quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SANTO DO DIA 12/12 Nossa Senhora de Guadalupe



SANTO DO DIA 12/12
Nossa Senhora de Guadalupe


Nossa Senhora de Guadalupe, ou Virgem de Guadalupe, é um culto mariano originário
do México. É considerada pelos católicos a Patrona da Cidade do México (1737), do México (1895), da América Latina (1945) e Imperatriz da América (2000). Sua orígem está na presunta aparição da Virgem Maria a um pobre índio da tribo Nahua, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, em 9 de Dezembro de 1531. A "Senhora doCéu" apareceu a Juan Diego, identificou-se como a Mãe do Verdadeiro Deus, instruiu-o a dizer ao Bispo que construísse um templo no lugar, e deixou Sua própria imagem impressa milagrosamente em seu Tilma.

Conheça a história de Nossa Senhora de Guadalupe

Em 1531, o índio Juan Diego andava pelos arredores da montanha Tepeyac, no México, quando começou a ouvir um harmônico canto de pássaros. De repente, tudo ficou em silêncio e ele ouviu uma voz que do alto da montanha o chamava, de maneira terna e melodiosa:

- Juanito, Juan Dieguito.
Tomado de grande ímpeto, o índio escalou a montanha, alcançando o topo.
Lá, viu uma belíssima Senhora que revelou ser a Imaculada Virgem Maria de Guadalupe, Mãe de Deus, e expressou seu desejo de que naquele local fosse construída uma igreja em Sua homenagem, para que Ela pudesse mostrar aos Seus filhos todo seu amor e proteção.

Juan Diego atendeu prontamente ao pedido da Virgem. Correu até o palácio do Bispo da Cidade do México, Dom Juan de Zumárraga, e relatou-lhe o pedido que ouvira da Mãe de Deus. O bispo não acreditou na história, pedindo-lhe um sinal.

O sinal que o bispo queria. A Virgem pediu então que Juan Diego subisse novamente a montanha e disse que lá encontraria diferentes flores. Deveria colhê-las e trazê-las a Ela.

Ao atingir o topo, o índio espantou-se pela grande variedade de rosas de Castilha que haviam brotado apesar do duro frio do inverno! No entanto, ao invés de congeladas, lá estavam elas, frescas e perfumadas, cobertas com o orvalho da noite, que se assemelhava a pérolas preciosas.

Imediatamente ele começou a colhê-las, reunindo todas em seu "tilma", um tipo de manto usado na época. Era mais que um sinal: era um milagre! Diante do bispo, Juan Diego desenrolou o tilma, espalhando no chão todas as rosas. Nesse mesmo instante, apareceu pintado no manto de Juan Diego a preciosa Imagem da Sempre Virgem Santa Maria, Mãe de Deus.Primeira aparição de Nossa Senhora de Guadalupe ao Índio Juan Diego O bispo se surpreende ao ver a imagem da Virgem na tilma do índio Juan Diego.

Quando o Bispo viu a imagem, ele e todos os que estavam presentes caíram de joelhos, com grande arrependimento por não terem acreditado no índio. Emocionado, o bispo chorava e pedia perdão por não ter atendido prontamente ao Seu desejo.

- Bem! Mostre-nos onde a Senhora do Céu deseja ver erigido o Seu templo, disse Dom Zumárraga a Juan Diego.

Pouco tempo depois ele foi construído, e hoje recebe a visita de 10 milhões de fiéis anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário