20 de Outubro - Dia do Controlador de Vôo
Como funciona o controle de Tráfego Aéreo
Você sabe como realmente funciona o controle de tráfego aéreo dos aeroportos ?!O interessante, é que a grande maioria das pessoas acredita que todo o processo do controle de voo se resume apenas nas torres que estão nos aeroportos, no entanto, elas são apenas uma parte de um grande processo.
O controle de tráfego aéreo possui várias jurisdições, as quais são responsáveis por um tipo de controle específico, tendo diferentes abrangências, sendo todas de grande importância na segurança do seu voo.
As jurisdições são:
Controle de Tráfego (DEL) (Clearance Delivery em Inglês)Algumas das jurisdições não chegam a existir em determinados aeroportos, pois dependendo do tamanho e quantidade de tráfego, outro órgão pode assumir suas funções. Por exemplo, o aeroporto de Uberaba – MG não tem o Controle de Solo, uma vez que, por possuir apenas um pátio, o próprio piloto pode ficar responsável por cuidar da segurança de sua aeronave durante o taxi. A Torre também assume algumas atribuições que seriam desta posição.
Controle de Solo (GND) (Ground em Inglês)
Controle de Torre (TWR) (Tower em Inglês)
Controle de Aproximação (APP) (Approach em Inglês)
Controle de Centro (ACC) (Areal Control Center em Inglês).
Abaixo, uma breve explicação sobre o que faz cada posição:
O DEL, é responsável por transmitir aos pilotos, a autorização de tráfego, ou seja, as instruções sobre a autorização ou não do plano de vôo que foi registrado pela tripulação da aeronave. Outro serviço, é fornecer informações meteorológicas. Na ausência desta posição, suas atribuições são passadas para o próximo órgão competente, que seria o GND.Quando você entra em uma aeronave, certamente esta se encontra, ou já passou pela jurisdição do DEL. Antes mesmo de ligar os motores, os pilotos já fizeram a solicitação de acionamento para o GND. Este por sua vez fará a autorização para taxiar até a pista de decolagem, passando detalhadamente quais os caminhos deverá percorrer até lá chegar.
O GND, é responsável por garantir a segurança das aeronaves no solo, sendo subordinada à TWR, tem jurisdição sobre o pátio e as pistas para taxi, sendo assim, controla o tráfego até o ponto de espera da pista (Antes de entrar na mesma).
A TWR tem jurisdição sobre a área do aeródromo, e sua abrangência é determinada em cartas e documentos oficiais. Controla as aeronaves em procedimento de aproximação no circuito de tráfego (que consiste em circular o aerodromo com total visual e pousar), e controlar as aeronaves em procedimento de decolagem e ou pouso, realizando todo o procedimento de autorizações para este fim.
O APP é o segundo órgão com maior abrangência em sua área de controle. Esta abrangência é definida em cartas e documentos oficiais. Tem como função, cuidar da segurança das aeronaves, mantendo a separação mínima e orientá-las em seus procedimentos de chegada e ou saída.
O ACC é o órgão com maior área de abrangência, sendo que todos os outros órgãos são subordinados a este. Sua função é manter o fluxo, separação e órdem do tráfego das aeronaves que estão fora (horizontalmente ou verticalmente) da jurisdição do APP. Geralmente estas aeronaves já se encontram em rota, ou quase em rota, e permanecem sob esta juridição por grande parte do vôo, até que inicia a descida e volta a descer as hierarquias.
Uma vez que chega próximo à cabeceira da pista, o comandante é transferido para a TWR, que dará, quando possível, a autorização para ingressar na pista e decolar.
Ao decolar, a aeronave é transferida para a rádio frequência do APP, que controlará a aeronave por radar (ou não) até que esta saia em segurança de sua área de controle, transferindo-a para o ACC. Este ficará com a aeronave sob seu controle, até que ela retorne para a jurisdição do APP do aeroporto de destino. Esta será transferida novamente até que chegue no GND novamente (desde que o aeródromo possua esta posição, claro).
Simples né ?!
Espero ter elucidado (mesmo que com poucos detalhes) todas as etapas do controle de voo que uma aeronave passa.
Toda vez que entrar em uma aeronave, saiba que terá a atenção de diversas pessoas, que estarão lá para garantir a segurança do seu voo, e que todos cheguem em seus respectivos destinos.
Fonte: www.thiagoelias.org
Dia do Controlador de Tráfego Aéreo
20 de Outubro
20 de Outubro foi institucionalizado como o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, porque foi a data em que foi decretada a sentença de morte contra um controlador considerado culpado de um acidente aéreo que vitimou cerca de duas centenas de pessoas como consequência de um erro humano.O controlador de tráfego aéreo é uma profissão bastante exigente. Tornou-se uma das que o nível de responsabilidade no plano internacional é muito elevada, nomeadamente porque joga com vidas humanas.
A selecção e a preparação dos profissionais são rigorosas.
Devem beneficiar de cursos de actualização e superação constantes, a fim de estarem física, psicológica e intelectualmente preparados para a árdua tarefa.
Os meios e sistemas disponibilizados e que estão a ser constantemente aperfeiçoados na perspectiva de aumentar a segurança desempenham um papel importante.
Regra geral a actividade dos controladores aéreos é pouco visível, mas esses quadros fazem parte da espinha dorsal dos Serviços de Navegação Aérea.
Trabalham em colaboração estreita com outros técnicos para garantir eficiência e segurança no movimento das aeronaves em terra e no ar. A segurança dos voos sob a sua responsabilidade é a principal responsabilidade do controlador aéreo.
Ao mesmo tempo, deve fazer com que o fluxo do tráfego aéreo seja ordenado e relativamente rápido, trabalhando com os pilotos das aeronaves e outros técnicos do ramo aéreo.
Fonte: www.correiodasemana.info
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