quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SANTO DO DIA 27/12/2012 -Santa Fabíola - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 27/12/2012 -Santa Fabíola

Como era costume na época, ela se casou muito jovem, e teve um matrimônio muito sofrido. Quando ficou viúva, decidiu levar uma vida de penitência, consagrada a Jesus, fundando albergues e hospitais em Roma para os pobres. No hospital que fundou em Roma, pessoalmente atendia aos doentes.
Em Jerusalém, São Pammachius ajudou Santa Fabíola a criar as suas organizações de caridade. Em 395, visitou seu amigo São Jerônimo, em Jerusalém, com a intenção de entrar para um convento em Belém e ajudar o trabalho bíblico de Jerônimo.
Ela fugiu com São Jerônimo e companheiros para Jaffa, temendo a invasão dos Unos na Palestina Cristã.
Voltando a Roma, fundou um hotel-hospital, para doentes e peregrinos, na cidade de Porto.
Mulher de grande energia, mesmo no final de sua vida, ainda estava planejando um novo empreendimento no exterior.
Era muito venerada em Roma e grande multidão seguiu seu funeral com cânticos de Aleluia.
Milagres foram reportados em seu túmulo e creditados a sua intercessão.
Faleceu em 399, deixando todo o seu patrimônio para os pobres. É padroeira dos hospitais para pobres.
No passado, sua festa era celebrada no dia 21 de março. Atualmente comemora-se em 27 de dezembro.

Santo dod ia 27/12/2012- São João Evangelista, o apóstolo "bem-amado" - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com

São João Evangelista, o apóstolo "bem-amado"(Um dos 12 apóstolos de Cristo )



  

Um dos 12 apóstolos de Cristo e nascido em Batsaida, na Galiléia, autor do quarto evangelho e conhecido como o discípulo que Jesus amava foi o único apóstolo que acompanhou Cristo até a morte na cruz, ao lado de Nossa Senhora, ocasião em que lhe foi confiada a tarefa de cuidar de Maria, a mãe de Jesus. Pescador e filho do também pescador Zebedeu e de Salomé, uma das mulheres que auxiliavam os discípulos de Jesus, juntamente com o irmão mais velho, Tiago o Maior, foi convidado a seguir Jesus, logo depois de Pedro e André. Um dos mais jovens apóstolos de Cristo, ele e seu irmão, juntamente com Pedro e André, foram os discípulos privilegiados e participaram do círculo mais íntimo junto a Jesus. Presenciaram a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração de Jesus na montanha e sua angústia no Getsêmani. Os dois foram os únicos apóstolos que ousaram pedir a Cristo que lhes fosse dado sentar um à direita, outro à esquerda. Da resposta de Jesus "do cálice que eu beber, vós bebereis" deriva a suposição de que os dois se distinguiriam dos demais pelo martírio. Esteve em Jerusalém (37) e depois por ocasião do Concílio dos Apóstolos, que se realizou em Antióquia. Após as perseguições sofridas em Jerusalém, transferiu-se com Pedro para a Samaria, onde desenvolveu uma intensa evangelização (8,14-15). Mudou-se para Éfeso (67), onde viveu o resto de sua vida, morreu e foi sepultado. A partir dessa cidade, dirigiu muitas Igrejas da província da Ásia e também ali escreveu (80-100) o QuartoEvangelho, o último dos Evangelhos canônicos, e as Epístolas, três cartas aos cristãos em geral. De acordo com os Atos dos Apóstolos, quando acompanhou Pedro na catequese dos Samaritanos, com ele foi convencido por Paulo a desistir da imposição de práticas judaicas aos neófitos cristãos. Durante o governo de Domiciano (81-96), foi exilado (93-97) na ilha de Patmos, no mar Egeu, onde escreveu o Livro do Apocalipse ou Revelação, que é o derradeiro livro da Bíblia, onde narrou as suas visões e descreveu mistérios, predizendo as tribulações da Igreja e o seu triunfo final. O seu evangelho difere dos outros três que são chamados sinóticos ou semelhantes, pois a sua narrativa enfoca mais o aspecto espiritual de Jesus, ou seja, a vida e a obra do Mestre com base no mistério da encarnação: o verbo feito carne e veio dar a vida aos homens. É o homem da elevação espiritual, mais inclinado à contemplação que à ação. De acordo com Clemente de Alexandria, ordenou bispos em Éfesos e outras províncias da Ásia Menor. Ireneus afirmou que os Bispos Polycarpo e Papias foram seus discípulos. Os primeiros fragmentos dos escritos Joanitas foram encontrados em papiros no Egito datando de princípios do segundo século, e muitas escolas acreditam que ele tenha visitado estas áreas. Aparece representado por Michelângelo na cúpula da Basílica São Pedro, em Roma, pela imagem da águia.
Figura copiada do site CADE MEU SANTO:

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Dicas para utilização de remédios - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com

Dicas para utilização de remédios

Os medicamentos são parte da rotina de praticamente toda pessoa que está na terceira


Os medicamentos são parte da rotina de praticamente toda pessoa que está na terceira idade. Estudos mostram que cerca de 70% dos idosos têm ao menos uma doença crônica que requer tratamento médico e terapêutico, ou seja, uso de fármacos. No Brasil, os idosos consomem, em média, de 2 a 3,4 medicamentos por dia. Tomar vários medicamentos com horários e doses diferentes nem sempre é fácil, principalmente para as pessoas que têm problemas de memória. Além da dificuldade que o variado número de medicamentos pode trazer ao dia-a-dia do idoso, também muda a forma como os remédios agem no corpo.
Uma das diferenças está no fato de que, ao envelhecer, o corpo perde água e tecidos (principalmente músculos) e ganha mais gordura, o que pode fazer com que determinado medicamento fique mais tempo no organismo. Problemas nos rins e no fígado também acarretam dificuldade na eliminação de fármacos. Por isso, é preciso que o paciente converse com seu médico, atentando para todos esses fatores na hora de receber a receita de um remédio. DICAS GERAIS • Não compre medicamentos em feiras livres ou camelôs. • Só recorra a remédios• Não compre vitaminas sem orientação médica. • Exija a nota fiscal de todo remédio que você comprar. • Não tome remédios receitados por amigos, familiares ou balconistas de farmácias e não dê ou indique medicamentos a outras pessoas. • Não acredite nos remédios milagrosos (para reduzir peso, contra calvície e outros) anunciados na TV. • Use o medicamento apenas durante o tempo recomendado e fique atento ao prazo de validade dos medicamentos. • Não repita receitas. Lembre-se de que somente o médico pode avaliar se o tratamento deve continuar ou não. EM CASA Faça uma lista dos remédios, anotando o nome de cada medicamento, o médico que o receitou, a dose e o horário em que devem ser tomados, e coloque-a junto aos mesmos ou em local visível. Guarde, também, uma cópia em sua carteira.
Atualmente há no mercado caixinhas porta-medicação que contemplam os períodos do dia, como o quadro abaixo: Período Medicação Finalidade Café da Manhã Almoço Jantar Ao Deitar Leia e guarde as bulas dos remédios. • Tome o medicamento na dose exata e no horário indicado pelo médico. • Com freqüência, faça uma limpeza em seus armários e jogue fora os remédios vencidos. Nunca tome medicamentos fora da validade. • Chame imediatamente seu médico, quando tiver algum problema com os medicamentos. • Não interrompa o tratamento sem a autorização do médico nem reduza a dose sem sua orientação. • Não misture álcool com remédios. • Para lembrar dos horários de tomar o remédio, associe a ingestão do medicamento à sua rotina, como, por exemplo, escovar os dentes. Coloque lembretes no espelho do banheiro, calendários na cozinha e use caixas plásticas com divisões para separar os remédios por horário e dia da semana. • Proteja os seus medicamentos da luz, da umidade e do calor.
O banheiro, a cozinha e o carro não são locais adequados para guardá-los. • Coloque na geladeira os remédios que devem ser guardados em temperaturas baixas (como, por exemplo, vacinas e insulina), evitando que sejam congelados. • Evite tomar os medicamentos deitado. Tome-os com água e não com refrigerantes, café, chá ou bebidas quentes. NO CONSULTÓRIO • Informe sempre seu médico sobre os problemas que teve com medicamentos (irritações na pele, indigestão, falta de apetite, enjôo e tontura, por exemplo). • Antes de começar o tratamento pergunte ao médico qual a maneira correta de tomar os medicamentos. • Pergunte ao seu médico se é possível tomar o remédio junto com as refeições. Alguns medicamentos têm sua eficácia reduzida nessas condições. • Sempre pergunte ao seu médico se há alternativas terapêuticas para o tratamento. Fonte: www.qualivida.intermedica.com.br

SANTO DO DIA 26/12 - Santo Estevão - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 26/12
   
Santo Estevão
Estevão, como se lê nos Atos dos Apóstolos (cap.7), cheio de graça e de força. Era judeu da diáspora e morava em Jerusalem. Fazia parte dos sete diáconos que haviam sido encarregados pelos Apóstolos de assistirem os necessitados da comunidade (Atos 6,1-6).

A primeira comunidade cristã, para viver integralmente o preceito da caridade fraterna, pôs tudo em comum, repartindo diariamente o que era suficiente para o seu sustento. Com o crescimento da comunidade, os apóstolos confiaram o serviço da assistência diária a sete ministros da caridade, chamados diáconos. Entre eles sobressaía o jovem Estevão, que além de exercer as funções de administrador dos bens comuns, não renunciava ao anúncio da Boa Nova, e o fez com tanto zelo e com tamanho sucesso que os judeus "chegando de improviso, arrebataram-no e o levaram à presença do Sinédrio. Lá apresentaram falsas testemunhas que depuseram: "Este homem não cessa de falar contra o Lugar Santo e contra a Lei. Ouvimo-lo dizer que Jesus Nazareno destruiria este Lugar e modificaria as tradições que Moisés nos legou".

Como pretexto de sua autodefesa, aproveitou para iluminar as mentes de seus adversários. Primeiramente resumiu a história hebraica de Abraão até Salomão, em seguida afirmou não ter blasfemado nem contra Deus, nem contra Moisés, nem contra a Lei, nem contra o Templo. Demonstrou de fato que Deus se revelava também fora do Templo e se propunha a revelar a doutrina universal de Jesus como última manisfestação de Deus, mas os seus adversários não o deixaram prosseguir no discurso, porque "dando altos gritos, taparam os ouvidos, precipitaram-se sobre ele, levaram-no para fora da cidade e o apedrejaram."

Com os joelhos dobrados debaixo de uma chuva de pedras, o primeiro mártir cristão repetiu as mesmas palavras de perdão pronunciadas por Cristo sobre a cruz: "Senhor, não lhes imputes este pecado."

A descoberta de suas relíquias no ano 415, suscitou grande emoção na cristandade.

26.12. DIA DO INTERNAUTA - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com

26.12. DIA DO INTERNAUTA

 


Hoje entra em nossa pauta,

O dia do nosso Internauta.

Que o satélite de cada dia,

Não nos falhe nesse dia.

 

Seja bem feita a nossa conexão,

Que não trave nenhuma ação.

Nem por pouco se brinque

Com a velocidade do nosso link.

 

Que não haja nenhum pretexto,

Para que o nosso longo texto

Não dê tempo de ser salvo.

 

Que mesmo com o maior apagão,

Não caia a nossa conexão,

Nem de um raio seja alvo.

26.12. DIA DO PEDREIRO - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com

 

26.12. DIA DO PEDREIRO

 

Hoje em todo território brasileiro,

comemoramos o dia do Pedreiro.

Recebe o nome desse profissional,

quem trabalha com pedra, cimento e cal.

 

Dedicação tem sempre de sobra

quando edifica uma obra.

Recebe a planta do engenheiro,

mas quem executa é o Pedreiro.

 

De qualquer modo ele se ajeita

seja por dia ou por empreita

executa a tarefa com precisão.

 

Seu trabalho merece louvor,

pois é com esse trabalhador

que se edifica uma nação

26.12. DIA DA LEMBRANÇA - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com

 

26.12. DIA DA LEMBRANÇA

 

Todos têm a sua herança

nesse dia da lembrança.

Uma doce recordação

que ficou no coração.

 

Quem não tem na lembrança,

aquilo que foi em criança?

Quem não tem consciência,

do que fez na adolescência?

 

Hoje é dia de lembrar

a doce ventura de amar

de tudo que um dia se fez.

 

Hoje é dia da lembrança,

e quem sabe a esperança

de fazer tudo outra vez...

26.12. DIA DA SAGRADA FAMÍLIA - https://valtatui-curiosidades.blogspot.com/

26.12. DIA DA SAGRADA FAMÍLIA

 

Da família sempre relembro

neste vinte e seis de dezembro.

Esta data está consagrada

à querida família sagrada.

 

Neste dia de muita fé,

saudemos a São José.

E a nossa Mãe Maria

que um santo filho nos daria.

 

Jesus, filho divino,

naquele simples menino

a esperança renascia.

 

Que o nosso lar seja abençoado,

tendo sempre ao nosso lado

Jesus, José e Maria.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Uma bela lição de vida! - Vai um cafézinho? - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


 
 

Uma bela lição de vida!

- Vai um cafézinho?

Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio e todos estiveram de acordo em dizer que sim.

O professor tomou então uma caixa de fósforos e a vazou dentro do frasco da maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio e eles voltaram a responder que sim.

Logo, o professor pegou uma caixa de areia e a vazou dentro do frasco e, óbviamente,a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio e os alunos responderam-lhe com um retumbante sim.

De seguida o professor adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia e nessa ocasião os estudantes riram-se. Quando os risos terminaram, o professor comentou:

- Quero que percebam que este frasco é a vida e as bolas de golfe são as coisas importantes: a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos. As coisas que realmente vos apaixonam. São coisas que, de tão importantes, mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida continuaria cheia.

- Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc.

- Finalmente, a areia é tudo o resto: as pequenas coisas.

- Se colocássemos primeiro a areia no frasco, não haveria espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem, pois, atenção às coisas que realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades... o resto é só areia.

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou:

- Então e o que representa o café?
O professor sorriu e disse:

- Ainda bem que perguntas! Isso é só para vos mostrar que por mais ocupada e preenchida que a vossa vida pareça estar haverá sempre tempo e lugar para tomar um cafézinho com um amigo.

25.12. DIA DO NATAL DE JESUS - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

25.12. DIA DO NATAL DE JESUS

 

Natal quer dizer nascimento,

é  o nosso mais belo momento.

Nesse dia Maria deu à luz,

A um Deus de nome Jesus.

 

Seus pais eram Maria e José,

simples moradores de Nazaré,

que no censo tinham também

um motivo para ir a Belém.

 

Assim quis o destino,

aquele santo menino

nasceu numa estrebaria.

 

Seguindo no céu uma luz,

até a realeza adoraria

o menino chamado Jesus.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

SANTO DO DIA - Santa Ermina - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

 SANTO DO DIA
Santa Ermina
Os nomes Ermina, Irmina ou Irma nos reportam à uma única personalidade, a de uma santa germânica. A tradição desta região conta que ela era a irmã mais velha de Adélia, a abadessa do mosteiro que fundará em Pfalzel, depois uma Santa da Igreja.

Portanto, Ermina também era princesa da Autrasia, filha do rei Dagoberto II, o Bom, o primeiro dessa família a ser declarado Santo pela Igreja de Roma. Porém, toda essa descendência real nunca ficou muito clara. Mesmo nos antigos registros biográficos ela aparece confusa.

À parte essa tradição, certamente muito do florescimento do cristianismo na Alemanha ocorreu graças as duas veneradas irmãs abadessas fundadoras. Entre os séculos VII e VIII a propagação da fé cristã, realmente ocorreu em conseqüência as fervorosas iniciativas missionárias e as fundações de mosteiros. Nesta época, Ermina era uma jovem muito bela e caridosa, cujo noivo era o conde Ermano. Mas ele acabou morrendo antes da cerimônia do casamento. Após a fatalidade, decidiu seguir a vida religiosa, entendendo o acontecimento como uma mensagem de Deus. Assim ingressou num mosteiro beneditino.

Mais tarde ela fundou um, perto da cidade de Treves, que existe ainda hoje, o mosteiro de Ohren. Escolheu as regras beneditinas e foi eleita a primeira abadessa. Desde então se tornou uma grande benfeitora dos missionários que passavam pela região, especialmente do monge Wilibrordo, futuro Santo. Ele era inglês e chefiava uma missão evangelizadora na região da Frísia, atual Dinamarca, ao lado outros monges da mesma origem. Atendia um especial pedido do Papa Sérgio I, que desejava ver a região convertida.

Na verdade, primeiro foi Wilibrordo que beneficiou o mosteiro de Ohren e inclusive a cidade de Treves. A tradição nos conta que no final do século VII, quando ele passava pela região, encontrou a cidade na mais completa desolação. Era uma terrível peste que se espalhava velozmente, tendo atingido também o mosteiro da abadessa Ermina. Alí, o referido monge, se manteve em fervorosa oração e penitência para que as religiosas e os habitantes da cidade ficassem livres do mortal contágio. As preces de Wilibrordo foram ouvidas tão depressa, que Ermina ficou comovida com tanta santidade.

Muito agradecida Irmina doou a Wilibrordo o território de Echternach. As construções já existentes serviriam de base para mais um glorioso mosteiro beneditino. O qual, depois se tornou, o ponto de partida das suas viagens de pregações apostólicas que levaram a conversão da Frísia.

Ermina continuou a ajudar o monge através da força das orações e com recursos materiais. Ela continuou sua existência entregue aos exercícios espirituais e a uma vida feita de abnegação e caridade. Pode-se dizer também que sem a sua ajuda a Frísia demoraria muito para se converter ao seguimento de Cristo. A abadessa Ermina morreu na véspera do Natal do ano 710.

A Igreja autorizou seu culto e a incluiu no Livro dos Santos. Determinou o dia de sua morte, 24 de dezembro, para a homenagem litúrgica, em sua memória. Posteriormente nele incluiu também a celebração de Santa Adélia de Pfalzel, sua irmã no sangue e na fé.

SANTO DO DIA 24/12 - Santa Adélia de Pfalzel - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 24/12
Santa Adélia de Pfalzel
A tradição oral germânica nos conta que Adélia ou Adele era a irmã mais nova de Ermina, ambas princesas, filhas do rei da Austrasia Dagoberto II, o Bom. Hoje todos são venerados nos altares com Santos da Igreja. Embora esse parentesco ainda seja motivo de controvérsias e por isso continua sendo pesquisado.

Adélia foi identificada também como a abadessa Adola, a quem Elfrida, abadessa do mosteiro de Streaneshalch, teria enviado uma carta. Também como Adula, "religiosa matrona nobilis", que se hospedou no mosteiro de Nivelles em 17 de março de 691, com um filho pequeno. Consta que Adélia, depois da morte de seu marido, Alderico, influente nobre da região, decidiu se recolher para a vida religiosa. Para isso, fundou o mosteiro de Pfalzel, na região de Treves, atual Alemanha, onde ingressou e foi a primeira abadessa. Escolheu as regras dos monges beneditinos, como pertenciam os de Ohren e de Nivelles, o primeiro fundado por sua irmã a futura Santa Ermina.

No mosteiro havia um hospede freqüente, o neto da abadessa, um rapaz esperto e vivaz. Seu nome era Gregório e, como conhecia o latim, ficou encarregado de ler em voz alta os textos sagrados, enquanto as religiosas estivessem no refeitório. Certo dia, no ano de 722, passou pelo mosteiro um monge inglês de nome Bonifácio. Ele estava retornando da sua primeira missão na Frísia. Foi acolhido como hospede, mesmo não sendo conhecido. Mas naquele exato momento todos estavam no refeitório, onde o jovem Gregório lia uma bela página latina do Evangelho.

Terminada a leitura, Bonifácio se aproximou dele e expressou seus cumprimentos, mas lhe pediu que explicasse o que acabara de ler. Gregório tentou repetir a leitura, mas Bonifácio o impediu, pedindo que o jovem explicasse no seu próprio idioma. Ocorre que mesmo lendo muito bem o latim, não conseguia compreender o que realmente o texto dizia. "Deixe que eu mesmo explicarei para todos os presentes" disse o monge estranho. Explicou o texto latino com tanta clareza, o comentou com tamanha profundidade e de maneira tão convincente, que deixou todos os ouvintes encantados.

O mais atingido de todos foi Gregório, a ponto de não querer mais se separar do monge que ninguém sabia de onde era. Porém, apesar das preocupações de avó, Adélia permitiu que o neto partisse ao lado de Bonifácio, confiando na sua intuição religiosa e na Providência Divina. Muitos anos depois Gregório se tornou o Bispo de Utrecht e foi um dos melhores discípulos de Bonifácio, o "apóstolo da Germânia" e Santo da Igreja.

Adélia morreu pouco tempo depois, num dia incerto do mês de dezembro no ano 734, e foi sepultada no mosteiro de Pfalzel. Passados mais de onze séculos, em 1868 as suas relíquias foram transferidas para a igreja da paróquia de São Martinho.

O culto litúrgico em memória de Santa Adélia de Pfalzel foi autorizado pela Igreja. São duas as celebrações em dezembro, nos dias: 18, com uma festa local; e no dia 24, junto com Santa Ermina, que sem dúvida alguma é sua irmã na fé.

24.12. DIA UNIVERSAL DO PERDÃO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

 

24.12. DIA UNIVERSAL DO PERDÃO

 

Dê ao próximo o seu amor,

é o conselho do Senhor.

Que todos vivam em harmonia

no coração só alegria.

 

Se você anseia a Deus,

reconcilie-se com os seus.

Se você quer o Seu perdão,

perdoe primeiro ao seu irmão.

 

Nesse dia dedicado ao perdão,

faça uma profunda reflexão

e perdoe toda ofensa.

 

Seu coração aliviado,

por ter ao próximo perdoado

sentirá Deus em presença.

24.12. DIA DO ÓRFÃO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

 

24.12. DIA DO ÓRFÃO

 

A você que vive sozinho

sem o materno carinho,

dedico essa mensagem,

minha simples homenagem.

 

A você que não sabe onde vai,

não tem a presença de um pai.

Que Deus lhe mantenha forte

e lhe reserve outra sorte.

 

Quem vive na orfandade

precisa de fraternidade

pra vencer a provação.

 

Trate sempre com carinho

o órfão que vive sozinho

dando-lhe muita atenção.

 

24.12. DIREITO DE FÉRIAS AO TRABALHADOR-1.925 - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

24.12. DIREITO DE FÉRIAS AO TRABALHADOR-1.925

 

As férias estão garantidas

pelos restos de nossas vidas.

Por doze meses trabalhados,

serão quinze dias parados.

 

Os direitos estatutários,

para comerciários, industriários e bancários.

Foi um grande avanço, direi,

a conquista dessa lei.

 

Hoje essa lei progrediu,

e trinta dias garantiu

para o descanso do labor.

 

No trabalho encontra prazer,

se tem direito ao lazer

o nosso bravo trabalhador.

domingo, 23 de dezembro de 2012

SANTO DO DIA 23/12 - S. João Câncio - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 23/12
S. João Câncio
São João Câncio nasceu em Kety, pequena localidade da Polônia, no ano 1390. Em Cracóvia fez os seus estudos, laureou-se e foi ordenado sacerdote. Obteve a cátedra universitária no momento em que a controvérsia hussita se tornava mais acesa. João discutiu com vários opositores, recebendo nestas disputas mais insultos que argumentações objetivas. Quando a sua humildade e a sua paciência eram postas à prova, sem perder a costumeira serenidade de espírito, se limitava a responder: "Graças a Deus!"

Durante uma das suas peregrinações a Roma, a diligência em que viajava foi assaltada e depredada por um grupo de bandidos, que infestavam os arredores de Roma. Também, João foi roubado mais percebendo que no fundo de um bolso tinha ficado uma moeda de prata, morreu atrás dos bandidos, dizendo: "Vocês esqueceram esta". O biógrafo, que conta o episódio, afirma que os bandidos, comovidos, restituíram todo o dinheiro do assalto.

São João Câncio morreu em Cracóvia, com a idade de oitenta e três anos, na noite de Natal de 1473 e foi canonizado em 1767. A memória do santo, celebrada a 20 de outubro, foi agora trazida para mais perto da data de sua morte.

23.12. DIA DO VIZINHO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com -

23.12. DIA DO VIZINHO


A minha mensagem de carinho

é dedicada ao nosso Vizinho.

Pois hoje é chegado o seu dia,

comemoremos com alegria.

 

O Vizinho, quando boa gente,

é melhor do que um parente.

Sem abusar em nos pedir,

está sempre pronto a servir.

 

Ninguém nunca fica sozinho,

tendo ao lado um bom Vizinho,

um amigo bem exemplar.

 

Qualquer que seja a comunidade,

depende da fraternidade

que integra cada lar.

sábado, 22 de dezembro de 2012

SANTO DO DIA 22/12 - Santa Francisca Xavier Cabrini - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 22/12
Santa Francisca Xavier Cabrini
Santa Francisca nasceu em Sant'Angelo de Lódi, na Lombardia, Itália, no ano de 1850, última de uma família de 13 filhos. Órfã de pai e mãe, Francisca teria desejado fechar-se logo no convento, mas não foi aceita por causa da precariedade de sua saúde. Aceitou então o encargo de atender a um orfanato, que lhe confiou o pároco de Codogno. A jovem, há pouco diplomada mestra, fez muito mais: concitou algumas companheiras a unirem-se a ela, constituindo um primeiro núcleo das irmãs missionárias do Sagrado Coração, postas sob a proteção de um intrépido missionário, São Francisco Xavier, de quem ela mesma, pronunciando os votos, assumiu o nome.

Francisca, também na primeira das suas vinte e quatro travessias do oceano condividiu os dissabores e as incertezas de seus patrícios; mas é extraordinária a coragem com que enfrentou a imensa metrópole norte-americana e soube onde estabelecer o ponto de encontro e de socorro para os emigrantes. Antes de tudo olhou para os órfãos e os doentes, construindo casas, escolas e um grande hospital em Nova Iorque, depois em Chicago, em seguida na Califórnia e irradiar enfim a sua obra em toda a América, até a Argentina.

A todos que se mostravam admirados com ela por tantas obras, a madre Cabrini respondia com sincera humildade: "Por acaso não foi o Senhor quem fez todas essas obras?" Traduzidas em números estas obras são: trinta fundações em oito nações diferentes. Morreu em Chicago no ano 1917, após uma das inúmeras viagens. Seu corpo foi levado para Nova Iorque na Igreja anexa ao Colégio Madre Cabrini para que permanecesse próximo dos emigrantes.

22.12. DIA DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

 

22.12. DIA DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

 

Ouça o que eu digo minha gente,

Quando uma sociedade é consciente,

Não procura o lixo gerar,

Mas sim material para reciclar.

 

Quando o lixo procura selecionar,

Diminui a poluição da água, solo e ar.

Ajuda a diminuir os custos diários,

Com uso de menos aterros sanitários.

 

O lixo é todo dia produzido,

Por isso faz muito sentido

Que seja separado e coletado.

 

Pois se for bem separado,

Antes de ser descartado

Poderá ser reciclado.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

SANTO DO DIA 21/12 - São Pedro Canísio - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 21/12
São Pedro Canísio
São Pedro Kanijs, nasceu em Nimega, Holanda, no ano 1521. Filho do prefeito de Nimega, Pedro Kanijs, em Latim Canisius, teve a responsabilidade de freqüentar ótimas escolaras, Direito canônico em Lovaina e Direito civil em Colônia. Nesta cidade gostava de pessar o tempo livre no mosteiro dos Cartuxos. Ninguém suspeitava queo jovem advogado, a quem o pai havia garantido bom encaminhamento na profissão, sob as ricas roupas carregasse o cilício. A leitura do breve livro dos Exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola determinou uma reviravolta decisiva em sua vida: cumprida a piedosa prática em Mogúncia sob a direção do padre Faber, entrou na Companhia de Jesus, e foi o oitavo que emitiu votos solenes. Na jovem Ordem teve oportunidade de cultivar os seus estudos preferidos e o seu amor pela erudição. A ele se deve a publicação das obras de São Cirilo de Alexandria, de São Leão Magno, de São Jerônimo e de Ósio de Córdoba.

O apelido arranjado para este santo martelo dos hereges é totalmente impróprio, pois pode ser definido como um ferro entre a bigorna e o martelo, isto é, alvo da irritação que a sua pregação suscitava nos ambientes protestantes, e da malevolência e inveja de seus próprios companheiros de religião. Viveu em pleno cliema de reforma e de contra-reforma. Tomou parte ativa no concílio de Trento, como teólogo do cardeal Truchsess e conselheiro do papa. Distinguiu-se por sua cultura teológica, pelo zelo e operosidade, mas também pelo espírito pacífico, conciliador. Santo Inácio chamou-o a Itália e mandou-o à Sicília para aí fundar o primeiro dos renomados colégios, depois Bolonha e mais tarde Alemanha onde permaneceu por 30 anos na qualidade de superior provincial. Teve o merecido epíteto de segundo apóstolo da Alemanha (o primeiro foi são Bonifácio).

São Pedro Canísio morreu a 21 de Dezembro de 1597, em Friburgo, na Suíça. Teve as honras dos altares e o título de doutor da Igreja em 1925.

21.12. DIA DOS EMPREGADOS EM CLUBES - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

 

21.12. DIA DOS EMPREGADOS EM CLUBES

 

Não importa qual a sua função,

Você merece a nossa atenção.

Nos clubes mais variados

Hoje é o dia dos seus empregados.

 

Começo a homenagem nesse dia

Pelo pessoal da portaria.

Ele usa de muita atenção,

No momento da recepção.

 

Também a vigilância,

Setor de muita importância

Garante todo patrimonial.

 

O setor de jardinagem e limpeza,

Atua com toda certeza

Na manutenção de um bom visual.

21.12. DIA DOS ANTEPASSADOS - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/

21.12. DIA DOS ANTEPASSADOS

 

Tudo que hoje está em atividade

Nasceu numa outra realidade.

Algo que um dia foi original,

Hoje não passa de algo normal.

 

A lembrança de um antepassado,

Às vezes volta ao nosso lado.

Uma pessoa muito querida

Que fez parte da nossa vida.

 

O culto ao antepassado

Até hoje é muito usado

Na prática e na teoria.

 

Quase sempre numa igreja

Esse culto se enseja

Na missa de sétimo dia.

21.12. INÍCIO DO VERÃO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

21.12. INÍCIO DO VERÃO

 

O calor já está em todos os lugares,

coincide com as férias escolares.

Tempo de flores silvestres em profusão,

regadas pelas breves chuvas de verão.

 

O Natal acontece em pleno verão,

é essa a principal comemoração.

O sol está sempre presente,

o calor castigando nossa gente.

 

Por isso, não muito amiúde,

devemos cuidar da saúde

tendo cuidado na alimentação.

 

Com a criança, muito cuidado,

não exagere na ingestão de gelado

e olho na desidratação.

 

21.12. 1ª TELENOVELA BRASILEIRA (1.951) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

21.12. 1ª TELENOVELA BRASILEIRA (1.951) - "Sua Vida me Pertence"

 

A TV Tupi põe na tela

a sua primeira Telenovela.

O seu título até convence:

¨Sua vida me pertence¨.

 

São 375 televisores,

todos fixos em seus atores.

A novela no seu dia a dia,

mostra a sua dramaturgia.

 

O telespectador se revela,

um fã da telenovela

neste ciclo inicial.

 

Até hoje em sua essência,

na busca da audiência,

a novela é sem igual.

21.12. DIA DO ATLETA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

21.12. DIA DO ATLETA

 

Desde a Antiguidade

pelas ruas da cidade,

em corrida ou em seta

havia o dia do atleta.

 

Hoje tem grandes variedades,

são mil e uma modalidades,

todos em busca de afirmação

de um título de campeão.

 

O atleta sabe da norma,

procura manter a forma

treinando a perder de vista.

 

Precisa de muita dedicação

para chegar a campeão

no campo, na quadra ou na pista.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

20.12. DIA INTERNACIONAL DA SOLIDARIEDADE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

20.12. DIA INTERNACIONAL DA SOLIDARIEDADE

 



Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei


Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

 

20.12. DIA DA BONDADE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

 

20.12. DIA DA BONDADE

 

No coração felicidade,

hoje é o dia da Bondade.

É um dia pra refletir

como é bom assim sentir.

 

Alguém disse que o mundo é mau,

pois é inteiro desigual.

Mas se o olharmos com bondade

haverá sempre felicidade.

 

Há sempre esperança,

num tempo de bonança

que um dia vai chegar.

 

Basta abrir o coração,

saber estender a mão

pra esse tempo começar.

20.12. DIA DO MECÂNICO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

20.12. DIA DO MECÂNICO

 

Quem se ocupa do maquinário,

também entra no cenário.

Quem zela da maquinaria,

comemora também o seu dia.

 

A conservação do motor,

faz parte do seu labor.

A limpeza e manutenção

aumenta a sua duração.

 

Profissional dedicado

em mecânica é versado

no domínio da ciência.

 

Na defesa da profissão

ele entra em ação

demonstrando competência.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

SANTO DO DIA 19/12 - Bem - aventurado Urbano V - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 19/12
Bem - aventurado Urbano V
O Bem-aventurado Urbano V, nasceu no castelo de Grisac, em Languedoc, no ano 1310, de família nobre. Ingressara ainda muito jovem no mosteiro dos beneditinos do priorado de Chirac, onde recebeu sólida cultura. Doutorou-se em direito canônico e civil e ensinou na universidade de Montpelier, Toulouse e Avignon, antes de receber da Cúria Pontifícia vários encargos como delegado em Milão e em Nápoles, onde chegou-lhe a nomeação para Pontífice.

Foi consagrado bispo em Avignon, no mesmo dia 06 de novembro de 1362, recebida a tiara com o nome de Urbano V. A esperança de volta do Papa a Roma pareceu logo que se realizaria. Este Papa ativíssimo e piedoso mostrou logo possuir os dotes do homem de governo e mão firme no guiar a barca de Pedro, numa época tão difícil na vida interna da Igreja.

O Santo Pontífice olhou para a reconstrução espiritual da Igreja, promovendo a unidade entre os cristãos, que pareceu realizar-se através da união da Igreja grega com a latina em 1369 além das restaurações das coisas materiais.

Infelizmente a pacificação dos animas dos Estados Pontifícios durou pouco, e a 07 de Abril de 1370, Urbano V deixava novamente Roma para tornar a Avignon, não obstante as súplicas e as exortações de tantos, entre eles Santa Brígida, que o alcançou junto ao lago de Bolsena, lhe predisse que em breve morreria, se voltasse para Avignon. Seu pontificado durou oito anos, ao qual se atribuiu reforma eficaz dos costumes e incrementos particular da doutrina cristã e dos estudos em geral.

Morreu a 19 de Dezembro de 1370 em Avignon.

19.12. DIA DAS APAES - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

19.12. DIA DAS APAES

 

Esta é uma Associação

que orgulha toda nação.

Em âmbito nacional

cuida do nosso excepcional.

 

Há uma ajuda tamanha,

a cada nova campanha.

O povo é caritativo

e vê na APAE bom motivo.

 

Em cada cidade do interior

a demonstração de amor

nos toca profundamente.

 

Também em cada capital,

a assistência ao excepcional

se torna ainda mais comovente.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Esotéricos explicam significado e dão dicas para aproveitar o 12/12/12 - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

Esotéricos explicam significado e dão dicas para aproveitar o 12/12/12


Para alguns, o céu é alvo de apreciação constante, seja de dia ou à noite; para as crianças, pode ser um brinquedo, quando nuvens imitam animais, caravelas ou objetos inimagináveis. Já para a astróloga Virgínia Braga Vasconcelos Simões, o céu desta quarta-feira – dia 12/12/12 – representa um momento de alinhamento entre a mente, o coração e o espírito. Segundo ela, com esse equilíbrio, será mais fácil encarar “os novos desafios apresentados à humanidade”.

O G1 ouviu diferentes esotéricos, que falaram sobre o significado da data e deram dicas para aproveitar a energia do dia.

Para Virgínia, por exemplo, que fez um mapa astral da data, o dia 12/12/12 marca um ponto de reflexão e transformação, “com consequências para a natureza, economia, e sociedade”. “Eu aconselharia as pessoas a fazerem mais reflexões, meditações, orações e irem em busca de um auto-conhecimento maior”, indicou a astróloga.

Segundo ela, a ênfase em Sagitário significa que “a sabedoria divina e as bênçãos do plano espiritual” estão alinhadas à Terra, dirigindo, dessa forma, toda essas energias à humanidade.

Evolução
Prof. Hélius é tarólogo, astrólogo e joga búzios há cerca de 35 anos. Para o esotérico, o 12/12/12 representa evolução e oportunidade de transformação. “Em datas assim, como a que houve no ano passado, 11/11/11, é como se abrisse um portal na evolução. É uma oportunidade de passar de um estado evolutivo para o outro”, explicou.

De acordo com Prof. Hélius, entretanto, somente as almas de quem segue o caminho do bem estão preparadas para esta nova fase. “Quando acontecem essas passagens, as forças cósmicas são muito fortes. Você estando com as energias desalinhadas, desencontradas, não é muito bom”, disse.

Ele também indica para este dia, alimentação saudável, uso de roupas claras e leves, relaxamento, meditação e oração. Segundo Prof. Hélius, essas ações ajudam entrar em sintonia com a energia cósmica da data. Por outro lado, ele acredita que o melhor é evitar o consumo de carne vermelha, bebida alcoólica e cigarro.

Dia para fazer simpatias
Alexandre Cigano explica que a soma da data 12/12/12 resulta no número dois. “O número dois é muito poderoso, representa harmonia entre casais, igualdade dentro dos lares onde pais e filhos poderão estar entrando em total sintonia. Traz muita felicidade, traz mudança”, pontua.

Segundo Cigano, o dia é propício para realizações. “É dia de acordar com pensamentos positivos, pisar firme no chão, tendo muita auto-firmeza”, disse. Ele também afirma que a data é ideal para fazer simpatias, que trazem prosperidade nos campos profissional e financeiro.

Para quem quer alcançar bons resultados no trabalho, o numerólogo ensina uma simpatia com grãos, louro e canela. “Coloque dentro de um balde arroz com casca, lentilha, trigo para quibe, milho de galinha, seis folhas de louro e sete paus de canela. Depois, jogue água fervendo por cima e abafe. Quando amornar, coe e tome durante sete dias seguidos, a partir de hoje. Conservar o líquido na geladeira”.

Já para aqueles que desejam atrair dinheiro, ele indica um banho, com diversos condimentos, seguido de orações. “Sete galhinhos de salsinha, sete cravos da índia, sete pedaços de canela em pau, três folhas de louro e um pitada noz-moscada. Fever tudo em um litro de água e jogar no corpo. Não seque. Depois reze um pai-nosso e três ave-marias”.

A boa vida depois dos 60 - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

A boa vida depois dos 60

Pode parecer engraçado, mas talvez você jamais tenha tido a

Não sei como você gosta de ser chamado. Velho, idoso, da terceira idade, de idade, da melhor idade etc. A variedade de nomes é muito grande e cai de moda muito rápido. Mas nada disso importa, o melhor é "capitalizar" tudo o que já viveu e colocar a sua experiência a seu serviço, seja você velho ou idoso. O importante é perceber que na vida tudo é construído, e isso fica muito mais claro depois dos 60 anos de idade, quando, em diversas situações, surge a sensação de "eu já vi esse filme". Pois é, nesta fase da vida, como em outras, há maneiras de mudar, de imprimir novo ritmo ou mesmo dar uma guinada de 180 graus, caso você esteja incomodado. Cada etapa da vida é permeada por limitações específicas, seja em favor dos filhos, do trabalho ou até pela falta de dinheiro. Pode ser que agora você tenha limitações físicas ou uma doença que dificulte determinadas atividades e das quais você lamenta e se arrepende amargamente por não ter se cuidado antes. Bobagem, ainda que você não tenha sido prevenido, é possível optar por viver o melhor, desde que essa decisão seja acompanhada pela determinação de tomar conta da própria vida.
Pode parecer engraçado, mas talvez você jamais tenha tido a oportunidade de ser tão dono do próprio nariz. Lembre-se que, atualmente, a ciência e a tecnologia são fortes aliadas do envelhecimento com qualidade. Medicamentos, vacinas, cura e prevenção de doenças são alguns benefícios proporcionados pelo desenvolvimento científico, que prolongam a vida e aumentam o bem estar do ser humano. Mas isso não basta. A busca por uma velhice digna e feliz é uma decisão, é o diferencial que cada um imprime na direção da própria vida e faz com que ela valha a pena. Fora da universidade, mas em uma escola ou aula particular ou tendo os netos como professores, o aprendizado da informática pode modificar conceitos arraigados, especialmente se você passar a navegar na Internet, a maior rede mundial de computadores. Se tiver chegado até aqui sozinho, obviamente você já está no mundo da informática, mas se alguém acessou para você, não se preocupe, ainda há jeito. Veja na matéria os Idosos na Internet - Adeus à info-exclusão o potencial da rede para todos os tipos de informação, além dos companheiros sempre dispostos para um bate-papo e até para iniciar um namoro. Mas, se você está pensando em arrumar um namorado(a) não espere pela Internet, mostre-se disponível não apenas on-line, mas também, e principalmente, ao vivo.
Quando chega o momento de se aposentar, muitas vezes bate um frio na barriga. Fique tranqüilo, o problema não é só seu. O artigo Como sair da linha sem perder a linha, mostra esse momento delicado, mas surpreendente quando se assume o papel de condutor da própria vida. Independente de idade, ninguém está livre de desenvolver uma depressão, doença com mais chances de ser controlada se for diagnosticada no início. É o que mostra a matéria Depressão - o mal do século em todas as idades, que traz um tópico específico sobre o surgimento da doença na terceira idade. A vida é mesmo cheia de altos e baixos para todas as pessoas, e a única certeza que ela dá é a morte. E isso não é nenhuma aberração, é o ciclo natural da vida. Idade Ativa

É preciso CONSERVAR a AMIZADE - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com -



 

publicidade anuncie
É preciso CONSERVAR a AMIZADE
Para se conservar uma belíssima Amizade, é necessário cultivá-la, como se fosse um jardim de rosas raras.
Tem que colocar muitos sentimentos e estar presente a todo momento, e ser amigo de verdade, para se ter uma grande amizade.
Ser fiel e realmente verdadeiro e chegar sempre primeiro, para lhe oferecer o mundo inteiro, tudo com muito sentimento, e nunca esperar nenhum pagamento.
Amizade é simples, mas é coisa séria, é como um casamento sem papel, é uma união de amigos que se gostam, é para as horas amargas, e também para saborear o mel.
Amizade é sorrir para o amigo e o apoiar, quando na verdade o que a gente queria era chorar.
Tem que haver entrega , solidariedade,sem cobranças, muito carinho e confiança, um ombro amigo, e muita atenção, tem que dar tudo incondicionalmente,sem restrição.
Tem que ser o equilíbrio da balança, ser muito legal é fundamental!
Dar apoio, participar da vida e dar calor, amizade é quase amor!
(Hamilton Bueno)

SANTO DO DIA 18/12 - São Charbel do Líbano - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 18/12
São Charbel do Líbano
São Charbel Makhlouf, que morreu em 1898, foi um monge maronita do Líbano. Sua vida, desprovida de grandes feitos foi marcada, todavia, por uma devoção completa e intensa. Depois de sua morte, durante 45 noites, estranhas luzes pairavam sobre sua sepultura. Ocorre que 45 dias era o tempo tradicionalmente considerado como período suficiente para a decomposição de um corpo. Com as aparições das luzes, as autoridades monásticas decidiram proceder à exumação. O corpo foi encontrado em perfeito frescor, embora o local tivesse sido castigado or chuvas recentes que praticamente reduziram o cemitério a um lamaçal de tal modo que o cadáver estava, de fato, imerso em uma camada de água terrosa.

Charbel teve suas roupas trocadas e foi transferido para um outro caixão de madeira mas, antes do sepultamento, um estranho sangue oleoso começou a exudar do corpo. O fluido era tão abundante que as roupas tiveram de ser trocadas duas vezes em duas semanas. Em 1927 - 29 anos depois de sua morte - ele continuava incorrupto e, submetido a um eame, mostrava-se flexível. Mesmo assim, foi sepultado em uma antiga igreja, em Abbey. Em 1950, peregrinos em visita ao santuário notaram um líquido vazando da tumba e o caixão foi aberto mais uma vez. O corpo continuava conservado porém exudando o estranho óleo. Muitas curas miraculosas foram atribuídas a essa substância desconhecida.

Em 1952, um fotógrafo tirou uma foto do corpo, que então já estava ligeiramente comprometido por causa dos exames médicos. Assim captou para a posteridade, a imagem terrena do santo que, em vida, nunca havia sido fotografado.

Grande  servo de Deus, Charbel foi proclamado beato em 1965 e santo dez anos mais tarde, em 9 de Outubro de 1977.

São Charbel, lhe agradecemos por seu exemplo de vida santa. Interceda por nós junto à Virgem Maria e ajude-nos a cumprirmos sempre, com alegria, a vontade de Deus.
NOVENA A SAO CHARBEL 

Primeiro dia:
Ó maravilhoso São Charbel, do vosso corpo exala um perfume que sobe ao céu, vinde em meu auxílio e rogai a Deus por mim a graça de (nominar) da qual tanto necessito, se for realmente para glória de Deus e salvação da minha alma. Amém.
Ó São Charbel, rogai por mim!
Ó meu Senhor, que destes a São Charbel a graça da fé, rogo-Vos conceder, por sua intercessão esta divina graça, a fim de que eu viva segundo os Vossos mandamentos e o Vosso Evangelho.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória

Segundo dia:
Ó São Charbel, mártir da vida monástica, que experimentastes a dor do corpo e da alma, Deus, nosso Senhor, fez de vós um farol luminoso. Corro até vós e vos rogo de pedir a Deus, que conceda pela vossa intercessão, esta graça (nominar). Eu confio em vós. Amém.
Ó São Charbel, jarro perfumado, intercedei por mim!
Ó bom Deus, que honrastes a São Charbel conferindo-lhe a graça de obter milagres, tende piedade de mim e concedei-me por sua intercessão aquilo que Vos peço. A Vós a honra para sempre!
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória

Terceiro dia:
Ó amantíssimo São Charbel, que brilhais no céu da Igreja como uma estrela luminosa, iluminai o meu caminho e fortalecei a minha esperança. Por vosso intermédio peço a graça (nominar). Rogo-vos de implorá-la, por mim, ao Cristo crucificado que vós sempre adorastes.
Ó São Charbel, modelo de paciência e silêncio, intercedei por mim!
Ó Senhor, meu Deus, que santificastes São Charbel ajudando-o a carregar sua cruz, concedei-me a coragem de suportar as dificuldades da vida com paciência e fé, conforme a Vossa vontade, por intercessão de São Charbel. Dou-Vos graças para sempre.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória

Quarto dia:
Ó amoroso São Charbel recorro a vós. Meu coração está cheio de confiança em vós. Pela vossa poderosa intercessão junto a Deus, espero pela graça que imploro (nominar). Mostrai-me mais uma vez o vosso amor.
Ó São Charbel, jardim de virtudes, intercedei por mim!
Ó Deus, que concedestes a São Charbel a graça de assemelhar-se a Vós, concedei também a mim, por meio da sua intercessão, crescer nas virtudes cristãs. Tende piedade de mim, para que eu Vos possa louvar para sempre. Amém!
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória

Quinto dia:
Ó São Charbel, amado de Deus, rogo-vos de iluminar-me, ajudar-me, ensinar-me a fazer tudo aquilo que agrada a Deus. Ó amoroso pai, rogo-vos que vos apresseis em vir em meu auxílio. Rogo-vos de interceder junto a Deus por esta graça (nominar).
Ó São Charbel, amigo da cruz, rogai por mim!
Ó Deus acolhei a minha súplica, por intercessão de São Charbel, e concedei-me a paz. Acalmai a inquietude da minha alma. A Vós louvor e honra para sempre!
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória

Sexto dia:
Ó São Charbel, poderoso intercessor, rogo-vos de suplicar por mim, pela graça que tanto necessito (nominar). Basta uma única palavra dirigida a Jesus, para que Ele me perdoe, tenha misericórdia de mim e acolha a minha oração. Amém!
Ó São Charbel, alegria do céu e da terra, rogai por mim!
Ó Deus, que escolhestes São Charbel para levar à Vossa divina presença os nossos pedidos, rogo-Vos, por sua intercessão, que me concedais esta graça (nominar). Amém.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória

Sétimo dia:
Ó São Charbel, amado por todos, vindes em auxílio de todos aqueles que necessitam de vós. Coloco toda minha confiança em vossa intercessão. Suplicai, por mim, esta graça de que tanto necessito (nominar). Amém!
Ó São Charbel, estrela que orienta quem está perdido, rogai por mim!
Ó Deus, os meus incontáveis pecados impediram que a Vossa graça chegasse a mim. Concedei-me a graça de expiar todos eles. Respondei à intercessão de São Charbel. Daí ao meu triste coração a alegria e acolhei a minha oração, ó oceano de graças. A Vós a honra e o Louvor para sempre. Amém.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória

Oitavo dia:
Ó São Charbel, quando vos contemplo de joelhos, jejuando, sacrificando-vos, ou mesmo em êxtase diante do Senhor, minha esperança e fé na vossa intercessão aumentam. Rogo-vos, ajudai-me a fim de que Deus possa conceder-me a graça que imploro (nominar).
Ó São Charbel, plenitude de alegria em Deus, ajudai-me!
Ó doce Jesus, que conduzistes Vosso amantíssimo Charbel à santidade, concedei-me a graça de Vos ser fiel até a morte. Amo-Vos, ó meu Salvador. Amém.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória

Nono dia:
Ó São Charbel, cheguei ao final desta novena. Meu coração se alegre quando vos falo. Estou confiante que receberei de Jesus a graça que implorei por vossa intercessão. Me arrependo dos meus pecados e vos prometo de combater as tentações. Espero nas minhas orações (nominar).
Ó São Charbel, coroado de glória, rogai por mim!
Ó Senhor, Vós ouvistes as preces de São Charbel e lhe destes a graça de comunicar-se convosco. Tende piedade de mim no meu desespero, salvai-me da desgraça, porque não sou capaz de suportá-los. Amém.
A Vós honra, louvor e graças para sempre!
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória
 
Oração diária em honra a São Charbel:
Ó Deus bom, misericordioso e amoroso, prostro-me diante de Vós e, do fundo do meu coração, Vos elevo uma oração de agradecimento por tudo que me concedestes, pela intercessão de São Charbel. Agradeço-vos, ó admirável São Charbel. Não encontro palavras para expressar minha gratidão pelos benefícios recebidos. Ajudai-me sempre, a fim de que seja sempre digno de receber as graças de Deus e de merecer a vossa proteção. 
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória

Oração para obter graças:
Deus, infinitamente glorificado nos Santos, que inspirastes São Charbel a seguir a solitária vida da perfeição, Vos agradecemos por terdes feito resplandecer a força da Vossa graça, que concedeu a São Charbel a força necessária para afastar-se totalmente do mundo, para fazer triunfar o heroísmo das virtudes monásticas, a pobreza, a obediência e a castidade.
Vos suplicamos, concedei-nos tão grande graça, de amar-Vos e servir-Vos, conforme seu exemplo. Deus que nos mostrastes a poderosa intercessão de São Charbel com numerosas graças e verdadeiros milagres, concedei também a mim a graça (nominar) que Vos peço pela intercessão de São Charbel junto a Vós. Amém.