sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Treinamento musical modifica processo de envelhecimento - http://valtatui-curiosidades.blogspot.com

Treinamento musical modifica processo de envelhecimento

 
Novo estudo mostrou que o treinamento musical pode evitar ou compensar atrasos no sincronismo neural (capacidade do cérebro para codificar e depois decodificar estímulos sonoros). Este estudo, somado com outros, sugere que experiências musicais ao longo da vida podem retardar certos aspectos do processo de envelhecimento, como a perda de audição e memória.
Treinamento musical modifica processo de envelhecimento
De acordo com os pesquisadores da Northwestern University, este estudo é o primeiro a oferecer uma evidência biológica de que a experiência musical ao longo da vida tem um impacto sobre o processo de envelhecimento. 
No estudo, publicado on-line no periódico Neurobiology of Aging, os pesquisadores do Laboratório de Neurociência Auditiva mediram as respostas automáticas dos cérebros de jovens e idosos músicos, e não músicos, aos sons da fala, e descobriram que os músicos mais velhos tinham uma vantagem no sincronismo neural.
De acordo com a neurocientista Nina Kraus, co-autora do estudo, e professora de Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e de neurobiologia na Faculdade Ciências e Artes de Weinberg, os músicos mais idosos não só superaram os não-músicos idosos, como também codificaram os estímulos sonoros tão rapidamente e com a mesma precisão dos mais jovem não-músicos. Isto reforça a idéia de que o modo no qual nós experimentamos o som ao longo de nossas vidas, tem um efeito profundo sobre o funcionamento do sistema nervoso.
“Estas descobertas são muito interessantes e importantes. Elas apóiam a idéia de que o cérebro pode ser treinado para superar, em parte, alguma perda auditiva relacionada à idade”, disse Don Caspary,  professor da Escola de Medicina da Universidade Southern Illinois, e pesquisador e reconhecido no estudo sobre a perda de audição relacionada à idade.
“Os novos dados do presente estudo, junto com dados de um estudo recente, feito em animais, da University of California, San Francisco, sugerem fortemente que o treinamento intensivo, mesmo que tarde na vida poderia melhorar o processamento da fala em adultos mais velhos e, como conseqüência, melhorar sua capacidade de comunicar em ambientes complexos e acústicamente barulhento”, acrescentou Caspary.
Estudos anteriores do laboratório de neurociência de Kraus, sugerem que o treinamento musical também pode  compensar perdas de memória e dificuldades de audição da fala no ruído – duas queixas comuns dos adultos mais velhos. O laboratório tem extensivamente estudado os efeitos da experiência musical sobre a plasticidade do cérebro em todo o ciclo de vida para populações normais e clínicas, e em ambientes educacionais.
No entanto, Kraus adverte que as conclusões do estudo atual não demonstram que músico tenha uma vantagem de sincronismo neural em cada resposta neural ao som. Em vez disso, este estudo mostrou que a experiência musical seletivamente afetada o tempo sonoros dos elementos que são importantes para distinguir uma consoante da outra.
Para ser considerado “músicos”, os participantes deveriam ter iniciado o treinamento musical antes dos 9 anos de idade, e continuar engajados de forma consistente em atividades musicais através de suas vidas, enquanto o “não-músicos” tinham três anos ou menos da formação musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário