segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Datas Comemorativas - Halloween - Dia das Bruxas (31/10)

Datas Comemorativas - Halloween - Dia das Bruxas (31/10)


"A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.

Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).

O fim do verão era considerado como ano novo para os celtas. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue.

O Samhain era comemorado por volta do dia 1 de novembro, com alegria e homenagens aos que já partiram e aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram seus ancestrais, os primeiros de toda árvore genealógica.
Autor: (Desconhecido)
Fonte: (Wikipédia)
Imagem: (Meramente ilustrativa)

Dia 31/10 - Dia da Dona de Casa - (Click Aqui)

31 de outubro - Dia da dona de casa
Ninguém se lembra das donas de casa e seu status andou mudando de nome para ver se não ficava pior na terminologia legal: prendas domésticas, do lar...
Prendas, no sentido de qualidades, sim, elas têm muitas. Têm diploma e pós-graduação em administração, economia, psicologia, nutrição, geriatria, pediatria, ciências sociais, nutrição, geriatria, direito, relações internacionais, artes, comunicação, teologia, educação física e tantos outros títulos de grande valor.

Prenda, no sentido de presente, sim, elas oferecem muitos: a casa com jeito de lar, a comida sem gosto de refeitório, a ordem sem ares de quartel, mas harmoniosa, bonita, acolhedora, o abraço na hora de partir e voltar, a escuta paciente, a presença segura.

Dizer que ela é do lar é pouco, porque ela é de todos que a rodeiam, que dela dependem para formar uma família. Ela é das pessoas – de todos, incluindo bebês, adolescentes, adultos e idosos -, mas também dos vizinhos, dos parentes que pedem ajuda, conselho, companhia, socorro.

Quem é ela, então?

A dona de casa, mesmo que a casa seja alugada, emprestada ou na favela, é o ser pensante do comunitário, a organizadora e mantenedora do que é para todos. É ela o coração pulsante de um grupo de pessoas que, sem a sua mágica presença, seriam meteoros vagando no espaço.

É a trabalhadora dos trabalhadores e trabalhadoras, pois sua jornada tem hora para começar, mas não para terminar; ela acumula funções, atividades e empregos. É a mais discreta criatura, porque seu trabalho só aparece quando ela não o faz.

E, talvez, fosse bom lembrar que para ser dona de casa, ela precisa ser dona de si mesma, com todo o alcance que o termo implica para ela e para os outros.

No dia da dona de casa, nem a mídia, nem o comércio farão propaganda ou homenagem...

Maria, dona de casa de Nazaré, rogai por todas elas.


 

31/10 - Dia Mundial da Poupança

 Dia 31 de Outubro Dia Mundial da Poupança

    
Poupança ou aforro, em Economia, é a parcela da renda – de pessoas, empresas ou instituições superavitárias – que não é gasta no período em que é recebida, e, por consequência, é guardada para ser usada num momento futuro.
Existe confusão entre poupança e poupança financeira, que é um tipo de investimento financeiro, em conta poupança, com baixo risco e baixo rendimento[1], geralmente garantido pelo governo até um determinado valor, através do Fundo Garantidor de Crédito[2], independentemente de qual casa bancária é a sua depositária. Entretanto, poupança do ponto de vista econômico é o acúmulo de capital para investimento. Os recursos investidos pelos poupadores nas contas poupança, geralmente tem destinação para investimentos em infra-estrutura habitacional.

 

 Modelos psicológicos da poupança

Keynes (1936) – Defendia que o consumo tendia a aumentar com o aumento dos ganhos, todavia não se elevam em proporção desses ganhos. A poupança depende dos ganhos familiares, quanto maior forem os ganhos maior será a poupança. Segundo Keynes as pessoas com elevados ganhos tendem a ter elevadas poupanças. A Poupança dependia da boa vontade ou capacidade de cada individuo para poupar

Katona (1980) – Procurou explicar as contingências do comportamento de poupança. Segundo Katona para explicar o fenômeno da Poupança é necessário ter em conta fatores como a idade, o agregado familiar, estabilidade financeira, situação profissional etc. A poupança depende por isso da interação entre personalidade do sujeito e o ambiente económico. Katona identificou três tipos de poupança:
1. Contratual
2. Discricionária
3. Residual
Segundo o autor o modelo individual é transponível para o colectivo.

Vanh Veldhoven e Groenland (1993) – Baseados no modelo de Katona acrescentam a existência de variáveis socioeconômicas nos comportamentos de poupança, como :
1. Clima econômico – crescimento, inflação, taxa de interesse, taxa de desemprego
2. Informação econômica – média
3. Contexto econômico pessoal – patrimônio, lucros
4. Contexto institucional – sistema bancário e fiscal
A motivação para poupar consiste na precaução, na riqueza, compras futuras, investimentos e projetos para os filhos. Sendo sobre as despesas fundamentais, como as de alimentação que as pessoas tendem a realizar mais economias.

Poupança e as crianças

Van Raaij ( 1986) realizou vários estudos sobre os comportamentos de poupança e de consumo nas crianças. Tendo em conta várias variáveis como:
- como é apresentada a poupança as crianças
- as informações que contribuem para a construção das suas representações de poupança
- papel dos pais
- publicidade
- papel dos pares
Os estudos revelaram o papel fundamental dos pais e da publicidade no incentivo à abertura de contas bancárias e à representação que as crianças têm sobre a poupança. Defendia que papel dos pais assentava na preocupação de dar um futuro melhor aos filhos, e o incentivo à poupança era considerado um hábito muito positivo. Baseado no modelo de aprendizagem social , Van Raaij defende que a criança poupa porque é um comportamento correcto socialmente, sendo por conseguinte, recompensada relativamente aos seus objectivos.

 Poupança esquecida das famílias

Com a abertura do mercado de crédito aos consumidores em Portugal, multiplicaram-se as formas de concepção de crédito, por parte das Instituições financeiras, cada vez mais competitivas num mercado cada vez mais transacionável e inovador, o que permitiu o desenvolvimento de instabilidade financeira, por parte das familias, que se tornaram em alvos fáceis de individamento.
Ao mesmo tempo que o crédito permite às familias, dispor de um capital que não próprio imediatamente, também significa que se está a criar uma penhora futura, sem que, muitas vezes as próprias familias, se apercebam disso. Também significa para as familias, a possibilidade de poder usufriur de bens e serviços que numa determinada situação da vida façam sentido, sem que para isso se considere um possivel endividamento futuro, dado o esforço acrescido de gestão financeira.
A necessidade crescente de poupança por parte das familias, com a questão do sobreendividamento está cada vez mais distante, dada a dificuldade acrescida em cumprir com os compromissos, que muitas vezes surgem associados a créditos, como por exemplo, o caso do Crédito Habitação.

Situação da poupança no Brasil

No Brasil, as contas de poupança que também são chamadas de "cadernetas de poupança", são historicamente, destinadas a pequenos depositantes e investidores financeiros. Geralmente não concede uma remuneração atraente aos depositantes em função do uso de um redutor calculado sobre os juros. Mas quando há uma tendência de redução da taxa SELIC (indicador das taxas de juros), a poupança se torna um investimento muito atraente, pois é isenta de imposto de renda e imposto sobre operações financeiras até cinquenta mil reais (em julho/2009]). A Caixa Econômica Federal é o maior depositário e incentivador desse tipo de investimento, havendo ganhado pelo quinto ano consecutivo o prêmio Top of Mind no segmento poupança                                                    Origem: Wikipédia.

DIA 31/10 - DIA MUNDIAL DO COMISSÁRIO DE VÔO - (Click Aqui)

DIA 31/10 - DIA MUNDIAL DO COMISSÁRIO DE VÔO

 

O comissário de vôo é o profissional por auxiliar do comandante da aeronave. Ele é encarregado do cumprimento das normas relativas à segurança e ao atendimento dos passageiros.
O comissário de vôo deve passar por um treinamento profissional em qualquer escola homologada pelo Departamento de Aviação Civil - DAC. Para isso, o candidato a profissional deve ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo.
O curso de comissário de vôo inclui, entre outras matérias práticas e teóricas, as disciplinas: primeiros socorros, sobrevivência na selva e combate ao fogo. Concluído o curso, o aluno presta exame de conhecimento junto à banca examinadora do DAC.
Fonte: UFGNet

HOMENAGEM A CARLOS DRUMMON DE ANDRADE - (CLICK AQUI)

HOMENAGEM A CARLOS DRUMMOND DE  ANDRADE


  

No poema O tempo passa? Não passa, de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), há um verso que demonstra o quanto o escritor itabirano não dava importâncias às datas: “São mitos do calendário tanto o ontem como o agora, e o teu aniversário é um nascer toda a hora…”. E é exatamente o espírito dessa frase que os organizadores do Dia D, que será promovido amanhã, quando o mineiro completaria 109 anos, querem disseminar. “A intenção é esta: realizar esse evento todos os anos, não só aqui, já que é uma iniciativa do Instituto Moreira Salles (IMS). Queremos que a ideia se espalhe por todos os cantos e faça parte do calendário cultural do país, sem ser feriado. Que seja algo automático e corriqueiro para todos. Drummond merece ser sempre celebrado”, declara Eucanaã Ferraz, um dos curadores do projeto e consultor de literatura do IMS.
O Dia D Drummond é inspirado em iniciativa semelhante, quando não só os irlandeses mas gente de todo os cantos festejam o escritor James Joyce, anualmente, em 16 de junho, com o Bloomsday. Para Flávio Moura, outro curador do projeto, o objetivo do instituto é promover e difundir a obra do mineiro. E, para isso, está convocando parceiros e amigos para comemorar a data, em todo o Brasil, e até em Portugal, seja nas escolas, universidades, livrarias, museus ou até mesmo sozinho. “É mais uma oportunidade de reverenciar Carlos Drummond de Andrade. Este ano, o instituto servirá como difusor, para que, nos anos futuros, as pessoas possam organizar por conta própria suas comemorações. Vamos ter uma programação intensa em várias cidades, como Rio, São Paulo, principalmente, e também em Itabira e Belo Horizonte, com a exibição de filmes e documentários, recitais de poesia, debates. Temos despertado o interesse e a simpatia de muita gente e atraído muitos parceiros”, revela Flávio.
No começo do mês, foi lançado o site www.diadrummond.com.br, que traz todas as atividades ligadas ao evento e ainda oferece aos admiradores da obra do poeta oportunidade para enviar por e-mail seus próprios vídeos com leituras de poemas de Drummond. O material resultará em novo filme. “O interessante é que o que nos chegou até agora são declamações de poemas nada convencionais”, repara Flávio Moura. O site também terá conteúdo especial, como o filme Consideração do poema, produzido pelo IMS justamente para 31 de outubro, no qual nomes importantes da cultura brasileira leem poemas de Carlos Drummond de Andrade, entre eles Chico Buarque, Caetano Veloso, Fernanda Torres, Adriana Calcanhotto, Cacá Diegues, Antonio Cícero, Paulo Henriques Britto e Marília Pêra.

Enquanto isso...
...em itabira
O projeto Caminhos drummondianos, nome do museu de território que resgata a história de Itabira por meio da poesia de Carlos Drummond de Andrade, está com placas novas revitalizadas pela Vale e deverá se expandir para outras cidades que têm ligação com a poesia drummondiana, como Belo Horizonte, Mariana, Rio de Janeiro e distritos de Itabira, como Senhora do Carmo e Ipoema. O projeto consiste em 44 placas com poemas de Drummond espalhadas por locais que inspiraram o poeta. “Fiz a pesquisa dos locais que tinham a ver com cada poema e alguns desses espaços como a praça onde fica a maria-fumaça, em Itabira, que tem a placa ‘O maior trem do mundo’, foi toda restaurada. Outros locais estão tendo melhorias também. A prefeitura da cidade está investindo nisso”, adianta a professora Dadá Lacerda.

110 anos
O ano de 2012 vai marcar os 110 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade e os 25 de sua morte, datas que prometem uma série de novidades. O poeta vai ganhar casa nova, ou seja, depois de 27 anos tendo seus livros publicados pela Record, a Companhia das Letras começa a reeditar toda a obra do escritor, com novo projeto gráfico e conselho editorial próprio. Drummond também será homenageado em Paraty, já que será o tema da Flip do próximo ano.
Por Ana Clara Brant

domingo, 30 de outubro de 2011

DIA 30 de Outubro - DIA DO BALCONISTA - (Click Aqui)

30 de Outubro - DIA DO BALCONISTA

O balconista ou atendente é aquele profissional que recebe o comprador e é o responsável direto pela venda. A sua função é mostrar as qualidades ou os defeitos de um produto para que o próprio consumidor possa decidir pela compra ou não do mesmo. Essa relação irá interferir diretamente na venda ou permanência de um produto nas prateleiras ou depósitos.
Hoje em dia, o balconista deve saber muito mais do que vender. É preciso saber como atender bem o cliente, afinal de contas, muitas vezes um sorriso ou uma cara amarrada podem determinar a compra ou não de uma mercadoria. Além disso, a maioria dos atendentes devem fazer cursos e se aprimorar, sobretudo porque as exigências do mercado, assim como o uso dos recursos da informática no setor de vendas tem crescido cada dia mais.
Fonte: UFGNet

Dia 30/10 - Diao Fisiculturista - (Click Aqui)

DIA DO FISICULTURISTA 30 DE OUTUBRO

O Fisiculturismo nada mais é do que a hipertrofia dos músculos, existindo atletas especializados denominados de Fisiculturistas. Existem concursos de musculação, onde júris analisam e pontuam os músculos maiores e mais definidos. Estes atletas fazem treinos de musculação específicos antes dos torneios, para perderem gordura e definir mais a musculatura, bronzeiam a pele e usam óleos para atrair a visão dos júris para certas partes do corpo que necessitam de realçar. O mais famoso Fisiculturista de sempre foi o Arnold Schwarzenegger, que ganhou vários concursos mundiais.
Concursos de Fisiculturismo
Existem concursos de Fisiculturismo naturais, onde os Fisiculturistas são testados para saber se tomaram substâncias ilegais para alterar a forma do corpo. Os testes incluem análises de urino e até polígrafos para testar se os participantes estão a mentir quando lhes perguntam acerca de substâncias ilegais.Os anabolizantes e outras substâncias que fazem mal à saúde são banidos destes concursos.No Fisiculturismo o que interessa é a definição e tamanho dos músculos e não o peso que um atleta consegue levantar.
Preparação do FisiculturistaPara os concursos de Fisiculturismo, os atletas tentam ganhar o máximo de músculos durante a maior parte do ano e nos meses que antecedem os concursos, tentam perder gordura. Neste processo, perdem alguns músculos, mas tentam que seja o mínimo possível.Atletas campeões de fisiculturismo
Normalmente o que fazem é reduzir as calorias que ingerem e aumentar o trabalho cardiovascular até atingirem a percentagem de massa gorda ideal.Na semana anterior do concurso, os Fisiculturistas diminuem o consumo de água para, secando o corpo para definir ao máximo a musculatura.
Durante esta altura os músculos perdem glicogénio.
Maximizar a hipertrofia no Fisiculturismo
Os Fisiculturistas usam as estratégias já aqui mencionadas para maximizar a hipertrofia muscular. Treino forte, nutrição correcta e descanso para o crescimento muscular.
A água também é fundamental em todo o processo de aumento muscular.      Fonte: Revista Desafios

Dia 30/10 - Dia do Material Bélico - (Click Aqui)

Dia do Material Bélico – 30 de outubro

Ao longo da História, o apoio logístico mostrou-se peça chave nas operações militares. Nesse contexto, o Material Bélico é o responsável pela logística do material, garantindo a mobilidade e a potência de fogo da Força Terrestre, por meio do apoio cerrado e contínuo nas atividades de manutenção, suprimento, transporte especializado e evacuação.
O Material Bélico está apoiado em uma doutrina que considera as características do moderno campo de batalha, visando proporcionar estruturas que viabilizem um apoio logístico dinâmico e flexível.
NOSSA HISTÓRIA
As origens do atual Quadro de Material Bélico remontam ao período colonial da história do Brasil, quando se organizaram estruturas capazes de apoiar e prestar manutenção ao material militar do Exército Colonial.
Sua criação efetivou-se por meio da Lei 3.654, de 04 de novembro de 1959, tornando-se o componente operacional do Exército que aglutinou os antigos setores que se dedicavam à logística de suprimento, manutenção e evacuação.
Nosso Patrono, o Tenente-General Carlos Antônio Napion, nasceu em Turim – Itália, em 30 de outubro de 1756. Sua história confunde-se com os primórdios do Material Bélico e com a implantação da indústria de material de defesa no Brasil.
Em 1800, após a conquista da Itália por Napoleão, passou a servir ao Reino de Portugal, vindo para o Brasil em 1808, na comitiva da Família Real. Criou e dirigiu a Fábrica de Pólvora da Lagoa e o Arsenal Real do Exército, origem do atual Arsenal de Guerra do Rio. Foi, também, Inspetor Geral de Artilharia, aprimorando a estrutura das fortalezas da Colônia e ampliando a Real Fábrica de Armas da Conceição. Essas organizações foram as raízes de toda a estrutura de Material Bélico do Exército Brasileiro. Como presidente da Junta Militar da Academia Real Militar, criada em 1810, coube a Napion organizá-la e dirigi-la, função que ocupou até sua morte em 27 de junho de 1814. Tal fato conferiu-lhe o privilégio de ter o seu nome colocado em primeiro lugar na galeria de ex-comandantes da Academia Militar das Agulhas Negras. O precioso legado de suas profícuas realizações tornou-o merecedor do reconhecimento da Instituição e do País, que o consagrou Patrono do Material Bélico.
Por sua destacada atuação em Portugal e no Brasil, por sua grande contribuição na renovação de nossos arsenais de guerra e por ter implementado a indústria bélica no País, primeira atividade industrial aqui instalada, o Decreto nº 59.068, de 12 de agosto de 1966, instituiu o Tenente-General Carlos Antonio Napion como Patrono do Material Bélico.
TRANSFORMAÇÃO
No decorrer da História, os exércitos buscaram sempre o aperfeiçoamento das técnicas de emprego e do seu equipamento, visando aumentar a eficiência e propiciar melhores condições para o combate, ao longo dos conflitos armados.
À medida que os campos de batalha tornavam-se cada vez mais mecanizados, com o emprego de novas tecnologias, a logística de material seguiu crescendo de importância, com expressivo aumento da necessidade de manutenção dos meios bélicos utilizados, buscando aumentar a vida útil e a confiabilidade dos equipamentos e, paralelamente, diminuir os gastos com sua reposição.
Dentro dessa nova realidade, o Material Bélico encontra-se em um ponto vital do Exército, pois o funcionamento dos diversos Sistemas Operacionais e das Armas que os integram depende diretamente do apoio daquele para garantir a capacidade operacional da Força Terrestre. A excelência no apoio, caracterizada pela rapidez e eficiência de manutenção, transporte e suprimento, é um fator determinante para o triunfo no combate.
Com o avanço da tecnologia empregada nos campos de batalha, cresce ainda mais a importância de o nosso Exército enfatizar a manutenção dos seus meios, criando uma mentalidade de manutenção duradoura em seus efetivos e aperfeiçoando a doutrina existente, aumentando a capacidade de emprego e de permanência em ação de suas tropas.
Por tudo isso, é que o Quadro de Material Bélico esforça-se em manter-se moderno, capaz de atuar em qualquer lugar, a qualquer hora, com qualquer tempo, pois, de sua eficiência depende o sucesso do Exército na execução de suas missões, tanto em combate como na paz.

  • MATERIAL BÉLICO – Desde a "CASA DO TREM", transformando e inovando!

Dia 30/10 - Dia do Comerciário - (Click Aqui)

                                Dia 30/10 - Dia do Comercário                                                                                                             
30 de outubro é o dia do comerciário. A data é dedicada à maior categoria trabalhista do país porque foi nesse dia que o decreto lei nº 4.042 que regulamentou a jornada de trabalho dos empregados no comércio foi publicado no Diário Oficial da União. Para que essa regulamentação se tornasse realidade muita luta foi necessária.
Foi o trabalho organizado de associações trabalhistas que consagrou o dia 29 de outubro de 1932 na história de luta da classe comerciária. Nesse dia, milhares de trabalhadores do comercio organizaram uma grande manifestação reivindicatória no Rio de Janeiro e marcharam em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Nesta data foi assinado o decreto lei que veio a ser publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro, data oficial dedicada ao dia do comerciário.
Em comemoração a essa data, o Sindicato dos Comerciários realiza na próxima sexta-feira, a partir das 13:00 horas, na Praça Nove de Novembro, o Dia do Comerciário 2011.
O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Sesc, Senac, Unimed Sudoeste, Politécnico Boock, AABB e Cerest em diversas programações e serviços tais como aferição de pressão, testes de glicemia, cortes de cabelo e penteados, prevenção a acidentes de trabalho e orientações odontológicas e sindicais de profissionais da entidade.
Este ano, a comemoração é ainda mais especial: em 2011, o Sindicato dos Comerciários completa 50 anos de reconhecimento e luta pelo trabalhador comerciário. Tudo isso em um momento lúdico de interação e integração do Sindicato com a sua categoria que traz também apresentações culturais e um grande show de encerramento com Cláudia Rizo.
Contato para entrevistas:
Ascom – (77) 2101-2215 | ascom@comerciarioconquista.com.br
Assessoria de comunicação ASCOM SECVC                

sábado, 29 de outubro de 2011

DERCY GONÇALVES NO CÉU - (Click Aqui)

DERCY GONÇAVES NO CÉU



- Porra tá frio aqui em cima.
- O céu não tem temperatura, minha senhora – pondera um porteiro celestial de plantão..
- Não tem o cacête. Tá frio sim senhor – insiste Dercy.
- Prefere o inferno? Lá é mais quentinho!
- Manda tua mãe pra lá. Cadê o Pedro?
- Pedro só atende aos purificados.
- E eu tô suja por acaso? Tô cagada, esporreada?
- Você primeiro tem que passar pelo purgatório, ajustar umas continhas…
- Não devo nada a viado nenhum.
- Você foi muito sapeca lá por baixo.
- Como é que você sabe? Andava escondido debaixo das minhas saias?
- Dercy, daqui de cima a gente vê tudo.
- Vê porra nenhuma. Vê a pobreza, a violência, meninas de 4 anos sendo estupradas pelos pais, político metendo a mão no dinheiro dos pobres, carinha cheirando até bosta pra ficar doidão? O que vocês vêem? Só me viam?
- Você fala muito palavrão.
- Eu sempre disse que o palavrão estava na cabeça de quem escutava.
Palavrão é a fome, a falta de moral destes caras que pensam que o mundo é deles. Esses goelas grandes e seus assessores laranjas, tangerinas e o cacête!
- Está vendo? Outro palavrão.
- Cacête é palavrão, seu porteiro do caralho? Palavrão é a Puta Que o Pariu!
(silêncio por alguns segundos)
- Seja bem vinda Dercy. Sou Pedro. Pode entrar.
- CARAAAAAALHO!!! Não é que eu morri mesmo?!!! Vou p/o purgatório????
- Não, pelo purgatório você já passou 101 anos, no Brasil. Venha descansar!!!

29/10 - Dia Nacional do Livro - (Click Aqui)

29 de Outubro

Dia Nacional do Livro
Este dia foi instituído pela lei nº. 5.191, de 18/12/1966, assinada pelo presidente Costa e Silva. A Semana Nacional do Livro, comemorado de 23 a 29 de outubro, foi definida pelo decreto nº. 84.631, de 14/4/1980.
Na Antiguidade, o livro era bem diferente do que conhecemos hoje, pois não existia papel para registrar a escrita. Utilizavam-se os mais diversos materiais, como: cascas de árvores, folhas de palmeiras, tabuinhas de barro ou cera, papiro, blocos de pedra ou pergaminho, obtido da pele de animais.
Os escribas egípcios registravam o cotidiano em um sofisticado material, em razão de terem descoberto que as folhas sobrepostas de uma planta que crescia às margens do rio Nilo davam um excelente papel, depois de serem separadas e coladas. Assim nasceu o papiro, que deu origem à palavra "papel" (do latim papyrus).
Quando Roma invadiu o Egito, apossou-se dos papiros escritos, que eram lavados e usados para novas escritas. Depois, os romanos inventaram um novo tipo de papel, utilizando cascas de árvores.
Na China, a escrita era feita sobre um papel rudimentar produzido com a polpa do bambu, e da amoreira. Tanto os chineses como os japoneses escreviam também sobre o algodão e a seda.
Os árabes obtinham folhas de papel por meio de uma pasta de trapos. Os europeus, do século XII ao século XV, também se utilizavam de trapos moídos com goma de árvore para produzir um papel grosseiro. Os registros de grandes obras, contudo, eram feitos pelos copistas medievais sobre pergaminho.
Quando Gutenberg inventou a máquina impressora, em meados do século XV, surgiu o primeiro livro impresso: a Bíblia, considerada como o livro mais lido do mundo.
Hoje, em razão da alta tecnologia, os livros são produzidos em larga escala, nos mais diferentes tipos e padrões, abordando os mais diversificados assuntos e colocados no mercado com espantosa rapidez.
O dia 29 de outubro foi escolhido para homenagear o livro no Brasil, porque foi nessa data (em 1810) que o príncipe-regente D. João fundou a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Esse acontecimento foi marcante e de extrema importância para a popularização do livro, já que a biblioteca permite acesso fácil à leitura para qualquer pessoa, disseminando o conhecimento.
Fonte: quiosqueazul.blogspot.com
Dia Nacional do Livro

29 de Outubro

Você sabia que, no Brasil, 29 de outubro foi escolhido como o Dia Nacional do Livro? O hábito da leitura começou a ser valorizado na sociedade brasileira a partir da inauguração da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, criada com a transferência das obras pertencentes à Real Biblioteca Portuguesa, em 1810. Hoje, ela é a oitava maior biblioteca do mundo. Outra data importante para nossa literatura é 18 de abril, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato, que nasceu neste mesmo dia, em 1882. " Contos da Carochinha", de Figueiredo Pimentel, foi o primeiro livro infantil publicado no Brasil, em 1894, e continua sendo reeditado até hoje.
Fonte: inconscientecoletivo.net

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dia 28/10 - Dia do Funcionário Público - (Click Aqui)

28 de Outubro - Dia do Funcionário Público

Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal.

São, portanto, duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.

O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. Apesar disso, o serviço público, de um modo geral, é visto como ineficiente por boa parte da sociedade. Garantias como a estabilidade no emprego tornam difícil demitir maus funcionários, contribuindo para a imagem depreciativa do paletó na cadeira. Mas a história mostra que são estes funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.

Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.

Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.

Dia 28/10 - Dia de São Simão "o cananeu" - (Click Aqui)

Dia 28/10 Dia de São Simão
Simão é, talvez, o mais desconhecido dos apóstolos. Aliás, na Bíblia mesmo, recebeu apelidos para ser diferenciado de Simão Pedro. Ele é chamado de Simão, "o cananeu", pelos apóstolos Mateus e Marcos. Alguns estudiosos cristãos entendem que este "cananeu" pode ser uma referência a Canaã, a terra de Israel.

Mas quando Lucas, no seu Evangelho, o chama de "o zelote", parece querer indicar que Simão pertencera ao partido judeu radical que tinha o mesmo nome. Os radicais zelotes pregavam a luta armada contra os dominadores. Como se vê, Jesus queria, mesmo, um colegiado de doze apóstolos que representassem todas as correntes políticas e religiosas da época.

Sabe-se que Simão, como todos os outros apóstolos dos primeiros tempos do cristianismo, depois do Pentecostes percorreu caminhos pregando o Evangelho sem nada levar consigo. Operou muitos milagres, curou enfermos, limpou leprosos e expulsou espíritos maus.

Conta uma antiga tradição que Simão encontrou-se com o apostolo Judas Tadeu na Pérsia e, desde então, viajaram juntos. Percorreram as doze províncias do Império Persa, deixando o conhecimento histórico e religioso como foi encontrado num antigo livro da época chamado "Atos de Simão e Judas", de autor desconhecido. Nele consta que, no dia 28 de outubro do ano 70, houve o assassinato dos dois apóstolos a mando dos sacerdotes pagãos, preocupados com a eloqüência das pregações que convertiam multidões inteiras.

Outras fontes falam da pregação de Simão também no Egito, Líbia e Mauritânia. Segundo Eusébio, idôneo e célebre historiador, Simão teria sido o sucessor de Tiago na cátedra de Jerusalém, nos anos da trágica destruição da cidade santa.

Conforme um antigo registro atribuído ao famoso historiador Egesipo, Simão teria sido martirizado no ano 107, durante o governo do imperador Trajano, com cento e vinte anos de idade.

Fonte: www.paulinas.org.br

Dia 28/10 - Dia de São Judas Tadeu - (Click Aqui)


Dia 28/10 - Dia de São Judas Tadeu
São Judas Tadeu (Século I)
Judas, apóstolo que celebramos hoje, para não ser confundido com Judas Iscariotes, "apóstolo da perdição", o traidor de Jesus, foi chamado nos evangelhos de Judas Tadeu. O nome Judas vem de Judá e significa festejado. Tadeu quer dizer peito aberto, destemido, melhor ainda, magnânimo.

Era natural de Caná da Galiléia, na Palestina, filho de Alfeu, também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. O pai era irmão de são José; a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto Judas era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus.

Os escritos cristãos dessa época revelam mesmo esse parentesco, uma vez que Judas Tadeu seria um dos noivos do episódio que relata as bodas de Caná, por isso Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá.

Na Bíblia, ele é citado pouco, mas de maneira importante. No evangelho de Mateus, vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus. Enquanto nas escrituras de João ele é narrado mais claramente. Na ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus respondeu-lhe que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra. Também faz parte do Novo Testamento a pequena Carta de São Judas, a qual traz os fundamentos para perseverar no amor de Jesus e adverte contra os falsos mestres.

Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Realizou inúmeros milagres em sua caminhada pelo Evangelho. Depois, foi para a Samaria e, próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, e passaram a viajar juntos.

Conta a tradição que percorreram juntos as doze províncias do Império Persa, nas quais converteram muitos pagãos. Ainda segundo essa fonte, os dois apóstolos foram torturados e mortos no mesmo dia, por pagãos perseguidores. Por isso a Igreja manteve a mesma data para as duas homenagens.

Ao certo, o que sabemos é que o apóstolo Judas Tadeu tornou-se um mártir da fé, isto é, morreu por amor a Jesus Cristo. A sua pregação e o seu testemunho eram tão intensos que os pagãos se convertiam. Os sacerdotes pagãos, furiosos, mandaram assassinar o apóstolo, a golpes de bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70.

Os restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro. Considerado pelos cristãos o santo intercessor das causas impossíveis, foi a partir da devoção de santa Gertrudes que essa fama ganhou força no mundo católico. Ela, em sua biografia, relatou que Jesus lhe aconselhou invocar são Judas Tadeu até nos "casos mais desesperados". Depois disso, aumentou o número de devotos do seu poder de resolver as causas que parecem sem solução. Diz a tradição que não há um devoto que tenha pedido sua ajuda e não tenha sido atendido.

A festa de são Judas Tadeu é celebrada no dia 28 de outubro, tanto na Igreja ocidental como na oriental. No Brasil, é um evento que altera toda a rotina do país, pois são multidões de católicos que querem agradecer e celebrar o querido santo padroeiro nas igrejas.

Fonte: www.paulinas.org.br

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

27 de Outubro é Dia do Engenheiro Agrícola - (Click Aqui)

27 de Outubro é Dia do Engenheiro Agrícola



“A engenharia agrícola é a profissão do futuro e o mercado de trabalho apresenta boas perspectivas”, comemora Valmor Pietsch, presidente da Abeag (Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas) que neste 27 de Outubro – Dia do Engenheiro Agrícola - brinda os 30 anos da Resolução 256 que marca a criação do primeiro curso da especialização no Brasil, em 1978.

Valmor lembra que a Resolução desmembrou a engenharia agrícola da agronômica à qual outras modalidades eram associadas como a engenharia de pesca e a florestal, que também se tornaram especializações. “Somente em 78 foram criados os primeiros cinco dos 30 cursos que hoje são oferecidos por faculdades do Rio Grande do Sul ao Pará, e formam em média 20 profissionais por ano, cada uma”, informa.

“A qualidade de vida no meio rural depende muito do engenheiro agrícola e é fundamental para manter no campo o homem do campo diminuindo o fluxo migratório para os centros urbanos”, defende Valmor para quem as obras do PAC relativas à saneamento e ao sistema ambiental representam uma boa abertura no mercado de trabalho onde o recém formado encontra salários iniciais que na média giram em torno de R$ 3.400.

Natural da cidade de Cascavel (PR), Valmor diz que os maiores empregadores são as cooperativas, órgãos públicos e iniciativa privada voltada para a área ambiental, mas que a quantidade de profissionais não atende a demanda do país. “Teríamos que formar quatro vezes mais gente”, garante.

”Temos que divulgar a legislação que rege a atividade e os diversos campos de atuação do engenheiro agrícola, dois caminhos que podem ajudar a atrair os jovens a optar pela área” sugere Valmor que acredita na chamada ‘engenharia tronco’ – três anos de base comum para depois o aluno escolher a especialização a seguir -. “como forma de diminuir o êxodo dos que hoje entram, mas não concluem o curso de engenharia agrícola”. O presidente da Abeag alerta para a necessidade de Embrapa e Emater, por exemplo, abrirem vagas para os engenheiros agrícolas em seus concursos.

O Curso de Engenharia Agrícola forma profissionais aptos a criar, projetar, fabricar, fiscalizar, executar, prestar consultoria e assistência técnica, pesquisar, desenvolver tecnologia e gerenciar sistemas agrícolas e agro-industriais, envolvendo energia, transporte, sistemas e equipamentos nas áreas de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental; energia; mecanização agrícola; construções para fins agro-industriais e ambiência; engenharia de processamento de produtos agrícolas; controle de poluição; geoprocessamento e fotointerpretação, capazes de formular soluções práticas e inovadoras à diversidade de problemas de engenharia que envolve a agricultura moderna e a agro-indústria.

O Profissional que coloca seus conhecimentos de engenharia mecânica, civil e elétrica a serviço da atividade agrícola, garante colheitas fartas e diminui perdas dos produtos estocados. Esse é o perfil do engenheiro agrícola, muitas vezes confundido com o agrônomo. Embora sutis, há diferenças entre os focos dessas duas carreiras: enquanto o agrônomo se preocupa com a produção de alimentos, de origem animal e vegetal, o engenheiro agrícola se dedica a sistemas de suporte à produtividade. É ele quem projeta açudes, barragens e sistemas de irrigação e drenagem do solo, constrói silos para armazenamento de mercadoria e edificações rurais para rebanhos e secagem de grãos, além de aperfeiçoar máquinas agrícolas. São, portanto, atividades complementares.

A formação do Engenheiro Agrícola tem por base Matemática e Física. As principais áreas de conhecimento do curso são: Construções Rurais e Ambiência; Energia; Planejamento e Gestão; Mecanização e Máquinas Agrícola; Tecnologia de Pós colheita, Meio Ambiente (Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) e Engenharia Legal. Tratando-se, ainda, de profissional envolvido com constantes modificações ambientais, produtos e processos advindos do uso de recursos naturais, é imperativo, que sejam assimiladas e desenvolvidas pelos futuros profissionais condutas e atitudes de respeito, uso racional e sustentável do ambiente, de constante preocupação com a recuperação e/ou conservação dos recursos naturais, de emprego de raciocínio crítico no julgamento de causas e efeitos das ações de Engenharia, com objetivo da promoção da qualidade da vida humana em equilíbrio com o meio ambiente.

Áreas de Atuação
Tecnologia para a produção de mais alimentos e matérias-primas, com produtos de qualidade e preços competitivos; expansão agro-industrial; agricultura de precisão. Elaboração de projetos, fiscalização, execução e manutenção de obras e equipamentos; Prestação de consultoria, assistência técnica e desenvolvimento de tecnologia; Planejamento, simulação e gerenciamento de sistemas nas áreas de formação do Engenheiro Agrícola.

Maria Helena de Carvalho
Equipe GCO/Confea
ASCOM/CREA-PB

Dia 27/10 - Dia Mundial de Oração Pela Paz - (Click Aqui)

ORAÇÃO PELA PAZ MUNDIAL
Precioso Senhor do Universo

Hoje, renuncio a todas as armas do ódio e agressão em meus pensamentos, palavras e atos.

Hoje, renuncio aos ressentimentos e mágoas que me levaram a atacar os outros e prejudicar-me.

Hoje, renuncio a todas as idéias de cinismo e julgamento, a todas as palavras destrutivas e a todos os atos de vingança e violência contra mim e contra os outros.

Hoje, limpe-me de todos os pensamentos e palavras de ataque, a fim de que eu possa dar os passos necessários para instalar a paz em meu coração e oferece-la ao mundo.

Hoje, não me deixe esquecer que cada ato meu é importante para construir a paz no mundo.

Hoje, abro meu coração para enviar energia do amor a todos os líderes mundiais

Hoje, abro meu espírito para contruir na criação de um mundo em que a agrassão e a violência se transforme em solildariedade e compaixão

Hoje, abro meus olhos para conscientizar-me de tudo o que posso fazer ou dizer para promover a presença da paz.

Hoje, reconheço que a paz começa comigo.

Hoje, eu me entrego confiantemente em Suas Mãos

Dedico cada idéia que penso, cada palavra que digo e cada um dos meus atos à criação, manutenção e propagação da paz.

Faça com que a luz da paz reine em mim.

Que a presença da paz reine em mim.

Faça com que o poder da paz irradie de mim e através de mim!

Que a paz envolva todo mundo!

Assim é!

E assim seja!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dia 26/10 - DIA DO MÚSICO - (Click Aqui)







Emoção da Música

Se todos os contra baixos do mundo soassem
A bateria e as guitarras para todos falassem
A melodia que soa nos corações dos músicos
Viria com o som de violino de grandes clássicos

Se todos os instrumentos fizessem uma reunião
Saberiam que todo músico tem por eles admiração
Cada um no seu estilo de adaptação musical
Cada qual tocado por eles em tom especial

Ser músico precisa, com efeito, nascer com o dom
Escolher o instrumento e com ele dar o tom
Para o vocalista entrosado com eles os acompanhar
Assim, som e tom em harmonia a música divulgar

Ser músico é ser um artista da vida construindo emoções
São aqueles que sem querer penetram em todos os corações


Homenagens : EMOÇÃO DA MÚSICA (Feliz dia do Músico)


Mesmo que seja difícil a caminhada
Como a escala de notas musicais
Não desistam de seus sonhos
São eles que comandam
A música da vida
Assim como...
A música
As suas






26/10 - Dia Nacional do Passe Livre - (Click Aqui)

                   
Hoje na História:
26/10 - Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre


 





Dia 26 de outubro, é o dia nacional de luta pelo passe livre, convocado pelo Movimento Passe Livre (MPL).

Na contramão da mídia corporativa, que dá destaque ao chamado "caos aéreo", o MPL volta sua atenção para as 35 milhões de pessoas que, de acordo com dados do Ministério das Cidades, não utilizam transporte coletivo por não terem dinheiro para pagar as tarifas; lembra também das filas nos pontos de ônibus e dos ônibus superlotados.

O MPL exige que o sistema de transporte seja gratuito, financiado por impostos cobrados da parcela mais rica da população - que se beneficia do sistema de transporte que leva trabalhadores ao local de trabalho. O movimento também defende a retirada das decisões do sistema de transporte das mãos dos empresários do setor.

Fonte: CMI Brasil
Comente esta notícia
*Para comentar esta notícia você precisa estar logado

                                                                                                                                                 Dia nacional do passe livre

Vinte e seis de outubro (26/10) é considerado O Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre. Sua primeira "edição" ocorreu em 2005, onde uma catraca em chamas simbolizava a união das manifestações, ocorridas em 14 cidades. A data foi escolhida pois foi o dia em que o projeto de lei de iniciativa popular (com cerca de 20 mil assinaturas) foi votado na Câmara de Vereadores de Florianópolis. O projeto foi aprovado em 4 de novembro.

26 de outubro - Dia do Trabalhador da Construção Civil - (Click Aqui)

26 de outubro - Dia do Trabalhador da Construção Civil

É comemorado no mês em que se celebra o dia do padroeiro da construção civil, São Judas Tadeu (28 de outubro). A data não é celebrada no Dia de São Judas por causa de uma negociação entre as entidades representantes da categoria. O acordo estabeleceu uma data móvel.
Fonte:Livro: A origem de Datas e Festas
Autor: Marcelo Duarte
Editora: Panda Books                                                                                                   Nesta quarta – feira , 26 de outubro, é comemorado em todo o país o Dia do Trabalhador da Construção Civil.
Comemorar este dia é fazer uma homenagem aos homens e mulheres que compõem a força de trabalho deste importante e complexo segmento industrial.



OS TRABALHADORES TEM MUITO A COMEMORAR


Levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério do Trabalho, a pedido da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC), mostram que os trabalhadores do setor da construção têm muito a festejar neste 26 de outubro. Além do aumento das oportunidades de trabalho geradas no setor formal, é crescente a melhoria das condições de trabalho. Uma prova é o aumento da escolaridade dos funcionários do setor, que estão sendo incentivados pelos próprios empregadores a investir nos estudos. Em diversas cidades brasileiras foram criadas bibliotecas e salas de aula dentro dos espaços das construções para elevar a escolaridade dos colaboradores do segmento. Com maior escolaridade, os salários também estão cada vez maiores.


O levantamento feito pelo IBGE com dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) mostra que em 2002, quase dois terços dos ocupados no setor (63,6%) não havia concluído sequer o ensino fundamental (tinham menos de oito anos de estudo). Apenas 36,1% tinham chegado ao ensino médio (mais de oito anos de estudo). Em 2010, o número de pessoas que estudou mais de oito anos já chega a quase metade dos trabalhadores (47,8%). Atualmente, um quarto dos trabalhadores do setor tem 11 anos ou mais de estudo (26,6%). São 442,8 mil profissionais que passaram esse período nos bancos da escola. Em 2002, 19,0% dos funcionários da construção tinham estudado por esse tempo – o que representa um total de 256,3 mil pessoas.


Outra boa notícia é a redução progressiva do analfabetismo. Em 2002, 8,0% dos trabalhadores tinham, no máximo, um ano de estudo. Juntos, somavam 107,9 mil empregados do setor da construção. A pesquisa mais recente (2010) confirmou uma queda gradual desse índice para 5,0% do total em 2010, o que equivale a 83,2 mil pessoas


O mercado da construção, tradicionalmente ocupado por homens, está ganhando cada vez mais a participação das mulheres. O dado estatístico que relaciona o gênero dos trabalhadores ocupados com o setor de atividade é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada anualmente pelo IBGE. A mais recente (divulgada em setembro de 2009) se refere a 2008. De acordo com a pesquisa, as mulheres ainda representam 3,4% do total de trabalhadores na construção civil, mas o volume está crescendo ano a ano. Em 2006, eram 171 mil pessoas do sexo feminino. Em 2007, 184 mil. E em 2008, 240 mil trabalhadoras. Ou seja, em apenas dois anos, 69 mil mulheres passaram a trabalhar nos canteiros de obras.

Fonte: Dados do IBGE

26 de outubro - Dia Internacional da Cruz Vermelha - (Click Aqui)

26 de outubro - Dia Internacional da Cruz Vermelha

É a data da Conferência Internacional de Genebra, em 1863, que deu origem à entidade. A iniciativa foi de Henry Dunant, um negociante suíço preocupado com o abandono dos feridos nos campos de batalha de Solferino, no norte da Itália. Naquela época, não existiam organizações destinadas a atender os soldados ou a população atingidos em conflitos, e quem acabava fazendo esse tipo de serviço eram os próprios sobreviventes. Dunant insistiu que era fundamental que os voluntários para essa atividade se mantivessem neutros e atendessem os feridos de todos os lados envolvidos na batalha. Estas idéias levaram à criação do Comitê Internacional para a Assistência aos Feridos, que mais tarde se transformou no Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
Fonte:Livro: A origem de Datas e Festas
Autor: Marcelo Duarte
Editora: Panda Books                                                                                                                

Missões da Cruz Vermelha e outros símbolos da instituição

No dia 26 de outubro comemora-se a criação da Cruz Vermelha, uma instituição humanitária e autônoma que oferece serviços voluntários às vítimas das guerras, violências e catástrofes naturais.

A ideia partiu do suíço Henry Dunant, que durante uma viagem deparou-se com a batalha de Solferino, ao norte da Itália, vendo milhares de mortos sem serem sepultados, além dos combatentes que sofriam com os ferimentos.

Preocupado e chocado com a situação dos campos de batalha, onde presenciou soldados mutilados sendo atendidos pelos sobreviventes, em condições precárias, improvisou uma enfermaria nas dependências de uma igreja, para prestar primeiros socorros aos necessitados, contando com a ajuda da população local.

Com isso, ao ser realizada a Conferência de Genebra, em 1863, mostrou sua indignação e piedade para com o problema, colocando o assunto na pauta das discussões, o que levou à criação do Comitê Internacional para a Assistência aos Feridos, vindo a se tornar Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O interessante é que o fundador da entidade, além de alcançar ajuda aos necessitados da guerra, conseguiu estabelecer a condição de imparcialidade dos voluntários, com neutralidade política e religiosa dos mesmos, a fim de favorecer os atendimentos, sem distinção a nenhum ferido.

A amplitude dos trabalhos da Cruz Vermelha vai muito além do que se imagina. A entidade atua com a distribuição de materiais médicos e hospitalares e de produtos alimentícios; faz trabalhos de assistência social negociando a libertação e a repatriação de prisioneiros de guerra e presos políticos, visita presos nas cadeias públicas, busca a reaproximação de famílias separadas por conflitos; trabalha no combate a epidemias; desenvolve projetos de combate à fome e etc.

A Cruz Vermelha é uma entidade privada, mantida por doações de pessoas ou de empresas, além das verbas governamentais, advindas dos países participantes da Convenção de Genebra.

Hoje, possui filiais em mais de duzentos países.

Nas nações muçulmanas, mesmo não sendo voltada para as diferenças religiosas, a instituição trabalha com o nome de Crescente Vermelho, tendo adotado uma lua crescente como o símbolo de sua bandeira, o mesmo símbolo do islamismo.

Outro símbolo adotado pela organização foi o Cristal Vermelho.

No Brasil, a instituição foi implantada em 1908, seguindo os mesmos princípios da convenção de Genebra. Oswaldo Cruz, médico, sanitarista, considerado o responsável pela saúde pública no Brasil, foi escolhido como seu primeiro presidente, pelos trabalhos que havia desenvolvido anteriormente, como o combate à peste bubônica, a campanha de erradicação da febre amarela e a revolta da vacina (campanha de vacinação contra a varíola).

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

terça-feira, 25 de outubro de 2011

25 de outubro: Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher - (Click Aqui)

25 de outubro: Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher
O dia 25 de outubro foi escolhido para ser a data em que o mundo discute a violência sofrida pela mulher. No Brasil, apesar dos avanços com a implantação da Lei Maria da Penha, ainda há muito a ser feito para evitar a exploração e os abusos sofridos pelas mulheres. O Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher pode ser o momento para que as autoridades discutam, mais uma vez, a implantação de políticas sociais sérias que dêem respaldo à lei que completou um ano recentemente.


Em muitos casos, pela falta de uma ação social eficiente, as vítimas de agressões não denunciam o abuso por serem dependentes financeira e moralmente de seus agressores, o que dificulta, em muito, a denúncia. Neste primeiro ano de vigência da Lei Maria da Penha ainda há muito a ser feito, principalmente na conscientização da importância em se dizer “não” à violência praticada contra si e seus familiares.

Dia 25/10 - Dia da Construção Civil - (Click Aqui)

Dia da Construção Civil

25 de outubro de 2011



A indústria da construção civil é a base da infraestrutura que dá suporte ao crescimento do país.

Em nossa região, o setor vem se destacando e crescendo a cada ano, contribuindo para geração de renda e negócios, com a absorção de mão de obra e aquecimento do mercado imobiliário.

Além da participação no desenvolvimento econômico e social, este setor permite que milhares de pessoas conquistem o sonho de ter um imóvel próprio, diminuindo o déficit habitacional.

Participar desta homenagem à indústria da construção civil é valorizar a importância deste segmento que participa ativamente da evolução da sociedade.

25/10 DIA DA DEMOCRACIA - (Click Aqui)

25 de Outubro - DIA DA DEMOCRACIA

Democracia é um sistema político que se baseia na soberania do povo, com restrição dos poderes do Estado. Prevalece a vontade da maioria e o respeito aos direitos da minoria. Prevê liberdade eleitoral, divisão de poderes e garantias e direitos fundamentais a toda a população.
As sociedades democráticas são governadas pelos representantes do povo e os democratas acreditam na democracia, convivem igualitariamente com todas as classes sociais e aceitam todas as facções políticas.

Liberdade, igualdade e fraternidade

Os regimes democráticos se baseiam nos ideais da Revolução Francesa: igualdade, liberdade e fraternidade. A liberdade é entendida como a não interferência da autoridade na esfera dos interesses privados. Igualdade seria a ausência de privilégios e fraternidade é alcançada quando se instaura uma comunidade politicamente solidária, com indivíduos iguais e livres.
A Revolução Francesa foi um período conturbado da história contemporânea, tendo durado dez anos, de 1789 a 1799, e culminado com a execução de milhares de pessoas. Tudo começou com a insatisfação da burguesia e das classes populares em relação aos privilégios da nobreza e do clero. Acontecem rebeliões que culminam com a proclamação da Assembléia Nacional Constituinte e com a tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789 por cerca de mil artesãos, comerciantes e assalariados parisienses.
Três anos mais tarde, em 1792, a revolução ganha força e os jacobinos assumem o poder. Em 1793, começa o chamado período de Terror, com execuções em massa comandadas por Robespierre. Mas chega ao fim a supremacia dos jacobinos com a morte do próprio Robespierre e o grupo contrário, dos girondinos, toma o poder, entregando-o a Napoleão Bonaparte.
Ele foi escolhido pela burguesia para solucionar a crise instalada na Revolução Francesa. Torna-se imperador da França, governando até 1815, quando é derrotado pelos ingleses e austríacos na conhecida Batalha de Waterloo.

Há muitos anos...

Na Grécia do século V, precisamente em Atenas, o regime era democrático mas não da mesma forma que nas sociedades contemporâneas. Seu caráter era direto, com a formação de um governo popular.
Cria-se uma assembléia constituída por cidadãos que exerciam a soberania e decidiam pela população sobre os negócios públicos. Participavam, no máximo, 20 mil pessoas que tinham direito à cidadania, restrita aos homens livres, excluindo-se os escravos e imigrantes.
Já nas sociedades contemporâneas a democracia é representativa, ou seja, representantes eleitos pelo povo exercem o controle do regime.

No Brasil, foi assim...

O primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1934) é considerado como o início de uma era democrática no país, marcado pela conhecida Revolução de 1930 que derruba o ex-presidente Washington Luís, acabando com a República Velha.
Em 1934, Vargas permanece no poder, sendo eleito pelo voto indireto através de uma Assembléia Nacional Constituinte. Fica até 1938 e cria vários benefícios para o trabalhador. Dentre alguns, estabelece a jornada de trabalho de oito horas diárias; torna a carteira profissional obrigatória; organiza a Justiça do Trabalho e institui o salário-mínimo em 1940, já previsto na Constituição de 1934.
Pressionado pelos militares, ele renuncia em 1945 e, em 1946, é eleito, ainda pelo voto indireto, seu ex-ministro de guerra, o general Eurico Gaspar Dutra.
No mesmo ano, Dutra instaura uma Assembléia Nacional Constituinte e promulga a nova constituição, considerada mais democrática que a anterior na medida em que reflete sobre a derrota do nazismo e fascismo na 2a Guerra Mundial. Mesmo assim medidas antidemocráticas seriam tomadas como, por exemplo, a proscrição do Partido Comunista, a regulamentação restritiva do direito de greve e a intervenção em sindicatos.
Quatro anos depois, em 1950, Getúlio Vargas retorna ao poder, desta vez eleito pelo povo, e permanece até 1954, quando se suicida em agosto. No ano seguinte, Juscelino Kubitschek é eleito presidente, pelo voto direto, presidente, com mandato até 1960.
No mesmo ano, Jânio Quadros vence as eleições, sendo o último presidente eleito pelo voto direto antes da ditadura, iniciada em 1964. Ele renuncia em 1961, tomando posse o vice João Goulart. Mas sua posse só é aceita com a condição do Congresso instituir o parlamentarismo.
Em 1963, João Goulart organiza um plebiscito para definir entre parlamentarismo e presidencialismo, vencendo o segundo. Mas a democracia duraria pouco. Com o golpe de 1964, seu governo é destituído e os militares assumem o poder.
O militar Humberto de Alencar Castello Branco é eleito indiretamente pelo Congresso no mesmo ano. Fica até 1967 no poder, quando mais um militar, o general Artur da Costa e Silva assume o governo, também eleito pelo voto indireto.
Devido a um derrame cerebral, ele deixa a presidência em agosto de 1969. Uma junta militar, composta por Aurélio da Costa Tavares, Augusto Rademaker e Márcio de Sousa e Melo assume o governo, impedindo o vice de Costa e Silva, Pedro Aleixo, de tomar posse. Depois, a mesma junta indica para ser formalmente eleito pelo Congresso, o general Emílio Garrastazu Médici.
O sucessor de Médici na presidência seria outro general, Ernesto Geisel, também eleito pelo Congresso, que tomaria posse em 1974.
Nove anos depois, acontece a primeira manifestação a favor das eleições diretas. O movimento cresce e ganha o nome de "Diretas Já" - um primeiro indício de que um período de redemocratização estava por vir.
Em 1984, o deputado Dante de Oliveira apresenta uma emenda constitucional garantindo as eleições diretas, mas é rejeitada na Câmara dos Deputados. Quem governaria o país ainda seria decidido pelo Colégio Eleitoral.
Em 1985, Tancredo Neves é eleito, sendo substituído pelo vice José Sarney, após sua morte em abril do mesmo ano.
Quatro anos depois, em 1989, acontecem as primeiras eleições diretas desde 1960. Vence Fernando Collor de Mello, ex-governador de Alagoas, prometendo acabar com a inflação, moralizar o país e modernizá-lo economicamente.
Collor governaria até 1992, quando é afastado da presidência após ser aprovado o processo de impeachment. O vice Itamar Franco assume interinamente até ficar de vez, após a renúncia de Collor no mesmo ano.
Em 1995, eleições diretas novamente e Fernando Henrique Cardoso vence, sendo reeleito em 1998, com mais um mandato a cumprir, com término em 2002.
E no ano de 2002, um momento histórico: assume a presidência da república Luiz Inácio Lula da Silva, primeiro representante da classe trabalhadora a subir a rampa do planalto.
Torneiro mecânico e depois sindicalista, criou o PT (Partido dos Trabalhadores) através do qual – após sucessivas perdas eleitorais – conseguiu chegar finalmente ao poder.
Para conhecer o atual sistema de democracia e participação política no Brasil, navegue na seção Mão na roda e saiba mais sobre as pesquisas de associativismo, partidos políticos e envolvimento dos cidadãos com a política!
Fonte: www.ibge.gov.br
Dia da Democracia

25 de Outubro

Conceito de democracia, origem da palavra, democracia grega, democracia brasileira, participativa, política, importância do voto, eleições diretas, cidadania, obrigatoriedade do voto no sistema democrático.
Origens
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. É uma forma de governo do povo e para o povo.
Formas
Existem várias formas de democracia na atualidade, porém as mais comuns são: direta e indireta.
Na democracia direta, o povo, através de plebiscito, referendo ou outras formas de consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. Não existem intermediários (deputados, senadores, vereadores). Esta forma não é muito comum na atualidade.
Na democracia indireta, o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em novo daqueles que os elegeram. Esta forma também é conhecida como democracia representativa.
Democracia no Brasil
Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos.
No Brasil elegemos nossos representantes e governantes. É o povo quem escolhe os integrantes do poder legislativo (aqueles que fazem as leis e votam nelas – deputados, senadores e vereadores) e do executivo (administram e governam – prefeitos, governadores e presidente da república).
Fonte: www.suapesquisa.com