quinta-feira, 19 de julho de 2012

SANTO DO DIA SERAFIM DE SAROV - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

DIA 19/07.
Santo Serafim de Sarov
Prothor Moshnim, nasceu em 1759, na cidade de Kursk, na Rússia, onde seus pais eram comerciantes. Aos dez anos ficou muito doente. Nossa Senhora lhe apareceu em sonho prometendo que seria curado por ela. De fato, alguns dias depois ele se recuperou, após tocar no quadro de Nossa Senhora durante uma procissão.

Desde menino, gostava de ler o Evangelho, ir à igreja e se isolar para rezar. Confirmou esta vocação na idade de dezoito anos, quando ingressou no mosteiro de Sarov. Alí fez seus votos de abstinência, vigília e castidade. Costumava se isolar numa choupana de uma floresta próxima, dedicado às orações e penitências. Mas, durante três anos teve de ficar numa cama, após adoecer gravemente. Novamente, a Virgem Maria lhe apareceu, desta vez acompanhada por alguns Santos, e o curou, após toca-lo.

Aos vinte e sete anos, ele recebeu o hábito de monge e tomou o nome de Serafim, que em hebraico significa: ardente. Ele tinha o dom de ver os anjos, Santos, Nossa Senhora e Jesus Cristo também. Numa liturgia ele viu o próprio Jesus, entrando na igreja junto com os anjos e Santos e abençoando o povo que estava na igreja. Serafim ficou tão atônito, que durante muito tempo perdeu a voz.

Sete anos depois, ele se isolou no interior da floresta onde alcançou uma grande perfeição espiritual. Mas, foi atacado por ladrões e seriamente ferido. Mesmo tendo uma constituição física muito forte, e na mão um machado, ele não ofereceu nenhuma resistência. E como não tinha dinheiro foi espancado e quase morreu. Em seguida os ladrões foram detidos e no julgamento o monge intercedeu por eles. Desde então, Serafim ficou curvado para o resto da vida.

Depois deste episódio, iniciou um período de penitência. Ficou durante mil dias e mil noites isolado na floresta. De dia ficava ajoelhado numa pedra com as mãos erguidas para o céu e à noite desaparecia dentro da floresta. Após outra aparição de Nossa Senhora, quase no final de sua vida, Serafim adquiriu o dom da transfiguração do Espírito Santo e se tornou um guia espiritual, dentro do mosteiro. Milhares e milhares de pessoas, de todas as classes sociais, foram enriquecias com os seus ensinamentos. Para todos, se apresentava radiante, humilde e caridoso. Dizia que : "Alegria não é pecado. Ela afugenta o cansaço, que pode se transformar em desânimo; e não há nada na vida pior que o desânimo".

Serafim morreu deixando claro o ensinamento que seguiu a vida toda: "É preciso, que o Espírito Santo entre no coração. Tudo aquilo que nós fazemos de bom por causa de Cristo, nos dá a presença do Espírito Santo, mas a oração, que está sempre ao nosso alcance, nos dá muito mais". A igreja do mosteiro de Sarov na cidade de Krusk abriga os seus restos mortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário