Está chegando o verão... Você sabe como manter uma alimentação saudável nessa época do ano?
Com a chegada da estação mais quente do ano, são necessários alguns cuidados para não desidratar. Esqueça as gorduras! Consuma mais água, sucos, proteínas e vitaminas. Esse é um dos segredos para manter uma alimentação saudável no verão, na melhor idade.
Segundo a especialista em Prática Ortomolecular, Dra. Anna Bordini, da Clínica Bertolini, no verão, a transpiração exige maior consumo de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais. Por isso, é preciso realizar algumas adaptações nos hábitos alimentares.
“O ideal é consumir alimentos leves, que facilitam a digestão, afastando qualquer sensação de “estômago cheio” ou má digestão. Para os idosos, principalmente, é importante que se tenha alimentação saudável e balanceada, composta por nutrientes necessários para manter o organismo equilibrado durante essa época”, explica a médica.
Menos calorias e mais água
Devido às alterações do processo de envelhecimento, o corpo fica menos eficiente para absorver e utilizar alguns nutrientes. É necessário consumir quantidades extras de cálcio, fibras, potássio, vitaminas e beber muita água para evitar a desidratação no verão.
“Consuma dois litros de água ou sucos por dia”, recomenda a Dra. Anna Bordini. Os idosos correm mais risco de sofrerem desidratação, devido ao fato do organismo ter mais dificuldade em conservar a água no corpo.
O que comer no verão?
Os cuidados com a alimentação também devem ser essenciais para ajudar a suportar melhor as elevadas temperaturas. O idoso deve consumir muitas saladas, frutas e pouco sal. Acima de tudo, ter uma alimentação não muito pesada. “Evite, principalmente, o excesso de gorduras. O organismo fica mais sensível com condimentos fortes. Eles causam desconforto e mal-estar”, recomenda Dra. Anna.
Dra. Anna Bordini preparou uma lista de alimentos aprovados e reprovados para a estação mais quente do ano. Confira!
Alimentos Aprovados
Frutas e vegetais frescos
• Folhas verdes, legumes, frutas ricas em vitaminas, minerais e fibras, em geral, devem ser consumidas em boa quantidade e, de preferência, cruas ou levemente cozidas.
• “Lave bem os alimentos antes de consumir. Frutas e saladas mal lavadas se deterioram pela temperatura. E, por essa razão, podem originar complicações gastrointestinais”, ressalta a médica.
Peixes de água salgada
O peixe é um alimento que deve ser consumido diariamente. Ele é rico em proteínas, ferro e vitaminas, e tem baixo teor de gordura.
Derivados do leite
• Leite e derivados também são uma boa pedida, pois são ricos em água, vitaminas e minerais, principalmente em cálcio.
• Os iogurtes são refrescantes. Ingira duas vezes ao dia. Por exemplo, no café da manhã, no lanche da tarde, ou mesmo antes de dormir.
Cereais
Os cereais integrais também são uma excelente opção para o verão, pois combinam com saladas e pratos frios em geral. Na hora de comprar, opte pelos pães, cereais matinais e arroz integral no lugar de doces, massas e arroz refinado.
Carnes
Prefira a carne branca à vermelha, pois elas possibilitam melhor digestão e evitam o desconforto intestinal.
Refeições leves
Prepare uma refeição mais leve à noite com vegetais e grãos integrais, como sopa ou risoto de quinua, por exemplo. À tarde, opte por sanduíches naturais. Isso facilitará a digestão.
Alimentos Reprovados
Evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese e molhos, que são frequentemente expostos em ambiente não refrigerado.
Gordurosos
Fuja das carnes gordas, queijos gordurosos e molhos à base de creme de leite.
Calorias vazias
Não consuma doces, balas, açúcar refinado, em excesso. O corpo utiliza parte como fonte de energia e o restante é acumulado na forma de gordura. Caso queira comer algum doce, opte pelos sorvetes e picolés de frutas.
Frituras
Evite. Opte por alimentos assados, grelhados ou cozidos.
Refinados
Evite os alimentos preparados com farinha branca como pão francês, bolachas e arroz branco. Eles prejudicam a digestão e pioram a flatulência.
Por Dra. Anna Bordini
Nenhum comentário:
Postar um comentário