segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sexualidade na terceira idade - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com - Como ser Feliz na Terceira Idade - https://www.facebook.com/groups/C.S.F.N.T.I/

Sexualidade na terceira idade



Destaque para os riscos do consumo de estimulante sexual


Na tarde da quinta-feira, 15, moradores do bairro Veneza participaram de uma roda de conversa sobre sexualidade na terceira idade. Os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tiraram dúvidas e desmistificaram preconceitos e tabus a respeito do tema. O encontro aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Terezinha Mera.
A enfermeira Raquel Almeida da Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto lembrou que sexo é natural e que deve ser praticado entre pessoas com idade mais avançada. Ela destacou a necessidade da prática do sexo seguro. “O cuidado para prevenção das doenças sexualmente transmissíveis permanecem também na terceira idade. Mesmo não estando mais fértil é preciso usar a camisinha com o parceiro. Dados do Ministério da Saúde confirmam que é cada vez maior o número de pessoas que contraem doenças sexualmente transmissíveis como a Aids”, disse.
Estimulantes
A assistente social Lilian Figueiredo Prado destacou os riscos do consumo de medicamentos usados como estimulante sexual, sem a orientação médica.
“O uso indiscriminado de fármacos, como o conhecido Viagra, pode trazer efeitos indesejados. Muitas vezes a disfunção erétil está ligada a outros fatores e doenças, como diabetes, problemas cardíacos e colesterol alto. Tomar o medicamento sem a orientação do médico é perigoso, principalmente para pessoas com problemas do coração”, explicou.
Lilian Figueiredo disse que as mulheres e homens idosos não devem se intimidar durante a consulta médica. Para ela, os idosos não devem ficar com “vergonha” de buscar a orientação adequada para o uso de medicamento que estimulam o sexo. O médico descreverá a dosagem adequada para cada caso.
Gel Lubrificante
O uso do gel lubrificante foi outro tema abordado e indicado como um insumo de conforto e de prevenção para o ato sexual. “Com o passar do tempo, os órgãos sexuais também vão perdendo o potencial de lubrificação. Além de prevenir machucados, o gel lubrificante pode amenizar sensação de desconforto”, diz a enfermeira.
Os sachês (saquinhos) de gel são disponibilizados gratuitamente para públicos prioritários, como terceira idade, em todas as 43 Unidades de Saúde da Família. Nas unidades também estão disponíveis os preservativos masculinos. Esses são colocados em caixas dispensadoras de preservativos instaladas em locais de fácil acesso para a comunidade.
Fonte: Ascom SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário