sábado, 24 de março de 2012

CURIOSIDADES EGÍPCIAS - "CIÊNCIAS" - "EGITO FARAÔNICO E ÁRABE" - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

CURIOSIDADES EGÍPCIAS - "CIÊNCIAS" - "EGITO FARAÔNICO E ÁRABE"

CIÊNCIAS

* A química, a física, a álgebra e a astronomia são de origem árabe;

EGITO FARAÔNICO E ÁRABE
* Muita gente que pensa em visitar o Egito acredita que ainda irá encontrar por lá, os faraós e tudo aquilo que vê nos filmes épicos de Hollywood. Tudo isso, já não existe há praticamente 2000 anos.
O Egito se tornou um país árabe a partir do Século VII, mais precisamente em 639, com a invasão muçulmana liderada pelo califa Omar.
Com sua expedição militar, expulsou definitivamente o poder bizantino por volta de 642.
Ao longo dos séculos seguintes a população que habitava o Egito acabaria por se converter ao islã (religião muçulmana) e por adotar como língua, o árabe.
O Período Faraônico (Egito Antigo) inicia-se em cerca de 3100 a.C. e termina em 30 a.C. quando o Egito, já então sob dominação estrangeira, se transformou numa província do Império Romano, após a derrota da rainha Cleópatra VII.
Apesar da civilização egípcia (faraônica) ter terminado há dois mil anos, parte do seu legado continua vivo no mundo atual. É sempre importante situar-se para não confundir: Egito Antigo (faraônico) e Egito Moderno (árabes).
A História do Egito corresponde a uma das mais longas histórias de um território do mundo. Sempre foi um país cobiçado por muitos povos em função de sua posição estratégica. Para entender melhor isso, veja os períodos importantes um pouco mais subdivididos:

1) pré-dinástico (4.500 a.C. a 3.000 a.C. - poucos registros encontrados)
2) faraônico
(3.100 a.C. até 343 a.C.)
3) persa (343 a.C. até 332 a.C.)
4) greco-romano (332 a.C. até 330 d.C.)
5) bizantino (330 d.C. até 641 d.C.)
6) islâmico (a partir do Séc. VII)
7) otomano (1517 - 1798)
8) franco-britânico (1798 - 1952)
9) contemporâneo (1952 até hoje)
A língua egípcia sobreviveu até o Século V d.C. de forma demótica (um um tipo de escrita popular, adotado pelas classes mais pobres da sociedade egípcia), e até a Idade Média como língua copta, perfazendo uma existência de mais de quatro milênios.
A língua oficial do Egito moderno é o árabe egípcio, que gradualmente substitui a língua copta como idioma cotidiano nos séculos posteriores à conquista muçulmana do país.
A língua copta ainda é utilizada como língua litúrgica pela Igreja Copta Ortodoxa.
FONTE: http://www.khanelkhalili.com.br/curiosidades.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário