terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Dia 27/12 - Dia de João Evangelista (Giovanni / John) – “4º Evangelista – Filho do Trovão” - (Click Aqui)

João Evangelista (Giovanni / John) – “4º Evangelista – Filho do Trovão” (27/12), 
Outras datas comemorativas: 24/06 (nascimento) e 29/08 (morte)
São João, apóstolo e evangelista, irmão de Tiago Maior, ambos pescadores, originário de Batsaida, foram apelidados por Cristo como os “Filhos do Trovão”. O mais novo, querido e mais amado dos apóstolos, João ocupa lugar de destaque entre eles.
É o autor do quarto Evangelho e um dos mais belos livros da Bíblia: o Apocalipse. É o homem da elevação espiritual, mais inclinado à contemplação que à ação. Está entre os mais íntimos de Jesus e aparece representado por Michelângelo, na cúpula da Basílica São Pedro, em Roma, pela imagem da águia.
Está ao lado de Jesus na hora da ceia, durante o processo e é o único, entre os apóstolos, que assiste a morte do Mestre, ao lado de Nossa Senhora. É perseguido e degradado para a ilha de Patmos, onde escreve o livro do Apocalipse.
Sob o imperador Domiciano foi colocado dentro de uma caldeira de óleo fervendo, mas saiu ileso. Conforme a tradição, viveu e morreu em Éfeso, onde foi sepultado.
No Apocalipse, que significa revelação, portanto, uma mensagem reveladora foi escrita pelo apóstolo João. O livro procura revelar o mistério do que está acontecendo e do que vai acontecer: Deus vai agir na história, julgando e destruindo o mal, para implantar definitivamente o seu reino.
São João escreve o livro em um tempo de opressão e perseguição e, por isso, faz uso de imagens, símbolos, figuras e números misteriosos. Os símbolos são tirados do Antigo Testamento, pelo autor. Um anjo é enviado ao servo João e lhe mostra, através de sinais, o testamento de Deus:
João viu sete candelabros de ouro. No meio deles estava um filho de homem, vestindo longa túnica; no peito, um cinto de ouro; cabelos brancos feito lã, os olhos pareciam uma chama de fogo, cor de brasa; na mão direita ele tinha sete estrelas, representando os anjos das sete igrejas; de sua boca saía uma espada afiada, e o seu rosto era como o sol. Obs.: o número sete é simbólico e indica totalidade, plenitude.
No Apocalipse de João, Jesus é o único mediador entre Deus e as comunidades: é Sacerdote (túnica), Rei (cinto de ouro), Divino (cabelos brancos), tem a ciência de Deus para penetrar (olhos de fogo), é firme (pés de bronze) e Poderoso (voz como as águas).
Etimologia: Do hebraico: Iehohanan, Iohanan: “Javé (ieho) é cheio de graça (hanan)”. Ou “Javé é misericordioso”. Outros: “Javé deu, presenteou”. Grego Ioánnes; latim Jo(h)annes; italiano Giovanni; espanhol Juan; francês Jean; inglês John; alemão Johann; húngaro János; russo Iwan, checo Jan.
Nota: Leão (fixo – inspirador). Pedro (Áries), João (Leão) e Tiago Maior (Sagitário) foram líderes espirituais da Igreja primitiva: os três tipos cooperativos dos signos de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário