quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia 21/09 - Dia Internacional da Paz - (Click Here)

DIA 21/09 - DIA INTERNACIONAL DA PAZ



"Nós não podemos fazer grandes coisas. Apenas pequenas coisas com grande amor."
Madre Teresa
21 de Setembro é proclamado pela ONU como sendo um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. A finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz. Neste dia, comemora-se também, no Brasil, o Dia da Árvore. Paz e árvore são duas palavras que remetem a muita reflexão, e que combinam perfeitamente juntas.

Os povos de todo o mundo são chamados para refletir e agir no Dia Internacional da Paz, num mundo cada vez mais caótico e instável, marcado por profundas injustiças sociais e sob o signo da guerra. Nações, povos de diferentes origens e culturas, religiões e filosofias de vida diversas se irmanam na busca pela paz, quando se entende que nenhum caminho é superior a outro.

Levantei algumas frases sobre a paz para ajudar a refletir sobre este tema. No entanto, falar, ler e discutir é apenas o inicio do caminho. Outra forma inspiradora de sentir a paz é através de imagens do cotidiano, que muitas vezes podem passar desapercebidas. Mas não para o fotógrafo ituano Juca Ferreira, que com sua sensibilidade e técnica, registra imagens de paz no seu dia a dia. Confira!

Universidade da Paz

"Eternos aprendizes que somos, experimentamos a ecologia profunda que abrange o indivíduo, a sociedade, o planeta e o universo."
Nem todos sabem que o Brasil abriga uma Universidade da Paz. Criada por um movimento mundial de pessoas e instituições afins, a Unipaz trouxe a idéia de semear uma cultura de paz entre os vários segmentos sociais, além de tornar ampla a consciência e promover a integridade do ser, divulgando dessa maneira, o movimento holístico.

O grande idealizador e mentor desse ousado projeto é Pierre Weil, nascido em Strassburgo, educador, psicólogo e escritor, que dedicou toda sua vida a promover, divulgar e aprofundar reflexões e vivências relacionadas à paz e não violência e que encontrou no Brasil "o abraço brasileiro responsável pela escolha de viver aqui".

A essência do trabalho da Unipaz é trazer o global para o local, ou seja, ensinar a pensar globalmente e agir localmente. Assim, ela promove e desenvolve várias atividades de cunho nacional e internacional para a ampliação de conhecimentos e troca de experiências, construindo deste modo, uma nova visão de mundo.

A luta pela paz é global!

"O problema com o mundo é que fazemos o círculo de nossa família muito pequeno."
Madre Teresa
Comecei esta matéria separando os movimentos mundiais dos movimentos brasileiros. Demorou pra cair a minha ficha de que hoje as fronteiras não existem mais. O que ocorre aqui, ocorre acolá. Não são mais as fronteiras territoriais que nos separam. A separação é apenas na mente. Graças aos avanços tecnológicos e ao poder das mídias sociais quando utilizadas para o bem, estamos todos conectados. Sentimos na pele que uma ação pequena pode afetar milhões de pessoas, a milhares de quilômetros de distância. Aprendemos a ter consciência global, e entendemos que podemos - e devemos - agir em nosso pequeno mundo. E que isso já é o bastante!

Separei então alguns movimentos pela Paz que estão plantando sementes. Alguns eu conheço mais de perto, outros mais de longe. Mesmo assim, é fácil interagir, aprender, contagiar e ser contagiado. São apenas pessoas. Gente como eu e você, neste vasto universo que pede trégua. Gente de todas as raças, religiões e convicções que querem apenas uma coisa: viver a vida com amor e paz. É essa a nossa luta!

Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência

"Para que se escute o clamor de milhões de pessoas que querem a paz, o fim das guerras e de todo tipo de violência".
A Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência começará na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro de 2009, aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Não-Violência. Terminará na Cordilheira dos Andes, em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua em 2 de janeiro de 2010. Durante estes 90 dias, passará por mais de 90 países e 100 cidades, nos cinco continentes. Cobrirá uma distância de 160.000 km por terra. Alguns trechos serão percorridos por mar e por ar. Passará por todos os climas e estações, desde o verão tórrido de zonas tropicais e do deserto, até o inverno siberiano. As etapas mais longas serão a americana e a asiática, ambas de quase um mês. Uma equipe base permanente de cem pessoas de diversas nacionalidades fará o percurso completo.

A ação dirigida pretende resgatar o melhor das diversas culturas e povos da Terra e tem o apoio de personalidades importantes, como atores, músicos, políticos, escritores, ativistas, compositores, entre outros. O Brasil está nessa! Você também pode se engajar de várias formas. Conheça e participe!

Peace One Day

Para alguns é apenas um único dia. Mas, para nós, 21 de Setembro é uma plataforma de 24 horas para fazer atividades para salvar vidas em todo o mundo e uma oportunidade para as pessoas - especialmente os jovens - se envolverem no processo de paz.
Jeremy Gilley
http://www.peaceoneday.org/ - Criado pelo cineasta Jeremy Gilley em 1999, o objetivo era encontrar um ponto de partida para a paz. Sua missão inicial foi documentar seus esforços para estabelecer um dia anual de cessar-fogo global e não-violência como uma data do calendário fixo. Dez anos depois, o Peace One Day é um movimento que envolve vários países e milhões de pessoas, e está engajado em projetos de educação, cultura, saúde e muito mais!

International Day Of Peace

"Não existe nunca uma guerra boa ou uma paz ruim."
Benjamin Franklin
http://www.internationaldayofpeace.org/ - um site muito bem organizado, com sugestão de eventos para participar em todo o mundo. Com uma visão prática, ajuda você a agir dentro do seu pequeno mundo. Além disso, as fotos e frases traduzem com maestria a força digna da paz.

Festival Mundial da Paz
"Aprendendo a arte de cuidar de si, do outro e do planeta."

A Universidade da Paz (Unipaz) realizou em Goiânia o II Festival Mundial da Paz, concomitantemente ao XI Congresso Holístico Internacional, de 04 a 07 de setembro. O evento reuniu sete mil visitantes de todas as regiões do país e de diversas partes do mundo, principalmente da América Latina e promoveu uma grande Rede Internacional por uma Cultura de Paz, estimulando o aprendizado na arte de cuidar de si, do outro e do planeta.

Danças Circulares pela Paz
"De mãos dadas na roda, compartilhando gestos e emoções no mesmo ritmo, a guerra parece distante, porque vejo o melhor do outro e mostro o melhor de mim." (Deborah Dubner)
As Danças Circulares resgatam a história e a memória dos povos, através dos gestos, da música e do ritmo, sendo uma prática que conecta as pessoas, fazendo muito bem para o corpo, emoção, mente e espírito.
No dia 20 de Setembro (domingo), Itu terá um evento de Danças Circulares pela Paz no Parque do Varvito, um monumento geológico formado por rochas sedimentares de idade glacial. O encontro será das 15 às 16h, é gratuito, aberto ao público e não é necessário ter experiência anterior. Mais informações pelo email rodavida@itu.com.br, telefones (11) 3413-0554 e (11) 7337-0180 ou pelo site http://www.rodavida.com.br/.

Outras cidades em todo o Brasil estão sendo palco de Danças Circulares pela Paz. Entre elas, Jundiaí, com uma roda no Parque da Cidade, e São Paulo, no Parque do Piqueri, comemorando a chegada da Primavera e o Dia Mundial da Paz.
VOCÊ!

A verdadeira paz só será alcançada quando cada um conseguir gerar paz dentro de si e para todas as suas relações.
No Dia Internacional da Paz, você pode fazer pouco. Mas o pouco de cada um torna-se muito para a humanidade. As manifestações de eventos de paz podem ganhar muitas formas de expressão através da arte, educação, cultura, música, performances, petições, esportes, e muito mais. Você pode se engajar e fazer a diferença! Comece já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário