Olga, a primeira Santa russa inserida no Calendário católico bizantino, é considerada o elo entre a época pagã e a cristã, na história das populações eslavas. As fontes que a citam são numerosas e todas de relevância histórica. Delas aprendemos que Olga nasceu em 890 na aldeia Vybut, próxima de Pskov, e do rio Velika, Rússia. Era uma belíssima jovem típica daquela região. Em 903, quando o príncipe Igor a avistou logo quis se casar com ela, apesar de sua pouca idade. Na realidade Olga era filha do chefe dos Variagi, uma tribo normanda de origem escandinava, responsável por vários pontos estratégicos, pois se dedicavam à exploração do transporte e do comércio.
O seu casamento foi um símbolo concreto da fusão do povo russo com aquele variago, que ao final do século IX começava a viver sob a influência do Cristianismo. Em 945 o príncipe Igor, marido de Olga, foi assassinado e ela com um temperamento correto, mas violento, se vingou com firmeza. Mandou matar muitos chefes inimigos e para os sobreviventes, impôs tributos e taxas de todos os tipos.
Tornou-se a regente para o filho Esviatoslav de três anos de idade, governando Kiev com esperteza política e colocando o principado numa excelente condição financeira. Amada pelo povo que a reconhecia como justa e misericordiosa, mas também severa e inflexível. Educou o filho corretamente, mas não teve a felicidade de vê-lo se converter ao Cristianismo como ela tinha feito. Esta satisfação desfrutou de seu neto Vladimir que além de se tornar cristão e batizado, depois veio a ser o "batizador da Rússia", "novo apóstolo" e Santo da Igreja.
Olga tentou estreitar os laços com o sólido Império de Bizâncio, através do casamento de seu filho com uma princesa de lá. Em 957 viajou para Constantinopla, mas não obteve bons resultados, para desilusão dos cristãos e satisfação dos pagãos. Por isto, os cristãos buscavam apoio no imperador Otto I da Saxônia, que era católico. Em 959 eles lhe pediram que enviasse um Bispo para a Rússia, o qual ficou só três anos, pois foi expulso devido à revolta dos pagãos.
Olga rezava dia e noite pela conversão do filho e para o bem dos súditos. Ao terminar a regência, segundo as leis da época, se retirou para suas atividades privadas, dando continuidade às obras de seu apostolado e de missionária. Construiu algumas igrejas, inclusive a de madeira dedicada à Santa Sofia, em Kiev.
Viveu piamente e morreu com quase oitenta anos em 11 de julho de 969. Dela escreveu seu biógrafo: "antes do Batismo, a sua vida foi manchada por fraquezas e pecados, ela, mesmo assim se tornou Santa, certamente não pelo seu próprio merecimento, mas por um plano especial de Deus para o povo russo".
A veneração por Santa Olga começou durante o governo do seu neto Vladimir, que, em 996 mandou transferir as relíquias da avó para a igreja que mandara construir especialmente para recebe-las. O seu culto foi confirmado pela Igreja no Concílio Russo de 1574, mantendo a festa litúrgica no mesmo dia que ocorreu seu trânsito.
O seu casamento foi um símbolo concreto da fusão do povo russo com aquele variago, que ao final do século IX começava a viver sob a influência do Cristianismo. Em 945 o príncipe Igor, marido de Olga, foi assassinado e ela com um temperamento correto, mas violento, se vingou com firmeza. Mandou matar muitos chefes inimigos e para os sobreviventes, impôs tributos e taxas de todos os tipos.
Tornou-se a regente para o filho Esviatoslav de três anos de idade, governando Kiev com esperteza política e colocando o principado numa excelente condição financeira. Amada pelo povo que a reconhecia como justa e misericordiosa, mas também severa e inflexível. Educou o filho corretamente, mas não teve a felicidade de vê-lo se converter ao Cristianismo como ela tinha feito. Esta satisfação desfrutou de seu neto Vladimir que além de se tornar cristão e batizado, depois veio a ser o "batizador da Rússia", "novo apóstolo" e Santo da Igreja.
Olga tentou estreitar os laços com o sólido Império de Bizâncio, através do casamento de seu filho com uma princesa de lá. Em 957 viajou para Constantinopla, mas não obteve bons resultados, para desilusão dos cristãos e satisfação dos pagãos. Por isto, os cristãos buscavam apoio no imperador Otto I da Saxônia, que era católico. Em 959 eles lhe pediram que enviasse um Bispo para a Rússia, o qual ficou só três anos, pois foi expulso devido à revolta dos pagãos.
Olga rezava dia e noite pela conversão do filho e para o bem dos súditos. Ao terminar a regência, segundo as leis da época, se retirou para suas atividades privadas, dando continuidade às obras de seu apostolado e de missionária. Construiu algumas igrejas, inclusive a de madeira dedicada à Santa Sofia, em Kiev.
Viveu piamente e morreu com quase oitenta anos em 11 de julho de 969. Dela escreveu seu biógrafo: "antes do Batismo, a sua vida foi manchada por fraquezas e pecados, ela, mesmo assim se tornou Santa, certamente não pelo seu próprio merecimento, mas por um plano especial de Deus para o povo russo".
A veneração por Santa Olga começou durante o governo do seu neto Vladimir, que, em 996 mandou transferir as relíquias da avó para a igreja que mandara construir especialmente para recebe-las. O seu culto foi confirmado pela Igreja no Concílio Russo de 1574, mantendo a festa litúrgica no mesmo dia que ocorreu seu trânsito.
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