domingo, 30 de setembro de 2012

SOU LIVRE PARA VIVER... - - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com




Como ser Feliz na Terceira Idade - https://www.facebook.com/groups/C.S.F.N.T.I/

EXISTEM PESSOAS QUE CARREGAM CONSIGO AS MARCAS DE UMA DEFICIÊNCIA FÍSICA E VIVEM SORRINDO.
MEU DEUS, PERDOA-ME QUANDO ME LAMENTO.
TENHO BRAÇOS, MÃOS, PERNAS E PÉS PERFEITOS.
SOU LIVRE PARA VIVER!
EXISTEM PESSOAS QUE CARREGAM CONSIGO AS MARCAS DE UMA DEFICIÊNCIA MENTAL E MESMO ASSIM DEMONSTRAM SENTIMENTOS.
MEU DEUS PERDOA-ME QUANDO ME LAMENTO.
TENHO UMA MENTALIDADE SAUDÁVEL.
SOU LIVRE PARA VIVER!
EXISTEM PESSOAS QUE CARREGAM CONSIGO AS MARCAS DE UMA DEFICIÊNCIA AUDITIVA E NO ENTANTO SE COMUNICAM COM OS OUTROS.
MEU DEUS PERDOA-ME QUANDO ME LAMENTO.
TENHO DOIS OUVIDOS PARA OUVIR.
SOU LIVRE PARA VIVER!
EXISTEM PESSOAS QUE CARREGAM CONSIGO AS MARCAS DE UMA DEFICIÊNCIA VISUAL E MESMO ASSIM AMAM A VIDA.
MEU DEUS PERDOA-ME QUANDO ME LAMENTO.
TENHO DOIS OLHOS PARA VER AS BELEZAS DO MUNDO.
SOU LIVRE PARA VIVER!
TENHO BRAÇOS QUE ABRAÇAM, MÃOS QUE ACARICIAM, PERNAS E PÉS QUE ME LEVAM PARA ONDE QUERO IR.
TENHO UMA MENTE NOTÁVEL QUE PENSA, RACIOCINA E MEDITA.
TENHO OUVIDOS PARA OUVIR TUDO O QUE DESEJO SABER.
TENHO OLHOS PARA CONTEMPLAR AS ESTRELAS, O AZUL DO CÉU E A BELEZA DE UM PÔR DE SOL.
MEU DEUS PERDOA-ME QUANDO ME LAMENTO.
SOU VERDADEIRAMENTE ABENÇOADO POR TI.
TENHO TUDO, NÃO ME FALTA NADA.
SOU LIVRE PARA VIVER!

Josiano

SANTO DO DIA 30/09 - São Jerônimo - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 30/09
São Jerônimo
Comemoramos no dia 30, São Jerônimo, que nasceu na cidade de Estrido, Dalmácia por volta do ano 340. Em Roma estudou gramática, retórica e filosofia dentre muitos outros cursos. Foi um dos grandes escritores de seu tempo. Capaz de pensar em latim, grego e hebraico, escritor de estilo rico, puro e robusto ao mesmo tempo.

Romano de formação converteu-se ao cristianismo e decidiu tornar-se monge. Partiu para a Síria e entregou-se a uma vida de penitência e oração. Convenceu-se, no entanto de que sua verdadeira vocação era servir a Igreja como escritor. Procurou então conciliar a vida monástica com o ofício de escrever.

Sua dedicação total aos estudos, reflexão e autodisciplina deram um grande fruto para a Igreja, propiciaram a tradução dos textos originais da Sagrada Escritura para o latim do Antigo e do Novo Testamento, que se tornou, com o título de Vulgata, a Bíblia oficial do Cristianismo. São Jerônimo recebe o título de Doutor da Igreja e de "Doutor Máximo das escrituras".

Infelizmente, aqui no Brasil, algumas seitas usam indevidamente sob um "sincretismo" a imagem de São Jerônimo, enganando e fazendo o povo acreditar que um de seus falsos deuses/espíritos se apresentam na forma de São Jerônimo.

SANTO DO DIA 30/09 - Santo Gregório - o iluminador - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 30/09
   -  
Santo Gregório - o iluminador
Gregório, nasceu na cidade de Valarxabad, por volta do ano 257, na Armênia. Seu pai matou o rei da Armênia, seu parente, numa conspiração com o reino da Pérsia, que assumiu o poder. Os soldados armênios encontraram o assassino do monarca e o executaram com toda a família, exceto o filho de um ano de idade, Gregório. O rei persa assumiu o trono a Armênia, não sem antes matar toda a família real. Entretanto, o príncipe sucessor Tiridates e sua irmã, ainda crianças, conseguiram ser poupados, sendo enviados para Roma. Alí receberam uma educação pagã digna da nobreza da época. O pequeno monarca recebeu também esmerada formação militar, destacando-se pela valentia.

Ao mesmo tempo, Gregório foi enviado para a Cesarea da Capadócia, onde recebeu educação e formação cristã. Aos vinte e dois anos de idade se casou com uma jovem também cristã e teve dois filhos: Vertanes e Aristakes. Depois de sete anos, o casal de comum acôrdo interrompeu a vida matrimonial. Ela foi viver retirada num convento, mas sem vestir o hábito. Ele se ordenou sacerdote e partiu da Cesarea. Em 287, por interesse do Império Romano, que desejava tirar a Armênia do poder dos persas, Tiridates foi enviado com soldados romanos para retomar o trono que era seu por direito. Curiosamente, nesse exército estava também Gregório, que era seu colaborador e conselheiro particular.

Vitorioso, ele se tornou Tiridates III, rei da Armênia. Para agradecer a reconquista mandou que Gregório fosse pessoalmente oferecer flores e incenso aos deuses, no templo pagão. Como negou obedecer a ordem por ser cristão, o rei mandou tortura-lo. Mas a situação de Gregório ficou muito pior ao ser denunciado como o filho do assassino do pai do rei. Revoltado o monarca mandou intensificar as torturas e depois joga-lo no fundo da masmorra mais profunda da Armênia, onde ficou no esquecimento.

Quinze anos mais tarde, Tiridates III contraiu uma doença contagiosa incurável e sofria muitas dores. Nessa ocasião, a princesa sua irmã teve dois sonhos reveladores, neles uma voz lhe dizia que a única pessoa capaz de curar o rei, era Gregório. Assustada, mesmo acreditando que ele já havia morrido, enviou um mensageiro à masmorra, que o descobriu ainda vivo.

Gregório foi libertado e curou milagrosamente o rei da doença contagiosa, através das orações cristãs. Tocado pela fé, Tiridates III se fez batizar, juntamente com toda sua família, sua corte e seu povo. Assim, a Armênia que fora evangelizada, segundo a tradição, pelos apóstolos Bartolomeu e Tadeu, se tornou a primeira nação oficialmente cristã em 301, por obra de Gregório o iluminador, como passou a ser chamado.

Ele se tornou o bispo da Capadócia e um dos maiores líderes da Igreja Armênia, cuja sede apostólica, a catedral de Etchmiadzin, construiu em 303. Mandou chamar seus dois filhos para auxilia-lo. Depois, já cansado e com a sensação do dever cumprido, ele foi sucedido pelo seu filho Aristakes como chefe supremo dos cristãos, mas ele morreu antes do pai. Então quem assumiu o comando da sede episcopal foi o outro filho, Vertanes. Dessa maneira Gregório pôde, enfim, realizar seu grande sonho que era o de se retirar para um lugar solitário e viver apenas de oração e penitência, até a morte em 332.

São Gregório o iluminador é venerado não somente como o apóstolo e padroeiro da Armênia, mas também como evangelizador das Igrejas síria e greco-ortodoxa. Na masmorra onde ele ficou preso e esquecido, foi construído o mosteiro de Khor Virap, que significa "poço profundo", para preservar o local original a quarenta metros de profundidade.

SANTO DO DIA 30/09 - Santa Terezinha - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 30/09
  - 
Santa Terezinha
"Não quero ser Santa pela metade, escolho tudo".
Francesinha, que nasceu em Aliçon 1873, e morreu no ano de 1897. Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.
Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual.
O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma", e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.
Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santidade pela humildade em 1997, na data do seu centenário. ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: " céus "; agora a última sua entrada nesta morada, pois exclamou : " meu Deus, eu vos amo...eu vos amo ".
ORAÇÃO PELOS MISSIONÁRIOS
Ó Santa Teresinha,
sois exemplo de simplicidade e de humildade
e sempre vos colocastes nas mãos do Pai.
Intercedei junto a Deus para que os homens compreendam o vosso caminho,
que leva ao Céu,
para que vencendo o egoísmo e o orgulho,
possam construir um mundo melhor
e conquistem os povos para o Reino de Cristo pelo amor, justiça e paz.
Fazei com que os homens compreendam a mensagem do Evangelho
e sejam atraídos a viverem o ideal cristão do amor
pelo espírito de desapego e doação.
Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões,
rogai por nós e protegei os missionários.
Amém.

Dia 30/09 - ÚLTIMO DOMINGO - DIA DA BÍBLIA (MUNDIAL) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

ÚLTIMO DOMINGO - DIA DA BÍBLIA (MUNDIAL)

O livro por excelência

que desafia qualquer ciência

faz hoje aniversário

trazendo um belo presságio.

O antigo e o novo testamento

deve ser lido a qualquer momento.

A todos nos deixa calmos,

uma simples leitura dos salmos.

As passagens completas,

nas palavras dos profetas

que o mundo tem preservado.

A leitura da Bíblia é sadia,

além disso você tem todo dia,

a presença de Deus ao seu lado.

30.09. DIA DO CHURRASQUEIRO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.09. DIA DO CHURRASQUEIRO

Hoje é o dia do Churrasqueiro

em todo torrão brasileiro.

Na base do braseiro ou grelhado,

ele está sempre bem preparado.

O bom churrasqueiro em geral,

tem sempre um mesmo ritual:

Prepara o fogo, espeta a carne, prato na mesa,

na entrada, coração de frango, com certeza.

Se o churrasco é de carne bovina,

a experiência lhe ensina

usar somente sal grosso.

Mas se o churrasco for de ave,

num tempero pouco suave

sabe o que faz esse moço.

30.09. DIA DA SECRETÁRIA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.09. DIA DA SECRETÁRIA

É de importância significativa

essa nossa data comemorativa.

Nos diferentes ramos de atividade

encontramos sua forte personalidade.

Sempre direta em suas ações,

múltiplas são as suas funções.

Conhecimento perfeito em datilografia,

domínio da língua e taquigrafia.

Cuida do relacionamento empresa-cliente,

ela recebe bem a toda gente,

sempre funcional e muito sensível.

Merece no trabalho melhores condições,

salário coerente com as várias funções

e um status bem mais compatível.

30.09. DIA NACIONAL DO JORNALEIRO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.09. DIA NACIONAL DO JORNALEIRO

Trabalhador popular brasileiro,

hoje é o dia do Jornaleiro.

Tem sempre uma grande notícia,

geralmente um caso de polícia.

Jornaleiro é um termo usual

para aquele que entrega o jornal.

Como no português a palavra é franca,

também é usado para o dono da banca.

Numa ou noutra concepção,

o que vale é a intenção

deste bom profissional.

Receba essa mensagem,

a nossa singela homenagem

no seu dia nacional.

sábado, 29 de setembro de 2012

SANTO DO DIA 29/09 - Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


SANTO DO DIA 29/09
Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael
Hoje celebramos a festa dos três Arcanjos São Miguel, São Gabriel, São Rafael. Da existência destes anjos fala explicitamente a Sagrada Escritura, que lhes dá nome e lhes determina a função. "Miguel" que significa: "Quem como Deus" é o defensor do Povo de Deus no tempo da angústia. São Miguel, o antigo padroeiro da Sinagoga, é agora o padroeiro da Igreja universal; "Gabriel " - que significa "Deus é forte" ou "aquele que está na presença de Deus", São Gabriel é o anjo da encarnação e talvez o da agonia do jardim das oliveiras. É ele que anuncia o nascimento de João Batista e de Jesus. " Rafael " - que quer dizer " medicina de Deus " ou "Deus cura" - São Rafael é o guia dos viajantes. Foi companheiro de viagem de Tobias. É aquele que cura, que expulsa os demônios. São Rafael é o companheiro de viagem do homem, seu guia e seu protetor nas adversidades.

São Miguel em particular, foi cultuado desde os primeiros séculos de história do cristianismo. O imperador Constantino erigiu-lhe um santuário nas margens do Bósforo, em terra européia, enquanto Justiniano construiu-lhe um no lado oposto. A data de 29 de setembro corresponde à da consagração da Igreja dedicada no século V a São Miguel, a seis milhas da via Salária. A festividade é muito difundida no Ocidente e no Oriente. Em Roma foi-lhe dedicado o célebre mausoléu de Adriano, agora conhecido com o nome de Castelo de Santo Ângelo. A São Miguel é dedicado o antigo santuário, surgido no século VI, que do monte Galgano, na Púglia, domina o mar Adriático. Nas proximidades desta Igreja, a 8 de maio de 663, os longobardos obtiveram vitória, atribuída a uma aparição do anjo. deu origem a segunda festa, transferida depois para 29 de setembro.

São Gabriel, "aquele que esta diante de Deus" (é seu "cartão de visita", quando vai anunciar a Maria a sua escolha para Mãe do Redentor), é o anunciador por excelência das revelações divinas. É ele que explica ao profeta Daniel como se dará a plena restauração, da volta do exílio ao advento do Messias. A ele é confiado o encargo de anunciar o nascimento do Precursor; João, filho de Zacarias e de Isabel. A missão mais alta que nunca foi confiada à criatura alguma é ainda sua: anunciar a Encarnação do Filho de Deus. Ele tem prestígio muito especial até mesmo entre os maometanos.

São Rafael, falado em um só livro da Sagrada Escritura, é o companheiro do jovem Tobias, e por isso sua função é tida como guia de todos os que viajam. Foi ele que sugeriu ao seu jovem protegido o remédio para a cura da cegueira do pai, por isso é invocado também como curador.

Oremos: São Gabriel com Maria, São Rafael com Tobias, São Miguel com todas as hierarquias, abri para nós esta via. São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós. (Reze esta oração sempre que precisar de ajuda).

29.09. DIA MUNDIAL DO VAQUEIRO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

29.09. DIA MUNDIAL DO VAQUEIRO

Hoje é o dia do Vaqueiro

No solo do mundo inteiro.

Com a penetração do gado no sertão

Foi que surgiu essa profissão.

É bom que se compreenda

Que é a figura central da fazenda.

O seu maior problema enfrentado,

É a distância da água para o gado.

Cabe a ele reunir os animais

Para trancá-los nos currais

E colocar a marca do dono.

Após por o gado no pouso,

Também busca o seu repouso

No tão merecido sono.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"FELICIDADE REALISTA" - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

"FELICIDADE REALISTA"                                                                                                                                                                        De norte a sul, de leste a oeste, todo mundo quer ser feliz. Não é tarefa das mais fáceis. A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos.

Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis. Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica, a bolsa Louis Vitton e uma temporada num spa cinco estrelas. E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito.

É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Por que só podemos ser felizes formando um par, e não como ímpares? Ter um parceiro constante não é sinônimo de felicidade, a não ser que seja a felicidade de estar correspondendo às expectativas da sociedade, mas isso é outro assunto. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com três parceiros, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.

Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.

Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz, mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um game onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo."

SANTO DO DIA 28/09 - São Wenceslau - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


SANTO DO DIA 28/09 
São Wenceslau
O bondoso monarca da Boêmia, Wratislau, antes de morrer, deixou, como herdeiro do trono, seu filho Wenceslau, nascido no ano 907, na atual República Checa. Com isso, despertou em sua mulher, Draomira, a ira e a vingança, pois era ela própria que desejava assumir o governo do país. Se não fosse possível, pretendia entregá-lo a seu outro filho, Boleslau, que tinha herdado o caráter e a falta de escrúpulos da mãe, enquanto Wenceslau fora criado pela avó, Ludmila, que lhe ensinou os princípios de bondade cristã. Por isso, não passava por sua cabeça uma oposição fatal dentro do próprio lar. Assim, acabou assassinado pelo irmão, de acordo com um plano diabólico da malvada rainha.

Mas antes que isso acontecesse, a mãe tomou à força o poder e começou uma grande e desumana perseguição aos cristãos. Assim, por sua maldade e impopularidade junto ao povo, foi deposta pelos representantes das províncias, que fizeram prevalecer a vontade do rei Wratislau, elevando ao trono seu filho Wenceslau. Imediatamente, seguindo o conselho da avó, Wenceslau levou de volta ao reino o cristianismo. Quando soube disso, Draomira ficou tão transtornada que contratou alguns assassinos para dar fim à vida da velha e bondosa senhora, que morreu enquanto rezava, estrangulada com o próprio véu.

Draomira sabia que ainda havia mais uma pedra em seu caminho impedindo seus planos maldosos e sua perseguição ao povo cristão. Wenceslau era um obstáculo difícil, pois, em muito pouco tempo, já tinha conquistado a confiança, a graça e a simpatia do povo, que via nele um verdadeiro líder, um exemplo a ser seguido. Dedicava-se aos mais pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais fazia questão de ajudar e levar palavras de fé, carinho e consolo.

A popularidade de Wenceslau cresceu ainda mais quando, para evitar uma batalha com o duque Radislau, que se opunha ao seu governo cristão, propôs que, em vez de entrarem em guerra, duelassem entre si, evitando, assim, a morte da população inocente. Quem vencesse ficaria com o poder. No dia e na hora marcada, os adversários encontraram-se no campo de batalha. Radislau, imediatamente, atacou, de lança em punho. Contam os registros que, no momento em que feriria Wenceslau mortalmente, apareceram dois anjos que o mandaram parar. Radislau caiu do cavalo e, quando se levantou, já era um homem modificado. Naquele momento, pediu perdão e jurou fidelidade ao seu senhor.

Draomira e Boleslau, inconformados com a popularidade de Wenceslau, arquitetaram um plano diabólico para acabarem com sua vida. No dia 28 de setembro de 929, durante a festa de batismo de seu sobrinho, enquanto todos festejavam, Wenceslau retirou-se para a capela para rezar. Draomira sugeriu ao filho Boleslau que aquele seria o melhor momento para matar o próprio irmão. Boleslau invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja.
Mãe e filho, porém, não tiveram tempo de saborear o poder e o trono roubado de Wenceslau, pois em poucos dias Draomira teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado pelo imperador Oton I.

O seu corpo foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. Desde então, passou a ser cultuado como santo. A Hungria, a Polônia e a Boêmia têm em são Wenceslau seu protetor e padroeiro. Mais tarde, no século XVIII, a Igreja inscreveu são Wenceslau no calendário litúrgico, marcando o dia 28 de setembro para a sua festa.

28.09. DIA DA DOMADORA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

28.09. DIA DA DOMADORA

O Circo continua sendo atração

Em toda a nossa grande nação.

E uma profissão promissora

É a da nossa querida Domadora.

Reconheço nessa mensagem

Que é preciso muita coragem.

A morte ela pode encontrar

Se vier a vacilar.

Sempre que entra em cena,

Para a plateia ela acena

Mostrando a sua firmeza.

A fera a ser domada,

Como se hipnotizada

Obedece à sua destreza.

28.09. DIA DO SEXAGENÁRIO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

28.09. DIA DO SEXAGENÁRIO

Durante o período da escravidão

que marcou a nossa nação,

a Lei do Sexagenário

foi aprovada em plenário.

Todo escravo após 65 anos de idade

receberia a sua liberdade.

Mas com tarefas tão estafantes,

os escravos morriam bem antes.

O sexagenário hoje em dia,

tem a sua aposentadoria

pelo tempo que trabalhou.

Mas quem chega aos sessenta,

bem pouco mais aguenta

por tudo que em vida passou.

28.09. DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

28.09. DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Em termos de ciência diria

que não passa de um músculo, anatomia.

Ou então dizer que o coração

é o órgão central da circulação.

Em termos de religião, é tanto,

ele é o templo do Espírito Santo.

Pena que a nossa boca não fala,

do melhor que nele se cala.

Em termos de pura emoção

nada se compara ao coração

que demonstra em cada batida.

Em termos de cuidado,

não o deixe ficar parado

pois sem ele não há mais vida.

28.09. DIA DA MÃE PRETA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

28.09. DIA DA MÃE PRETA

A mãe preta era a escrava

como ama de leite amamentava

os filhos dos senhores e das sinhás

que algumas vezes eram tão más.

Após a Abolição da Escravatura,

o símbolo de abnegação e ternura,

teve reconhecida gratidão

por toda essa gigante nação.

No Largo do Paissandu, capital paulista,

alguém muito reconhecido e realista

dedicou-lhe um monumento.

Hoje com essa mensagem,

a mais sincera homenagem

do mais profundo sentimento.

28.09. LEI DO VENTRE LIVRE (1.871) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/

28.09. LEI DO VENTRE LIVRE (1.871)

Os escravos tiveram grandes ganhos

com José Maria da Silva Paranhos.

A Lei do Ventre Livre defendeu

e na Tribuna em 21 vezes venceu.

Desse dia para todo o futuro

concedia liberdade ao nascituro.

A Lei por morte lenta a escravidão extinguia,

aos partidários da extinção gradual satisfazia.

A Princesa Regente, dona Isabel,

cumpriu de maneira fiel o seu papel

assinando o importante documento.

As flores enfeitavam o belo cenário

e uma rosa atirada ao plenário

marcou o histórico momento.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

27/09 – DIA DO IBEJI - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27/09 – DIA DO IBEJI

São os gêmeos que na religião,

Sincronizam-se com Cosme e Damião.

Por esse motivo na realidade

Associados ao princípio da dualidade.

São brincalhonas e sorridentes,

Jovialmente inconsequentes.

Comportamento típico infantil,

Mas de modo sempre gentil.

Tem um modo ágil de se movimentar,

Dificilmente gosta de se sentar

Corre extravasando energia.

O que fica em nossa lembrança,

É o seu eterno rosto de criança

E a sua contagiante alegria.

SANTO DO DIA 27/09 - S. VICENTE DE PAULO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com.br

SANTO DO DIA  -  27/09
S. Vicente de Paulo
São Vicente de Paulo, nasceu no dia 24 de Abril do ano 1581, em Pouy, Gascony, França. Quando menino, sua obrigação era cuidar do rebanho do sitio de seus pais. Foi estudar teologia em 1596, em Toulouse e ordenado padre aos 19 anos de idade, antes de se estabelecer em Paris, como capelão da rainha Margarida de Calois, por dois anos foi prisioneiro dos maometanos. Foi libertado pelo seu próprio dono, que ele converteu. Dedicou-se muito ao alívio material e espiritual dos "remadores", isto é, dos homens tirados das prisões e condenados a remar nas galés. É extraordinária a ascensão que teve sobre a alta sociedade do seu tempo, do cardeal Richeliei à regente Ana da Áustralia, ao próprio rei Luís XIII que no leito de morte o quis a seu lado. Ao temido Richelieu, o Senhor Vicente ousava gritar diante da miséria do povo: "Senhor, tende piedade de nós, dai-nos a paz".

Vicente obteve do regente o encargo de Ministro da Caridade, e organizou os auxílios aos pobres em escala nacional. Diziam que nas suas mãos passava mais dinheiro que nas do ministro das Finanças. Mas no seu banco da CARIDADE, os capitais não paravam. Quatro são as instituições que fundou: A confraria das Damas de Caridade, os Servos dos Pobres, a Congregação dos Padres da Missão (lazaristas, aos quais confiou a dupla incumbência de contribuir para a formação dos futuros sacerdotes e de organizar pregações adequadas - as missões - especialmente para o povo da lavoura ) e sobretudo junto com Santa Luísa de Marilac fundou a congregação das Irmãs da Caridade ou Irmãs Vicentinas, tão conhecidas pelo apostolado que exercem em hospitais, asilos, orfanatos, manicômios etc.

São Vicente de Paulo morreu em Paris a 27 de Setembro de 1660 e foi canonizado no ano de 1737. Senhor nós te pedimos, humildemente, sejamos mensageiros da Boa Nova para os pobres seguindo os passos de Jesus que passou fazendo o bem a todos. Amém.

27.09. DIA DE SÃO VICENTE DE PAULA (1.660) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.09. DIA DE SÃO VICENTE DE PAULA (1.660)

Fundou duas congregações,

trabalhou em várias nações.

De reis foi conselheiro,

percorreu o mundo inteiro.

Usou da amizade com os nobres,

colocando-os a serviço dos pobres.

Recebeu e deu muita herança,

da mais alta aristocracia da França.

Fez disso uma luta tão séria

que nunca houve miséria

que deixasse de socorrer.

Um homem benevolente,

que socorreu a sua gente

até a hora de morrer.

27.09. DIA DO LAVRADOR - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.09. DIA DO LAVRADOR

Destaco um homem trabalhador,

o nosso querido Lavrador.

Homem de intensa labuta

e que nunca fugiu da luta.

Na sua missão duradoura,

cuida muito bem da lavoura.

Mesmo antes do mecanizado,

sempre enfrentou o arado.

No trabalho no chão bruto,

lança a semente do fruto

e espera a germinação.

Graças ao seu braço forte,

no país do sul ao norte

não falta alimentação.

27.09. DIA DO UMBANDISTA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.09. DIA DO UMBANDISTA

Observando a nossa lista

sei que é dia do Umbandista.

E se é que bem me lembro,

é vinte e sete de setembro.

Não é daqui da nossa banda

o que chamamos de Umbanda.

Veio de terra estrangeira,

religião Afro-brasileira.

No tempo da escravidão,

veio pra nossa nação

com os escravos sofredores.

Hoje ela se expandiu

por todo esse Brasil

com milhões de seguidores

27.09. DIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ASSOCIAÇÃO) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.09. DIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ASSOCIAÇÃO)

Esse mestre se enquadra

no trabalho feito na quadra.

Ele leva o aluno a praticar

uma postura mais exemplar.

Em qualquer modalidade,

ele prepara com qualidade.

E essa boa preparação

visa uma plena formação.

Como o grego já dizia,

corpo são e mente sadia,

binômio de boa educação.

Na física o nosso professor

é um descobridor de valor

que prepara uma geração.

27.09. DIA DO ANCIÃO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.09. DIA DO ANCIÃO

Você que trabalha desde menino

e não foi cortado pelo destino,

enfrentou firme a enfermidade,

e caminha rumo à eternidade.

O que te espera no fim do dia?

Reumatismo, Amnésia ou Paralisia?

O que te reserva o isolamento?

Infantilismo, Esclerose, qual sofrimento?

Depende da família, dos amigos, do ambiente,

do tipo de aposentadoria, de muita gente

que queira a mão lhe estender.

Alguém um dia me disse,

coração jovem na velhice

é a arte do envelhecer.

27.09. DIA DO ENCANADOR - valtatui-curiosidades.blogspot

27.09. DIA DO ENCANADOR

Destaco aqui nesse momento

palavras sobre o encanamento.

Aliás, vamos dar grande valor

ao trabalho do Encanador.

Para muitos brasileiros,

são conhecidos como bombeiros.

E se o caso é entupimento

ele atende no momento.

Se um cano ficou roto,

mesmo que seja de esgoto

ele entra em ação.

Parabéns ao Encanador

que com dedicação e amor

valoriza essa profissão.

27.09. DIA MUNDIAL DA CARIDADE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.09. DIA MUNDIAL DA CARIDADE

O mundo é uma só irmandade,

nesse dia da Caridade.

É dia de estender a mão,

de amparar o nosso irmão.

Jesus ensinou aos seus

que a caridade é de Deus.

Quem dá com alegria,

recebe mais todo dia.

Quem se apega ao bem material,

sabe que ao mundo espiritual

nada poderá levar.

Quem está aqui em vida,

tem a oportunidade garantida

do seu próximo poder ajudar

27.09. DIA DO CANTOR - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.09. DIA DO CANTOR

O nosso cantor brasileiro

tem seu espaço no roteiro.

É um espaço musicista,

próprio do grande artista.

A emoção fica completa,

quando aquele que interpreta

põe na voz essa emoção,

vivendo cada canção.

Disco de ouro ou de platina,

deve ser essa a sina

de quem quer ser vencedor.

Que a mensagem do seu canto,

seja na alegria ou no pranto,

demonstre o seu grande valor.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ESQUECER TAMBÉM É NORMAL - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

ESQUECER TAMBÉM É NORMAL



Lembrar disso, lembrar daquilo... Nosso cotidiano está cheio de informações que temos que gravar para conseguir realizar as nossas tarefas de uma maneira eficaz, como lembrar a senha do banco ou do nosso e-mail, por exemplo. Mas é normal esquecermos algumas ou várias informações. Esquecer também é normal, entenda o por que.


Nosso cérebro guarda uma imensa quantidade de lembranças acumuladas com as experiências da vida. São lembranças que abrangem desde vivências profundas ─ quem sou eu, e como cheguei aqui? ─ às mais triviais ─ a placa de um carro que acabei de ver num sinal de trânsito.


Além disso, nossas lembranças também variam muito em termos de exatidão. As “imprecisões” de nossa memória podem muitas vezes ser simplesmente tão importantes em nossa vida diária como a capacidade de lembrar em primeiro lugar de uma grande quantidade de informações.


Nas últimas décadas a psicologia cognitiva determinou que existem dois sistemas de memória primária na mente humana: a memória a curto prazo, ou “de trabalho”, que guarda informações temporariamente apenas sobre algumas coisas em que estamos pensando no momento, e a memória de longa-duração capaz de armazenar grande quantidade de informações sobre experiências adquiridas durante toda a vida.


Esses dois sistemas também são considerados diferentes em relação a detalhes que oferecem: a memória de trabalho fornece minúcias sobre coisas específicas de lembranças recentes, enquanto a memória de longo prazo dá uma imagem mais imprecisa sobre uma quantidade de coisas diferentes que vimos ou vivenciamos. Embora possamos manter uma quantidade de lembranças na memória de longo prazo, os detalhes nem sempre são nítidos e muitas vezes ficam restritos ao ponto essencial daquilo que vimos ou que aconteceu


Um estudo recentemente publicado por Timothy F. Brady, neurocientista cognitivo do Massachusetts Institute of Technology, e colegas sugere que essas lembranças de longo prazo podem não ser tão vagas como se pensava. Os pesquisadores pediram que participantes tentassem se lembrar de 3 mil figuras de objetos comuns ─ como mochilas, telefones e torradeiras ─ que foram apresentados um a um por apenas alguns segundos.


No final da fase de visualização os pesquisadores testaram a memória dos participantes mostrando-lhes dois objetos e perguntando-lhes qual dos dois haviam visto antes. Como era esperado, os participantes se saíram excepcionalmente bem (mais de 90% de acerto) mesmo com milhares de objetos para lembrar. Esse alto índice de sucesso atesta a enorme capacidade de armazenamento da memória de longo prazo.


O que mais surpreendeu, no entanto, foi o impressionante nível de detalhes que os participantes guardaram de todas as imagens. Os participantes conseguiam lembrar, com a mesma clareza, de diferenças entre duas imagens do mesmo objeto, apesar dos detalhes sutis, como torradeiras com fatias de pão ligeiramente diferentes.


Esse trabalho mostra que a enorme quantidade de informações que guardamos na memória de longo-prazo não é tão imprecisa. Esse resultado também suscita uma pergunta óbvia: Se nossas lembranças não são tão vagas, por que esquecemos detalhes de coisas que queremos lembrar?


Uma explicação é que, apesar de o cérebro conter representações detalhadas de muitos eventos e objetos diferentes, nem sempre podemos encontrar as informações que desejamos. Se virmos um objeto, somos quase sempre capazes de dizer com precisão e riqueza de detalhes se já o vimos antes. Se estivermos em uma loja de brinquedos e tentarmos lembrar o que agradaria nosso filho como presente de aniversário, voluntariamente precisamos fazer um esforço para buscar a resposta certa em nossa memória. Parece que este mecanismo de busca voluntária é que está sujeito à interferência que induzem ao esquecimento.


Fonte: Edward K.Vogel e Trafton Dre

26.09. DIA DA IGREJA ADVENTISTA DO 7º DIA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

26.09. DIA DA IGREJA ADVENTISTA DO 7º DIA


 


Hoje destaco com intensa alegria


A Igreja Adventista do Sétimo Dia.


Sua fundação coloco na escrita,


Foi a partir do Movimento Millerita.


 


Por ela tenho um sentimento profundo,


Está entre as principais denominações do mundo.


Adventista, o termo explico no momento,


Refere-se à crença no advento.


 


Advento o termo que encerra


A segunda vinda de Cristo à Terra


Cujo dia ninguém sabe.



 


Sétimo Dia é o descanso semanal,


Tanto físico quanto espiritual


Que a cada homem cabe.


 

Santo do Dia 26/09: São Cosme e São Damião -

Santo do Dia 26/09: São Cosme e São Damião


Hoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Eram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente e, desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência com a confiança no poder da oração levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.

Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:

"Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!"

Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: "Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!"

Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

São Cosme e São Damião, rogai por nós!

26.09. DIA DO SURDO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

 


26.09. DIA DO SURDO


 


Ao tema sou muito sensível,


A surdez é um defeito invisível.


A audição é um sentido profundo


Que mais nos coloca dentro do mundo.


 


A palavra tem difícil compreensão


Quando se reduz a nossa audição.


A surdez pode ser considerada,


Leve, severa, profunda ou moderada.


 


Quando o ruído intenso é frequente,


A surdez pode ocorrer na gente


Por isso modere o seu tom.


 


Barulho de máquina industrial,


Motocicleta, estouro em geral,


E volume muito alto de som.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

A Terceira Idade é a felicidade - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

A Terceira Idade

 



A terceira idade, é a felicidade
A terceira idade, é a voz da verdade

Não faz só tricôt e bolinho
vai a praia e tome um chopinho
também gosta de ouvir um chorinho
e um pagode legal

Faz um grupo e sai por aí
o negócio é se divertir
o amor é pra si dividir
alegria geral

A terceira idade, é a felicidade
A terceira idade, é a voz da verdade

Está sempre na academia
faz coisa que eu não fazia
no entanto não perde a mania
de me aconselhar

faz doce de côco e pudim
ensina tudinho pra mim
faz tudo tim tim por tim tim
ela é de arrasar

A terceira idade, é a felicidade
A terceira idade, é a voz da verdade

Não faz só tricôt e bolinho
vai a praia e tome um chopinho
também gosta de ouvir um chorinho
e um pagode legal

Faz um grupo e sai por aí
o negócio é se divertir
o amor é pra si dividir
alegria geral

A terceira idade, é a felicidade
A terceira idade, é a voz da verdade

Leci Brandão

SANTO DO DIA 25/09 - São Cléofas ou Alfeu - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 25/09
São Cléofas ou Alfeu
Seu nome, Cléofas, no hebraico antigo, pode ser também Alfeu. A partir daí, temos as informações dos historiadores que pesquisaram as origens dos santos. Segundo eles, a vida de são Cléofas esteve sempre muito ligada à de Jesus Cristo. Primeiro, porque se interpreta que Cléofas seja o pai de Tiago, o Menor; de José; de Simão e de Judas Tadeu, que são primos do Senhor. Maria, mãe de todos eles, no evangelho do apóstolo João, é chamada de esposa de Cléofas e irmã da Mãe Santíssima. E que também fosse irmão de são José, pai adotivo de Jesus. Sendo assim, confirma-se o parentesco. Cléofas, na verdade, era tio de Jesus Cristo.

A segunda graça conseguida por Cléofas, além do parentesco com Jesus, foi ter visto o Cristo ressuscitado. Quando voltava para Emaús, depois das celebrações pascais, na companhia de mais dois discípulos, encontraram, na estrada, um homem, a quem ofereceram hospitalidade. Cléofas e os discípulos estavam frustrados, assim como os outros apóstolos, naquela hora de provação: "Nós esperávamos que fosse ele quem iria redimir Israel, mas..."

Foi então que o desconhecido fez penetrar a luz da Boa-Nova, explicando-lhes as Escrituras e aceitando o convite para ficar, pois a noite estava por cair. Só no momento em que o estranho homem repartiu o pão que os alimentaria perceberam que se tratava de Jesus ressuscitado, pois o gesto foi idêntico ao da última ceia.

Cléofas foi perseguido por seus conterrâneos por causa de sua fé inabalável no Messias ressuscitado. Segundo são Jerônimo, o grande doutor da Igreja, o martírio de são Cléofas aconteceu pelas mãos dos judeus, que o detestavam por sua inconveniente pregação cristã.

Já no século IV, a casa de são Cléofas tinha sido transformada em uma igreja. A Igreja confirmou seu martírio pela fé no Cristo e inseriu no calendário litúrgico o seu nome, no dia 25 de setembro, para ser celebrado por todo o mundo cristão.

SANTO DO DIA 25/09 - Santo Firmino ou Firmin - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 25/09
Santo Firmino ou Firmin
Firmino ou Firmin, como foi batizado, nasceu na Espanha, na cidade de Pamplona, na última metade do século III. Era filho de uma família rica, influente e bem firmada nos princípios do Cristianismo. Mas, foi na França que seu trabalho de evangelização destacou-se de tal forma que foi considerado uma das figuras mais importantes da Igreja, daquele tempo.

Sua pregação era muito apreciada pelos fiéis. Fez tanto sucesso pelo seu conhecimento das verdades da fé que foi eleito pelo povo seu novo Bispo. Isso se deu quando o sacerdote Honesto, já muito velho e cansado, não podia mais orientar os fiéis. Firmino então recebeu o sacramento da ordem e a sagração episcopal, em Toulouse, dando início ao seu apostolado de evangelização que pretendia acabar com as trevas do paganismo.

Por ser um exemplo de fé e virtude, Firmino conseguiu grande fama e suas peregrinações foram incansáveis nas cidades francesas como Age e Auvergne, Angers, Beuvais e, finalmente, Amiens, onde conseguiu a conversão de milhares e milhares de pagãos que aceitaram a doutrina do Senhor. Os casos mais incríveis foram de Arcádio e Rômulo, implacáveis perseguidores de Firmino. Estes diante da santidade e firmeza na fé do Bispo, por suas palavras e intercessões prodigiosas, acabaram tocados pela graça de Deus e se converteram em Jesus Cristo.

Era uma época em que a perseguição contra os cristãos apresentava uma fúria implacável e violência impiedosa. Por isto, Firmino despertou a ira de seus opositores pagãos, como o governador romano Valério. Este, desejando que o povo voltasse a cultuar os deuses pagãos, mas temendo uma revolta, pois tinham verdadeira veneração pelo Bispo, mandou que fosse preso e decapitado sem julgá-lo oficialmente.

O Bispo Firmino morreu no ano de 290. A ele foram concedidas as honras de "Apóstolo das Gálias" por seu trabalho como evangelizador. Seu zelo e dedicação pela evangelização na atual França o fizeram merecedor do título que a Igreja lhe consagrou.

O seu corpo esta repousando na catedral francesa de Amiens. São Firmino é amplamente festejado pelo povo espanhol e francês, por isto o seu culto foi muito difundido no mundo cristão que o comemora no dia de sua morte.

25.09. DIA DO PEDESTRE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

25.09. DIA DO PEDESTRE

Enquanto o sinal não abrir,

Você não deve seguir.

Evite qualquer indulgência,

É preciso ter muita paciência.

Tenha sempre na lembrança

O objetivo da faixa de segurança.

Não atravesse nunca fora dela,

Ou faça uso de uma passarela.

No trânsito seja sempre bondoso,

Ajude a atravessar um idoso,

Criança ou deficiente visual.

Evite qualquer acidente,

Respeitando minha gente

A linguagem do sinal.

25.09. DIA DO RÁDIO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

25.09. DIA DO RÁDIO

O Rádio é um pequeno instrumento

que é usado a todo momento.

Ele gerou um mundo novo,

mudando a cabeça do povo.

Possui um poder tal,

como ele não tem igual.

É uma fábrica de pensamentos

mexendo com os sentimentos.

Transmite para a comunidade

a canção da amizade

que promove a união.

As notícias que ele traz,

tem sempre a mensagem da paz

que tranquiliza o coração.