sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SANTO DO DIA 30/11 - Santo André - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 30/11
Santo André
Santo André, era irmão de Simão Pedro e como ele pescador em Cafarnaum, para onde tinham migrado ambos da cidade natal de Betsaida. Jesus demonstra as profissões exercidas pelos doze apóstolos - deu preferência aos pescadores, embora no meio do colégio apostólico os agricultores estivessem representados por Tiago Menor e seu irmão Judas Tadeu, e os comerciantes e homens de negócios estão honrados pela presença de Mateus. Dos doze, o primeiro a ser tirado das tranqüilas e fecundas águas do lago de Tiberíades para receber o título de pescador de homens, foi justamente André, seguido logo de João.

Os dois primeiros chamados haviam já respondido ao apelo do Batista, cujo grito os havia arrancado da pacífica vida do dia-a-dia para prepará-los para a iminente chegada do Messias. Quando o austero profeta lhes indicou Jesus, André e João se aproximaram dele e com emocionante simplicidade limitaram-se a perguntar-lhe: "Onde moras?", sinal evidente de que em seu coração já haviam feito a escolha. André foi também o primeiro a recrutar novos discípulos para o Mestre: "André encontrou primeiro seu irmão Simão e lhe disse: "Achamos o Messisas". E o conduziu a Jesus". Por isso André ocupa um lugar eminente no elenco dos apóstolos: os Evangelistas Mateus e Lucas colocam-no no segundo lugar, logo depois de Pedro.

Santo André a mencionado no Evangelho mais duas vezes, na multiplicação dos pães, quando apresenta o menino com alguns pães de cevada e poucos peixinhos; quando se faz intermediário do desejo dos forasteiros vindos a Jerusalém para serem apresentados a Cristo, e quando com a sua pergunta provoca a predição por Jesus da destruição de Jerusalém. A cabeça de Santo André trazida a Roma em, 1462, foi restituída à Grécia pelo Papa Paulo VI.

A data da festa de Santo André é muito antiga, lembrada a 30 de novembro já por São Gregório Nazianzeno.

30.11. DIA DO EVANGÉLICO(Lei 12.328) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.11. DIA DO EVANGÉLICO(Lei 12.328)

Usando num termo mais velho

É tudo concernente ao Evangelho.

Depois num outro instante,

Referiu-se ao Protestante.

A Bíblia é seu único livro adotado,

Pois Ele é divinamente inspirado.

A Bíblia é o nosso único fundamento,

A fé o nosso único instrumento.

O Evangélico tem na lembrança

Que Cristo é a única esperança

A glória de Deus nosso único alvo.

Tendo Cristo como advogado,

E a Bíblia ao seu lado

Na fé você está salvo.

30.11. DIA DO TEÓLOGO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.11. DIA DO TEÓLOGO

Você já ouviu falar de Teologia?

pois ela também tem o seu dia.

A doutrina que ela ensina,

é sobre toda coisa divina.

Quem escreve sobre ela,

bom teólogo se revela.

Pois se nela é versado,

tem o espírito consagrado.

A doutrina do cristão,

tem o próximo como irmão

em busca da igualdade.

O teólogo tem a missão,

de esclarecer a questão

no caminho dessa verdade.

30.11. DIA DO SÍNDICO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

30.11. DIA DO SÍNDICO

Ele foi a bem da verdade

um procurador da comunidade.

Foi no desempenho de outra função

um advogado da corporação.

Aqui, com um certo desvelo,

quero destacar o seu zelo.

Pois os interesses da associação,

ele defende com pronta ação.

Tem sempre um bom domínio

no interesse do condomínio,

nada deixando faltar.

Nele se tem bom gosto,

pois o escolhido pro posto

deve ter conduta exemplar.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

29.11. DIA NACIONAL DA HUMANIZAÇÃO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

29.11. DIA NACIONAL DA HUMANIZAÇÃO

O bem estar social

é destaque nacional.

No dia da Humanização

é preciso uma reflexão.

Não passe pela vida a esmo,

ame ao próximo como a ti mesmo.

Faça da caridade um abrigo,

estendendo o seu braço amigo.

Nesse mundo de desigualdade

que a busca da irmandade

seja uma constante ação.

Com base na igualdade,

alcançamos a felicidade

no amparo ao nosso irmão.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Esporte na terceira idade - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

Esporte na terceira idade



Não é novidade para ninguém que a parcela de idosos tem aumento de forma significativa no Brasil e em vários outros países. O avanço da medicina e os cuidados preventivos, como exercícios e alimentação saudável, fazem com que as pessoas vivam mais e com melhor qualidade. Quem costuma correr em parques ou participar de provas é testemunha do grande número de pessoas acima dos 60 anos e em ótima forma física. Aliás, várias pesquisas já demostraram que os exercícios são benéficos mesmo a indivíduos de 80 anos e sedentários.
Para atender aos interesses e necessidades deste público, alguns profissionais de Educação Física desenvolveram programas de treinos específicos para a terceira idade. Um deles é o professor Eduardo Rodrigues, um colega que há muitos anos orienta com bastante entusiasmo e competência a prática esportiva em grupos de senhores e senhoras. Dudu, como é conhecido no universo dos treinos e corridas, fala na entrevista abaixo sobre as características e as potencialidades dos esportistas acima dos 60. Seu entusiasmo é um incentivo a mais para quem se encontra nessa faixa etária.
VEJA.com – Existe, de fato, um maior interesse dos idosos pela atividade física?

Eduardo Rodrigues - Sim, na última década cresceu de forma expressiva o número de pessoas nessa idade com preocupações em relação à saúde e o bem-estar.
Quais as principais diferenças entre a capacidade física de pessoas mais jovens em relação aos mais velhos?
As diferenças são significativas. Por exemplo, a força máxima de homens e mulheres é alcançada entre os 20 e 30 anos, período em que a circunferência dos músculos costuma ser maior. Com o passar dos anos há um declínio na força muscular. Por volta dos 65 anos, a força de preensão manual (ato ou efeito de segurar) em homens é aproximadamente 20 % menor, em comparação aos jovens de 20 anos.
Há cuidados específicos para cada etapa da vida depois dos 50 anos?

Sim, há um ritmo diferenciado de intensidade física em todas as faixas etárias. As funções fisiológicas declinam com a idade e nem sempre no mesmo ritmo. A condução nervosa declina apenas 10 a 15%, aos 80 anos, enquanto o débito cardíaco (volume de sangue por minuto), declina entre 20 a 30% e a capacidade respiratória máxima, aos 80 anos, é cerca de 40% menor, em comparação com indivíduos de 20 anos. As treinos e as exigências físicas não podem ser iguais para todos. É preciso um programa adequado para que o corpo possa estar em atividade e obter resultado positivo para a saúde.
Quais os benefícios principais que a prática esportiva pode trazer para este grupo?

O treinamento físico sistemático facilita a retenção protéica e pode retardar a diminuição da massa muscular e da força. Uma pesquisa realizada na Universidade de Stanford com idosos sedentários, que se submeteram a um programa regular de exercícios, comprovou que a força muscular aumenta progressivamente durante o treinamento. Durante um programa de 12 semanas, homens sadios na faixa de 60 a 72 anos, obtiveram resultados animadores. Por exemplo, o aumento da força muscular, no exercício de flexão de joelhos,  foi de 107% e no exercício de extensão dos joelhos, o aumento foi de 227%. Este estudo comprova que um programa regular de exercícios resistidos pode aumentar a massa muscular em idosos. Com o aprimoramento da força muscular os idosos também ficam menos expostos a lesões e acidentes domésticos.
Existem atividades a serem evitadas?
Não existe atividade física proibida, deve-se ter bom senso, e evitar atividades que envolvam risco de vida, ou de lesões musculares e fraturas. A redução da massa muscular está relacionada com a perda de força decorrente da idade. As fibras musculares diminuem de tamanho, em particular as fibras brancas (contração rápida), o que explica a movimentação mais lento, em pessoas idosas. Há com o passar do tempo, um aumento das fibras de contração lenta (fibras róseas e vermelhas) dando mais resistência e menos velocidade. Assim, as atividades físicas devem ser adaptadas às condições de cada indivíduo.
Além da corrida, o idoso deve complementar seu programa de atividade física com quais modalidades?

Alguns indivíduos podem correr e outros não, em função de problemas articulares (artrite, artrose), mecânicos (tipo de pisada ou posição dos joelho, problemas de coluna, perda ou diminuição da visão e também diminuição do equilíbrio). Recomenda-se complementar a corrida com alongamentos, exercícios localizados e musculação. O importante, basicamente, é ser ativo.
Por Renato Dutra

SANTO DO DIA 28/11 - São Tiago das Marcas - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


SANTO DO DIA 28/11
São Tiago das Marcas
Nasceu em Monteprandone, na província de Ascoli Piceni, região de Le Marche ou das Marcas, Itália, no ano de 1394. Seu nome de batismo era Domingos Gangali, órfão ainda criança foi educado pelo tio que o conduziu sabiamente no seguimento de Cristo. Estudou em Perugia onde se diplomou em Direito civil junto com o grande João de Capistrano, agora Santo.

Decidiu deixar a profissão para ingressar na Ordem dos franciscanos, onde estudou teologia e ordenou-se sacerdote. Quando vestiu o hábito, tomou o nome de Tiago, que logo foi completado com o "das Marcas", em razão de sua origem. Foi discípulo de outro Santo e seu contemporâneo da Ordem, Bernardino de Sena, que se destacava como o maior pregador daquela época, que conhecemos.

Também Tiago das Marcas consagrou toda sua vida à pregação. Percorreu toda a Itália, a Polônia, a Boemia, a Bósnia e depois foi para a Hungria, obedecendo a uma ordem direta de Roma. Permanecia num lugar apenas o tempo suficiente para construir um mosteiro novo ou, num já existente, restabelecer a observância genuína da Regra da Ordem franciscana.

Depois, partia em busca de novo desafio ou para cumprir uma das delicadas missões em favor da Igreja, para as quais era enviado especialmente como fizeram os Papas, Eugênio IV, Nicolau V e Calisto III. Participou na incursão da Cruzada de 1437, para expulsar os invasores turcos muçulmanos. Humilde e reto nos princípios de Cristo, nunca almejou galgar postos na Igreja, chegando a recusar o cargo de Bispo de Milão.

Viveu em extrema penitência e oração, oferecendo seu sacrifício à Deus para o bem da humanidade sempre tão necessitada de misericórdia. Mas os severos e freqüentes jejuns a que se submetia minaram seu organismo, chegando a receber o sacramento da extrema unção, seis vezes. Mesmo assim chegou à idade de oitenta anos.

Faleceu em Nápolis, pedindo perdão aos irmãos franciscanos pelo mau exemplo que foi a sua vida. Era dia 28 de novembro de 1476. Seu copo foi sepultado na igreja de Santa Maria Nova dessa cidade. A sua biografia mostra muitos relatos dos prodígios operados por sua intercessão tanto em vida quanto após a morte. O Papa Bento XIII canonizou Santo Tiago das Marcas em 1726 e marcou o dia de sua morte, para a celebração de sua lembrança.

28/11. INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DE LIBERDADE (1.887) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

28/11. INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DE LIBERDADE (1.887)

Em todo solo americano

tem grande festa todo ano.

A data, se bem me lembro,

é vinte e oito de novembro.

Essa festa, na realidade,

é pela Estátua da Liberdade.

Ela tem muito valor

como o nosso Cristo Redentor.

Na América é simbolismo,

ponto certo de turismo

que está em todos planos.

É símbolo da democracia,

que mostra no seu dia a dia

o orgulho dos americanos.

28.11. DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

28.11. DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO

Foi você na morte esquecido,

nobre soldado desconhecido.

A você só deram o sinônimo

de um bravo soldado anônimo.

Que importa soldado ou general

se na morte é tudo igual.

Não lembram sequer da medalha

é apenas mais um na mortalha.

Você que em solo estrangeiro

deu o suspiro derradeiro

sem saber da sua glória.

É a você que homenageio

tão simples, mas foi o meio

de contar a sua história.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

SANTO DO DIA 27/11 - Santo Virgílio - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 27/11
Santo Virgílio
Foi um dos grandes missionários irlandeses do período medieval e um dos maiores viajantes da importante ilha católica, ao lado dos santos, Columbano, Quiliano e Gallo.

Nasceu na primeira década do século VIII e foi batizado com o nome de Fergal, depois traduzido para o latim como Virgilio. Católico, na juventude se voltou para a vida religiosa, se tornou monge e a seguir abade do mosteiro de Aghaboe, na Irlanda. Deixou a ilha em peregrinação evangelizadora em 743 e não mais voltou.

Morou algum tempo no reino dos francos, quando o rei era Pepino, o Breve, que lhe perdira para organizar um centro cultural. Mas problemas políticos surgiram na região da Baviera agregada aos seus domínios. Ali o duque era Odilon que lhe pediu para enviar Virgilio para a abadia de São Pedro de Salisburgo, atual Áustria. E logo depois Odilon nomeou Virgilio como Bispo dessa diocese.

Ocorre que, na época, São Bonifácio, o chamado apóstolo da Alemanha, atuava como representante do Papa na região, e caberia a ele essa indicação e não a Odilon. O que o desagradou não foi a escolha de Virgilio, mas o fato de ter sido feita por Odilon. Ambos nutriam entre si uma profunda divergência no campo doutrinal e Virgilio participava do mesmo entendimento de Odilon. Essa situação perdurou até a morte de São Bonifácio, quando, e só então, ele pôde ser consagrado Bispo de Salisburgo.

Mas Virgílio era homem de fé fortalecida e de vasta cultura, dominava como poucos as ciências matemáticas, ganhando inclusive apelidado de "o geômetra" em seu tempo. Viveu oito séculos antes de Galileu e Copérnico e já sabia que a Terra era redonda, o que na ocasião e em princípios era uma heresia cristã. Foi para Roma para se justificar com o Papa, deixou a ciência de lado e abraçou integralmente o seu apostolado a serviço do Reino de Deus como poucos Bispos consagrados o fizeram. Revolucionou a diocese de Salisburgo com o seu testemunho e converteu esse rebanho para a Redenção de Cristo, aproveitando-se do interesse político do rei.

Em 755, um ano após a morte de Santo Bonifácio, Virgílio foi consagrado Bispo de Salisburgo. Continuou evangelizando a Austrália de norte a sul, inclusive uma parte do norte da Hungria. Fundou e restaurou mosteiros e igrejas, com isso construiu o primeiro catálogo e crônica dos mosteiros beneditinos.

Morreu e foi sepultado na abadia de Salisburgo, em 27 de novembro de 784, na Áustria, em meio à forte comoção dos fiéis, que transformaram essa data a de sua tradicional festa. Séculos depois, suas relíquias foram trasladadas para a bela Catedral de Salisburgo. Em 1233, foi canonizado e o dia de sua festa mantido. Santo Virgílio foi proclamado padroeiro de Salisburgo.

SANTO DO DIA 27/11 - Nossa Senhora das Graças - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA  27/11
Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora das Graças Celebramos no dia 27 de Novembro a aparição de Nossa Senhora das Graças ocorrida no ano 1830 em aparição a Santa Catarina Labouré, que era consagrada a Jesus na Congregação das Filhas da Caridade.
A irmã estava na capela do convento em oração, quando a Santíssima Virgem apareceu ao lado do altar, de pé, sobre um globo com o semblante de uma beleza indizível, de veste branca, manto azul, com as mãos estendidas para a terra, enchendo-se de anéis cobertos de pedras preciosas... A Santíssima disse: "Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem...". Formou-se então em volta de Nossa Senhora, um quadro oval, em que se liam em letras de ouro estas palavras: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". Voltou-se o quadro e a Santa irmã viu no reverso a letra M encimada por uma cruz, com um traço na base. Por baixo os Sagrados Corações de Jesus e de Maria - O de Jesus cercado por uma coroa de espinhos e a arder em chamas, e o de Maria também em chamas e atravessado por uma espada, cercado de doze estrelas, ao mesmo tempo ouviu a voz da Senhora a dizer-lhe: "Manda, manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a trouxerem por devoção hão de receber grandes graças".

27.11. DIA DO PÊSSEGO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.11. DIA DO PÊSSEGO

Não é um alimento folclórico,

E tem baixo valor calórico.

Ter muitas fibras é seu destino,

Muito bom para o nosso intestino.

Na sua composição se determina,

O mineral de ferro e a Niacina.

Sobre a Niacina é bom que se revele,

É um ótimo remédio para a pele.

Também é considerado muito ativo

Para o sistema nervoso e digestivo

Além de combater o reumatismo.

Sua safra no território brasileiro,

Ocorre de novembro a janeiro

Com um grande consumismo.

27.11. DIA NACIONAL DO COMBATE AO CÂNCER - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.11. DIA NACIONAL DO COMBATE AO CÂNCER

O homem perde a paciência,

recorre em vão à Ciência.

Essa se mostra impotente

e o câncer consome a gente.

Perde noite o pesquisador,

faz palestra o educador.

Mas prossegue o desafio,

a vida sempre por um fio.

Para ajudar a ciência,

o governo apela à previdência

procurando orientar.

Neste dia de reflexão

façamos uma oração

para o Senhor nos livrar.

27.11. DIA DA INFÂNCIA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.11. DIA DA INFÂNCIA

Explico aqui nesse momento

que este é o período de crescimento

do nascimento que na realidade

vai até à puberdade.

Alguém já até disse

que é o período da meninice.

Sentido figurado à parte,

início da existência de uma arte.

Ela é uma fase querida,

a mais importante da vida

pois o que formos depende dela.

Aprendemos a primeira norma,

nela o caráter se forma,

nela nosso ser se revela.

27.11. DIA DO TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

27.11. DIA DO TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

Este tema tem muito sentido,

o trabalhador deve estar protegido.

À medida que a tecnologia avança

é preciso ainda mais segurança.

Devemos ter previdência

para evitar sinistra evidência.

Há trabalho que necessita cuidado,

tenhamos a prudência de lado.

Por isso mesmo amiúde

cuidemos de nossa saúde

a todo e qualquer momento.

O patrão sabe que desse jeito

tudo corre perfeito

e aumenta o seu rendimento.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

10 passos para identificar um relacionamento sério - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

10 passos para identificar um relacionamento sério


Se você está naquela fase do relacionamento em que não sabe mais se está apenas curtindo ou se a coisa já ficou séria, viemos te ajudar, veja se o que está rolando entre você e a pessoa tem tudo pra ser algo mais firme:
1- A quantidade de ligações
Por mais que vocês não façam o tipo de ficar ligando a todo momento, quando se está (ou se quer) algo mais sério, é normal que venha uma vontade de saber como a pessoa está, o que ela está fazendo. As ligações ou conversas por SMS ou pela internet acontecem praticamente todos os dias.
2- Você já conheceu a família
Dá pra perceber que a relação ficou séria quando vocês já conhecem a família e os amigos do outro. O detalhe crucial acontece quando vocês até já foram viajar com a família, já freqüentam os almoços familiares de domingo e etc.
3- Um ‘tchau’ pra vida de solteiro
Se fosse só diversão, você ainda manteria uma grande ligação com seu estilo de vida solteiro. Claro que ambos podem e devem sair com os amigos, mas se é sério isso é a exceção, e não a regra.
4- Os planos em comum
Quase que naturalmente, vocês passam a programar férias, viagens e qualquer outra coisa para um futuro próximo. Se existe essa ligação e vocês se imaginam um com o outro daqui uns anos, é bem provável que sua relação está pra lá de séria.
5- Os programas a dois são maioria
É o mesmo pensamento de ter ‘abandonado’ a vida de solteiro. Ainda mais quando existe essa vontade de estar com a pessoa a todo o momento e de mal conseguir esperar para vê-la, o botão de relacionamento sério logo se acende.
6- Ciúmes
Não é um sentimento saudável, mas é recorrente nos que amam e estão apaixonados. Se fosse um caso qualquer, você nem se importaria em saber com quem o outro está saindo e pra onde ele vai.
7- Você se sente especial
Quando a gente quer algo sério com alguém, não poupamos esforços para demonstrar nossos sentimentos e fazer com que a pessoa se sinta especial. A gente se importa, procura dar satisfações, preocupamo-nos mais em dar do que receber.
8- Os momentos pós-carícias
Se depois de uma noite daquelas a pessoa não dá mais sinal de vida, agradeça. Afinal, você não iria querer ficar com uma pessoa que mal te dá valor desse jeito. Mas se ela manda alguma coisinha, nem que seja uma mensagem dizendo que adorou a noite anterior, é sinal de que a pessoa quer mais. E esse mais leva a algo mais sério.
9- Existe a química
Achar alguém e ter uma química inexplicável com ela é bem difícil. E quando finalmente achamos, dificilmente faremos com que isso se torne apenas um caso. Claro que existem outros itens a serem levados em conta, mas a química é essencial. Se o diálogo é bacana e vocês não precisam estar no lugar mais badalado pra ser feliz, é porque o relacionamento já subiu de nível.
10- Você consegue ser transparente
Nada mais sufocante do que ficar com alguém que inibe ou suprime nosso jeito de ser. Mas a partir do momento que encontramos alguém onde podemos ser nós mesmos, sem máscaras e maquiagens, é um sinal de que o outro nos aceita como somos. E essa permissividade dá uma ideia de que o outro te ama, de verdade.

Se você está naquela fase do relacionamento em que não sabe mais se está apenas curtindo ou se a coisa já ficou séria, viemos te ajudar, veja se o que está rolando entre você e a pessoa tem tudo pra ser algo mais firme:
1- A quantidade de ligações
Por mais que vocês não façam o tipo de ficar ligando a todo momento, quando se está (ou se quer) algo mais sério, é normal que venha uma vontade de saber como a pessoa está, o que ela está fazendo. As ligações ou conversas por SMS ou pela internet acontecem praticamente todos os dias.
2- Você já conheceu a família
Dá pra perceber que a relação ficou séria quando vocês já conhecem a família e os amigos do outro. O detalhe crucial acontece quando vocês até já foram viajar com a família, já freqüentam os almoços familiares de domingo e etc.
3- Um ‘tchau’ pra vida de solteiro
Se fosse só diversão, você ainda manteria uma grande ligação com seu estilo de vida solteiro. Claro que ambos podem e devem sair com os amigos, mas se é sério isso é a exceção, e não a regra.
4- Os planos em comum
Quase que naturalmente, vocês passam a programar férias, viagens e qualquer outra coisa para um futuro próximo. Se existe essa ligação e vocês se imaginam um com o outro daqui uns anos, é bem provável que sua relação está pra lá de séria.
5- Os programas a dois são maioria
É o mesmo pensamento de ter ‘abandonado’ a vida de solteiro. Ainda mais quando existe essa vontade de estar com a pessoa a todo o momento e de mal conseguir esperar para vê-la, o botão de relacionamento sério logo se acende.
6- Ciúmes
Não é um sentimento saudável, mas é recorrente nos que amam e estão apaixonados. Se fosse um caso qualquer, você nem se importaria em saber com quem o outro está saindo e pra onde ele vai.
7- Você se sente especial
Quando a gente quer algo sério com alguém, não poupamos esforços para demonstrar nossos sentimentos e fazer com que a pessoa se sinta especial. A gente se importa, procura dar satisfações, preocupamo-nos mais em dar do que receber.
8- Os momentos pós-carícias
Se depois de uma noite daquelas a pessoa não dá mais sinal de vida, agradeça. Afinal, você não iria querer ficar com uma pessoa que mal te dá valor desse jeito. Mas se ela manda alguma coisinha, nem que seja uma mensagem dizendo que adorou a noite anterior, é sinal de que a pessoa quer mais. E esse mais leva a algo mais sério.
9- Existe a química
Achar alguém e ter uma química inexplicável com ela é bem difícil. E quando finalmente achamos, dificilmente faremos com que isso se torne apenas um caso. Claro que existem outros itens a serem levados em conta, mas a química é essencial. Se o diálogo é bacana e vocês não precisam estar no lugar mais badalado pra ser feliz, é porque o relacionamento já subiu de nível.
10- Você consegue ser transparente
Nada mais sufocante do que ficar com alguém que inibe ou suprime nosso jeito de ser. Mas a partir do momento que encontramos alguém onde podemos ser nós mesmos, sem máscaras e maquiagens, é um sinal de que o outro nos aceita como somos. E essa permissividade dá uma ideia de que o outro te ama, de verdade.

Beber vinho deixa o casamento mais feliz - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

Beber vinho deixa o casamento mais feliz

Seu casamento anda meio chato e você não sabe oque fazer para que isso melhore, pois então encontramos a sua solução ou pelo menos mais uma alternativa para esse problema que vem sendo cada vez mais recorrente no mundo inteiro.
Casais que bebem pelo menos uma garrafa de vinho por semana são mais felizes do que os abstêmios. A dica é de uma pesquisa da Universidade de Otago, na Nova Zelândia.
Os pesquisadores perguntaram a 1,5 mil casais sobre consumo de álcool e felicidade no relacionamento. As mulheres que bebiam pelo menos um dia na semana com os maridos tinham 4 vezes mais chances de mostrar satisfação com o casamento, em comparação com quem não bebia. Entre os homens, a chance de ser feliz era 3 vezes superior a de quem nunca tomava vinho com o parceiro.
Mas não dá para exagerar na dose. Os casais mais felizes bebiam moderadamente – 91% se disseram muito satisfeitos com a vida a dois. O grupo mais infeliz, claro, era aquele composto por um beberrão e outro abstêmio – só em 46% dos casos a vida era satisfatória. Já entre os casais que nunca bebiam nada, 69% das pessoas eram felizes.
Os pesquisadores ainda não sabem justificar a relação entre vinho e felicidade. Mas dá para imaginar, né? Sem não houver exagero, você vai criar um momento a mais de prazer com o parceiro. Não tem como dar errado…

SANTO DO DIA 26/11 - São Leonardo de Porto Maurício - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 26/11
São Leonardo de Porto Maurício
Lígure, nasceu em 1676, filho de capitão da marinha, Domingos Casanova, que o deixou órfão em tenra idade. Fez seus estudos em Roma no Colégio Romano e depois entrou no retiro de São Boaventura, no Palatino, vestindo aí o hábito franciscano. Desenvolveu sua atividade sacerdotal provavelmente em Florença. As cruzes plantadas por seus confrades fora da Porta de São Miniato tornaram-se para ele, outros tantos púlpitos ao aberto. Sobre a eficácia de sua palavra fundaram-se alguns episódios da vida do santo. No fim de uma prédica sobre a Paixão, na Córsega, os homens, endurecidos pelo ódio secular, descarregaram seus fuzis para cima e se abraçaram em sinal de paz.

Suas pregações constituíam uma advertência para todos os cidadãos em Florença. No jubileu de 1750, proclamado por Bento XIV, o Papa Lambertini de Bolonha, fez muito sucesso a via-sacra pregada por Frei Leonardo aos 27 de dezembro no Coliseu. Era a primeira vez que se celebrava um rito religioso no anfiteatro Flávio. Desde aquele ano a piedosa tradição se mantém até aos nossos dias e toda a Sexta-feira Santa o Papa faz pessoalmente o rito penitencial. Aquela via-sacra foi muito importante para a arte: o Coliseu até aquele ano tinha servido como pedreira, mas depois daquela memorável via-sacra foi considerado lugar sagrado, meta de devotas peregrinações, e a sua demolição parou. Frei Leonardo era grande devoto de Nossa Senhora. O Santo da via-sacra e da Imaculada Conceição, o Frade que salvou o Coliseu de ruína total, o pregador inflamado da Paixão de Cristo, esses são os títulos de São Leonardo de Porto Maurício.

Frei Leonardo morreu no retiro de São Boaventura no Palatino, e o próprio Papa foi ajoelhar-se ao lado de seu corpo. Sobre o túmulo do Santo foi exposta a carta profética escrita por São Leonardo pouco antes da morte. Nela preconizava-se a proclamação do dogma da Imaculada Conceição.

26/11/ DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

26/11/ DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR

O Estatuto da Criança e do Adolescente

É o assunto de que trata essa gente.

A fiscalização é um dos seus preceitos,

Verifica o cumprimento desses direitos.

São cinco conselheiros para essa função,

Escolhidos na comunidade da região.

Além de fiscalizar o assunto do tema,

Encaminha e dá solução ao problema.

Os casos, para que todos tomem ciência:

Discriminação, exploração, negligência,

Opressão, crueldade, abuso e violência.

Se o “ECA” é violentado em certo momento,

O Conselheiro inicia o acompanhamento

E ao assunto dá logo providência.

domingo, 25 de novembro de 2012

SANTO DIA 25/11 - Santa Catarina de Alexandria - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DIA 25/11
Santa Catarina de Alexandria
A vida e o martírio de Catarina de Alexandria estão de tal modo mesclados às tradições cristãs que ainda hoje fica difícil separar os acontecimentos reais do imaginário de seus devotos, espalhados pelo mundo todo. Muito venerada, o seu nome se tornou uma escolha comum no batismo, e em sua honra muitas igrejas, capelas e localidades são dedicadas, no Oriente e no Ocidente. O Brasil a homenageou com o Estado de Santa Catarina, cuja população a festeja como sua celestial padroeira.

Alguns textos escritos entre os séculos VI e X , que se reportam aos acontecimentos do ano 305, tornaram pública a empolgante figura feminina de Catarina. Descrita como uma jovem de dezoito anos, cristã, de rara beleza, era filha do rei Costus, de Alexandria, onde vivia no Egito. Muito culta, dispunha de vastos conhecimentos teológicos e humanísticos. Com desenvoltura, modéstia e didática, discutia filosofia, política e religião com os grandes mestres, o que não era nada comum à uma mulher e jovem, naquela época. E fazia isso em público, por isso era respeitada e famosa, pelos súditos da corte que seria sua por direito.

Entretanto esses eram tempos duros do imperador romano Maximino, terrível perseguidor e exterminador de cristãos. Segundo os relatos a história do martírio da bela cristã teve início com a sua recusa ao trono de imperatriz. Maximino se apaixonou por ela, e precisava tirá-la da liderança que exercia na expansão do cristianismo. Tentou, oferecendo-lhe poder e riqueza materiais. Estava disposto a divorciar-se para se casar com ela, contanto que passasse a adorar os deuses egípcios.

Catarina recusou enfaticamente, ao mesmo tempo tentou convertê-lo, desmistificando os deuses pagãos. Sem conseguir discutir com a moça, o imperador chamou os sábios do reino para auxilia-lo. Eles tentaram defender suas seitas com saídas teóricas e filosóficas, mas acabaram convertidos por Catarina. Irado, Maximino condenou todos ao suplício e à morte. Exceto ela, para quem tinha preparado algo especial.

Mandou torturá-la com rodas equipadas com lâminas cortantes e ferros pontiagudos. Com os olhos elevados ao Senhor, rezou e fez o sinal da cruz, então ocorreu o prodígio: o aparelho desmontou. O imperador transtornado levou-a para fora da cidade e comandou pessoalmente a sua tortura, depois mandou decapitá-la. Ela morreu, mas outro milagre aconteceu. O corpo da mártir foi então levado por anjos para o alto do Monte Sinai. Isso aconteceu em 25 de novembro de 305.

Contam-se aos milhares as graças e os milagres acontecidos naquele local por intercessão de Santa Catarina de Alexandria. Passados três séculos, Justiniano imperador de Bizâncio, mandou construir o Mosteiro de Santa Catarina e a Igreja onde estaria sepultura no Monte Sinai. Mas somente no século VIII conseguiram localizar o seu túmulo, difundindo ainda mais o culto entre os fieis do Oriente, e do Ocidente, que a celebram no dia de sua morte.

Ela é padroeira da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, dos estudantes, dos filósofos e dos moleiros - donos e trabalhadores de moinho. Santa Catarina de Alexandria integra a relação dos catorze santos auxiliares da cristandade.

25.11. DIA DO CORNO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

25.11. DIA DO CORNO

Essa é uma data quentinha do forno,

Você sabia que havia o dia do corno?

Há até aquele que a decifre

Como sendo o dia do chifre.

Há gente que coloca até uma placa:

“o chifre não é problema, duro é sustentar a vaca”.

Outros: chifre não existe e embora não pareça,

“É coisa que colocaram na sua cabeça”.

Como você não deve ser um,

Não vou dar parabéns algum,

Para que não fique triste.

Mas se quiser comemorar,

É só escolher um lugar,

Pois o dia realmente existe.

25.11. DIA CONTRA A EXPLORAÇÃO DA MULHER - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

25.11. DIA CONTRA A EXPLORAÇÃO DA MULHER

Hoje tudo que se quer

é depender da mulher.

Aqui ou em outra nação

ela sofre de exploração.

No trabalho tem o mesmo horário,

mas recebe menor salário.

Por ser passiva de gravidez,

quase sempre não tem vez.

Creio que nem tem nexo,

mas a exploração do sexo

acaba em prostituição.

A mulher quer ter direitos

mas por culpa dos preconceitos

só lhe resta exploração.

25.11. DIA DA BAIANA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

25.11. DIA DA BAIANA

Baiana, eu até que diria,

é tudo que é natural da Baía.

Mas o termo não nos engana,

eu quero é falar da baiana.

Mulher de beleza plena,

baiana de pele morena.

Mulher de olhar fatal,

a baiana é mais sensual.

Mulher de muita fé,

baiana do acarajé,

descendente da raça africana.

Mulher que arrasta o pé,

na capoeira ou candomblé,

mulher, com orgulho, baiana.

25.11. DIA DO DOADOR DE SANGUE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

25.11. DIA DO DOADOR DE SANGUE

Hoje é dia de reflexão

um grande problema da nação.

A crise está em alta,

o sangue fazendo falta.

Esta frase não tem sentido:

¨o banco de sangue falido¨.

Tem seres com hemofilia

morrendo a cada dia.

A coisa dever ser pensada

pra não se ter ideia errada

prejudicando o doador.

A doação se faz necessária

principalmente se for voluntária

como uma grande prova de amor.

sábado, 24 de novembro de 2012

SANTO DO DIA 24/11 - Santo André Dung-Lac e companheiros - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 24/11
Santo André Dung-Lac e companheiros
A evangelização do Vietnã começou no século XVI, através de missionários europeus de diversas ordens e congregações religiosas. São quatro séculos de perseguições sangrentas que levaram ao martírio milhares de cristãos massacrados nas montanhas, florestas e em regiões insalubres. Enfim, em todos os lugares onde buscaram refúgio. Eram bispos, sacerdotes e leigos de diversas idades e condições sociais, na maioria pais e mães de família e alguns deles catequistas, seminaristas ou militares.

Hoje homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas, beatificados no ano jubilar de 1900, pelo Papa Leão XIII. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870. Dentre eles muito se destacou o padre dominicano André Dung-Lac, tomado como exemplo maior dessas sementes da Igreja católica vietnamita.

Filho de pais muito pobres, que o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista, ordenou-se sacerdote em 1823. Durante seu apostolado foi cura e missionário em diversas partes do país. Também foi salvo da prisão diversas vezes, graças a resgates pagos pelos fiéis, mas nunca concordou com esse patrocínio.

Uma citação sua mostra claramente o que pensava destes resgates: "Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer". Finalmente, foi decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói, Vietnã.

Passada esta fase tenebrosa, veio um período de calma que durou cerca de setenta anos. Os anos de paz permitiram à Igreja que se reorganizasse em numerosas dioceses que reuniam centenas de milhares de fiéis. Mas os martírios recomeçaram com a chegada do comunismo à região.

A partir de 1955, os chineses e os russos aniquilaram todas as instituições religiosas, dispersando os cristãos, prendendo, condenando e matando bispos, padres e fiéis, de maneira arrasadora. A única fuga possível era através de embarcações precárias que sucumbiam nas águas que poderiam significar a liberdade, mas que levavam invariavelmente à morte.

Entretanto o Evangelho de Cristo permaneceu no coração do povo vietnamita, pois, quanto mais perseguido maior se tornou seu fervor cristão, sabendo que o resultado seria um elevadíssimo número de mártires. O Papa João Paulo II em 1988 inscreveu esses heróis de Cristo no Livro dos Santos da Igreja, para serem comemorados juntos e como companheiros de Santo André Dung-lac, no dia de sua morte.

SANTO DO DIA 24/11 - Ana Maria Sala - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 24/11
Ana Maria Sala
Nasceu em Brívio, Itália, em 21-4-1829, o quarto entre 8 filhos, depais profundamente cristãos e de elevadas condições econômicas. Pela sua brilhante inteligência boa disposiçãopara os estudos, com 11 anos foi internada num colégio das irmãs Marcelinas, em Milão, de recente fundação. Em 1846 obteve o diploma de 1º grau e voltou para a família, onde foi o anjo consolador dos seus caros, sobretudo por ocasiào de uma doença da mãe e um calapso financeiro do pai. Nesse ínterim se prodigalizava no apostolado entre as crianças da paróquia, os doentes e os carentes. Depois para entrar no nascente Instituto das irmãs Marcelinas, fundado pelo sacedote LuísBiraghi(1801-1879) em 1848 na casa de Vimercate.

Sua índole equilibrada se adaptava muito bem á vida mista querida pela regra do instituto: intensa vida interior e férvida ação apostólica entre asalunas. Em1852 pronuncio os votos perpétuosna primeira profissão pública das Marcelina. foi em segunda enviada como professora de 1º grau e de música a vários lugares. Em 1859 foi escolhida pra a assisténcia aos feridos na guerra de independência da Itália no hospital militar de São Lucas. Em 1865 superdu os difíceis exames exigidos pelo novo governo italiano. Brilharam então sua inteligência e cultura. Em 1878, deixando Genova, onde tinha passado 9 anos num apostolado eficaz, voltou para Milão como assistente e professora nos cursos superiores, aí permanecendo até a data de sua morte. Um doloroso carcinoma na garganta não a fez diminuir a intensa atividade nos múltiplos encargos. Morreu em 24 de novembro de 1891, circuidada pela fama de santidade e deixando copiosos frutos no seu apostolado. Foi professora da mãe de Paulo VI.

24.11. DIA MUNDIAL DO VOVÔ - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

24.11. DIA MUNDIAL DO VOVÔ

Hoje é o vovô quem comemora só,

Pois foi em 26 de julho o dia da vovó.

Mas eles merecem muito mais,

Pois são os pais dos nossos pais.

O vovô é o meu amigo do peito,

Ele merece consideração e respeito.

Possui grande experiência de vida

E é uma pessoa muito querida.

Joaquim e Ana os avós de Jesus,

Simbolizam a divina e sagrada luz

Abençoando a sua jornada.

Nesse dia não o deixe sozinho,

Expresse todo o seu carinho

Nessa data tão esperada.

24.11. FUNDAÇÃO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

24.11. FUNDAÇÃO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA

Hoje o músico brasileiro

é comemorado no mundo inteiro.

Existe muita alegria

pela fundação da Academia.

Em seu quadro homens probos,

como o inesquecível Villa-Lobos.

A nossa música erudita

por todos sempre bendita.

E a nossa música popular

que nunca perde o seu lugar

no coração desse povo.

Entra ano, sai ano,

há sempre um novo plano

começando tudo de novo.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SANTO DO DIA 23/11 - São Columbano - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/

SANTO DO DIA 23/11
São Columbano
São Comumba nasceu em 528, fez a sua preparação humanística e religiosa em um mosteiro da Irlanda do Norte, em Bangor, sob a direção de São Comgall. É o período em que a Irlanda, chamada "a ilha dos santos", conta com riquíssima proliferação de santos missionários. Com São Colombano partiram para a Europa um grupo de seis discípulos para aí difundir a vida monástica irlandesa: São Quiliano em Arras, São Gallo no lago de Constância, onde a célebre abadia por ele fundada perpetua o seu nome, São Fursy em Peronne, São Romualdo em Malines, São Livino em Gand, São Virgílio em Salisburgo.

São Columbano teve o apelido de "gigante da estatra européia". Foi missionário movido por autêntico espírito apostólico e por grande caridade, embora seu temperamento fosse julgado extremamente duro. Foi expulso de Luxeuil, por causa da sua inflexibilidade, pela avó do jovem rei Thierri, que sucedeu ao magnânimo Contramo. Antes de embarcar de Nantes escreveu uma bela carta aos seus monges com frases ardentes como esta: "Se tirarem a liberdade de alguém, tiram-lhe a dignidade". Na Itália, onde o rei longobardo Agilulfo e a rainha Teodolinda permitiram-lhe fundar o mosteiro de Bobbio, em 614. Morreu no ano 615.

SANTO DO DIA 23/11 - São Clemente I - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 23/11
São Clemente I
Clemente foi o quarto Papa da Igreja de Roma, ainda no primeiro século. Vivia em Roma e foi contemporâneo de São João Evangelista, São Felipe e São Paulo, do segundo era um de seus colaboradores e do último, um discípulo. Depois, inclusive, Paulo o citou em seus escritos. A antiga tradição cristã o apresenta como filho do senador Faustino da família Flavia, parente do imperador Domiciano. Mas foi o próprio Clemente que registrou sua história, ao assumir o comando da Igreja, sabendo do perigo que o cargo representava para sua vida. Pois era uma época de muitas perseguições aos seguidores de Cristo.

Governou a Igreja por longo período, do ano 88 ao 97, no qual levou avante a evangelização com firmemente centrada nos princípios da doutrina. Enfrentou as divisões internas que ocorriam. Foi considerado o autor da célebre Carta anônima enviada aos coríntios, que não seguiam as orientações de Roma e pretendiam se desligar do comando único da Igreja. Através da Carta, Clemente I os animou a perseverarem na fé, na caridade ensinada por Cristo e participarem da união com a Igreja.

Restabeleceu o uso da Crisma, seguindo a tradição de São Pedro e instituiu o uso da expressão "Amém" nos ritos religiosos. Com sua atuação séria e exemplar converteu até Domitila, irmã do imperador Domiciano, também seu parente. Fato que ajudou muito para amenizar a sangrenta perseguição aos cristãos. Graças a Domitila muitos deixaram de sofrer ou, pelo menos, tiveram nela uma fonte de conforto e solidariedade.

Clemente I expandiu muito o cristianismo, assustando e preocupando o então imperador Nerva, que o exilou na Criméia. A essa altura assumiu como Papa, Evaristo. Enquanto nas terras do exílio Clemente I encontrou mais milhares de cristãos condenados aos trabalhos forçados nas minas de pedra. Passou a encoraja-los de perseverarem na fé e converteu muitos outros pagãos.

A notícia chegou ao novo imperador Trajano que irritado, primeiro ordenou que ele prestasse sacrifício aos deuses. Depois, como recebeu a recusa, mandou joga-lo no mar Negro com uma âncora amarrada no pescoço. Tudo aconteceu no dia 23 de novembro do ano 101, como consta do Martirologio Romano.

O corpo do Santo Papa Clemente I, no ano 869, foi levado para Roma pelos irmãos missionários Cirilo e Metódio, também venerados pela Igreja, e entregue ao Papa Adriano II. Em seguida numa comovente solenidade conduzido para o definitivo sepultamento na igreja dedicada à ele. Na cidade de Collelungo, nas ruínas da propriedade de Faustino, seu pai, foi construída uma igreja dedicada à São Clemente I. A sua celebração ocorre no dia da sua morte.