quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Santo do dia 05/15 - São Sabas



  • Santo do dia 05/15
    São Sabas


    Nascido na Capadócia no ano de 439, Sabas teve uma infância conturbada. Seus familiares disputavam sua herança o que fez procurar ajuda em um mosteiro, onde foi acolhido apesar de ser ainda uma criança. Mesmo com pouca instrução, tornou-se um grande sábio na doutrina cristã.

    Passou toda a sua vida entre os mosteiros da Palestina. Experimentou a vida comunitária, depois passou para o mosteiro dos anacoretas, onde os monges vivem em solidão. Tudo o que herdou dividiu entre os cristãos pobres e doentes. Atuou na conversão de seus conterrâneos e ajudou os cristãos perseguidos em sua pátria. Era, antes de tudo, um caridoso e valente.

    Naquela época, os cristãos que quisessem ser poupados das perseguições, deveriam fazer o sacrifício de comer a carne de animais mortos oferecendo-as aos deuses pagãos. Muitos tentavam enganar os guardas, dando de comer aos familiares carnes comuns, e não as dos sacrifícios. Porém, Sabas se recusava a mentir, e protestava em público contra tal prática.

    Quando aumentou as perseguições aos cristãos, Sabas já desfrutava de muito prestígio, pois tinha fundado uma grande comunidade de monges anacoretas na Palestina, chamada de "grande Laura".

    A fama dos prodígios que alcançava através das orações e também a grande sabedoria sobre a doutrina de Cristo, que tão bem defendia, fez essa comunidade crescer muito. A ele foi atribuída o fim de uma longa e terrível seca. Tinha uma posição de liderança importante dentro da sociedade e do clero. A arte da sua pregação do Evangelho despertava cada vez mais os pagãos à conversão. Sabas, então, passou a incomodar o poder pagão como autoridade cristã.

    Interveio junto ao imperador, em Constantinopla, a favor dos mais pobres, contra os impostos. Organizou e liderou um exército de monges anacoretas para auxiliar ao Papa contra a heresia monofisista que agitou a Igreja do Oriente. Morreu em 5 de dezembro de 532, na Palestina, aos noventa e três anos de idade. A festa em sua homenagem ocorre no dia de sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário