segunda-feira, 29 de abril de 2013

29.04. DIA INTERNACIONAL DA DANÇA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/



29.04. DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

A dança existe em toda parte,
É considerada a mais antiga arte.
Antes do homem a pedra polir,
Ela já se fazia por existir.

A dança foi usada na Antiguidade
Para adorar alguma divindade.
Na Grécia, a dança como arte,
Estava vinculada ao esporte.

No Renascimento, se não me engano,
Reapareceu no cenário cortesão e palaciano
Na forma conhecida de “Minueto”.

A arte do corpo mover,
A música se faz entender
Como lazer em nosso modo de vida.

domingo, 28 de abril de 2013

28.04. DIA DA SOGRA - valtatui-curiosidades.blogspot


28.04. DIA DA SOGRA

Há um ditado que diz,

aliás um ditado infeliz:

¨Lembra-te sogra

que já foste nora¨.

 

Ser sogra ao meu ver,

se é que me faço entender,

é doar-se constantemente,

é ser mãe novamente.

 

Ela ama sem nenhum veto,

ama o filho, adora o neto

tanto na alegria como na dor.

 

Na saúde ou na doença,

a sogra marca presença

com dedicação e amor.

sábado, 27 de abril de 2013

27.04. DIA MUNDIAL DA ANTA - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/



27.04. DIA MUNDIAL DA ANTA

A comemoração faz séria referência

Sobre esse animal de pouca inteligência.

Elas tem o seu campo habitacional

No Sudeste da Ásia, Américas do Sul e Central.



Hoje vive em dificuldade tamanha

A chamada “Anta da Montanha”.

No Peru, na Colômbia e no Equador,

Enfrenta um momento devastador.



A anta centro-americana e a malaia,

Começam a correr da raia

Caminhando para a extinção.



E a sul-americana com o habitat destruído,

Já quase não encontra sentido

Ficando vulnerável até em nossa nação.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Santo do Dia 24/04 - São Fidelis de Sigmaringen - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

Santo do Dia 24/04  -  São Fidelis de Sigmaringen
(Mártir)
Hoje comemoramos São Fidelis, cujo nome verdadeiros era Marcos Reyd, nascido em Sigmaringen, na Alemanha, no ano de 1577. Estudou na Universidade de Friburgo, na Suiça, formando-se em Direito, tendo exercido seu ofício em Colmar, na Alsácia, por vários anos. E era chamado de "o advogado dos pobres", pois prestava seus serviços gratuitamente a quem não podia pagar.

Ingressou no convento dos Capuchinhos de Friburgo e no ano 1612, tornou-se frade. Foi acusado de espionagem a serviço do imperador austríaco, os calvinistas tramaram a sua morte, que ocorreu em Grusch. Dizem que ferido por um golpe de espada, pôs-se de joelhos e perdoou aos seus assassinos, rezando por eles esta oração: Senhor, perdoai meus inimigos.Cegos pela paixão, não sabem o que fazem. Senhor Jesus, tende piedade de mim. Santa Maria, Mãe de Jesus, assisti-me. Amém

Dizia sempre que, se o matassem, aceitaria com a legria morrer pelo amor a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Santo do dia 24/04 - São Bento Menni - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

Santo do dia 24/04  -    São Bento Menni
Angelo Hércules Menni nasceu no dia 11 de março de 1841, em Milão, na Itália, sendo o quinto dos quinze irmãos. A família do casal de negociantes Luiz e Luiza era de cristãos fervorosos, onde se rezava o Rosário todas as noites, se praticava a caridade e todos os sacramentos.

Foi esse ambiente familiar, somado à quatro episódios, que fizeram o jovem Ângelo optar por se tornar um sacerdote. Foram eles: a oração diária diante de um quadro de Maria, a Santíssima Mãe de Jesus; alguns exercícios espirituais aos dezessete anos de idade; os conselhos de um eremita de sua cidade natal; e, o exemplo dos Irmãos de São João de Deus tratando os soldados que chegavam à estação de Milão, feridos na batalha de Magenta, serviço que ele próprio praticou.

Aos dezenove anos de idade entrou na Ordem Hospitaleira de São João de Deus trocando o nome de batismo, pelo de Bento. Iniciou os estudos filosóficos e teológicos no Seminário de Lodi e depois foi concluí-los no Colégio Romano, atual Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 1866.

Nessa ocasião o Papa Pio IX confiou-lhe a difícil missão de restaurar a Ordem Hospitaleira na Espanha, aliás a escolha não poderia ter sido mais feliz. Este jovem religioso, que tinha apenas vinte e cinco anos, chegou em Barcelona no ano 1867. Ali começou a restauração da Ordem, que tinha sido suprimida pelo liberalismo, tanto em Espanha como em Portugal. Depois de dar nova vida à Ordem na Espanha, continuou com a sua restauração em Portugal e, no México, já no princípio do século XX.

Bento foi um homem de generosidade e caridade inesgotáveis e de excepcionais predicados de comando e administração. Em 31 de maio de 1881, juntamente com duas religiosas, fundou a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, especializadas na assistência aos doentes psiquiátricos.

Estava em Paris quanto adoeceu, vindo a falecer no dia 24 de abril de 1914, na cidade de Dinan. As suas relíquias mortais, estão guardadas na capela da Casa-mãe de Ciempozuelos, em Madri, Espanha.

Em 1985, o Papa João Paulo II declarou-o beato, e, em 1999, esse mesmo pontífice canonizou São Bento Menni e o proclamou como "o profeta da Hospitalidade".

SANTO DO DIA 24/04 - Santa Maria Eufrásia Pelletier - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 24/04  -  Santa Maria Eufrásia Pelletier
Batizada com o nome de Rosa Virginia Pelletier, ela nasceu na ilha de Noirmontier, região da Vandea, França, o dia 31 de julho de 1796. Cresceu alí onde foi o centro da Revolução Francesa, sendo educada pelas ursulinas de Chavanhe e depois freqüentou o Instituto da Associação Cristã de Tours.

Aos dezesseis anos entrou no mosteiro de Tours na ordem de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio, fundado em 1641, por São João Eudes, destinado à reabilitação das jovens e das mulheres em perigo moral e para a reeducação cristã de todas que lá pediam abrigo e proteção.

Em 1817 fez os votos de profissão de fé e tomou o nome de Maria de Santa Eufrásia e aos vinte e nove anos foi nomeada superiora desse mosteiro. Alí fundou a Obra das "Madalenas", onde as moças que voltavam para o caminho correto podiam aderir à vida religiosa, nos moldes das carmelitas, seguindo relativamente o Regulamento, vestindo o hábito e tendo uma ala própria no mosteiro.

Em 1829, fundou em Angers um novo Refúgio, nome usado pelas carmelitas, para designar uma Casa da sua ordem, do qual se tornou superiora depois de dois anos. Dessa forma deu um grande impulso para a continuação do trabalho de redenção das moças no desvio da vida. Assim a Casa de Angers se tornou a Casa mãe de uma organização paralela à ordem de Nossa Senhora da Caridade, subjugada à essa ordem, mas com mosteiros com autonomia separada.

Estava fundada a ordem de Nossa Senhora do Bom Pastor do qual se tornou a superiora geral até o fim da vida. Ela encontrou muitas resistências, porém em 1835 o Papa Gregório XVI, que concordava com ela, aprovou a nova ordem.

A sua obra foi tão vigorosa que Maria Eufrásia, fundou mais Casas que todos os fundadores de ordens da Igreja. Foram 111 entre 1829 e 1868, ano em que morreu, vitimada por um tumor que lhe causou muito sofrimento, no dia 24 de abril.

Foi beatificada em 1933, e canonizada sete anos depois. Uma estátua de Santa Maria Eufrásia Pelletier foi colocada na basílica de São Pedro no Vaticano, com muita justiça entre os grandes fundadores de ordens da Igreja. Sua festa é realizada no dia de sua morte

SANTO DO DIA 24/04 - Beata Maria Isabel Hesselblad - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 24/04  -  Beata Maria Isabel Hesselblad
Maria Isabel Hesselblad nasceu no dia 04 de junho de 1870, na cidade de Faglavik na Suécia. Era a quinta dos treze filhos do casal Augusto Roberto e Caisa, uma família luterana muito pobre. Desde a sua adolescência, ao ver que as suas amigas freqüentando diversas Igrejas, se questionava qual seria o único rebanho a que se referia o Evangelho de São João.

Para ajudar a manter a sua família, aos dezesseis anos de idade trabalhava como doméstica e, dois anos depois, emigrou para os Estados Unidos, onde adoeceu. Nessa ocasião fez uma promessa à Jesus, caso ficasse curada se tornaria enfermeira. E de fato assim aconteceu, passando a trabalhar como enfermeira num hospital de Nova Iorque. O contato com os doentes católicos e o grande desejo de encontrar a verdade mantiveram viva na sua alma a busca do rebanho de Cristo.

A oração, o estudo e a devoção filial para com a Virgem Maria, o exemplo visto no hospital católico e a influência decisiva do padre jesuíta João Hagen, do convento da Visitação de Washington que se tornou seu diretor espiritual, que fez estudar com paixão a doutrina cristã, levaram-na a abraçar o catolicismo. Assim, por opção foi batizada "sob condição", nesse mesmo convento, no dia 15 de agosto de 1902. Dois anos mais depois foi para Roma, onde recebeu a Confirmação e alí com muita clareza compreendeu que sua missão seria trabalhar pela unidade dos cristãos. Sentiu que o caminho seria através Ordem de Santa Brígida da Suécia, casa que visitou e de onde saiu profundamente impressionada. Alí enquanto rezava, sentiu que Deus lhe dizia: "É aqui que desejo que te ponhas ao meu serviço".

No dia 25 de março de 1904 estabeleceu-se definitivamente em Roma e com uma especial permissão do Papa Pio X, vestiu o hábito brigidino na casa de Santa Brígida, então ocupada pelas Carmelitas. No dia 09 de setembro de 1911, começando com três jovens postulantes inglesas, restabeleceu a Ordem do Santíssimo Salvador e de Santa Brígida, com a missão de orar e trabalhar de modo especial pela união dos cristãos na Escandinávia com a Igreja católica.

Desde o início, incutiu nas suas filhas espirituais a necessidade da união dos cristãos, o amor à Igreja e ao Papa Romano, a necessidade de orar para que haja um único rebanho e um só Pastor. Restabeleceu a casa de Santa Brígida na Suécia em 1923, na Itália em 1931 e a expandiu para a Índia em 1937.

Viveu como pioneira do diálogo ecumênico até o dia 24 de abril de 1957, quando morreu após uma longa vida, marcada pelo sofrimento e pela doença. O Papa João Paulo II a beatificou no ano 2000, em Roma.

24.04. DIA DO NASCIMENTO DE SÃO VICENTE DE PAULA (1.581) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


24.04. DIA DO NASCIMENTO DE SÃO VICENTE DE PAULA (1.581)

Homem de muito labor,
Estudou em Dax, foi pastor.
Na Universidade muito se esforça,
Tanto em Tolouse como em Saragoça.
  
Na Tunísia, o maior agravo,
Foi vendido como escravo.
Na igreja foi consagrado,
Em Direito Canônico licenciado.

Enviou missionário a muito lugar,
Escócia, Polônia, Madagascar,
Além da Argélia e também Irlanda.

Fundou Associações de caridade,
Padroeiro dessas obras na verdade,
Assistência aos pobres ele comanda.

terça-feira, 23 de abril de 2013

SANTO DO DIA 23/04 - São Jorge - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

SANTO DO DIA 23/04  -  São Jorge
São Jorge já congregou milhares de devotos por todo o mundo, hoje vive um momento de maturidade e tranqüidade.

Como é o Padroeiro da Inglaterra, ele ainda é o santo protetor dos cavaleiros, escoteiros e militares, honra que divide também com Santo Expedito. Existem milhares de igrejas com seu nome, por ter sido um dos primeiros mártires cristãos a sofrer com as perseguições dos imperadores.

Sua notoriedade diminuiu no Brasil pelo fato de algumas religiões não cristãs ligarem sua imagem à de um orixá. Na realidade não passa de sincretismo.

Para nossa Igreja Católica, São Jorge será sempre uma figura estritamente católica, merecendo toda a nossa admiração e nosso respeito. Temos a imagem de São Jorge como um homem muito bondoso e corajoso. Em um livro Lenda Áurea, uma publicação da Idade Média, nos traz um São Jorge que teria sido paladino na Capadócia. Já em Silene, na Líbia, conta-se que ele teria salvo uma mulher que se encontrava em apuros nas garras de um dragão. O que poderemos dizer de mais certo nesta história é que ele teria sido vítima da perseguição aos cristãos feita por Diocleciano. Foi preso na Nicomedia, sendo torturado e morto por decepamento de sua cabeça.

São Jorge é muito prestigiado na Irlanda. Não sabemos ao certo porque São Jorge se tornou o padroeiro da Inglaterra, sabe-se apenas que seu nome já era muito conhecido nestes países antes mesmo da invasão sofrida por eles da Normandia, o que nos leva a acreditar que fora os cruzados que tanto divulgaram a devoção a este santo em toda a Europa.
Acredita-se que tenha sido martitizado na cidade de Dióspolis, na Palestina por volta do final do século II até o século VI.

SANTO DO DIA 23/04 - Santo Adalberto - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


 -
SANTO DO DIA 23/04 -  Santo Adalberto
Adalberto nasceu em 956, na Boêmia, atual República Checa e era descendente da nobre família dos príncipes de Slavnik. Seu nome de batismo era "Woytiech", isto é, "socorro do exército". Ainda bebê adoeceu gravemente, gerando uma promessa por parte dos pais: teria sua vida consagrada à Deus. Como recuperou a saúde, eles encaminharam seus estudos de forma que, mais tarde, se tornasse sacerdote. Foi educado pelo arcebispo Adalberto da cidade de Magdeburgo, do qual tomou o nome, em 983, durante sua ordenação.

Nesse mesmo ano assistiu a agonia do bispo de Praga, Diethmar I, que morreu pouco tempo depois. Seus contemporâneos o elegeram seu sucessor e em sinal de humildade e de penitência, entrou na cidade descalço. Assim que tomou posse, procurou reestruturar a diocese. Adalberto dedicou-se totalmente à proteção dos pobres e doentes.

Diz a tradição, que ele todos os dias tinha à mesa, nas refeições, a companhia de doze mendigos, em homenagem ao Santos apóstolos. Conta-se que, certa vez, uma mendiga lhe pediu esmola e, como não tinha, ele lhe deu o próprio manto. Apesar deste exemplo vivo, seu rebanho insistia em viver totalmente fora dos padrões cristãos. Desiludido, depois de seis anos ele resolveu abandonar a diocese, pedindo ao Papa João XV que o afastasse do cargo. Entrou no mosteiro de São Bonifácio onde passou cinco anos, para de novo voltar à Praga e retomar, a pedido do Papa, a direção da diocese. Contudo, novamente o povo o repudiou por causa da disciplina cristã correta que queria instaurar. Novamente decepcionado retomou angustiado à vida de monge.

Em obediência ao Papa Gregório V, Adalberto assumiu pela terceira vez a diocese de Praga. Seu regresso foi tempestuoso. Os fiéis se revoltaram e impediram que entrasse na cidade. Seus parentes sofreram atentados, os bens foram confiscados, os castelos incendiados.

Ele então se refugiou na Polônia, onde a pedido de seu amigo duque Boleslao, seguiu com alguns sacerdotes em missão evangelizadora na Prússia, que ainda era pagão. Adalberto se fixou na cidade de Danzig e converteu praticamente toda a população. Porém, os sacerdotes pagãos, vendo acabar seu poder e influência, arquitetaram e executaram o assassinato de Adalberto e de todos os religiosos que o acompanhavam.

Ele foi morto com sete golpes de lança e depois decapitado, na cidade de Tenkiten no dia 23 de abril de 997. Os inimigos entregaram seu corpo ao duque Boleslao, mediante pagamento em ouro. Adalberto foi enterrado no convento de Gniezno. Logo o seu túmulo se tornou meta de peregrinação com inúmeras graças acontecendo por sua intercessão. No ano 999 o Papa Silvestre II canonizou o primeiro bispo eslavo de Praga, Adalberto.

Em 1039 suas relíquias foram trasladadas definitivamente para a catedral de Praga, onde o primeiro pontífice eslavo da História da cristã, Carol Wojtyla, ou Papa João Paulo II, seguiu em peregrinação para as comemorações do milênio da festa de Santo Adalberto.

23.04. DIA DO TORCEDOR CORINTIANO LEI Nº 14.399/2.007-SP -


23.04. DIA DO TORCEDOR CORINTIANO
LEI Nº 14.399/2.007-SP

São Jorge é o santo padroeiro,
Do Corinthians time guerreiro.
Do “Timão” ele é o santo protetor,
Como também do seu fiel torcedor.

De ferro era a sua forte armadura,
Contra o mal a proteção segura.
O mal representado pelo dragão,
No seu combate o patrono do timão.

Nesse dia o torcedor corinthiano,
Comemora por mais um belo ano
A data que por lei virou seu dia.

Que a torcida mais fiel,
Sempre cumpra o seu papel
Seja na tristeza ou na alegria.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

22.04. DIA DA ETNIA PORTUGUESA Lei Nº 8.904/2.008-MT - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


22.04. DIA DA ETNIA PORTUGUESA
Lei Nº 8.904/2.008-MT

Este é um dia diferente e muito feliz
Pois coincide com a descoberta do país.
Além da arte, música e culinária
Os portugueses estão em nossa vida diária.

Em todo Brasil ela muito nos incentiva,
A sua presença é bastante expressiva.
O seu artesanato se encontra em todo lugar,
Com a particularidade daquele de “Além Mar”.

A música portuguesa além-fronteiras,
Tem reconhecimento da gente brasileira
Servindo de berço a muitos cantores.

É forte a sua influência em nossa religião,
Graças a Portugal este é um país cristão
Elevemos aos céus todos nossos louvores.

22.04. DESCOBRIMENTO DO BRASIL (1.500) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


22.04. DESCOBRIMENTO DO BRASIL (1.500)

Com destino à Índia Oriental,
o grande Pedro Álvares Cabral,
 -
a 9 de março partiu de Lisboa.

Com intenção e não por engano,
ladeou o Continente Africano,
e fugindo do seu litoral
avistou o Monte Pascoal.

Em meio a muitos olhares,
o Frei Henrique Soares
comandou um ato religioso.

A descoberta, eu te asseguro,
fez de nossa Porto Seguro
o lugar mais venturoso.

22.04. INAUGURAÇÃO DA VIA ANCHIETA (1.947) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com



22.04. INAUGURAÇÃO DA VIA ANCHIETA (1.947)

Mais uma inauguração
empolga a nossa nação.
Anchieta, a bela via,
inaugura-se nesse dia.

Os esforços foram tantos
para ligar São Paulo a Santos.
Com isto a capital
ficou ligada ao litoral.

A bela cidade praiana,
a cada final de semana
recebe bastante turista.

O trânsito engarrafado,
movimento conturbado,
exige cuidado na pista.


Mais uma inauguração
empolga a nossa nação.
Anchieta, a bela via,
inaugura-se nesse dia.

Os esforços foram tantos
para ligar São Paulo a Santos.
Com isto a capital
ficou ligada ao litoral.

A bela cidade praiana,
a cada final de semana
recebe bastante turista.

O trânsito engarrafado,
movimento conturbado,
exige cuidado na pista.

sábado, 20 de abril de 2013

20.04. DIA DO LANÇAMENTO DA CERVEJA SKOL EM LATA (1.971) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/

20.04. DIA DO LANÇAMENTO DA CERVEJA SKOL EM LATA (1.971)

Skol tem o significado a miúde
O mesmo que “A vossa saúde”.
Expressão que se usa falar
Quando a gente quer brindar.

No país hoje é a mais procurada,
No tipo “Pilsen” ela é comercializada.
Carlsberg uma empresa dinamarquesa
É a proprietária dessa grande empresa.

Em folha de flandres, a história relata
Lançou a primeira cerveja em lata
Sendo na modalidade a pioneira.

Nesse segmento no mercado,
As outras ficam de lado
Na preferência brasileira.
 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

19.04. DIA DO NASCIMENTO DE PAUL PERCY (1.868) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/


19.04. DIA DO NASCIMENTO DE PAUL PERCY (1.868)

Nasceu nesse dia, mês e ano,
Esse grande norte-americano.
Repórter de jornal, caubói e ator,
Foi advogado e também professor.

Em Chicago exercendo advocacia,
Um clube de companheiros criaria.
Rotary, o nome do clube pioneiro,
Pois se reunia em rodízio de cada parceiro.

O Rotary clube atual,
É um sucesso mundial,
Em clubes são trinta mil.

Unidos pela mesma visão,
Servir é a nobre missão
Dos sócios do nosso Brasil.

Santo do dia 19/04 - São Leão IX - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/

Santo do dia 19/04 - São Leão IX 
Bruno, nasceu no ano 1002 na nobre família dos Dagsburgo, ou Asburgo, como ficou sendo grafado depois, e veio ao mundo com algumas manchas no corpo como que predestinado, naquele início de segundo milênio. Sua mãe, Santa Heilwiges, era uma católica fervorosa, viu que a pele do menino apresentava, ao nascer, muitas manchas vermelhas, formando cruzes por todo o corpo.

Ficou na casa paterna, freqüentada pela nobreza da corte, até os cinco anos de idade, quando sua mãe o confiou ao bispo de Toul, Bertoldo, que com o passar dos anos o fez se doutorar em direito canônico. Ordenando-se sacerdote, foi atuar junto ao seu primo Conrado, que tinha posição de destaque no Império, ali trabalhando pela religião e pela comunidade, cuidando de complicadas tarefas administrativas. Seu trabalho o fez ser eleito bispo de Trèves em 1026, quando implantou e desenvolveu uma reforma profunda nos conventos e na própria forma de evangelização, na sua diocese.

Está registrado que, paralelamente ao trabalho desenvolvido em favor da Igreja nas altas rodas do governo e da sociedade, Bruno mantinha ao mesmo tempo uma atitude disciplinada e fervorosa quanto aos preceitos da caridade. Para dar exemplo de humildade, diariamente recebia pobres em seu palácio, alimentava-os e repetia a cerimônia do Lava-pés, tendo-os como seus discípulos. Liderava também, anualmente, uma peregrinação aos túmulos de São Pedro e São Paulo, em Roma.

Nada disso passou despercebido. Quando faleceu o Papa Damaso II, Bruno foi eleito por unanimidade para o trono de Pedro. Mas recusou. É que a eleição ocorreu em um concílio convocado pelo imperador da Alemanha, Henrique III, em Worns. Compareceu enorme número de bispos, prelados, embaixadores e príncipes, referendando o nome de Bruno, mas o bispo só aceitou o cargo depois que o mesmo ocorreu em Roma, quando seu nome foi de novo consagrado por unanimidade, em 1049, na própria basílica de São Pedro.

Ele assumiu e adotou o nome de Leão IX, passando para a História por sua atuação memorável como Papa. Citando alguns exemplos: reorganizou a disciplina eclesiástica, implantando nova disciplina e a volta dos preceitos originais do cristianismo nos sínodos de Latrão, Pavia, Reims e Mogúncia; acabou com os abusos da simonia, isto é, com a cobrança para as indulgências dos pecados, e o casamento dos clérigos; criou cardeais de outras nações e não só italianos, como se fazia então; levou a paz entre a da Hungria, e a Alemanha, evitando uma guerra iminente.

Há duas passagens mais na vida do Papa Leão IX, uma dolorosa e outra heróica. A dolorosa se refere ao cisma provocado por Miguel Cerulário, patriarca de Constantinopla, que rompeu com Roma e separou a Igreja em duas, e que este Papa não conseguiu evitar.

A heróica, também triunfal, foi quando os normandos buscavam dominar a Europa e invadiram a Itália. Já haviam capturado as províncias de Apulia e Calábria, quando o Papa conseguiu reforços do imperador, pegou em armas e liderou os soldados contra os invasores. Evitou a tomada de Roma, mas caiu prisioneiro dos inimigos. Embora tratado com muito respeito pelos adversários, a batalha minara sua saúde.

De volta a Roma, morreu em 19 de abril de 1054. Celebrado neste dia, daquela época até hoje, são milhares as graças e milagres ocorridos, por sua intercessão, aos pés de seu túmulo.

Santo do Dia 19/04 - Santo Expedito - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/

Santo do Dia 19/04   -  Santo Expedito 
(Patrono das Causas Urgentes)
Hoje nossa Igreja comemora o dia de Santo Expedito, Soldado Romano, traja uma capa vermelha e está com o pé em cima de um corvo, ave conhecida pelos atrasos intermináveis. O corvo grita sem fim Cras! Cras!, que significa amanhã e, Santo Expedito que apresenta em uma das mãos, a cruz com a inscrição Hodie, que significa hoje, consegue a pronta solução de algumas questões. Na outra ,mão Santo Expedito carrega uma palma, símbolo do martírio. É conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes, dos viajantes e patrono nas causas urgentes.

A utilização do nome Expedito e o seu significado não é tão certo como a época e local em que o santo morreu, tem várias explicações: A primeira delas é que existiam duas espécies de soldados: o "expeditus" e o "impeditus". O expeditus" recebida essa designação porque carregava um armamento leve e era desembaraçado do encargo ao qual o "impeditus" recebia.
A parte formada pelos "expeditus" podia seguir a frente do exército formando um corpo inteiro na defesa do território. Coincidentemente, Santo Expedito fazia parte desse grupo e o nome "Expeditus" teria se tornado nome próprio. Outra explicação vem da característica frequente dos romanos em apelidar as pessoas, assim, o nome Expedito foi dado devido a um traço de caráter desse santo, que é a presteza e a prontidão no cumprimento de seu dever. Ele era chefe da 12 Legião Romana, sediada em uma das províncias romanas da Armênia. O fato de ter ocupado cargo tão elevado pode ser explicado pela preferência pelos cristãos, dada pelo imperador Dioclesiano para os postos importantes na administração e no exército.

Por ordem de César Galero, o imperador Diocleciano tinha obrigado os oficiais cristãos de seu exército a renunciarem a religião. Muitos oficiais já haviam pago com a vida pela recusa.

Santo Expedito, a exemplo de São Sebastião, que também participou de cargos importantes em outras legiões e que se recusou a renunciar a religião, foi flagelado até derramar sangue e então teve a cabeça decepada.

Acredita-se que Santo Expedito tenha nascido na cidade de Malatia, situada entre Armênia e Capadócia. Segundo a história, a Armêniua foi considerada uma terra de predileção. A Sagrada Escritura conta que foi nas montanhas armênicas do Ararat que a Arca de Noé parou quando as águas do diluvio começaram a baixar. Também foi essa mesma região que recebeu as pregações dos Apóstolos Judas Tadeu, Simão e Batolomeu.

A devoção a memória de Santo Expedito começou em sua pátria, tomando proporção maior e atingindo o Oriente, depois o Ocidente, especialmente a Alemanha. Seu nome espalhou-se pela Itália, Espanha e França. Em 1894, teve um altar dedicado a ele na capela das Religiosas Mínimas com sua estátua.

SANTO DO DIA 19/04 - Santa Ema da Saxônia - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/

SANTO DO DIA 19/04
Santa Ema da Saxônia 
Ema da Saxônia morreu a 19 de abril de 1040. No mosteiro de São Ludgero, na Alemanha, inexplicavelmente longe da Saxônia, se conserva uma relíquia desta santa: uma mão prodigiosamente intacta.

Ela, de origem alemã, nasceu no berço de uma família muito religiosa e cristã. Era irmã de Meginverco, bispo da cidade de Paderborn, que também se tornou santo. Muito nova foi dada em matrimônio para Ludgero, conde da Saxônia, que a deixou viúva um ano depois do enlace. Muito devota, bonita, rica e sem filhos, não desejou se casar novamente. E se manteve constante em seu novo projeto de vida, que foi a total dedicação às obras de caridade.

"A mulher estéril, diz a Bíblia, será mãe de muitos filhos". Assim foi com Ema. Generosa nas doações e no atendimento ao próximo, mas austera e intransigente consigo mesma, procurou a perfeição no difícil estado de viuvez, uma condição bastante incômoda para uma mulher que ficou só e muito rica.

Ela, entretanto, potenciou sua fecundidade espiritual e, administrou seu patrimônio, em benefício dos pobres e órfãos, através das instituições assistenciais. Quarenta anos depois, por ocasião de sua morte, ela já não possuía mais nada neste mundo, tendo transferido, através de sua caridade, seus bens ao tesouro do paraíso, onde, no dizer de Jesus, "As traças e a ferrugem não consomem, nem os ladrões roubam" (Mt 6,20).

A escolha de Ema não foi uma fuga perante as responsabilidades familiares, mas uma opção em favor de um serviço mais amplo aos necessitados, em nome de Jesus Cristo, que nos deixou o exemplo de dar sua vida pela salvação dos homens. Aliás, o apóstolo Paulo louva a opção das viúvas que se dedicam unicamente ao Senhor e ao serviço comunitário da diocese de tal modo que, nos primeiros séculos do Cristianismo, existia uma espécie de associação de viúvas que trabalhavam distribuindo as esmolas dadas aos pobres pela Igreja.

Ema havia escolhido esta maneira de servir a Deus, a mais difícil e rara. Sua mão se conservou intacta, nove séculos e meio após sua morte, sem dúvida como um sinal certo da sua mais característica virtude: a generosidade.

Esta verdadeira serva de Cristo, auxiliou o seu esposo celestial com a oração e a caridade, merecendo a devoção não de um marido, mas de milhões de cristãos. A Igreja a declarou Santa e oficializou o seu culto público, que já era celebrado a mais de nove séculos, no dia de sua morte. O corpo de Santa Ema da Saxônia, sem aquela mão de que se falou, repousa na catedral de Brema, Alemanha.

19.04. DIA DA BICICLETA ("BICYCLE DAY" ) - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/



19.04. DIA DA BICICLETA ("BICYCLE DAY" )

Foi Leonardo da Vinci, de maneira discreta,
Que fez o primeiro esboço de uma bicicleta.
Mas foi no início do século XVIII somente
Que a estrutura ganhou vida minha gente.

A invenção é de Karl von Drais, um barão,
Que era um grande engenheiro alemão.
Hoje o seu consumo cresce a cada dia,
Exigindo mais construção de ciclovia.

No Brasil o seu consumo é profundo,
É o quinto consumidor do mundo
Dentro de uma realidade concreta.

Com várias ciclovias na sua área urbana,
Assumindo a liderança latino-americana
O Rio de Janeiro é a capital da bicicleta.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

SANTO DO DIA 17/04 - São Roberto de Turlande - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/


 
SANTO DO DIA 17/04  -  São Roberto de Turlande
Abandonar uma posição de destaque na sociedade, riquezas e poderes temporais, ou mesmo deixar posições importantes na própria Igreja para procurar a contemplação e a oração solitária, foram muitos os que assim agiram e entre eles encontramos Roberto de Turlande, também conhecido como Roberto de la Chaise-Dieu, " a Cadeira de Deus", como se denominava a ordem criada por ele.

Roberto nasceu na Alvérnia, de uma rica família senhorial francesa, no ano de 1001. Ainda muito jovem, foi confiado aos cônegos de Brioude, onde terminou os estudos e tornou-se padre e cônego. Embora já houvesse construído, às próprias custas, um hospital para os pobres e peregrinos, ele continuava a aspirar a um testemunho de vida mais contemplativa, totalmente dedicada a Deus. Por isso se dispôs a entrar para o mosteiro de Cluny, então em pleno vigor, mas muitos companheiros se opuseram. Não compreendiam a sua repentina falta de entusiasmo pela vida comunitária, nem mesmo ele.

Decidiu, então, fazer uma peregrinação a Roma a fim de buscar e pedir orientação junto ao Senhor. Foi também ao convento de Montecassino, onde teve a confirmação de sua vocação para a vida monástica. Voltou a Brioude sem nenhuma dúvida e, juntamente com dois leigos, retirou-se, em 1043, para um lugar solitário chamado bosque do Livradois, onde, em 1050, pela aprovação do papa Leão IX, fundou o mosteiro principal, com o nome de La Chaise-Dieu, "a Cadeira de Deus", que seguia a regra dos beneditinos. Pobreza e inserção na Igreja local eram as características desse grupo de monges e de mosteiros que brotaram, fundando uma nova ordem religiosa chamada "a Cadeira de Deus".

Roberto morreu, sendo venerado ainda em vida, no dia 17 de abril de 1067, e foi, apenas três anos depois, canonizado pelo papa Alexandre II, tendo em vista as muitas graças ocorridas por intercessão de são Roberto de Turlande, ou, como os devotos preferem, são Roberto da Cadeira de Deus.

O papa Clemente VI, em 1351, ordenou o traslado de suas relíquias para baixo do altar principal da igreja na chamada "Cadeira de Deus". Sua festa, que é comemorada neste dia, foi mantida na reforma, de 1969, do calendário litúrgico da Igreja