terça-feira, 2 de abril de 2013

Animal faz bem à saúde - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com/




Animal faz bem à saude
Se a relação do idoso com seu animal não é substituto para relações humanas, geralmente os benefícios são. Saiba quais e divirta-se com o seu animalzinho.
 
Animal faz bem à saude
Se a relação do idoso com seu animal não é substituto para relações humanas, geralmente os benefícios são. Saiba quais e divirta-se com o seu animalzinho.
 
Por Redação Clube Vida Moderna | 04/10/09 
Ao longo das últimas décadas, com o crescimento das grandes aglomerações urbanas, os animais de estimação não foram deixados de lado, e sim passaram a dividir espaços comuns e cada vez mais próximos às pessoas. Esse é um indicativo de que cada vez mais os animais de estimação influenciam no lado psicológico do ser humano.
Um estudo publicado no “American Journal of Cardiology”, dos Estados Unidos, comprova que donos de animais vivem mais e melhor. Além de ótima companhia, os animais domésticos possuem um amor incondicional. Não importa o que se faça ou diga, ele venera seu dono como ninguém. Mas não é só afeto que ele oferece. Inúmeras pesquisas apontam que cães, gatos, passarinhos, peixes e outros animais proporcionam benefício à saúde. A simples presença de um animal em um ambiente promove bem-estar, influenciando sobre a saúde física e mental dos pacientes. Então, por que não aproveitar e adotar esses bichos para ajudar na qualidade de vida das pessoas?

Segundo a psicóloga Sabine Althausen Zanotello, autora de uma dissertação de mestrado na USP sobre as atividades e terapias assistidas por animais, caminhadas como forma de praticar exercícios físicos; aumento de contato social ao ir ao pet shop ou ao realizar essa caminhada e parar para conversar sobre o animal e outros assuntos; lazer e diversão em casa, bem como companhia são alguns dos benefícios proporcionados pela presença de um bicho de estimação. Mas, alguns cuidados devem ser tomados na aquisição desse animal, alerta Sabine.

O idoso que pretende adquirir um bicho de estimação deve considerar suas condições para recebê-lo, tanto no que se refere à disponibilidade de tempo, espaço, dinheiro e afeto. Escolher a espécie e a raça que se encaixem no estilo de vida de cada um é fundamental. Também algum conhecimento sobre as necessidades físicas e comportamentais do animal é outro aspecto relevante. Tatiane Ichitani, Psicóloga, Adestradora e Consultora Comportamental da Cão Cidadão, explica que cada idoso tem o seu limite e cada animal tem uma necessidade. Cães muito jovens e de porte grande, geralmente, necessitam de bastante atividade física. Assim, não funcionaria sem a ajuda de outra pessoa que pudesse suprir essa necessidade, pois os idosos teriam dificuldade para isso, por exemplo.
É possível notar que animais adquiridos por impulso costumam ser abandonados dessa forma também. Cabe a cada um a reflexão se o animal terá ou não a função de preencher uma lacuna do convívio com outras pessoas: se por um lado alguém possa pensar que conviver com animais é mais fácil do que com pessoas, por outro lado, superar os desafios das relações humanas é condição para nos enriquecer com elas.
Saiba mais:
Tatiane Ichitani é Psicóloga, Adestradora e Consultora Comportamental da Cão Cidadão
www.caocidadao.com.br
Sabine Althausen Zanotello trabalha com psicoterapia psicanalítica em crianças, adolescentes e adultos com ou sem deficiência. Estuda a relação terapêutica entre seres humanos e animais.
www.consultoriovilamariana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário