sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Treinamento musical modifica processo de envelhecimento - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

Treinamento musical modifica processo de envelhecimento

 
Novo estudo mostrou que o treinamento musical pode evitar ou compensar atrasos no sincronismo neural (capacidade do cérebro para codificar e depois decodificar estímulos sonoros). Este estudo, somado com outros, sugere que experiências musicais ao longo da vida podem retardar certos aspectos do processo de envelhecimento, como a perda de audição e memória.
Treinamento musical modifica processo de envelhecimento
De acordo com os pesquisadores da Northwestern University, este estudo é o primeiro a oferecer uma evidência biológica de que a experiência musical ao longo da vida tem um impacto sobre o processo de envelhecimento. 
No estudo, publicado on-line no periódico Neurobiology of Aging, os pesquisadores do Laboratório de Neurociência Auditiva mediram as respostas automáticas dos cérebros de jovens e idosos músicos, e não músicos, aos sons da fala, e descobriram que os músicos mais velhos tinham uma vantagem no sincronismo neural.
De acordo com a neurocientista Nina Kraus, co-autora do estudo, e professora de Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e de neurobiologia na Faculdade Ciências e Artes de Weinberg, os músicos mais idosos não só superaram os não-músicos idosos, como também codificaram os estímulos sonoros tão rapidamente e com a mesma precisão dos mais jovem não-músicos. Isto reforça a idéia de que o modo no qual nós experimentamos o som ao longo de nossas vidas, tem um efeito profundo sobre o funcionamento do sistema nervoso.
“Estas descobertas são muito interessantes e importantes. Elas apóiam a idéia de que o cérebro pode ser treinado para superar, em parte, alguma perda auditiva relacionada à idade”, disse Don Caspary,  professor da Escola de Medicina da Universidade Southern Illinois, e pesquisador e reconhecido no estudo sobre a perda de audição relacionada à idade.
“Os novos dados do presente estudo, junto com dados de um estudo recente, feito em animais, da University of California, San Francisco, sugerem fortemente que o treinamento intensivo, mesmo que tarde na vida poderia melhorar o processamento da fala em adultos mais velhos e, como conseqüência, melhorar sua capacidade de comunicar em ambientes complexos e acústicamente barulhento”, acrescentou Caspary.
Estudos anteriores do laboratório de neurociência de Kraus, sugerem que o treinamento musical também pode  compensar perdas de memória e dificuldades de audição da fala no ruído – duas queixas comuns dos adultos mais velhos. O laboratório tem extensivamente estudado os efeitos da experiência musical sobre a plasticidade do cérebro em todo o ciclo de vida para populações normais e clínicas, e em ambientes educacionais.
No entanto, Kraus adverte que as conclusões do estudo atual não demonstram que músico tenha uma vantagem de sincronismo neural em cada resposta neural ao som. Em vez disso, este estudo mostrou que a experiência musical seletivamente afetada o tempo sonoros dos elementos que são importantes para distinguir uma consoante da outra.
Para ser considerado “músicos”, os participantes deveriam ter iniciado o treinamento musical antes dos 9 anos de idade, e continuar engajados de forma consistente em atividades musicais através de suas vidas, enquanto o “não-músicos” tinham três anos ou menos da formação musical.

SANTO DO DIA 31/08 - São Raimundo Nonato - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 31/08
 São Raimundo Nonato  
São Raimundo Nonato nasceu em Portel, Espanha. Quando São Pedro Nolasco, a 10 de agosto de 1218, dava início à Ordem das Mercês para a redenção dos escravos, com rito solene na Catedral de Barcelona, da qual era cônego o amigo e conselheiro Raimundo de Penafort, entre os fiéis estava também o moço de dezoito anos, Raimundo, chamado Nonato porque foi extraído do corpo da mãe morta no parto. Filho de família pobre, quando menino foi pastor de rebanhos. Vestiu o hábito dos mercedários aos vinte e quatro anos de idade, seguindo o exemplo do fundador, se dedicou à libertação dos escravos da Espanha ocupada pelos mouros e à pregação no meio deles. No ano de 1226 chegou até a Argélia e entregou-se como escravo, a fim de consolar e animar pela fé os prisioneiros e trabalhar pela sua libertação. Este gesto parece natural a que chega a caridade heróica de um santo que vive o Evangelho integralmente.

São Raimundo ficou vários meses como refém e submetido a reiteradas e cruéis malvadezas, continuou pregando o Evangelho e seus perseguidores chegaram ao ponto de furarem a ferro quente os seus lábios e os trancaram com um cadeado, para impedir que ele continuasse denunciando as injustiças e proclamando o Evangelho. Foi finalmente resgatado e muito debilitado retornou à Espanha. O Papa Gregório IX quis render-lhe uma homenagem pública por tão grandes virtudes conferindo-lhe em 1239, apenas libertado, a dignidade cardinalícia, convocando-o como conselheiro. Pôs-se em viagem, para atender ao convite do Papa, mas pouco depois uma febre violentíssima o atingiu e morreu em 31 de agosto de 1240 em Cardona, perto de Barcelona. Foi sepultado na Igreja de São Nicolau, que a popular devoção do santo, inserido do Martirológio Romano em 1657 pelo Papa Alexandre VII.

Pela sua difícil vinda à luz do mundo, São Raimundo Nonato é invocado como o patrono e protetor das parturientes e das parteiras.

São Raimundo Nonato socorrei a todas as parturientes e os Recém-nascidos pela graça e amor de Deus.

31.08 – DIA DO BLOG - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

31.08 – DIA DO BLOG

Eu diria como bom brasileiro

Que é o dia do blogueiro.

O weblog a termo informal

Tem seu dia internacional.

Que fique então estabelecido,

Um contato com o desconhecido.

Mostrando a nossa alegria

Pela passagem desse dia.

Mande a sua mensagem,

Em forma de homenagem

Num sentimento profundo.

Desejo uma forte união,

Partindo de nossa nação

A todos blogueiros do mundo.

31.08. DIA MUNDIAL DO OUTDOOR - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

31.08. DIA MUNDIAL DO OUTDOOR

O tema até que é bem novo,

pouco usado pelo povo.

É uma palavra estrangeira

na realidade brasileira.

A mídia faz o seu uso,

às vezes até com abuso.

Mas em termos de propaganda

o dinheiro é sempre quem manda.

O propagandista sabe o que faz,

anunciando no cartaz

leva a todos a sua mensagem.

De acordo com o lugar,

do que vai se anunciar

o sucesso tem passagem.

31.08 – DIA NACIONAL DA SOLIDARIEDADE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

31.08 – DIA NACIONAL DA SOLIDARIEDADE

O mundo se torna um

quando abraça a causa comum.

É grande prova de amizade

o exemplo de solidariedade.

Com amor e coração,

cada estranho é um irmão.

Se a mão é estendida,

tem mais valor a vida.

Neste trinta e um sem igual

comemora-se o dia nacional

da nossa Solidariedade.

O Brasil é um país irmão

que ampara cada nação

com sua grande fraternidade.

31.08. DIA DO NUTRICIONISTA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

31.08. DIA DO NUTRICIONISTA

E agora muita atenção,

o assunto é alimentação.

Portanto não perca de vista

que é dia do Nutricionista.

Ele sabe da guloseima,

da gordura e sua queima.

O cardápio sempre examina,

tem a medida em vitamina.

Hoje pouco se consome,

a maioria tem fome,

a raça está desnutrida.

A sua função é importante,

mas a crise a todo instante

abre uma luta pela vida.c

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SANTO DO DIA - São Cesário de Arles - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA
São Cesário de Arles
Os santos, como ninguém, entenderam que a graça do Cristo que quer santificar a todos, é sempre a mesma, na eficiência, abundância e liberalidade. Cesário de Arles foi um destes homens que se abriu ao querer de Deus, e por isso como Bispo tornou-se uma personalidade marcante do seu tempo.
Cesário nasceu na França em 470 d.C., e ao deixar sua casa entrou para o mosteiro de Lérins, onde se destacou pela inteligência, bom humor, docilidade e rígida penitência, que mais tarde acabou exigindo imperfeitamente dos monges sob sua administração. Diante dos excessos de penitências, Cesário precisou ir se tratar na cidade de Arles - Sul da França- local do aprofundamento dos seus estudos e mais tarde da eleição episcopal.
São Cesário de Arles, até entrar no Céu com 73 anos de idade, ocupou-se até o fim com a salvação das almas e isto fazia, concretamente, pela força da Palavra anunciada e escrita, tornando-se assim o grande orador popular do Ocidente Latino e glória para o monaquismo. Já que escreveu duas Regras monásticas. Em tudo buscava comunicar a ortodoxia da fé e aquilo que lutava para viver com o Espírito Santo e irmãos, por isto no campo da moral cristã, Cesário de Arles salientava o cultivo da justiça, prática da misericórdia e o cuidado da castidade.

SANTO DO DIA 30/08 - Santo Félix e Adauto - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

   
SANTO DO DIA 30/08
Santo Félix e Adauto
A história do martírio destes dois Santos provavelmente aconteceu durante a perseguição de Diocleciano, no início do século IV, por volta do ano 304. Foram sepultados numa cripta do cemitério de Comodila, na via das Sete Igrejas, próximo à Basílica de São Paulo fora dos muros. A cripta foi transformada pelo Papa Sirício em basílica, sucessivamente ampliada e decorada de afrescos pelos Papas João I e Leão III, tornando-se meta de peregrinações e de devotos até além da Idade Média, quando catacumbas e santuários caíram no esquecimento ou foram devastados. O cemitério de Comodila e o túmulo de Félix e adauto foram descobertos em 1720. Em 1903 a basílica foi definitivamente restaurada, descobrindo-se um dos mais antigos afrescos paleo-cristãos, no qual aparece São Pedro recebendo as chaves na presença dos Santos Paulo, Estevão, Félix e Adauto.

Segundo biografia da época, São Felix foi um presbítero romano. Condenado à morte, um grupo de soldados o conduziu ao lugar do suplício, da turma de curiosos e dos companheiros de fé saiu um desconhecido, que foi ao encontro do condenado e a um passo dos soldados encarregados da execução, exclamou em alta voz que era cristão e queria participar da mesma sorte do presbítero Felix. Após terem feito voar a cabeça do presbítero, com a mesma espada decapitaram o audacioso, que ousara desafiar as leis do imperador. Mas quem era este? Ninguém dos presentes conhecia a identidade e foi chamado simplesmente adauctus (adjunto), de onde Adauto, "aquele que recebeu junto com Félix a coroa do martírio. A difusão do culto deles na Europa setentrional se deu por causa do presente (fragmentos da relíquia destes santos) que o Papa Leão IV deu à esposa de Lotário, Hermengarda.

30.08 – DIA INTERNACIONAL DOS DESAPARECIDOS - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.08 – DIA INTERNACIONAL DOS DESAPARECIDOS

Esse problema é muito mais profundo

Em cerca de 30 países em todo mundo.

Pessoas detidas por agentes de Estados

Mas que não conseguem ser localizados.

Escondidos, ninguém sabe dessa gente,

Que tem a custódia negada posteriormente.

Geralmente isso ocorre com a autorização,

Apoio ou consentimento de alguma nação.

Com a negação da custódia direi,

A pessoa fica sem proteção da Lei

Impossibilitando o seu destino final.

Cerca de 50 mil casos registrados,

Pais e mães de seus filhos separados

Como “desaparecidos’ a nível informal.

30.08. DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.08. DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

Uma palavra sinônima a ser dada

É chamá-la de Esclerose disseminada.

Ocorre no crânio e medula espinhal,

Doença do sistema nervoso central.

Não existem causas conhecidas lógicas,

Estudam-se anomalias imunológicas.

Sugerem sem uma certeza frenética

Uma certa suscetibilidade genética.

Observações que devem ser destacadas,

É que as mulheres são mais afetadas

Surgem entre 20 e 40 anos de idade.

Problemas visuais tem presença,

Fraqueza transitória no início da doença

E dormência em alguma extremidade.

30.08. DIA DO VENDEDOR LOJISTA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.08. DIA DO VENDEDOR LOJISTA

Hoje vejo em nossa lista

que é dia do Vendedor Lojista.

Esse profissional minha gente

tem que saber abordar o cliente.

Se não tem o que o cliente quer comprar,

tenta uma venda alternativa ou similar.

Cultiva sempre as boas virtudes

com bom comportamento e atitudes.

Seja objetivo e bem informal,

cuide da apresentação pessoal

falando pausado e com clareza.

Tenha bom porte, estilo e voz,

em vez de “eu” use sempre o “nós”,

pois você representa uma empresa.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

SANTO DO DIA 29/08 - Martírio de São João Batista - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/


SANTO DO DIA 29/08
Martírio de São João Batista
A celebração da festa do martírio de São João Batista, que na Igreja latina tem origens antigas (na França no século V, e em Roma no século VI), está vinculada à dedicação da Igreja construída em Sebaste na Samaria, no suposto túmulo do Precursor de Cristo. A festa aparece já na data de 29 de agosto nos Sacramentários romanos, e conforme o Martirológio Romano essa data corresponderia à segunda vez que encontraram a cabeça de São João Batista, transportada para Roma.
Temos sobre São João Batista as narrações dos Evangelhos, em particular de Lucas, que nos fala de seu nascimento, da vida no deserto, da sua pregação, e de Marcos que nos refere a sua morte. Pelo Evangelho e pela tradição podemos reconstruir a vida do Precursor, cuja palavra de fogo parece na verdade com o espírito de Elias. Negou categoricamente ser o Messias esperado, afirmando a superioridade de Jesus, que apontou aos seus seguidores por ocasião do batismo nas margens do Rio Jordão. Sua figura parece ir se desfazendo, à medida que vai surgindo "o mais forte", Jesus. Todavia, "o maior dentre os profetas" não cessou de fazer ouvir a sua voz onde fosse necessária para consertar os sinuosos caminhos do mal. Reprovou publicamente o comportamento pecaminoso de Herodes Antipas e da cunhada Herodíades, mas a previsível suscetibilidade deles custou-lhe a dura prisão em Maqueronte, na margem oriental do mar Morto.

Por ocasião da festa celebrada em Maqueronte, a filha de Herodíades, Salomé, tendo dado verdadeiro show de agilidade na dança, entusiasmou a Herodes. Como prêmio pediu, por instigação da mãe, a cabeça de São João Batista. Último profeta e primeiro apóstolo, ele deu a vida pela sua missão, e por isso é venerado na Igreja como mártir. Ele foi fiel, bondoso e o clarão de Cristo, anunciando a luz da eterna claridade.

29.08 – DIA DA VISIBILIDADE LÉSBICA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

29.08 – DIA DA VISIBILIDADE LÉSBICA

Vivemos numa sociedade democrática,

Mas esse assunto nem teoria nem prática.

Sobre a mulher lésbica ninguém fala nada

E ela é duplamente oprimida e explorada.

Suas reivindicações não são ouvidas eu sei,

Nem entre feministas, nem no movimento gay.

A sociedade não toca no assunto nem no grito,

A relação entre mulheres continua um mito.

A homossexualidade quando feminina,

A própria escola já lhe discrimina

Ficando fora da educação sexual.

Na saúde pública é uma calamidade,

Nã0 há preparo para essa especificidade

E 10% delas ou é lésbica ou bissexual.

29.08. DIA DO VAQUEIRO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

29.08. DIA DO VAQUEIRO

Hoje é o dia do Vaqueiro

em todo solo brasileiro.

Do Nordeste ao Sudeste,

do Norte-sul ao Centro-Oeste.

Talvez devido à distância,

diminuiu sua importância.

Com carreta de sul a norte,

segue o boi nesse transporte.

Mas ainda há muito local,

como o nosso Pantanal

que valoriza a profissão.

Passe o tempo que passar,

chegue o progresso que chegar,

salve, salve o nosso peão!

29.08. LICENÇA DO PRIMEIRO CARRO (1.903) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

29.08. LICENÇA DO PRIMEIRO CARRO (1.903)

O carro ganha o seu imposto

a partir de vinte e nove de agosto.

Qualquer carro era de linha,

mas nem todo mundo tinha.

O governo marca presença

na exigência da licença.

A questão do emplacamento

complementa esse momento.

Hoje, quase tudo progrediu,

bem mais imposto surgiu

e o próprio carro mudou.

No progresso do dia a dia,

o computador chegaria

e a era do atraso acabou.

29.08. DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

29.08. DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO

Este é um tema que eu assumo

no dia mundial de Combate ao Fumo.

É preciso que todos tenham consciência,

que ele causa a mais alta dependência.

A fumaça que espalha nos ares,

é portadora de muitos males.

O fumo sempre marca presença

num grande número de doença.

a presença em quem tem hábito

já é demonstrada no hálito

de maneira muito forte.

Quem embarca nesse vício

gasta dinheiro em desperdício

comprando a própria morte.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

SANTO DO DIA 28/08 - Santo Agostinho - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


SANTO DO DIA 28/08
Santo Agostinho
Aurélio Agostinho nasceu, no dia 13 de novembro de 354, na cidade de Tagaste, hoje região da Argélia, na África. Era o primogênito de Patrício, um pequeno proprietário de terras, pagão. Sua mãe, ao contrário, era uma devota cristã, que agora celebramos, como santa Mônica, no dia 27 de agosto. Mônica procurou criar o filho no seguimento de Cristo. Não foi uma tarefa fácil. Aliás, ela até adiou o seu batismo, receando que ele o profanasse. Mas a exemplo do provérbio que diz que "a luz não pode ficar oculta", ela entendeu que Agostinho era essa luz.
Aos dezesseis anos de idade, na exuberância da adolescência, foi estudar fora de casa. Na oportunidade, envolveu-se com a heresia maniqueísta e também passou a conviver com uma moça cartaginense, que lhe deu, em 372, um filho, Adeodato. Assim era Agostinho, um rapaz inquieto, sempre envolvido em paixões e atitudes contrárias aos ensinamentos da mãe e dos cristãos. Possuidor de uma inteligência rara, depois da fase de desmandos da juventude centrou-se nos estudos e formou-se, brilhantemente, em retórica. Excelente escritor, dedicava-se à poesia e à filosofia.
Procurando maior sucesso, Agostinho foi para Roma, onde abriu uma escola de retórica. Foi convidado para ser professor dessa matéria e gramática em Milão. O motivo que o levou a aceitar o trabalho em Milão era poder estar perto do agora santo bispo Ambrósio, poeta e orador, por quem Agostinho tinha enorme admiração. Assim, passou a assistir aos seus sermões. Primeiro, seu interesse era só pelo conteúdo literário da pregação; depois, pelo conteúdo filosófico e doutrinário. Aos poucos, a pregação de Ambrósio tocou seu coração e ele se converteu, passando a combater a heresia maniqueísta e outras que surgiram. Foi batizado, junto com o filho Adeodato, pelo próprio bispo Ambrósio, na Páscoa do ano de 387. Portanto, com trinta e três e quinze anos de idade, respectivamente.
Nessa época, Agostinho passou por uma grande provação: seu filho morreu. Era um menino muito inteligente, a quem dedicava muita atenção e afeto. Decidiu, pois, voltar com a mãe para sua terra natal, a África, mas Mônica também veio a falecer, no porto de Óstia, não muito distante de Roma. Depois do sepultamento da mãe, Agostinho prosseguiu a viagem, chegando a Tagaste em 388. Lá, decidiu-se pela vida religiosa e, ao lado de alguns amigos, fundou uma comunidade monástica, cujas regras escritas por ele deram, depois, origem a várias ordens, femininas e masculinas. Porém o então bispo de Hipona decidiu que "a luz não devia ficar oculta" e convidou Agostinho para acompanhá-lo em suas pregações, pois já estava velho e doente. Para tanto ele consagrou Agostinho sacerdote e, logo após a sua morte, em 397, Agostinho foi aclamado pelo povo como novo bispo de Hipona.
Por trinta e quatro anos Agostinho foi bispo daquela diocese, considerado o pai dos pobres, um homem de alta espiritualidade e um grande defensor da doutrina de Cristo. Na verdade,foi definido como o mais profundo e importante filósofo e teólogo do seu tempo. Sua obra iluminou quase todos os pensadores dos séculos seguintes. Escreveu livros importantíssimos, entre eles sua autobiografia, "Confissões", e "Cidade de Deus".
Depois de uma grave enfermidade, morreu amargurado, aos setenta e seis anos de idade, em 28 de agosto de 430, pois os bárbaros haviam invadido sua cidade episcopal. No ano 725, o seu corpo foi transladado para Pavia, Itália, sendo guardado na igreja São Pedro do Céu de Ouro, próximo do local de sua conversão. Santo Agostinho recebeu o honroso título de doutor da Igreja e é celebrado no dia de sua morte.Aurélio Agostinho nasceu, no dia 13 de novembro de 354, na cidade de Tagaste, hoje região da Argélia, na África. Era o primogênito de Patrício, um pequeno proprietário de terras, pagão. Sua mãe, ao contrário, era uma devota cristã, que agora celebramos, como santa Mônica, no dia 27 de agosto. Mônica procurou criar o filho no seguimento de Cristo. Não foi uma tarefa fácil. Aliás, ela até adiou o seu batismo, receando que ele o profanasse. Mas a exemplo do provérbio que diz que "a luz não pode ficar oculta", ela entendeu que Agostinho era essa luz.

28.08. DIA DOS BANCÁRIOS - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

28.08. DIA DOS BANCÁRIOS

No nosso vai e vem diário

chegou o dia do Bancário.

Sempre pronto a favores,

cuida dos nossos valores.

Ele sabe das transações,

qual a melhor das ações.

Entende a qualquer momento

sobre o grande investimento.

Deve ter muita paciência

cuidar bem da aparência

e nunca perder o horário.

Demonstrar responsabilidade,

alto grau de honestidade

para cuidar do numerário.

28.08. DIA DA AVICULTURA --- http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

28.08. DIA DA AVICULTURA

Na atual conjuntura

hoje é dia da Avicultura.

Esta é a arte de criar

para as aves multiplicar.

Procurem preservar os ninhos

dos nossos queridos passarinhos.

A ave enfeita a natureza

com seu canto de rara beleza.

Condenemos qualquer viveiro,

pois o uso do cativeiro

acaba com a liberdade.

Um par de asas nos ares,

planando por todos lugares

harmoniza o campo e a cidade.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ajuda médica - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

Ajuda médicaSaiba como escolher o especialista certo para cada tipo de sintoma

Já passou por problemas de saúde e não soube qual especialista procurar? Ou então, teve algum sintoma e escolheu o profissional errado? Esses exemplos acontecem com muitas pessoas que são acometidas por algumas doenças e não sabem a qual especialista recorrer na hora de buscar tratamento. A seguir, o Maisde50 tira algumas dúvidas e dá dicas de como escolher o especialista correto para tratar problemas de saúde e evitar transtornos.

Uma dor que anda incomodando ou uma tosse que persiste por muito tempo, esses e outros sintomas podem revelar doenças mais graves, mas nem sempre recebem a atenção necessária. E é aí que mora o perigo. Segundo o clínico geral Evandro Lima, o primeiro passo é saber se o problema é de urgência ou não. "Se for de urgência, a pessoa deve ir primeiro ao pronto-socorro. Se for um caso eletivo, ou seja, aquele que não é de emergência, o paciente pode ter tempo para escolher o profissional."

Mas como saber se o caso é de emergência ou não? O Dr. Evandro explica que geralmente são sintomas que preocupam bastante o paciente e que dependem da duração. "Os casos de emergência são sintomas agudos que começam de forma inesperada. Geralmente, são dores fortes ou uma falta de ar." – explica o médico.

No segundo passo - quando o caso é eletivo – a pessoa deve procurar um clínico geral, se não souber a qual especialista recorrer. “O clínico geral tem competência para resolver 95% dos problemas de saúde de um paciente. Muitas vezes, alguém que sofre de hipertensão vai diretamente a um cardiologista, sem saber que um clínico geral pode ajudá-lo”, exemplifica Lima, que completa: "os especialistas mais comuns para tratar os diversos sintomas que surgem são, geralmente, os clínicos gerais, ginecologistas e obstetras, e pediatras."

Já as pessoas acima de 60 anos podem ir direto a um geriatra que também pode ser outra boa opção de escolha para cuidar das doenças mais comuns que aparecem nessa faixa etária. "O geriatra também pode tratar muitas doenças, pois ele está acostumado com algumas peculiaridades próprias do idoso. As enfermidades mais comuns nessa idade são a hipertensão e o colesterol alto." – completa o clínico geral.

Mas, por que as pessoas optam, em muitos casos, ir primeiramente a um especialista e não a um clínico geral? Para Lima, muitas pessoas erram por não confiarem na capacidade do clínico geral. "Na verdade, o que os pacientes fazem de errado é julgar o nível de conhecimento do clínico geral, que sabem e possuem capacidade para resolver os problemas." – explica o médico, alertando que a escolha de um profissional errado pode gerar perda de tempo, dinheiro e estresse.

Para finalizar, o especialista faz um alerta e diz que é bom as pessoas ficarem atentas, pois muitos tratamentos podem exigir mais de uma especialidade médica. "A maioria das doenças pode exigir mais de um profissional. Um bom exemplo é a obesidade, que pode exigir tratamento com nutricionista, cardiologista e até mesmo um cirurgião gástrico." – completa Lima.

O médico diz que buscar a indicação de profissionais de saúde com amigos, parentes ou conhecidos é uma prática comum que faz parte da cultura do país. "Acho válido e não vejo grandes problemas na indicação de outros profissionais. Não vejo como algo que prejudiquem os tratamentos." – finaliza o clínico geral. PorDanielle Pingitore

Sexualidade na terceira idade - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com - Como ser Feliz na Terceira Idade - https://www.facebook.com/groups/C.S.F.N.T.I/

Sexualidade na terceira idade



Destaque para os riscos do consumo de estimulante sexual


Na tarde da quinta-feira, 15, moradores do bairro Veneza participaram de uma roda de conversa sobre sexualidade na terceira idade. Os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tiraram dúvidas e desmistificaram preconceitos e tabus a respeito do tema. O encontro aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Terezinha Mera.
A enfermeira Raquel Almeida da Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto lembrou que sexo é natural e que deve ser praticado entre pessoas com idade mais avançada. Ela destacou a necessidade da prática do sexo seguro. “O cuidado para prevenção das doenças sexualmente transmissíveis permanecem também na terceira idade. Mesmo não estando mais fértil é preciso usar a camisinha com o parceiro. Dados do Ministério da Saúde confirmam que é cada vez maior o número de pessoas que contraem doenças sexualmente transmissíveis como a Aids”, disse.
Estimulantes
A assistente social Lilian Figueiredo Prado destacou os riscos do consumo de medicamentos usados como estimulante sexual, sem a orientação médica.
“O uso indiscriminado de fármacos, como o conhecido Viagra, pode trazer efeitos indesejados. Muitas vezes a disfunção erétil está ligada a outros fatores e doenças, como diabetes, problemas cardíacos e colesterol alto. Tomar o medicamento sem a orientação do médico é perigoso, principalmente para pessoas com problemas do coração”, explicou.
Lilian Figueiredo disse que as mulheres e homens idosos não devem se intimidar durante a consulta médica. Para ela, os idosos não devem ficar com “vergonha” de buscar a orientação adequada para o uso de medicamento que estimulam o sexo. O médico descreverá a dosagem adequada para cada caso.
Gel Lubrificante
O uso do gel lubrificante foi outro tema abordado e indicado como um insumo de conforto e de prevenção para o ato sexual. “Com o passar do tempo, os órgãos sexuais também vão perdendo o potencial de lubrificação. Além de prevenir machucados, o gel lubrificante pode amenizar sensação de desconforto”, diz a enfermeira.
Os sachês (saquinhos) de gel são disponibilizados gratuitamente para públicos prioritários, como terceira idade, em todas as 43 Unidades de Saúde da Família. Nas unidades também estão disponíveis os preservativos masculinos. Esses são colocados em caixas dispensadoras de preservativos instaladas em locais de fácil acesso para a comunidade.
Fonte: Ascom SMS

SANTO DO DIA 27/08 - Santa Mônica - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 27/08
Santa Mônica
Mônica nasceu em Tagaste, atual Argélia, na África, no ano 331, no seio de uma família cristã. Desde muito cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres, que visitava com freqüência, levando o conforto por meio da Palavra de Deus. Teve uma vida muito difícil. O marido era um jovem pagão muito rude, de nome Patrício, que a maltratava. Mônica suportou tudo em silêncio e mansidão. Encontrava o consolo nas orações que elevava a Cristo e à Virgem Maria pela conversão do esposo. E Deus recompensou sua dedicação, pois ela pôde assistir ao batismo do marido, que se converteu sinceramente um ano antes de morrer.

Tiveram dois filhos, Agostinho e Navígio, e uma filha, Perpétua, que se tornou religiosa. Porém Agostinho foi sua grande preocupação, motivo de amarguras e muitas lágrimas. Mesmo dando bons conselhos e educando o filho nos princípios da religião cristã, a vivacidade, inconstância e o espírito de insubordinação de Agostinho fizeram que a sábia mãe adiasse o seu batismo, com receio que ele profanasse o sacramento.

E teria acontecido, porque Agostinho, aos dezesseis anos, saindo de casa para continuar os estudos, tomou o caminho dos vícios. O coração de Mônica sofria muito com as notícias dos desmandos do filho e por isso redobrava as orações e penitências. Certa vez, ela foi pedir os conselhos do bispo, que a consolou dizendo: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas".

Agostinho tornou-se um brilhante professor de retórica em Cartago. Mas, procurando fugir da vigilância da mãe aflita, às escondidas embarcou em um navio para Roma, e depois para Milão, onde conseguiu o cargo de professor oficial de retórica.

Mônica, desejando a todo custo ver a recuperação do filho, viajou também para Milão, onde, aos poucos, terminou seu sofrimento. Isso porque Agostinho, no início por curiosidade e retórica, depois por interesse espiritual, tinha se tornado freqüentador dos envolventes sermões de santo Ambrósio. Foi assim que Agostinho se converteu e recebeu o batismo, junto com seu filho Adeodato. Assim, Mônica colhia os frutos de suas orações e de suas lágrimas.

Mãe e filho decidiram voltar para a terra natal, mas, chegando ao porto de Óstia, perto de Roma, Mônica adoeceu e logo depois faleceu. Era 27 de agosto de 387 e ela tinha cinqüenta e seis anos.

O papa Alexandre III confirmou o tradicional culto a santa Mônica, em 1153, quando a proclamou Padroeira das Mães Cristãs. A sua festa deve ser celebrada no mesmo dia em que morreu. O seu corpo, venerado durante séculos na igreja de Santa Áurea, em Óstia, em 1430 foi trasladado para Roma e depositado na igreja de Santo Agostinho.

27.08. DIA DA LUTA DE BRAÇO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.08. DIA DA LUTA DE BRAÇO
No calendário também abro espaço
para o dia da Luta de Braço.
Esse é um tipo de esporte nacional
bem colocado no ranking mundial.
Tetra-campeão com muita eficiência,
entre os portadores de deficiência.
Vinte e dois estados da nação,
possuem a sua federação.
Destaco aqui nesse momento
que o 1º Centro de Treinamento
em Indaiatuba teve lugar.
O esporte cresce a cada dia,
e para a nossa grande alegria
ele pra sempre vai emplacar.

27.08. DIA DA LIMPEZA URBANA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.08. DIA DA LIMPEZA URBANA
Em todo lixo a céu aberto,
A doença está sempre por perto.
Todo lixo mal acondicionado
Deve ser bem observado.
Todo lixo em exposição
Gera incômodo à população.
Por isso ele deve ser reciclado
Reduzindo o gasto aplicado.
Todo material reciclável,
Traz um ganho considerável
Para quem é consciente.
Vamos zelar pela limpeza,
Cuidando da natureza
Num saudável meio ambiente

27.08. DIA DO PSICÓLOGO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.08. DIA DO PSICÓLOGO
Agora apelo ao monólogo
para falar do Psicólogo.
Como pode através da mente,
resolver os problemas da gente?
Ele baseia-se na observação
na causa de uma simples ação.
Tem grande domínio e muita calma
buscando a resposta no fundo da alma.
Ele lida com todo problema
e qualquer que seja o tema
ele procura se aprofundar.
Na busca da solução
até psicodrama entra em ação
para conseguir nos curar.

27.08. DIA DO PEÃO DE BOIADEIRO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.08. DIA DO PEÃO DE BOIADEIRO
É dia do Peão de Boiadeiro
nesse belo torrão brasileiro.
Esse herói do nosso Cerrado
merece ser comemorado.
Seja de cavalo ou a pé,
faz seu trabalho com muita fé.
Amansador de burros e cavalos,
nas suas mãos tem muitos calos.
É bom condutor de tropa,
qualquer trabalho ele topa
em nome da profissão.
Braço direito do fazendeiro,
o Peão de Boiadeiro
é orgulho do meu sertão.

27.08. DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.08. DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS
O serviço de Corretor
tem em nós todo louvor.
É um serviço diário
como nosso intermediário.
É preciso que bem entenda
tanto de compra quanto de venda.
Ele encaminha todo negócio,
da honradez é um sócio.
Todo negócio fechado
deve também ser honrado
na hora da corretagem.
O salário do corretor,
por todo seu labor
vem de simples porcentagem.

domingo, 26 de agosto de 2012

ALEGRIA NÃ TEM IDADE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

ALEGRIA NÃ TEM IDADE                                  

A vida é muito curta para acordar com arrependimentos

Ame as pessoas que te tratam bem.

Ame, também, àqueles que não, só porque você pode.

Acredite que tudo acontece por uma razão.

Se tiver uma segunda chance, agarre com as duas mãos.

Se isso mudar sua vida, deixe acontecer.

Beije devagar.

Perdoe rápido.
Deus nunca disse que a vida seria fácil.

Ele simplesmente prometeu que valeria a pena.


Acredite em você!!
completando...

somos aquilo que queremos ser!

SANTO DO DIA 26/08 - Santa Tereza de Jesus Jornet - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA  26/08
Santa Tereza de Jesus Jornet
Mais uma santa fundadora de um instituto femenino florescente, pequenas irmãs dos anciãos abandonados, que em 1983 possuía 212 casas e 2.750 irmãos. Nasceu Teresa em Aytona, na Catalunha em 9-1-1843. Passou a adolecência na terra natal e em Lérida, completando os estudos em Fraga, onde obteve o diploma de professora.

Depois de um tempo dedicado ao ensino, associou-se às terceiras camelitas, reunidas por um seu tio sacerdote. Foi diretora da escola, mas desejando maior perfeição entrou em 1868 para as clarissas, de onde saiu dois anos depois por causa de sua pouca saúde. Voltou para as terceiras camelitas, assumindo de novo a direção da escola. Quando da morte do tio (1872), a instituição esteve a ponto de dissolver-se, e Teresa voltou para cidade natal. No mesmo ano encontrou o Pe.Satumino López Novoa, que tinha fundado uma congregação para a assistência de anciãos pobres e fez parte do 1º grupo de 28 companheiras com as quais se iniciou essa obra.

No ano seguinte abriam sua primeira casa em Valência. Em 1874, aprovado o instituto pelo bispo dessa cidade, fez a sua profissão temporária e se fundava outra casa em Saragoza. Em 12 anos se fundaram 47 casas para os velhos pobres. A congregração cresceu e foi aprovada pela Santa Sé. Expandiram-se Cuba e toda a América Latina. Mas tiveram de lutar contra outra congregação religiosa francesa, que queria a fusão com obra de Teresa ou ao menos que sua obra mudasse de nome. Em 1882 chegou-se a um acordo e a obra de Teresa assumiu nome. Com saúde fraca, Teresa morreu ainda jovem em 1897, no dia 26 de agosto. A congregação não se preocupou em mover a causa de beatificação da fundadora, que foi levada a termo por iniciativa da autoridade da Igreja.

26.08. DIA DO IMPROVISO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

26.08. DIA DO IMPROVISO

Vou logo dando o aviso

Hoje é o dia do Improviso.

Não vale raciocinar minha gente

O negócio é inventar de repente.

Hoje não faça de caso pensado,

Pois tudo deve ser improvisado.

Vou até escrever uma canção,

Sem nenhuma preparação.

Se quiser, nem ouça conversas,

Faça tudo às pressas,

Agindo sem pensar.

Se alguém colocar defeito,

Diga do seu próprio jeito

“Hoje é o dia de Improvisar”.

26.08. DIA DA IGUALDADE FEMININA (Internacional) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

26.08. DIA DA IGUALDADE FEMININA (Internacional)

A mulher luta pela igualdade

em busca de sua liberdade.

São muitos anos de evolução

em busca de uma solução.

A misteriosa humanidade feminina

tem discriminação desde menina.

Essa situação que é milenar

continua existindo em muito lugar.

Usando da suposta fragilidade,

mas com muita habilidade

ela vai ganhando terreno.

Quem sabe não muito distante,

com aquele jeito fascinante

se emancipe de modo pleno.

26.08. DIA DO CATEQUISTA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

26.08. DIA DO CATEQUISTA

Agora temos em tese

o trabalho da Catequese.

Esse trabalho no Brasil

ajudou a mais de mil.

Catequizar é doutrinação,

é instruir na religião.

É preparar a criança

visando manter a esperança.

Desde os tempos coloniais,

os princípios doutrinais

tiveram razão de ser.

A missão de ensinar

com a visão de doutrinar

acabou por convencer.

sábado, 25 de agosto de 2012

SANTO DO DIA 25/08 - Santa Patrícia - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 25/08
Santa Patrícia
Patrícia era descendente do imperador Constantino, o Grande. Nasceu no início do século VII em Constantinopla e foi educada para a corte pela sua dama Aglaia, uma cristã muito devota. A pequena cresceu piedosa e, apesar da pouca idade, emitiu voto de virgindade a Cristo. Mas, para se manter fiel teve de fugir da cidade, porque seu pai Constante II, então imperador, insistia em lhe impor um matrimônio.

Patrícia ajudada e em companhia de Aglaia, com algumas seguidoras, se esconderam por algum tempo. Depois embarcaram para as ilhas gregas, com destino à Itália, onde desembarcaram em Nápolis. Patrícia ficou encantada com o local e indicou o lugar onde gostaria de ser sepultada. Em seguida patrocinou à cidade ajudando a ornamentar muitas das novas igrejas eram desprovidas dos objetos litúrgicos essenciais e abasteceu financeiramente os conventos que atendiam os pobres e doentes.

Só então viajou para Roma com Aglaia e as fiéis discípulas, onde procurou proteção junto ao Papa Libério. Foi quando soube que seu pai já havia se resignado à sua vontade. Recebeu então o véu, símbolo de sua consagração a Deus, das próprias mãos do Sumo Pontífice. Assim, elas retornaram à Constantinopla para Patrícia renunciar o direito à coroa e distribuir seus bens aos pobres, antes de seguirem em peregrinação à Terra Santa.

Porém, outros incidentes ocorreram à elas. A embarcação se distanciou dos vários perigos e se desgovernou até se espatifar nos rochedos da costa marítima de Nápolis. Precisamente na pequena ilha de Megaride, também conhecida como Castel dellOvo, onde havia um pequeno convento, no qual Patrícia morreu, depois de sobreviver por pouco tempo.

Os funerais de Patrícia, segundo os registros, foram organizados pela fiel Aglaia e transcorreram de modo solene com a participação do Bispo, do duque da cidade e da imensa multidão. O carro puxado por dois touros sem nenhum guia, parou diante do Mosteiro das irmãs basilianas dedicado aos Santos Nicandro e Marciano, que Patrícia indicara para ser sepultada. Ali as relíquias permaneceram guardadas por essas irmãs que passaram a ser chamadas de "patricianas", ou Irmãs de Santa Patrícia. Mais tarde os basilianos transferiram as Regras para a dos beneditinos e essas Irmãs também acompanharam a renovação.

Para retribuir o carinho desta Santa que retornou a Nápolis só para ser sepultada, a população difundia sempre mais seu culto, tornando-o forte e vigoroso. Em 1625, Santa Patrícia foi proclamada co-padroeira de Nápolis, sendo tão comemorada quanto o outro padroeiro: São Genaro, o célebre mártir.

Por motivos históricos, em 1864 suas relíquias foram transferidas para a capela lateral da esplêndida igreja do Mosteiro de São Gregório Armênio. A Igreja confirmou o culto Santa Patrícia no dia 25 de agosto.