quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

História do Zíper - (Click Aqui)

Tão indispensável quanto a roda
Em 19 de agosto de 1893, o americano Whitcomb L. Judson mandou patentear uma nova invenção: um fecho para sapatos de cano alto, que se propagou e se tornou indispensável no mundo inteiro.
Cansado de perder tempo para amarrar diariamente os sapatos, o engenheiro americano Whitcomb Leonard Judson, um senhor um tanto obeso, inventou um jeito de encurtar a tarefa. Criou um fecho para substituir o cordão. A princípio, um artefato bastante rudimentar, constituído de uma seqüência de furos e ganchos.
Ou o usuário tinha dificuldade para fechá-lo, ou o fecho abria nas horas mais impróprias.
O invento, patenteado a 19 de agosto de 1893, entrou para a língua portuguesa com a denominação francesa, fecho éclair, mas difundiu-se também sob a denominação de zíper, do inglês zipper.
Aperfeiçoamento e produção em série
A primeira fábrica de zíperes do mundo, instalada por Judson em Nova York, precisava fabricar também botões, para render lucros. O fecho éclair só começou a se popularizar quando passou a ser utilizado em outras peças do vestuário. Mas ele se tornou de fato prático e pôde ser produzido em série apenas depois que o sueco-americano Gideon Sundback o aperfeiçoou, em 1913.
Já na Primeira Guerra Mundial, os zíperes fechavam os uniformes dos aviadores americanos, que contribuíram assim para torná-los conhecidos em outras partes do mundo. Em 1930, a modista parisiense Elsa Schiaparelli passou a utilizar o fecho em suas criações, introduzindo-o nos salões da alta costura.
Apenas alguns anos depois, o artefato, que costumava ficar mais ou menos escondido, adquiriu grande notoriedade, com as cenas em que a estonteante atriz Rita Hayworth pedia a seus parceiros para ajudá-la a fechar seus vestidos de gala. E consagrou-se como fecho de calças masculinas depois que o conde de Windsor lançou a moda.
Indispensável no mundo de hoje, o zíper faz parte das invenções geniais que revolucionaram a vida do homem, como a roda ou o alfinete.
Seu inventor, porém, nunca soube disso: Judson morreu já em 1909.
Peter Koppen
Fonte: www.dw-world.de

Nenhum comentário:

Postar um comentário