sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia 30/09 - Dia da Secretária - (Click Here)

30 de Setembro    DIA DA SECRETÁRIA

Dia da Secretária
Espírito prático, atenção minuciosa, pensamento rápido e visão antecipadora das fases que envolvem o trabalho em uma empresa ou escritório são algumas das habilidades necessárias ao exercício da profissão de secretária.
Cabe a ela assessorar e auxiliar diretores e gerentes no planejamento, na organização e no andamento da rotina diária do local onde atua. Assim sendo, cabe à secretária estar à frente da agenda dos executivos e dos cerimoniais.
Sua função inclui preparação e registro de reuniões, administração das informações que chegam por fax ou pela internet e o arquivamento de documentos importantes.
Outra habilidade exigida é conhecer bem a língua portuguesa. Quanto a idiomas estrangeiros, ter fluência em pelo menos uma outra língua faz a diferença.
O importante, no entanto, é gostar do que faz e fazê-lo bem. Feliz Dia da Secretária!
Para os interessados
Mais de um terço do tempo dedicado ao estudo para os que escolhem se formar em secretariado é voltado para o inglês, o espanhol, o português, o inglês técnico e a redação comercial em português. Outras matérias vistas são sociologia, filosofia, matemática e estatística.
No primeiro ano, o enfoque é para técnicas de secretariado, cerimonial, ética e relações públicas. Depois, a ênfase vai para as disciplinas ligadas à gerência de serviços, como administração em RH, psicologia aplicada, planejamento, administração financeira e marketing.
O aluno ainda aprende a trabalhar com softwares específicos para edição de textos, agendamentos, contabilidade, documentação e arquivo.
A duração média do curso é de três anos (formação superior), sendo obrigatório estágio de seis meses e a apresentação de um trabalho de conclusão.
Os cursos técnicos (com duração de 1 ano) também fornecem uma boa base e viabilizam que o aluno obtenha o registro para exercer a profissão.
Novas portas
Empresas de assessoria em secretariado é um ramo de negócios que vem crescendo muito. Trata-se de uma atividade promissora, principalmente em bancos estrangeiros, que sentem falta de pessoas com sólida formação nessa área.
Outro setor que vai bem é o de tradução e interpretação: profissionais que têm fluência em várias línguas são cada vez mais solicitados pelas empresas e conseguem muitas oportunidades de trabalho como free lancers.
O mercado se mostra bastante amplo. Um técnico em secretariado pode desenvolver projetos nas áreas comercial, industrial e de serviços, trabalhando em quase todos os setores da economia, desde pequenas a grandes corporações.
O antes... e o agora
O trabalho da secretária mudou muito com o decorrer do tempo. Se antes precisava ser uma exímia datilógrafa e fazer exatamente o que o chefe pedia, hoje ela assume uma posição mais independente, tomando decisões e peneirando o que deve ou não chegar às mãos da chefia. A datilografia e a taquigrafia sendo deixadas para trás e substituídas pelas novas tecnologias.
Outro aspecto que também mudou foi a clássica divisão de secretária júnior (iniciante), plena (meio de carreira) e sênior (executiva). Algumas empresas podem até usar as denominações, mas a verdade é que atualmente mesmo uma simples estagiária já pega um volume de trabalho compatível com o de uma profissional.
A moderna secretária é praticamente assessora da presidência ou diretoria para a qual trabalha. Além de gerenciar a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular dos executivos. Trata-se, portanto, de uma tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta.
Diante disso, as palavras que poderíamos apontar como cruciais na rotina diária de uma secretária seriam: postura, discernimento e jogo de cintura.
Fonte: www.ibge.gov.br

Dia da Secretária

30 de Setembro

A secretária é a responsável por auxiliar e assessorar gerentes e diretores de empresas, além de agendar a rotina diária do local onde atua. Dar e anotar recados, redigir ofícios, registrar reuniões, administrar informações e arquivar documentos importantes são algumas de suas funções.
Antes, a função de secretária exigia o conhecimento da língua portuguesa. Com a globalização, além do português, é necessário o conhecimento de pelo menos uma outra língua, além de conhecimentos em softwares específicos de redação de textos.
O curso de secretariado executivo dura em média três anos, sendo obrigatório estágio de seis meses e a apresentação de um trabalho de conclusão. Há também cursos técnicos que fornecem boa base dos quesitos necessários para o exercício da profissão e possibilitam o registro para exercê-la.
Fonte: UFGNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário