segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dia 26/09 Dia Mundial do Coração - (Click Here)


No dia 26 do mês de setembro será comemorado o Dia Mundial do Coração. Onze  anos após o primeiro Dia Mundial do Coração, em setembro de 2000, a World Heart Federation e seus membros estão celebrando o progresso atingido em saúde cardíaca. Durante essa década, temos visto avanços médicos e mudanças de políticas públicas afetarem de forma positiva as vidas de milhões de pessoas em todo o mundo.
Ainda assim, as doenças cardiovasculares causam 17,1 milhões de mortes todo ano, com uma carga cada vez maior sobre as pessoas que vivem em países de baixa e média renda, onde ocorrem 82% das mortes. Anualmente, mais de 300 mil pessoas morrem no Brasil de doenças cardiovasculares, mais da metade decorre da hipertensão arterial (HA), conhecida popularmente como pressão alta. Por este motivo, para você, hipertenso, cada segundo é decisivo.É de fundamental importância um controle adequado dos níveis da pressão arterial (PA).
Conhecimento, tratamento e controle da HA
Estudos clínicos demonstraram que a detecção, o tratamento e o controle da HA são fundamentais para a redução dos eventos cardiovasculares, como o infarto do miocárdio (ataque cardíaco),insuficiência cardíaca ("coração fraco") e o acidente vascular cerebral (derrame cerebral).
No Brasil, 14 estudos populacionais realizados nos últimos quinze anos com 14.783 indivíduos (PA menor que 140/90 mmHg) revelaram baixos níveis de controle da HA (19,6%).Estima-se que essas taxas devem estar superestimadas, devido, principalmente, à heterogeneidade dos trabalhos realizados.
A comparação das frequências, respectivamente, de conhecimento, tratamento e controle nos estudos brasileiros com as obtidas em 44 estudos de 35 países, revelou taxas semelhantes em relação ao conhecimento (52,3% vs. 59,1%), mas significativamente superiores no Brasil em relação ao tratamento e controle (67,3% e 26,1% vs. 34,9% e 13,7%) em especial em municípios do interior com ampla cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), mostrando que os esforços concentrados dos profissionais de saúde, das sociedade científicas e das agências governamentais são fundamentais para se atingir metas aceitáveis de tratamento e controle da HA.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1 supl.1): 1-51.

Nenhum comentário:

Postar um comentário