segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ajuda médica - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

Ajuda médicaSaiba como escolher o especialista certo para cada tipo de sintoma

Já passou por problemas de saúde e não soube qual especialista procurar? Ou então, teve algum sintoma e escolheu o profissional errado? Esses exemplos acontecem com muitas pessoas que são acometidas por algumas doenças e não sabem a qual especialista recorrer na hora de buscar tratamento. A seguir, o Maisde50 tira algumas dúvidas e dá dicas de como escolher o especialista correto para tratar problemas de saúde e evitar transtornos.

Uma dor que anda incomodando ou uma tosse que persiste por muito tempo, esses e outros sintomas podem revelar doenças mais graves, mas nem sempre recebem a atenção necessária. E é aí que mora o perigo. Segundo o clínico geral Evandro Lima, o primeiro passo é saber se o problema é de urgência ou não. "Se for de urgência, a pessoa deve ir primeiro ao pronto-socorro. Se for um caso eletivo, ou seja, aquele que não é de emergência, o paciente pode ter tempo para escolher o profissional."

Mas como saber se o caso é de emergência ou não? O Dr. Evandro explica que geralmente são sintomas que preocupam bastante o paciente e que dependem da duração. "Os casos de emergência são sintomas agudos que começam de forma inesperada. Geralmente, são dores fortes ou uma falta de ar." – explica o médico.

No segundo passo - quando o caso é eletivo – a pessoa deve procurar um clínico geral, se não souber a qual especialista recorrer. “O clínico geral tem competência para resolver 95% dos problemas de saúde de um paciente. Muitas vezes, alguém que sofre de hipertensão vai diretamente a um cardiologista, sem saber que um clínico geral pode ajudá-lo”, exemplifica Lima, que completa: "os especialistas mais comuns para tratar os diversos sintomas que surgem são, geralmente, os clínicos gerais, ginecologistas e obstetras, e pediatras."

Já as pessoas acima de 60 anos podem ir direto a um geriatra que também pode ser outra boa opção de escolha para cuidar das doenças mais comuns que aparecem nessa faixa etária. "O geriatra também pode tratar muitas doenças, pois ele está acostumado com algumas peculiaridades próprias do idoso. As enfermidades mais comuns nessa idade são a hipertensão e o colesterol alto." – completa o clínico geral.

Mas, por que as pessoas optam, em muitos casos, ir primeiramente a um especialista e não a um clínico geral? Para Lima, muitas pessoas erram por não confiarem na capacidade do clínico geral. "Na verdade, o que os pacientes fazem de errado é julgar o nível de conhecimento do clínico geral, que sabem e possuem capacidade para resolver os problemas." – explica o médico, alertando que a escolha de um profissional errado pode gerar perda de tempo, dinheiro e estresse.

Para finalizar, o especialista faz um alerta e diz que é bom as pessoas ficarem atentas, pois muitos tratamentos podem exigir mais de uma especialidade médica. "A maioria das doenças pode exigir mais de um profissional. Um bom exemplo é a obesidade, que pode exigir tratamento com nutricionista, cardiologista e até mesmo um cirurgião gástrico." – completa Lima.

O médico diz que buscar a indicação de profissionais de saúde com amigos, parentes ou conhecidos é uma prática comum que faz parte da cultura do país. "Acho válido e não vejo grandes problemas na indicação de outros profissionais. Não vejo como algo que prejudiquem os tratamentos." – finaliza o clínico geral. PorDanielle Pingitore

Nenhum comentário:

Postar um comentário