segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Santo do dia 02/12 Santa Bibiana



  • Santo do dia 02/12
    Santa Bibiana


    Durante o reinado do imperador Juliano, a cidade de Roma passou por alguns surtos de perseguição aos cristãos, entre 361 e 363. No ano 363, a família de Bibiana foi toda executada na sua frente, porque se recusaram     a renunciar a fé cristã. Só a mártir e sua irmã Demétria, foram levadas ainda em vida para a prisão.

    A primeira a morrer foi sua irmã, que sempre perseverou na fé em Cristo ao seu lado. Por último é que teve o início do martírio de Bibiana, que foi levada a um bordel de luxo para que fosse obrigada a abandonar a religião ou então teria que se prostituir. Mas os homens que tentavam se aproveitar dela eram tomados por um surto de loucura. Então, Bibiana foi transferida para um asilo de loucos e lá vários milagres começaram acontecer, diversos doentes foram curados.

    Como não renegou o Cristianismo, foi entregue aos carrascos para ser chicoteada até a morte e o corpo jogado aos cães selvagens. Porém, outro milagre aconteceu neste momento, pois os cães não tocaram o seu corpo, ao contrário, mantiveram uma distância considerável do corpo da mártir. Os seus restos mortais foram recolhidos por outros cristãos e enterrados junto ao de seus familiares.
    Quando a perseguição acabou, a história do seu martírio ganhou uma devoção dos fieis, e a Santa passou a ser invocada contra os males da cabeça, doenças mentais e epilepsia.

    A veneração era tão intensa que foi mandado construir uma pequena igreja sobre o seu túmulo. Mais tarde, no mesmo local, foi construída sobre as ruínas da antiga igreja uma basílica. Santa Bibiana além de padroeira da cidade de Sevilha, na Espanha, é também padroeira de Los Angeles, nos Estados Unidos. Sua data de celebração é o dia 2 de dezembro, que é o dia de sua morte.

    Santa Bibiana, rogai por nós!

    Fonte: Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário