quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Amor ou Amizade - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com - Como ser Feliz na Terceira Idade - https://www.facebook.com/groups/C.S.F.N.T.I/

Amor ou amizade
Psicólogo dá conselhos e ajuda a identificar quando uma amizade pode virar namoro
É namoro ou amizade? A clássica pergunta pode ser bem conveniente em alguns momentos, em especial quando se possui um amigo mais íntimo. É bem verdade que a amizade entre um homem e uma mulher já superou muitos preconceitos e hoje é até bem vista pela sociedade. Mas, em alguns casos, muitos amigos já devem ter se perguntado: será que a relação é verdadeiramente baseada na amizade ou existe algo mais? O Maisde50 escutou um psicólogo para tentar entender melhor se a amizade pode mesmo se transformar em namoro.
Quantas vezes você já não ouviu falar que amizade entre homens e mulheres não existe? Inúmeras vezes, não verdade? Mas isso tem mudado. Segundo o psicólogo Alexandre Bez, a amizade entre homens e mulheres pode existir sim, e é cada vez mais comum. "Pode haver amizade, desde que não haja interesse inconsciente pela pessoa. Mas pode existir também um interesse oculto. Então, o indivíduo entra em uma situação conflitante. Não sabe se revela o interesse e compromete a amizade, ou se continuam amigos."
Mas, em outros casos, os amigos podem vir a namorar também. Bez explica que isso acontece porque na amizade o nível de entrosamento é grande entre o casal, podendo facilitar a mudança de uma relação para outra. "O nível de entrosamento é grande, bom e alegre. Não é um relacionamento marcado por questões do dia-a-dia que minam a relação. Porém, a pessoa pode apresentar alguma carência, ou ter uma tendência à solidão ou depressão, e essa amizade pode confortar a pessoa, surgindo uma confusão." – explica o especialista que completa: "O único jeito de a amizade virar namoro é se na relação houver a presença do sentimento amor por ambas as partes."
Ainda de acordo com o psicólogo, algumas situações podem dificultar que essa amizade se transforme em namoro. A primeira é se a pessoa confidencia muito sua vida para o amigo, como o caso de homens que contam seus relacionamentos íntimos para as amigas. Ou se a mulher possui um comportamento mais desregrado e conta para o amigo. Além disso, de acordo com Bez, há aquelas situações em que as pessoas se tornam amigos dos outros com interesse de conquistar o outro. "Você pode acabar perdendo a amizade à medida que a pessoa descobre o interesse."
Mas como saber se a amizade pode virar namoro? O psicólogo dá um conselho. "Uma grande dica é tentar entender o emocional do amigo, suas dúvidas e sentimentos. A partir desse diálogo, a pessoa deve tentar saber se vale a pena a amizade ou investir no relacionamento."
Caso você nutra realmente um sentimento pelo seu amigo, o especialista conta que o melhor jeito de revelar o que sente é ir direto ao ponto, porém deve-se conversar com a pessoa de forma polida. Assim, são cortadas as esperanças pela raiz, evitando um sofrimento maior. Mas nem sempre revelando que há outro sentimento pela pessoa será possível surgir um novo relacionamento. "Existem mulheres que não entendem e acabam até terminando a amizade. Ou então, às vezes o amigo pode lembrar um ex-parceiro, e a mulher só quer amizade. E pode ser também porque os dois não combinam como casal. São várias as questões."

O psicólogo Alexandre Bez dá cinco conselhos para você refletir se o relacionamento pode ser namoro ou continuar na amizade. Veja a seguir:

1-Em qualquer tipo de relação, a pessoa deve respeitar a integridade moral e emocional do outro. Deve haver um cuidado para não ferir o espaço e invadir o espaço do amigo.

2-Sensibilidade e competência também são importantes. A pessoa deve observar se aquele é o momento propício para revelar o interesse no amigo.

3- A pessoa deve perceber se há afinidades entre os dois. Ela pode conseguir isso através de conversas, analisando se pode dar certo esse relacionamento.

4- E se os amigos forem diferentes, será possível dar namoro? Sim. Porém, deve-se analisar se há uma maleabilidade na relação.

5- Quem for contar ao amigo sobre o interesse deve esperar o momento certo para isso. Caso contrário, pode sabotar a amizade. PorDanielle Pingitore

SANTO DO DIA 31/10 - Santo Afonso Rodrigues - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 31/10
Santo Afonso Rodrigues
Santo Afonso Rodrigues, nasceu em Segóvia, na Espanha, a 25 de Julho de 1533. Educado no colégio jesuíta de Alcalá, teve de abandonar os estudos para tomar o lugar do pai no próspero e remunerado comércio de tecidos. Aos 27 anos casou-se. Em 1567 sua esposa morreu, seguida pouco depois pelos filhos. Provado pela dor, privado de interesses materiais, descuidou do comércio e endividou-se. Voltou à escola freqüentando com pouco sucesso os cursos de gramática e de retórica na universidade de Valência. Afonso então fechou-se definitivamente aos testes escolásticos para procurar somente nos livros de devoção o alimento de que precisava sua alma.

Em 31 de janeiro de 1571 no noviciado dos jesuítas, como irmão leigo, ficou seis meses em Valência para terminar o noviciado. Foi enviado ao colégio de Monte Sion em Palmas de Majorca, a ilha imersa na paz solar e tranqüila do Mediterrâneo. No exercício do seu humilde trabalho cotidiano de porteiro, assumido com a paciência e dedicação pelo resto de sua vida, Afonso se mostrou afável, caridoso e serviçal com todos, exercendo profícuo apostolado entre os que, com sempre maior freqüência, paravam na portaria do colégio para receber o conforto de uma palavra sua. A fama de sua santidade e os carismas com que Deus o dotara tinham atraído à escola do humilde irmão leigo, que tivera de interromper os estudos universitários pelo seu pouco aproveitamento, numeroso grupo de discípulos.

Santo Afonso Rodrigues morreu a 30 de Outubro de 1617. Foi canonizado a 15 de Janeiro de 1888, juntamente com São João Berchmans, foi indicado como exemplo de tenra devoção Mariana, expressa com a recitação diária do Rosário e do Oficio da Imaculada, devoção que freqüentemente era compensada com amáveis e extraordinárias intervenções de Nossa Senhora na vida deste grande santo espanhol.

SANTO DO DIA 31/10 - Santa Mariana de Jesus - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


SANTO DO DIA 31/10
Santa Mariana de Jesus
Mariana de Jesus de Paredes y Flores nasceu em Quito a 31 de outubro de 1618. Tinha um nome genuinamente sul-americano e uma fé genuinamente santa. Foi criada por uma cunhada católica e, desde os oito anos, começou a levar uma vida de fé e religiosidade. Com esta idade fez a primeira comunhão e, antes dos doze, já fizera também o voto de castidade perpétua.

A partir desta idade levou uma vida de penitência e oração que não deixou de ter lances surpreendentes, tão inesperados quanto a paixão espontânea de sua fé. Para nunca perder a humildade, por exemplo, Santa Mariana colocou em seu quarto um caixão de defunto, do seu tamanho, cercado por velas. Deitada nele, uma boneca pobremente vestida e uma caveira no lugar da cabeça, para lembrar-lhe sempre da inutilidade do orgulho e das vaidades. Outro exemplo: mandou pintar um quadro em que se via uma moça com metade do rosto muito bonito e a outra metade corroída por vermes.

Parecem atitudes de alguém triste e cheio de idéias fúnebres, mas, ao contrário, Mariana era a alegria em pessoa junto aos familiares. Tocava gaita, cantava, dançava, animava as festas e era o membro mais querido da família. Todos os dias assistia a uma ou mais missas, visitava pobres e doentes. Assim, alcançou muitas graças e milagres.

Mariana tentava esconder suas penitências e só quando seus pais adotivos perceberam que estava fraca, quase à beira da morte, é que souberam que há anos ela se alimentava apenas com as hóstias da comunhão. Salvou-se por milagre.

Sua vida de santidade continuou, sempre tratando dos doentes mais repugnantes e dos pobres mais sujos e abandonados. Quando uma peste avassaladora caiu sobre Quito, lá estava ela sempre presente e atuante. Finalmente caiu doente e não pôde mais deixar o quarto, sendo assistida nos últimos seis anos de vida, e nos últimos suspiros, por seu diretor espiritual, um irmão da Companhia de Jesus.

Santa Mariana de Jesus adoeceu e morreu no dia 26 de maio de 1644, logo depois de participar da Santa Missa e de haver recebido a Unção dos Enfermos. Tinha 26 anos. Santa Mariana de Jesus foi canonizada em 9 de julho de 1950.

31.10. DIA DO ÚLTIMO ¨FUSCA¨ (1.986) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

31.10. DIA DO ÚLTIMO ¨FUSCA¨ (1.986)

Nesse último dia do mês,

o Fusca sai da linha de vez.

Sua fabricação foi de quantia incomum,

3 milhões, 321 mil e duzentos e cinquenta e um.

Era o nosso carro preferido,

de todos o mais vendido.

Um carro bem popular,

encontrado em todo lugar.

É o Fusca que me conduz,

a São Bernardo que produz,

o carro da minha esperança.

No ciclo aqui encerrado,

para sempre estará marcado

o Fusca em minha lembrança.

31.10. DIA DA DONA DE CASA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

31.10. DIA DA DONA DE CASA

A Administradora do lar

tem aqui o seu lugar.

Comemoremos esse dia

com boa dose de alegria.

Em casa, não me iludo,

é ela quem sabe tudo.

Sempre bem organizada,

com ou sem empregada.

Ela nunca se aflige

pois sabe como dirige

o que o destino lhe confiou.

Segue nessa mensagem

a singela homenagem

de quem mais te valorizou.

31.10. DIA DAS BRUXAS - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

31.10. DIA DAS BRUXAS

Em toda terra brasileira

diria que é dia da Feiticeira.

Pois a mulher que faz bruxaria,

é um sinônimo de feitiçaria.

Na Idade Média, na Inquisição,

a Igreja entrou em ação.

No processo, a Feiticeira,

acabava indo para a fogueira.

Quando não se tem explicação,

se atribui à superstição

como um ato de bruxaria.

O nome hoje se ajeita,

dizendo que é coisa feita,

todo ato de feitiçaria.

31.10. DIA DO PROTESTANTE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

31.10. DIA DO PROTESTANTE

Dedico a mensagem desse instante

ao nosso querido Protestante.

A Bíblia é sua autoridade didática,

em matéria de fé e prática.

O Clero monopolizava a interpretação,

mas a Reforma mudou essa ação.

No surgimento de um tempo novo,

passa a ser lida e estudada pelo povo.

Tanto Católico, quanto Protestante,

concordam por um instante

na Bíblia, uma revelação de Deus.

O caráter sacrifical de Jesus,

sua expiação com a morte na cruz

e a Ceia e o Batismo dos seus.

Dedico a mensagem desse instante

ao nosso querido Protestante.

A Bíblia é sua autoridade didática,

em matéria de fé e prática.

O Clero monopolizava a interpretação,

mas a Reforma mudou essa ação.

No surgimento de um tempo novo,

passa a ser lida e estudada pelo povo.

Tanto Católico, quanto Protestante,

concordam por um instante

na Bíblia, uma revelação de Deus.

O caráter sacrifical de Jesus,

sua expiação com a morte na cruz

e a Ceia e o Batismo dos seus.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

SANTO DO DIA 30/10 - São Geraldo, bispo de Potenza - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 30/10
São Geraldo
São Geraldo, era natural de Placência e transferiu-se para Potenza. No Martirológio Romano, é fixada a memória de São Geraldo, bispo de Potenza, na Lucânia. Foi escolhido bispo por suas virtudes. Morreu apenas oito anos após sua escolha ao episcopado. Seu sucessor, Manfredo, escreveu-lhe uma vida. Mas existe outro Geraldo, também ele de Potenza, que teve fama bem superior ao bispo medieval. Trata-se de São Geraldo Majela, um dos santos mais populares da Itália meridional. E há motivo para esta popularidade: ele era invocado sobretudo pelas gestantes ou parturientes.

Sua vida esta repleta de privações, de sofrimentos, de humilhações, mas tudo está profundamente animado, finalizado com um encontro vivo e pessoal com Deus. São Geraldo em seu leito de morte podia afirmar não saber nem o que fosse uma tentação impura, tinha sobre a mulher uma concepção superior: olhava toda mulher como uma imagem de Nossa Senhora, "Louvor perene à Santíssima Trindade". Eram entusiasmos místicos de uma alma simples, mas cheia de amor espiritual. Exclamava frequentemente "Meu querido Deus, meu Espirito Santo", sentindo íntimos a ele a bondade e o amor infinitos de Deus.

SANTO DO DIA 30/10 - Restituta Kafka Irmã Maria Resoluta - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


SANTO DO DIA 30/10
Restituta Kafka Irmã Maria Resoluta
No dia 1º de maio de 1894 nasceu Helene, filha de Anton e Maria Kafka na cidade de Brno, atual República Checa. Naquele tempo a região se chamava Morávia que estava sob o governo do imperador austríaco Francisco José. No ano de 1896, a família Kafka se transferiu para Viena, capital do Império.

Helene concluiu os estudos com o diploma de enfermeira e o desejo de se tornar religiosa. Inicialmente ela se conformou com a negativa dos pais, mas ao completar vinte anos, ingressou na congregação das Franciscanas da Caridade Cristã, com a benção da família. Como religiosa adotou o nome de sua mãe e o de uma mártir do primeiro século. Assim passou a se chamar irmã Maria Restituta.

Porém, logo recebeu o apelido carinhoso de "irmã Resoluta", pelo modo cordial e decidido e por sua segurança e competência como enfermeira de sala cirúrgica e anestesista. No hospital de Modling, em Viena, a religiosa se tornou uma referência para os médicos, enfermeiras e especialmente para os doentes, aos quais soube comunicar com lucidez o amor pela vida, na alegria e na dor.

Irmã Restituta durante muitos anos serviu a Deus nos doentes, pelos quais se dedicou incansavelmente. Em março de 1938, Hitler mandou o exercito ocupar a Áustria. Viena se tornou uma das bases centrais do comando nazista alemão. Irmã Restituta se colocou logo contrária a toda aquela loucura desumana. Não teve receio de mostrar que sendo favorável à vida não apoiaria jamais ao nazismo de Hitler, fosse qual fosse o preço.

Por isto, quando os nazistas retiravam o Crucifixo também das salas de cirurgias, ela serenamente o recolocava no lugar, de cabeça erguida, desafiando o comando e os soldados nazistas. Como não se submetia e muito menos se "dobrava", os nazistas a eliminaram. Foi presa em 1942. Para ela, que era chamada irmã "Resoluta", a prisão se tornou uma espécie de lugar de graça, para honrar o nome com que se tinha consagrado: Restituta, aquela que foi restituída para Deus. Por isto, olhando para a força redentora da Cruz, sua consciência da Vida Eterna se tornou mais verdadeira no coração. A coragem que lhe era própria se tornou mais firme.

Irmã Resoluta esperou cinco meses na prisão para morrer. Em 30 de março de 1943, foi decapitada. Para as franciscanas mandou uma mensagem: "Por Cristo eu vivi, por Cristo desejo morrer". E na frente dos assassinos nazistas, antes que o carrasco levantasse a mão que a mataria, irmã Restituta disse ao capelão: "Padre, me faça na testa o sinal da Cruz".

O papa João Paulo II elevou a Irmã Maria Restituta Kafka ao altar para ser reverenciada como Beata no dia 30 de outubro, em 1998 em Viena, Áustria.

30.10. DIA DO DESIGNER DE INTERIORES - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.10. DIA DO DESIGNER DE INTERIORES

Vamos agora falar minha gente

De quem projeta o ambiente.

Ele merece todos os nossos louvores,

Pois utiliza e combina as cores.

Ele estuda de maneira detalhada,

A área a ser criada ou reformulada.

Destreza ele tem sempre de sobra,

No orçamento e cronograma da obra.

São movimentos são sempre precisos,

Na escolha de adornos e mesmo nos pisos,

Sempre atento ao desejo do cliente.

Desejo a todos os mais belos festejos,

Pois transformam sonhos e desejos

Nos espaços do nosso ambiente.

30.10. DIA DO FISICULTURISTA - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.10. DIA DO FISICULTURISTA

Hoje ponho em destaque na lista,

O dia do Fisiculturista.

Um corpo diferente toma lugar,

Numa nova definição muscular.

Quem pratica esse esporte,

Adquire uma aparência bem forte.

Ele pode ser praticado por quem quiser,

Tanto faz para homem ou mulher.

Cada um tem uma forma de exercitar,

Mas a forma massiva tem seu lugar

Para uma musculação bem definida.

Alimentação bem balanceada,

Parte física mais trabalhada

E boa qualidade de vida

30.10. DIA DO 1º AMOR - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.10. DIA DO 1º AMOR

Hoje digo sem nenhum favor

Que é o dia do primeiro amor.

O meu foi uma pura emoção,

Não passou de louca paixão.

A paixão é como um motor ligado,

Precisa da ignição para ter funcionado.

Depois ele funciona constante

E a ignição foi só por um instante.

Quem tem outras coisas nos planos

À frente da esposa ao longo dos anos

Na verdade deixou o seu primeiro amor.

No início em tudo ela era a primeira,

Mas foi deixada de certa maneira

Pois às outras coisas deu mais valor.

30.10. DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DO CANCRO DE MAMA - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.10. DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DO CANCRO DE MAMA

O cancro de mama é um assunto digno,

Pois aqui se trata de um tumor maligno.

Seu combate é um desafio diário,

E ele ocorre nas células do tecido mamário.

Pode atingir o homem, o que não se quer,

Mas sendo mais frequente na mulher.

É bom não esquecer de sua presença

E saber se precaver dessa doença.

A prevenção pode até começar

Pela hábito de se auto examinar

E também pela mamografia.

A conscientização nos clama,

Pela prevenção ao câncer de mama

E que não seja só nesse dia.

30/10 – DIA DA LUTA CONTRA O REUMATISMO - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30/10 – DIA DA LUTA CONTRA O REUMATISMO

Criança, idoso ou adolescente,

Ele ataca todo tipo de gente.

A prevenção é a forma que se admite,

Contra artrose, osteoporose e artrite.

Uma medida que se justifica

É uma alimentação em cálcio mais rica.

Evitar o fumo, bebida alcoólica e cafeína,

É a orientação que também se determina.

Estar vigilante diariamente,

Fazer atividade física regularmente

É a melhor dica desse momento.

A doença reumática não tem cura,

Mas com um bom controle a gente atura

Desde que sigamos o tratamento.

30.10. DIA NACIONAL DO GINECOLOGISTA - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.10. DIA NACIONAL DO GINECOLOGISTA

Incluo agora em minha lista

o dia do querido ginecologista.

Mulher que tem vida sexual

deve fazer uma visita anual.

A saúde vem sempre a reboque,

num simples exame de toque.

Só no teste de Papanicolau,

se descobre o câncer cervical.

Preste muita atenção

no sangramento sem menstruação,

pode ser perigo à vista.

Sangramento na relação,

uma coceira ou irritação,

consulte um ginecologista.

30.10. DIA DO BALCONISTA / 30.10. DIA DO COMERCIÁRIO - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.10. DIA DO BALCONISTA

Ele também é comerciário

que obedece sempre o horário.

A tarefa do Balconista

é vender a prazo ou à vista.

Fala bem da mercadoria

para agradar a freguesia.

No seu papo elegante

parece vendedor ambulante.

Não usa de indiferença

marca a sua presença

atendendo todo freguês.

Trabalha em harmonia

mas tem maior alegria

quando chega o fim do mês.

30.10. DIA DO COMERCIÁRIO

Para evitar a dúvida no instante

ele é empregado do Comerciante.

Este lhe paga um numerário

ao qual chamamos de salário.

São eles correspondentes e contadores,

datilógrafos, balconistas e vendedores.

São todos que no tempo atual

movimentam a máquina comercial.

O homem trabalha o material bruto,

transforma a matéria em produto

e repassa ao vendedor.

Entra em cena o comerciário

que sabendo o vocabulário

repassa tudo ao consumidor.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A Tecnologia e sua Contribuição Para o Idoso - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/

A Tecnologia e sua Contribuição Para o Idoso


Chegou o final de ano e é nesta época que as famílias se preparam para viajar. Os filhos já estão de férias da escola, a vizinha cuida das plantas, tudo parece estar do jeito que foi planejado, mas o vovô e a vovó decidiram que não querem ir. Então surge o dilema: o que fazer? Esta situação vem se repetindo a cada ano. Nos últimos 20 anos, o idoso brasileiro teve sua expectativa de sobrevida aumentada, reduziu seu grau de deficiência física ou mental, passou a chefiar mais suas famílias e a viver menos na casa de parentes.
De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, nos países desenvolvidos, num grupo de dez pessoas, oito ultrapassam os 65 anos. No Brasil, isto acontece com seis para cada dez homens e sete, para cada 10 mulheres. Em 50 anos, a população de idosos dobrou: passou de 4% (1940) para 8% (1996). Projeções mostram que este segmento poderá vir a ser responsável por quase 10% da população total no ano de 2020. O fenômeno da longevidade provocou verdadeira revolução no curso da vida das pessoas, redefinindo relações de gênero, arranjos e responsabilidades familiares. Isso implica em muitas mudanças de comportamento, a principal delas é a liberdade em relação a um filho. Nenhum idoso quer representar mais um problema para sua família. Sendo assim, alguns optam por morar em asilos, outros por viver sozinhos, mas com segurança.
Para os que preferem uma vida independente, chega ao Brasil um novo sistema de monitoração domiciliar, destinado a idosos, cardíacos, deficientes visuais e físicos, portadores de doenças crônicas, gestantes e pacientes em fase de recuperação. Nos Estados Unidos, cerca de 1 milhão de pessoas se utilizam desse sistema, desenvolvido com tecnologia de ponta e que assemelha-se a um aparelho telefônico. O usuário pode optar pela utilização de um relógio ou colar, com botões de emergência sem fio, que acionam uma central de monitoramento 24 horas. Essa central dispõe de um prontuário médico completo de cada assinante e de orientações familiares e está apta a adotar o procedimento mais adequado para a emergência. Atendendo com prontidão à chamada, um canal de viva-voz é aberto com o assinante.
Dependendo do caso, a central comunica um parente, um vizinho e chama até uma ambulância.
Publicado no site Saúde no Clique

SANTO DO DIA 29/10 - São Narciso - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 29/10
São Narciso
Os registros da Igreja revelam que na diocese de Jerusalém houve um Bispo que foi eleito com quase cem anos de idade. E que ele teria morrido com mais de cento e dezesseis anos. Um fato raro na História da Igreja Católica. Trata-se de Narciso que não era judeu e teria nascido no ano 96. A lembrança que se guardou dele é a de um homem austero, penitente, humilde, simples e puro. Também que desde a infância demonstrando apego à religião esperou a idade necessária para se tornar sacerdote.

Fez um trabalho tão admirável, amando os pobres e doentes, que a população logo o quis para conduzir a paróquia de São Tiago. Como Bispo, a idade não pesou, governou com firmeza e um longo período marcado por atuações importantes e vários milagres. Presidiu o Concilio onde se decidiu que a Páscoa devia cair no domingo. Conta-se que foi também na véspera de uma festa de Páscoa, que Narciso transformou água em azeite para acender as lamparinas da igreja que estavam secas.

Entretanto um fato marcou tragicamente a vida de Narciso. Ele foi caluniado, sob juramento, por três homens. Um deles disse que podia ser queimado vivo se estivesse mentindo. O outro, que podia ser coberto pela lepra se a acusação não fosse verdadeira. Já o terceiro empenhou a própria visão no que dizia. Embora perdoasse seus detratores, o inocente Bispo preferiu se retirar para o isolamento de um deserto. Mas não tardou para que os caluniadores recebessem seu castigo. Um morreu num incêndio no qual pereceu também toda sua família. O outro ficou leproso e o terceiro chorou tanto em público, arrependido do crime cometido, que ficou cego.

O Bispo Narciso não foi encontrado para reassumir seu cargo e todos pensaram que tinha morrido. Assim, dois outros Bispos o sucederam. Quando o segundo morreu, Narciso reapareceu na cidade. O povo o acolheu com aclamação e ele foi recolocado para liderar a diocese novamente.

A última notícia que temos desse Bispo de Jerusalém está numa carta escrita por Santo Alexandre, na qual cita que o longevo Bispo Narciso tinha completado cento e dezesseis anos, e, como ele, exortava para que a concórdia fosse mantida.

SANTO DO DIA 29/10 - São Caetano Errico - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 29/10
São Caetano Errico
A cidade de Secondigliano, grande e populosa do norte de Nápoles, Itália, é mais conhecida como uma região de mafiosos do que de santos.

Os problemas dos seus habitantes são inúmeros. Dentre os principais está a "Camorra", uma facção da máfia, e outro que se chama degradação das estruturas, dos serviços e da consciência. Essa degradação é mais acentuada nas partes extremas da cidade, local predileto dos traficantes de drogas, mafiosos e das ganges.

Mas Secondigliano é também a terra de um santo. Trata-se do sacerdote Gaetano Errico, fundador da congregação "Missionários do Sagrado Coração de Jesus e de Maria", canonizado em Roma pelo papa João Paulo II, em 2002.

A estátua de padre Gaetano é bem visível e está posicionada para ser vista de qualquer ângulo da cidade. Com a mão direita, ele abençoa, e com a mão esquerda, empunha o crucifixo.

A sua figura é imponente, mas não apenas por se tratar de uma estátua. Padre Gaetano era realmente grande, alto e bem forte, um gigante na santidade e na figura humana.

Em 1791, Secondigliano era chamada de Casale Reggio da Cidade de Nápoles, uma planície com ar muito puro, porém muito úmido ao cair do sol. Quando nasceu, em 19 de outubro de 1791, seu pai pressentiu que nascia um futuro apóstolo do povo. O segundo de nove filhos, Gaetano entra com 16 anos no seminário e, em 23 de setembro de 1815, é ordenado sacerdote. A sua vida sacerdotal transcorrera toda nessa cidade, na igreja paroquial de São Cosme e Damião.

Em 1818, durante a pregação, tem uma aparição de Santo Afonso que lhe comunica que Deus o quer fundador de uma Congregação religiosa.

O início se dá com a construção de uma igreja dedicada à Nossa Senhora das Dores. Entre mil dificuldades, a igreja é construída e abençoada no ano de 1830. Apenas cinco anos mais tarde, a imagem de madeira de Nossa Senhora das Dores é adquirida e colocada no altar, onde permanece até hoje. Além da igreja, padre Gaetano se divide com o trabalho para a construção da casa que abrigaria a Congregação. Essa seria instituída em honra do sagrado coração de Jesus e Maria e que empenharia padre Gaetano até o fim, quando morre aos 69 anos, em 29 de outubro de 1860.

Padre Gaetano Errico foi homem de oração (passava horas ajoelhado na igreja ou no seu quarto diante da escrivaninha), de penitência, de constante serviço aos deveres espirituais (dedicava muito tempo às confissões), e materiais das pessoas de Secondigliano.

Hoje essa herança é distribuída através dos sacerdotes missionários dos sagrados corações. A memória e veneração ao padre Gaetano é ainda muito presente e forte na cidade. O trabalho social e espiritual criado em torno da Congregação é conhecido e testemunhado por todos da comunidade e de outras. Os sacerdotes e os voluntários leigos ajudam os carentes e excluídos para que reencontrem sua dignidade, com o mesmo espírito de padre Gaetano, ou seja, com seu grande amor ao ser humano, com o verdadeiro desejo aceso de sua reconstrução interior.

O culto e as graças atribuídas ao padre Gaetano se fez forte, vigoroso e rapidamente antes mesmo de estar em seu leito de morte. No interior da matriz da Congregação foi feito um Museu para abrigar as várias peças testemunhais, relatos escritos e relíquias legadas a ele ainda em vida, pelas graças alcançadas.

E hoje a comunidade secondigliana já está acostumada com a imagem de santo Gaetano, exposta no altar da igreja de Nossa Senhora das Dores. A exposição deveria ser temporária, até que a imagem fosse transferida para o Museu, mas o povo não quer se separar dela. Querem que fique lá, pois assim podem tocá-la sempre

29.10. DIA DAS FLORES - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

29.10. DIA DAS FLORES

Perfume no ar e novas cores

Porque hoje é o dia das Flores.

Envie como um presente

Para mostrar o que sente.

Seja o seu amor, amigo ou parente,

Ela é importante para o remetente.

Para quem recebe ela diz de fato

O quanto você lhe é grato.

Existe carinho e consideração,

De quem estende a sua mão

Para ofertar uma flor.

Digo, se você me permite,

Que esse belo ato transmite

Uma grande prova de amor

29.10. DIA NACIONAL DO LIVRO (LEI Nº 5.191/1.966) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

29.10. DIA NACIONAL DO LIVRO

(LEI Nº 5.191/1.966)

O livro é a todo momento

a expressão gráfica do pensamento.

A forma do livro de outrora

é a mesma do livro de agora.

Agora deixo aqui expresso

a Bíblia foi o 1º livro impresso.

Gutenberg, inventor consagrado,

tem a glória de ter editado.

O livro é sempre informal,

um belo presente ideal,

que a gente sempre agradece.

Faz o leitor usar a faculdade

ou mesmo a sua sensibilidade

que muito nos envaidece

domingo, 28 de outubro de 2012

SANTO DO DIA 28/10 - Santo Simão - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 28/10  
Santo Simão
Simão é, talvez, o mais desconhecido dos apóstolos. Aliás, na Bíblia inclusive recebeu apelidos para ser diferenciado de Simão Pedro. Ele é chamado de Simão, "o cananeu", pelos apóstolos Mateus (10, 4) e Marcos (3,18). Alguns estudiosos cristãos entendem que este "cananeu" pode ser uma referencia à Canaã, a terra de Israel.

Mas quando Lucas no seu evangelho o chama de "o zelote" (Lc 6, 15) parece querer indicar que Simão pertencera ao partido judeu radical que tinha o mesmo nome. Os radicais zelotes pregavam a luta armada contra os dominadores. Como se vê, Jesus queria mesmo um colegiado de doze apóstolos que representassem todas as correntes políticas e religiosas da época.

Sabe-se que Simão, como todos os outros apóstolos dos primeiros tempos do cristianismo,
depois do Pentecostes percorreu caminhos pregando o evangelho sem nada levar consigo. Operou muitos milagres, curou enfermos, limpou leprosos e expulsou espíritos maus.

Conta uma antiga tradição que Simão encontrou-se com o apostolo Judas Tadeu na Pérsia e desde então viajaram juntos. Percorreram as doze províncias do império persa, deixando o conhecimento histórico e religioso como foi encontrado num antigo livro da época chamado "Atos de Simão e Judas", de autor desconhecido. Nele consta que no dia 28 de outubro do ano 70, houve o assassinato dos dois apóstolos a mando dos sacerdotes pagãos, preocupados com a eloqüência das pregações que convertiam multidões inteiras.

Outras fontes falam da pregação de Simão também no Egito, Líbia e Mauritânia. Segundo Eusébio, idôneo e célebre historiador, Simão teria sido o sucessor de Tiago na cátedra de Jerusalém, nos anos da trágica destruição da cidade santa.

Conforme um antigo registro atribuído ao famoso historiador Egesipo, Simão teria sido martirizado no ano 107 durante o governo do imperador Trajano, tinha então cento e vinte anos de idade.

28.10. DIA DE SÃO JUDAS TADEU - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

28.10. DIA DE SÃO JUDAS TADEU

São Judas Tadeu, para que se tenha uma ideia,

Nasceu na Palestina, em Caná de Galileia.

Pelo seu pai e mãe ele faz jus,

Em ser primo-irmão de Jesus.

Seu caminhar foi tanto

Depois de receber o Espírito Santo.

De Jesus sempre esteve ao lado,

Cumprindo o seu Apostolado.

Sua adesão a Cristo foi sem igual,

Sendo completa e incondicional

Com doação da própria vida.

De modo cruel foi martirizado,

Morrendo a pancada de machado

Por sacerdotes pagãos desferida.

28.10. DIA DA FÉ NAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

28.10. DIA DA FÉ NAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS

Na verdade o dia de hoje é,

Um motivo para cultivar a fé.

Não importa qual seja a causa,

Na oração faça uma pausa.

Não se torne como um insensível,

Achando que lhe é impossível.

Pois nosso Deus que a tudo vê,

Atende a todo aquele que crê.

Nada é impossível

Para o Deus invisível

Que é o Todo Poderoso.

Faça a sua oração,

Uma boa meditação

Num pedido fervoroso.

Na verdade o dia de hoje é,

Um motivo para cultivar a fé.

Não importa qual seja a causa,

Na oração faça uma pausa.

Não se torne como um insensível,

Achando que lhe é impossível.

Pois nosso Deus que a tudo vê,

Atende a todo aquele que crê.

Nada é impossível

Para o Deus invisível

Que é o Todo Poderoso.

Faça a sua oração,

Uma boa meditação

Num pedido fervoroso.

4º DOMINGO- DIA DO PASTOR EVANGÉLICO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

4º DOMINGO- DIA DO PASTOR EVANGÉLICO

Em Cristo ele sempre se espelha

Para conduzir as suas ovelhas.

O amor é o motivo principal

Do seu trabalho pastoral.

Entre as suas várias virtudes sociais,

A longanimidade está entre as principais.

Para guerrear contra as hostilidades do mundo

É preciso um ânimo bem mais profundo.

Fé, domínio próprio, benignidade,

Mansidão, alegria, paz e bondade,

Outras virtudes dessa missão.

Com a única finalidade de adorar a Deus,

Ele se dedica de corpo e alma aos seus

Assumindo o seu papel de guardião.

28/10 – DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

28/10 – DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

O interesse maior nesse tema

É para quem gosta de cinema.

Principalmente para a meninada,

Pois é exibição de imagem animada.

Desenhos eternos de momentos felizes,

São exibidos em mais de 50 países.

No Brasil com intensas atividades,

Participam mais de 150 cidades.

O financiamento de toda estrutura,

É do Fundo Nacional de Cultura

E também do governo paulista.

Com cerca de uma hora de duração,

Cada desenho de animação,

Nenhuma criança perde de vista.

28.10. DIA MUNDIAL DA TERCEIRA IDADE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

28.10. DIA MUNDIAL DA TERCEIRA IDADE

Todos podem na Terceira Idade

Manter a vida com qualidade.

O momento da refeição é especial,

Prefira uma alimentação natural.

Abra a janela, deixe a luz e o ar entrar,

Ajude a energia positiva circular.

Faça uma caminhada ou natação,

Você sentirá bem estar e disposição.

A meditação é um bom assunto

Trata a mente e o corpo em conjunto

Levando a um crescimento espiritual.

Planeje e trace suas metas,

Busque coisas concretas

De acordo com o seu ideal.

sábado, 27 de outubro de 2012

Particularidades do idoso - Como ser Feliz na Terceira Idade - https://www.facebook.com/groups/C.S.F.N.T.I/

Particularidades do idoso



 

Hoje irei falar sobre algumas particularidades que vão ocorrendo durante o processo de envelhecimento.
Não é nada surpreendente que a maioria das funções se altere ao longo do tempo e ao contrário do que a maioria pensa, algumas delas, tem início na 2-3ª década de vida e sofrem um declínio gradual, porém, contínuo.

Para o melhor entendimento dos leitores e pela organização, resolvi postar as alterações mais comuns em tópicos divididos por sistemas!

* Sistema musculoesquelético*

- Redução da densidade óssea, levando a osteopenia/osteoporose principalmente nas mulheres;
- Entre 60-80 anos, ocorre diminuição na altura (cerca de 2 cm por década, podendo atingir até 12 cm nos casos mais extremos de perda óssea);
- O comprimento muscular pode estar aumentado ou diminuído. Há perda da força, menor hipertrofia e maior fadiga muscular. A força atinge seu pico máximo com cerca de 30 anos e permanece constante até +ou- 50 anos;
- Aumento da cifose dorsal (famosa e temida "corcunda") devido à fraqueza da musculatura das costas (paravertebrais);
- Fraqueza dos músculos da região lombar;
- Retificação lombar reduz a extensão de tronco e quadril durante as passadas na marcha;
- A cabeça se projeta a frente para acompanhar a cifose e manter o olhar horizontalizado. Esta postura pode causar sensação de tontura, pois compromete a função da artéria basilar;
- Alterações posturais podem causar dor e diminuição no movimento da coluna.
Ps. A perda óssea pode ser evitada ou desacelerada por meio de exercícios regulares e tratamento adequado. É importante reconhecer as causas e mecanismos causadores da perda da força muscular para que se criem estratégias que minimizem este efeito deletério proporcionando ao idoso maior qualidade de vida.

* Sistema cardiovascular*

- O volume de sangue bombeado pelo coração em um minuto diminui (débito cardíaco);
- Em repouso, o número de vezes que o coração bate por minuto diminui;
- Ocorre acúmulo de gordura nas artérias (aterosclerose);
- Maior rigidez nas paredes dos vasos; valvas espessadas e calcificadas - a artéria aorta se torna mais rígida.

Ps. De acordo com Moriguchi e Jeckel Neto (2003), há uma estreita relação entre condições ambientais e o estilo de vida. Mudanças ocorridas no processo de envelhecimento não são apenas fisiológicas, mas decorrentes de hábitos alimentares, prática de atividade física diária e de algumas características individuais como tendência a obesidade ou o consumo de álcool e tabagismo que aumentem o risco do aparecimento de patologias e disfunções.

* Sistema respiratório*

- O pulmão diminui de tamanho aumentando em 30% o esforço para respirar;
- Musculatura respiratória enfraquece exceto o músculo diafragma que não costuma ser afetado e apresenta a mesma massa muscular que em indivíduos mais jovens;
- Diminuição da ventilação pulmonar;
- Alterações nas curvaturas da coluna podem comprimir o tórax e pressionar os pulmões contra órgãos internos prejudicando o trabalho.

Ps. Segundo autores, idosos treinados em endurance (exercícios contínuos e prolongados com movimentos rápidos e quase sem carga como corrida, ciclismo, natação) apresentam maior capacidade pulmonar funcional que sedentários. Cuide de sua postura e preste mais atenção na respiração (aprenda a respirar melhor).

* Sistema cerebral*

- Há diminuição no peso e volume do cérebro (atrofia cerebral);
- O número de neurônios diminui principalmente no córtex cerebral;
- Menor sensibilidade de receptores cutâneos, táteis, e térmicos;
- Diminuição na velocidade de condução venosa, fluxo sanguíneo cerebral e do tempo de reação;
- A memória de curto prazo se altera levando a dificuldade de armazenar novas informações e a habilidades de raciocínio são diminuídas enquanto que a memória remota permanece inalterada;
- A capacidade de aprendizagem verbal diminui e há um declínio cognitivo, natural, com o passar dos anos, contrapondo-se a doença de Alzheimer que é uma condição patológica;
- Ocorre a diminuição visual, aumento da sensibilidade à luz, perda da nitidez das cores e da capacidade de adaptação noturna;
- Diminuição da audição para sons agudos e perda da discriminação de sons mais baixos. Ocorre maior acúmulo de cera no ouvido devido alteração glandular e alterações vasculares também alteram a audição;
- O idoso pode apresentar estados comuns de vertigem (tontura) e zumbidos.

Ps. Em relação a perdas, estas estão muito ligadas aos hábitos e a estimulação. Há evidências que a memória pode manter sua qualidade se devidamente trabalhada.

* Sistema endócrino*
 
- Devido a diminuição, modificação e desequilíbrio hormonal, pode-se observar redução da capacidade de recuperação de feridas, queimaduras e traumas cirúrgicos; redução na resposta ao estresse do calor e frio; aumenta quantidade de açúcar no sangue;
- Ocorre queda na síntese de vitamina D na pela e na absorção pelo intestino favorecendo o aparecimento da osteoporose.

* Sistema renal*

- A função renal diminui em cerca de 50% aos 80 anos;
- O enfraquecimento da musculatura pélvica associado à perda de elasticidade uretral e do colo vesical, predispõe a incontinência urinária que não é uma doença e sim, um sintoma. Este problema aumenta com a idade, apesar do envelhecimento em si, não causar incontinência;
- A filtração glomerular diminui de 35 a 50% entre os 20-80 anos;
- Há diminuição da capacidade dos rins em eliminar toxinas e medicamentos.

* Sistema Imunológico*

- Diminui gradualmente de eficiência predispondo os idosos a doenças e maiores períodos de recuperação.

* Outras questões importantes*

- A água corporal total diminui (15-20%) predispondo o idoso a se desidratar mais facilmente que gera complicações graves. A reposição de volume perdido também é mais difícil. Por isso, é importante beber muita água;
- A diminuição hídrica e o aumento da gordura pode contribuir para a alteração, metabolização e excreção de drogas;
- A pele se torna mais delgada, enrugada, frágil e com possíveis manchas;
- O metabolismo basal diminui.

Conclusão

É fato que as alterações irão acontecer em cada sistema e este tem o seu tempo de envelhecimento. Portando, é de fundamental importância o conhecimento do que nos espera para que possamos realizar a prevenção e chegar à melhor idade de forma independente e com a saúde em alta.

Gostaram da dica??? Então não esperem o amanhã, se cuidem hoje!!!




Um grande abraço,

Dra. Pollyana Junqueira
Fisioterapeuta especialista em Gerontologia

SANTO DO DIA 27/10 - São Frumêncio - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 27/10
  
São Frumêncio
Frumêncio foi o primeiro bispo missionário da Etiópia. Mas, até que isso acontecesse, sua vida foi marcada por lances inesperados. Estes o levaram de discípulo de filósofo a conselheiro do rei, preferido da rainha, professor do futuro rei e, finalmente, bispo.

Era o tempo do imperador Constantino e Frumêncio estava entre os discípulos na comitiva que acompanhava um filósofo. Voltavam de uma viagem à Ìndia e a embarcação parou no porto de Adulis. Foram atacados então por ladrões etíopes que saquearam o barco e mataram todos os passageiros e tripulantes. Todos foram mortos, menos Frumêncio e outro adolescente, Edésio. Eles não morreram por um motivo prosaico: estavam sob uma árvore, entretidos na leitura de um livro. Sobreviveram, mas foram levados ao rei como escravos.

Depois de conversar com eles e se admirar com sua sabedoria, o rei Axum resolveu mantê-los no palácio. Edésio como copeiro e Frumêncio como secretário direto. Sua influência cresceu na corte, principalmente junto à rainha que, ao tornar-se viúva e assumir o poder, entregou-lhe a educação de seu filho, futuro rei. Tempos depois, Frumêncio e seu companheiro conseguiram da rainha ordem para construir uma igreja próxima ao porto. Foi uma semente que germinou rápido na expansão do cristianismo.

Tiveram permissão, então, de voltar à pátria. Findo o tempo da escravidão, enquanto Edésio se dirigia a Tiro, onde um historiador registrou toda a aventura, Frumêncio foi a Constantinopla. Queria que o bispo Atanásio designasse um bispo missionário para comandar a pregação católica na Etiópia. Atanásio não se fez de rogado e nomeou o próprio Frumêncio. Reinava então na Etiópia o rei Exana, grande amigo de Frumêncio e um dos primeiros a se converter, convencendo todo o povo a acompanhá-lo.

São Frumêncio, chamado pelos etíopes de "Abba Salama", levou sua missão de missionário até os cem anos de idade.

Santo do Dia 27/10 - Santo Elesbão - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


Santo do Dia 27/10
Santo Elesbão
No século VI a nação etíope situada a oeste do Mar Vermelho possuía seus maiores limites de fronteira, era um vasto reino que incluía outros povos além dos etíopes. O soberano era Elesbão, rei católico, contemporâneo do imperador romano Justiniano, muito estimado por todos os súditos e seu reino era uma fonte de propagação da fé cristã.

O reino vizinho, formado pelos hameritas, era chefiado por Dunaan, que renegara a fé convertendo-se ao judaímo. Nesta ocasião mandou matar todos os integrantes do clero e transformou as igrejas em sinagogas, tornando-se temido e famoso por seu ódio declarado aos cristãos.

Por isso, muitos deles, inclusive o arcebispo Tonfar, buscaram abrigo e proteção nas terras do rei Elesbão, pois até a própria esposa de Dunaan, chamada Duna foi morta por ele, juntamente com as filhas, por ser cristã. Os registros indicam que houve um verdadeiro massacre onde morreram cerca de quatro mil cristãos.

Elesbão decidiu reagir àquela verdadeira matança imposta aos irmãos católicos e declarou guerra a Dunaan. Liderando seu povo na fé e na luta, ganhou a guerra e a vizinhança passou a ser governada pelo rei Ariato, um cristão fervoroso.

Mas ele teve de vencer outra batalha ainda maior além dessa travada contra o inimigo, aquela contra si mesmo. Depois de um curto período de muita oração e penitência, aceitou o chamado de Deus. Abdicou do trono em favor do filho, seu sucessor natural, e dividiu seus tesouros entre os súditos pobres. Assim Elesbão partiu para Jerusalém, onde depositou sua coroa real na igreja do Santo Sepulcro e se retirou para dentro do deserto, vivendo como monge anacoreta, até morrer em 555.

No Brasil, a partir dos escravos, foi muito difundida a devoção de Santo Elesbão, o rei negro da Etiópia. Sua festa é celebrada em todo o mundo cristão, do ocidente e do oriente, no dia 27 de outubro, considerado o de sua morte.

27.10 – DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PRÓ-SAÚDE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.10 – DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PRÓ-SAÚDE

DA POPULAÇÃO NEGRA

Como parte dessa mobilização,

Devemos fazer uma reflexão.

E um dos pontos observados

É sobre os seguros privados.

Que esse segmento da população

Seja tratado sem discriminação.

Aliás, a nossa saúde pública

É o grande problema da República.

Postos sem medicamentos,

Poucos médicos nos atendimentos

E a grande falta de leito.

Independente de qual raça,

O nosso SUS que é de graça

Precisa ter mais respeito.