO 

Muitos dizem que marceneiro
é sinônimo de carpinteiro,
mas é bom que se convença
de uma pequena diferença.

A diferença está na maneira

de se trabalhar a madeira.
Tem mais técnica o marceneiro,
mais arte que o carpinteiro.

A madeira em sua mão

acaricia, o formão
que transforma a obra.

Ele planeja cada entalhe,

caprichando no detalhe
com paciência de sobra.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

19.03. DIA DA ESCOLA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

19.03. DIA DA ESCOLA

Já dizia alguém exemplar,
é a continuidade do lar,
Por isso aluno e educador,
tem por ela tanto amor.

É um estabelecimento de ensino
que nos acolhe desde menino.
Aqui nós aprendemos a ler,
a ter bons modos e escrever.

Ensina o respeito à nação,
garante uma profissão,
aprimora todo ser.

Eleva os nossos anseios,
ensina todos os meios
que temos para vencer.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

19.03. DIA DO CARPINTEIRO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

19.03. DIA DO CARPINTEIRO

Hoje na terra brasileira
e festa da nossa madeira,
Esta é a matéria prima
que o carpinteiro faz rima.

Carpinteiro de muita fé
foi o querido São José,
O pai do Nosso Senhor
pôs na arte o seu amor.

Ele inicia a sua luta
com a madeira bruta
em busca da perfeição.

Sabe que sua especialidade,
garante a dignidade
da secular profissão.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

19.03. DIA DO ARTESÃO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

19.03. DIA DO ARTESÃO

Esta profissão milenar
tem aqui o seu lugar.
Desde tempo mais distante
ela foi muito importante,

Da habilidade e senso nato
surgiu o nosso artesanato.
Ele veio da Antiguidade
saiu do campo para a cidade,

Não podemos perder de vista
a importância desse artista
que honra a nossa nação,

Muito carinho e muito amor,
que receba o nosso louvor
o inesquecível artesão.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

domingo, 18 de março de 2012

18/03 - DIA DA CHUVA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

18.03. DIA DA CHUVA

A Chuva é uma precipitação

De água sobre uma região.

Devo dizer, porque é lógico,

É um fenômeno meteorológico.

A chuva na nuvem é formada,

E pelo ar seco alguma já é evaporada.

As chuvas frontais são causadas minha gente

Pelo encontro de uma massa fria com a quente.

Existem as chuvas de convecção

Que são as chamadas chuvas de verão,

Pancadas de chuva, toró ou aguaceiro.

E as chuvas orográficas ou chuvas da serra,

de ventos úmidos que sobem e voltam à terra

comuns em todo litoral brasileiro.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br

sábado, 17 de março de 2012

CURIOSIDADES EGÍPCIAS - PALAVRAS CRUZADAS - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

CURIOSIDADES EGÍPCIAS
PALAVRAS CRUZADAS

* As Palavras Cruzadas foram criadas no Egito há 2000 anos; encontradas num fragmento de papiro, remanescente do período Greco-Romano com pistas e enigmas baseadas nos mesmos princípios da moderna palavra cruzada.

O mais remoto antepassado conhecido das Palavras Cruzadas é talvez o caso da estela encontrada na cidade de Tebas no túmulo do sumo sacerdote Neb-wenenef nomeado para aquela função durante o primeiro ano do reinado de Ramsés II, faraó da XIX dinastia (1320 - 1200 a.C.). No lado esquerdo do corredor que dá acesso à câmara interna do túmulo, encontrou-se a estela, uma grande pedra na qual foram gravadas imagens humanas e uma série de hieróglifos. O texto da estela contém apenas uma série de frases elogiosas sobre o deus Osíris, protetor dos mortos, como era usual naqueles tempos. Mas a forma pela qual os hieróglifos foram dispostos surpreendeu os arqueólogos. São ao todo 11 linhas horizontais. Bem no centro delas, uma coluna foi marcada para indicar que os hieróglifos, lidos no sentido vertical, também fazem sentido. Ou seja, as linhas da coluna delimitam uma frase completa para ser lida de cima para baixo, formada por alguns dos símbolos das outras frases gravadas no sentido horizontal.

FONTE: http://www.khanelkhalili.com.br/curiosidades.htm

sexta-feira, 16 de março de 2012

16.03. DIA DA ERA ESPACIAL - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

16.03. DIA DA ERA ESPACIAL

Konstantin Tsiolkovski foi o sonhador,

da era espacial o seu precursor.

No estudo da Física quase se mata,

na Matemática foi também autodidata.

De Júlio Verne conhece o intento,

e constrói o primeiro túnel de vento.

Concebe um satélite artificial,

a 320 km de altura orbital.

Cria uma teoria de propulsão,

uma verdadeira revolução

na ciência de sua era.

Com princípios técnicos faz joguetes,

para a construção de foguetes,

com domínio total nessa esfera.

FONTE: http://www.gilsonlirapoesias.com.br