sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Santo do dia 20/12 - São Domingos de Silos



  • Santo do dia 20/12
    São Domingos de Silos


    Considerado o maior defensor dos valores monásticos e que valorizava nos mosteiros o ensino não só da agricultura como dos demais ofícios e artes. Domingos nasceu no ano 1000, em Navarra, Espanha, oriundo de uma família pobre e cristã. Ainda criança, já era tido como bondoso ao extremo, oferecia leite de ovelha para alimentar os caminhantes pobres. Ao mesmo tempo, gostava muito de estudar, motivo que levou seus pais a entregá-lo ao Padre da paróquia onde residiam.

    Obteve tão bons resultados que o Padre quis ordená-lo sacerdote. Antes disso, Domingos resolveu experimentar a vida de eremita para depois, enfim, entrar no convento beneditino, onde descobriu sua vocação, tornando-se exemplo para os demais monges. Aos trinta anos, foi encarregado de restaurar e reabrir o Mosteiro de Santa Maria, que há algum tempo estava fechado. Fez de tudo um pouco para conseguir recursos e poder receber os candidatos à vida monástica.

    Terminada a obra do Mosteiro, foi convidado a ser o abade do Mosteiro de São William de la Cogola. Foi perseguido, porém, pelo príncipe de Navarra, que tinha a intenção de apossar-se dos bens do convento. Tendo que refugiar-se em Castela. Domingos foi abade do mosteiro por mais de trinta anos, sendo considerado seu novo fundador. Imprimiu espírito novo, atividade intensa e fecunda, tornando-o um centro de cultura e cenáculo de evangelização. Morreu em 20 de dezembro de 1073, data que também é comemorado pela Igreja o seu dia.

    São Domingos de Silos, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário