sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DIa do Veterinário - 09/9

9 de Setembro

HISTÓRIA DA MEDICINA VETERINÁRIA
A Medicina Veterinária nasceu quando o homem primitivo começou a domesticar o primeiro animal.
Os mais antigos registros de nossa atividade profissional datam do Século XVIII AC, com informações gravadas no Papyrus Veterinarius de Kahun, com várias referências sobre a "medicina animal".
Mas a Medicina Veterinária moderna teve a sua origem em 1762 quando Claude Bourgelat criou, em Lyon, na França, a primeira Escola de Veterinária, instalando, ele próprio, a segunda em Maison Alfort, nos arredores de Paris, em 1765. Essas duas escolas se constituíram em verdadeiros polos irradiadores para as demais nações do mundo.
Até o final do Século XVIII, surgiram 20 estabelecimentos de ensino veterinário na Europa.
No Brasil, a idéia de criação de estabelecimentos dedicados ao estudo da Medicina Veterinária foi despertada quando o Imperador Dom Pedro II visitou a Escola Veterinária de Alfort em 1875, só se concretizando, entretanto sob a égide da República, com o Decreto 8.319 de 20 de outubro de 1910, assinado pelo Presidente Nilo Peçanha.
O documento tornava obrigatório o ensino da Medicina Veterinária. No mesmo ano foram criadas a Escola de Veterinária do Exército e a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, ambas no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário