- SANTO DO DIA 29/11
São Saturnino, Bispo e Mártir
Considerado um dos santos mais populares da França e da Espanha. Foi com a descoberta de inúmeros escritos do cristianismo produzidos entre os anos de 430 e 450 é que ficou confirmada a sua vida. Estes escritos ficaram conhecidos como a "Paixão de Saturnino", que trouxeram dados importantíssimos sobre a primitiva Igreja de Cristo na Gália, atual França. Por todos os locais onde passou, pregou com fervor, convertendo quase todos os habitantes que encontrava.
Os documentos encontrados também apontam Saturnino como sendo o primeiro bispo de Toulouse nos anos 250. Durante esse período a Igreja, nesta região, passava por problemas, contava com poucas comunidades cristãs. Estava desorganizada desde 177, devido ao grande massacre dos mártires de Lyon. O número de fiéis diminuía sempre mais, enquanto nos templos pagãos as filas para prestar sacrifícios aos deuses pareciam aumentar.
Mesmo com o decreto do imperador proibindo e punindo com a morte quem participasse de missas ou praticasse o cristianismo, Saturnino liderou os que o ignoravam. Continuou com o santo sacrifício da missa, a comunhão e a leitura do Evangelho.
Ao serem descobertos durante a celebração de uma missa o bispo Saturnino e outros cristãos foram presos e julgados no capitólio. O juiz ordenou que o bispo, sacrificasse um touro em honra a Júpiter, deus pagão, para que pudesse convencer os demais. Enfurecidos porque ele se recusou a fazer tal prática, Saturnino foi preso ao pescoço do animal, que o arrastou pela escadaria do templo. Morreu com os membros despedaçados. O seu corpo foi recolhido e sepultado por duas cristãs. Sobre o seu túmulo, Santo Hilário, mandou construir uma capela de madeira. No século VI o duque Leunebaldo, reencontrou as relíquias do mártir, e mandou edificar no local uma igreja dedicada a São Saturnino, que em 1300 passou a se chamar Nossa Senhora Do Taur.
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
SANTO DO DIA 29/11 São Saturnino, Bispo e Mártir
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário