quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

SANTO DO DIA 11/12 São Dâmaso I

  • SANTO DO DIA 11/12
    São Dâmaso I


    Dâmaso era considerado um homem erudito e instruído, ocupou o cargo mais alto da Igreja de 366 a 384. Foi considerado um dos mais firmes e destemido dos Papas. Não temia as ameaças e protecionismos imperiais, dispensou de uma só vez todos os bispos que apresentavam ligações com a heresia ariana, trazendo estabilidade à Igreja através da unidade, da obediência e respeito ao Pontífice.

    Sua eleição foi tumultuada por causa da forte oposição. Mas, ao assumir o cargo, trouxe de volta a tradição da doutrina à Igreja, permitindo um florescimento de ritos, orações e pregações durante seu mandato. Deve-se a ele, por exemplo, os estudos para a revisão dos textos da Bíblia e a nova versão em latim feita pelo depois São Jerônimo.

    Em seu mandato, a Igreja conseguiu uma nova postura e respeito na vida pública e civil. Os Bispos tinham a liberdade de escrever, catequizar, advertir e condenar. Durante a sua vida conviveu com grandes destaques do cristianismo, como os santos: Agostinho, Jerônimo e Ambrósio.

    Morreu em 384, com quase oitenta anos, foi sepultado em um humilde túmulo na via Andreatina, que ele, preparara para si. A data escolhida para sua veneração é o dia 11 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário