Outubro foi escolhido mês de luta contra a obesidade. O dia 11 é o Dia Internacional de Combate à Obesidade e objetiva estimular as pessoas a optarem por atividades preventivas e saudáveis. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo por acometer um bilhão de pessoas.
A professora Lenita Wannmacher, em artigo publicado no site da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) ressalta, citando dados do IBGE, que 35% da população adulta brasileira tem peso acima do desejável. O índice entre as mulheres é de 13%; em homens e crianças, 7%.
“Obesidade não é apenas um problema estético, mas importante fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes melito e outras condições”, registra Wannamacher. Ela diz também que sua prevalência tem aumentado no mundo, com significativo comprometimento de crianças e adolescentes. Além disso, o controle da obesidade não modifica taxas de mortalidade, mas previne e controla algumas doenças crônicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário