sábado, 21 de dezembro de 2013

Santo do dia 21/12 São Pedro Canísio



Santo do dia 21/12
São Pedro Canísio


Pedro Canísio nasceu em 8 de maio 1521, no ducado de Geldern, atual Holanda. Ao contrário dos demais garotos, preferia os livros de oração às brincadeiras. Sempre foi fascinado pela catequese, tanto que ainda criança reunia outras crianças à sua volta para ensinar passagens da Bíblia, orações e detalhes da doutrina da Igreja. Teve também grande atuação no campo teológico, combatendo os protestantes.

Aos quinze anos foi estudar em Colônia e, com dezenove, recebeu o título de doutor em filosofia. Dedicou-se não somente as ciências terrenas, mas também aos estudos da doutrina de Cristo, fazendo despertar a vocação que se adivinhava desde a infância.

Canísio recebeu uma proposta de casamento, porém recusou e acabou fazendo voto eterno de castidade. Foi para Mainz, dedicar-se apenas ao estudo da religião. Em 1543 ingressou na recém-fundada Companhia de Jesus. Três anos depois, ordenado Padre Jesuíta, recebeu a incumbência de voltar para Colônia e fundar uma nova Casa para a Ordem. Assim começou sua luta contra o protestantismo.

Quando era professor de teologia em Colônia, Pedro Canísio conseguiu a destituição do Arcebispo local, que era favorável aos protestantes. Depois, participou do Concílio de Trento, representando o Cardeal Oto de Augsburg. Pregou e combateu o protestantismo ainda, em Roma e Messina, onde lecionou teologia. Mas teve de voltar à Alemanha, pois sua presença se fazia necessária em Viena, onde o protestantismo fazia enormes estragos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário