terça-feira, 10 de julho de 2012

ESPORTE CLUBE SÃO MARTINHO - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

Esporte Clube São Martinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Martinho
NomeEsporte Clube São Martinho
AlcunhasLeão do Sul
Torcedor/AdeptoSão Martinhense
MascoteLeão
Fundação31 de maio de 1939
EstádioEstádio J.R. do Amaral Lincoln
Competição
(Futebol)
LITAFU
Kit left arm.pngKit body thinwhitesides.pngKit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm.pngKit body thinsidesonwhite.pngKit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
Esporte Clube São Martinho, é um clube amadorbrasileiro de futebol, fundado em 1939, com sede emTatuíSão Paulo. É um clube de relevância municipal, constando inclusive na página da prefeitura.[ Sua política interna chega a ser acompanhada pela imprensa da cidade.[2] Disputa campeonatos amadores oficiais daFederação Paulista de Futebol.[3]

]
O São Martinho, surgiu com as peladas do operários da
Fábrica Têxtil São Martinho, no final da década de 1930, que ao fim da jornada de trabalho, se reuniam onde ficava o antigo lenheiro da fábrica. E assim surgiu o Esporte Clube Camelo, que logo passou a se chamar Esporte Clube São Martinho.História

O time, logo passou a contar com o carinho e a simpatia do povo tatuiano, tal que no ano de 1939, Dario Freire Meirelles, passou a se tornar um benemérito do clube, com a doação de um campo, na área da propriedade da Fábrica Têxtil São Martinho.
Apesar de sua fundação ter sido feita em 31 de maio de 1939, a inauguração oficial feita em sua sede na praça São Martinho, deu-se muito depois no dia 17 de janeiro de 1942, quando o São Martinho, já havia conquistado vários títulos.
Em 2008 conquistou o vice-campeonato do Campeonato Amador de Futebol (LITAFU),[4]conquistando assim o direito de participar do Campeonato Amador do Estado de São Paulo.
Hoje, devido ao fato de somente estar na ativa o time máster dos clubes tatuianos, ele somente disputa a Copa Rádio Notícias de Futebol Máster,[5] e o Campeonato de Verão do São Martinho, salvo algumas exeções, como em 2006 que o São Martinho, foi vice-campeão do Campeonato Amador do Estado de São Paulo, mais importante da categoria amadora.

Mascote

Conquistou a alcunha de Leão do Sul em meados dos anos 40, quando terminou como terceiro colocado do Campeonato Amador do Estado de São Paulo, e por ser o único time restante da parte sul do estado, levou o apelido de Leão, que logo passou a adotar como mascote.

Títulos                                                                                                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário