sábado, 13 de outubro de 2012

Mexa-se - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com


Mexa-se 
Entenda a importância da prática regular de uma atividade física, segundo especialistas.
Atividade Física para terceira idade
Estabelecer um marco a partir do qual uma pessoa passa a ser considerada idosa é cada vez mais difícil para a ciência e para a sociedade.
Na realidade, o processo de envelhecimento se inicia na idade adulta, em torno da terceira década de vida, quando se rompe o equilíbrio entre o anabolismo e o catabolismo, e este último passa a predominar. O declínio da atividade celular promove significativas alterações na estrutura e função dos órgãos, levando a progressiva diminuição das reservas funcionais e aumento da vulnerabilidade do organismo aos distúrbios metabólicos, ao estresse e às doenças. Com o envelhecimento podemos observar uma diminuição drástica das capacidades físicas do idoso, que sofre alterações importantes nos sistemas músculo-esquelético e cardiovascular. Com a perda de massa óssea e muscular sente mais dificuldade em 
Entenda a importância da prática regular de uma atividade física, segundo especialistas.
Com treinamento gradual e bem orientado ao idoso, mudanças significativas são observadas. A prescrição de treinamento individualizado e uma participação regular em um programa de atividades físicas podem trazer melhora na sua qualidade de vida. As adaptações conquistadas com o treinamento trazem respostas positivas para o organismo, possibilitando ao idoso readquirir condições fisiológicas que o permitam manter-se independente e ativo. Essa melhora funcional deve-se principalmente às adaptações periféricas e ao melhor desempenho cardíaco conquistados com os exercícios.
Agora, antes de iniciar um programa é necessário uma completa avaliação médica, a fim de definirmos os fatores de risco e as eventuais limitações e restrições à atividade física, sendo a liberação médica exigida, para que o aluno possa praticar exercícios físicos com segurança; preferencialmente acompanhado por uma equipe multidisciplinar, para que o treinamento seja individualizado e de acordo com suas capacidades, levando o idoso a incluir na sua rotina diária um programa adequado e prazeroso.
realizar as atividades do seu cotidiano, como levantar uma cadeira ou subir uma escada. Os ossos ficam mais fragilizados com a perda mineral, aumentam a sua porosidade, e assim se tornam mais suscetíveis às fraturas principalmente no quadril, coluna e punho. Outro decréscimo significativo ocorre com a massa muscular, resultando em perda de força e capacidade de gerar potência, atrapalhando a realização das atividades diárias básicas e a independência do idoso na realização de atividades simples como, por exemplo, o caminhar.
As principais alterações cardiovasculares observadas em um idoso sedentário que inicia um programa de exercícios são: aumento do VO2 máximo em até 30%, melhora das funções sistólica e diastólica e diminuição do endurecimento das paredes arteriais. A maioria das funções cardiovasculares sofre decréscimo com o avançar da idade, e fazer atividades físicas, apesar de não brecar esse processo, pode torná-lo mais lento.
Por Dr. Luis Fernando e Prof. Rodrigo Rotta

Nenhum comentário:

Postar um comentário