terça-feira, 18 de outubro de 2011

18 de Outubro dia do Pintor (Parede e de Carro) - (Click Aqui)



18 de Outubro dia do Pintor (Parede e de Carro)





18 de Outubro

Muitas vezes estamos com pouco dinheiro e queremos fazer uma pintura simples na parede sem emassar ou passar selador.
Confira as dicas abaixo de como obter uma pintura de parede simples gastando pouco dinheiro:
Primeiro passo
Devemos usar uma lixa grossa para remover as partes soltas do reboco.
Caso necessário utilize também uma espátula dura para auxílio na raspagem da parede.
Segundo passo
Após lixar e remover a poeira do embolso, prepare uma lata de tinta acrílica para pintar a parede.
Nesse caso a preparação/diluição pode ser feita com 30% água na primeira demão de tintas e 15% nas demais demão de tinta.t
Terceiro passo
Com a parede e tinta preparada devemos aplicar a primeira demão de tinta sobre a parede e aguardar secar.
Quarto passo
Após a primeira demão de tinta secar, aplique uma segunda demão de tinta.
Finalização
Faça uma revisão na pintura da parede e finalize com última demão de tinta.
Lista de material para fazer uma pintura simples na parede:
Lixa de nº 100 ou 120 para lixar o reboco.
Tinta acrílica para fazer a pintura da parede.
Lona plástica para forrar o piso.
Rolo de lã, pincel e bandeja para pintar.
Boa pintura! Fonte: www.comopintar.com.br
Dia do Pintor (de parede, de Carro)

18 de Outubro

Como fazer pinturas decorativas

Às vezes, um cômodo não parece terminado sem os toques decorativos. Nesta seção, vamos mostrar as três técnicas mais comuns de pintura decorativa: estênceis, texturas e faixas.
Estênceis
Pintura com estêncil é a mais antiga e fácil técnica decorativa. Use-o para criar bordas com padrões variados nas paredes, tetos, pisos e ao redor das janelas e portas. Os estênceis parecem o contrário de uma página de livro de colorir, com espaços onde o desenho estaria. Tem cerca do tamanho de uma folha sulfite, os estênceis são reutilizáveis, feitos de um plástico fino ou de papel grosso. Eles estão disponíveis em lojas de material de arte ou de tinta.
Você pode fazer seu próprio estêncil também. Use um papelão fino, pode ser uma caixa de camisa. Faça um desenho, transfira-o para o papel, e corte com tesoura ou estilete. Coloque o desenho sobre um pedaço de papelão pouco maior do que o próprio desenho, trace-o, e depois recorte.
Para transferir seu desenho para a parede, use fita adesiva nos quatro cantos do estêncil. Use um pincel especial para estêncil, geralmente redondo, mas de cerdas chatas, para aplicar látex ou qualquer outro tipo de tinta no espaço aberto. Coloque a tinta em uma panela ou forma de bolo velha. Esfregue o pincel na tinta, depois dê batidinhas em um papel cartão para retirar o excesso. Você deve trabalhar com um pincel quase seco. Não pincele sobre o estêncil. Se o fizer, vai forçar a tinta para baixo das bordas. Em vez disso, dê batidinhas leves. Deixe a tinta secar ao toque, retire o estêncil lentamente da parede e vá para próxima área.
Se quiser criar uma borda usando o mesmo desenho várias vezes, é bom comprar ou fazer outros estênceis para que possa continuar o trabalho enquanto a tinta seca nas pinturas anteriores. Se seu estêncil pedir duas ou mais cores, pinte com uma cor de cada vez e deixe a primeira secar antes de adicionar a segunda.
Os estênceis de plástico vendidos prontos são laváveis e reutilizáveis. Os feitos de papelão ou papel cartão, entretanto, durarão somente até que suas fibras fiquem saturadas de tinta enfraquecendo o estêncil. Quando isso acontecer, compre ou faça um novo, para que o estêncil fique reto contra a parede enquanto você pinta.
Texturas
Dia do Pintor
Para texturizar a pintura com pincel de espuma, abuse dele, depois passe pela superfície o pincel reto, modelando a tinta
O que você pode fazer se tem uma parede com imperfeições tão sérias que a tinta não cobre? Ou se você quiser uma superfície com uma qualidade mais tátil? Ou se quiser tentar uma aparência envelhecida ou com estuque? Para isso, a textura é um boa opção de pintura.
As tintas específicas para textura são mais espessas, como massa de panqueca ou gesso molhado. Algumas são arenosas, outras não. Todas são ideais para superfícies imperfeitas e para criar uma aparência rústica. Você ainda deve lavar a superfície, raspar flocos de tinta e consertar buracos grandes, mas não precisa deixar a superfície bem lisa. As tintas de textura vão camuflar as falhas.
A tinta de textura sem grãos pode ser aplicada com rolos especiais para textura, um pincel grande, um pincel de espuma de uretano ou mesmo uma colher de pedreiro. Qualquer que seja a ferramenta que você usar, espalhe a tinta sobre a superfície, cerca de 0,15 cm de espessura. Com uma parede de pintura irregular, trabalhe com seções de aproximadamente 0,27 cm².
Criando o desenho da superfície em uma seção por vez, um longo rolo peludo texturizador vai dar um efeito granulado uniforme por toda a parede. Uma granulação similar mas menos regular pode ser conseguida com um pincel de espuma. Aplique a tinta, depois sobre a superfície passe o pincel, dando tapinhas na tinta para criar saliências e reentrâncias.
Você pode usar ferramentas texturizadoras menos comuns na parede, tais como um papel encerado enrugado ou uma grande esponja. Com um pincel áspero você também pode criar círculos ou rodamoinhos na pintura. Mantenha a espessura da textura uniforme de uma seção para a outra, sobrepondo suas bordas enquanto trabalha.
Para aplicar uma tinta texturizada com grãos no teto, compre um rolo peludo longo especial ou use um pincel de cerdas sintéticas. As instruções na lata podem explicar como aplicar a tinta.
Faixas
Você pode pintar faixas nas paredes e nos móveis usando algumas técnicas simples.
Para faixas de largura média de 2,5 a 12,5 cm, use um nivelador para desenhar duas linhas paralelas na parede. Siga as linhas com fita adesiva, pressionando a fita com cuidado com o polegar ou o côncavo de um colher para que a tinta não escorra para baixo dela. Use uma trincha para pintar entre as linhas de fitas adesivas. Espere até que a tinta seque ao toque, então lentamente retire a fita adesiva da parede.
Uma série de faixas finas e paralelas podem ser pintadas todas de uma vez se você estiver usando uma fita de faixa especial, o tipo usado para pintar carros, disponível em lojas de material para automóveis. A fita tem 2,5 cm de largura em geral, mas pode ter cerca de 20 cm de faixas por sua extensão. Novamente, use um nivelador para criar a linha reta. Siga a linha com a fita da faixa. Depois vá retirando o que precisar da faixa removível do rolo, automaticamente expondo o que logo vai ser a sua faixa.
Por estar lidando com mais bordas de fitas do que antes, volte pela fita pressionando com cuidado todas as bordas para evitar que a tinta escorra para baixo delas. Finalmente, trabalhe com um pincel seco, pinte sobre a fita. (Uma trincha de 1,25cm é melhor para trabalhos delicados.) Deixe a tinta secar ao toque, e lentamente retire a fita adesiva.
Seu trabalho está pronto, mas ainda não está completamente terminado. A etapa final da pintura de um cômodo é a limpeza, que é descrita na próxima seção.

Como limpar tudo depois de pintar

Um dos mais importantes aspectos de um trabalho de pintura com sucesso é manter as coisas limpas enquanto estiver trabalhando. Também é importante limpar o material tão logo termine e remover quaisquer respingos e pingos tão logo aconteçam. Aqui vão algumas dicas:
Minimizando os pingos e respingos
Mesmo se você tiver dividido o cômodo, evite bater com o rolo na parede enquanto você pinta o teto ou vice-versa, mesmo se você estiver usando a mesma cor de tinta nas duas superfícies. O rolo pode fazer depósitos de tinta cada vez que tocar a parede ou o teto.
Não importa como você move o rolo, rápida ou lentamente, ele vai espirrar um pouco de tinta. Use um cachecol ou um boné (bonés de pintor baratos estão disponíveis em lojas de tinta) e tenha certeza de que o chão e os móveis estejam cobertos com um pano. Lonas são melhores porque elas são duráveis, resistentes e reutilizáveis. Plásticos, entretanto, não são caros e, se você fixar com fita adesiva não vão escorregar e são eficazes.
Se você preferir não proteger as janelas e portas e outras madeiras, minimize os riscos de respingos usando uma proteção de tinta, tanto feita em casa ou comprada em distribuidores de tinta. As proteções vendidas em lojas vêm em vários tamanhos e materiais (plástico ou alumínio). As proteções feitas em casa podem ser de papelão fino ou de lâminas de venezianas antigas. A proteção de pintura funciona como uma fita adesiva móvel. Segurando a proteção em uma mão, posicione-a perpendicularmente à superfície a ser pintada. Segure com a outra mão, aplique a tinta. Proteção de pintura é ideal para pintar as esquadrias de janelas por que podem ser usadas para manter a tinta longe do vidro, eliminando a necessidade de raspagem da tinta seca.
Como alguns respingos são inevitáveis, mantenha uma esponja úmida e um balde por perto enquanto estiver usando tinta látex. Se estiver usando um tinta à base de solvente, mantenha o solvente e um trapo por perto para limpar os possíveis respingos antes de secarem.
Limpando pingos e respingos de vidraças
A melhor hora de limpar as gotas ou respingos de tinta é quando eles ainda estiverem molhados para que saiam facilmente. Se você deixar passar, vai ter de limpar depois com certa dificuldade.
Se você estiver usando fita adesiva ao redor das janelas, retire logo depois de pintar. Caso contrário, ela pode puxar a tinta. Se tiver pintado com proteção de pintura ou à mão livre, provavelmente haverá algumas gotas ou manchas de tinta no vidro. Uma lâmina de raspagem, disponível em lojas de tinta ou de ferragens, vai raspar a tinta do vidro com facilidade. Evite quebrar o lacre entre a nova pintura e a vidraça quando estiver limpando as bordas ao redor dos caixilhos.
Dia do Pintor
Use um raspador para remover a tinta seca do vidro. Evite quebrar o lacre entre a tinta e a vidraça.
Limpar as gotas e respingos na maioria das superfícies é fácil e não toma tempo. Para a tinta látex, um pano macio com detergente e água morna resolve problema. Não esfregue uma tinta fresca, mesmo que esteja seca ao toque. Muitas tintas não secam completamente em 30 dias ou mais. Para tintas com solvente, use um pano macio e líquido de mineral ou essência de terebintina para amaciar e remover as gotas de tinta secas. Passe água com detergente pela área novamente.
Para remover gotas de tinta de madeira, piso cerâmico ou assoalho, enrole um pano em um estilete e raspe suavemente até remover tudo. Depois lave a área com água morna e sabão. Evite usar solvente, pois pode danificar a pintura do piso.
Limpando o material de pintura
Dia do Pintor
Limpar o material de pintura inclui não apenas os pincéis e rolos, mas tudo que for reutilizável como panos, latas de tinta, recipientes e bandejas de tinta para rolo. Não demore para limpar o material um minuto além do necessário. A tinta fresca dos pincéis, rolos e bandejas pode ser facilmente limpa; não deixe que a tinta seque para evitar mais trabalho e tempo para limpar.
Rolos com cobertura barata não são bons para limpeza. Alguns resíduos de tinta permanecem no rolo. Quando o rolo for exposto à tinta fresca mais tarde, a tinta seca pode amaciar e manchar a nova pintura. Se usar um rolo barato, compre um novo para cada trabalho e economize tempo e esforço tentando limpá-los. Se comprar um rolo de qualidade profissional, ele pode ser completamente limpo e usado várias vezes.
Se usar tinta látex, esfregue os pincéis pela borda da lata de tinta para remover a maioria da tinta. Depois enxágüe os pincéis e rolo em água morna e lave com detergente. Uma escova para pincel pode ajudar a remover os resíduos das cerdas. Para retirar o excesso de água, esprema suavemente as cerdas ou vá para fora com o pincel e chacoalhe vigorosamente. Esprema a água dos rolos. Use papel toalha para secar qualquer resto de água que possa ter nos pincéis e rolos.
Precauções com a pintura
Exceto pelo perigo de uma escada ou andaime, pintar pode não parecer muito arriscado para o pintor ou para os membros da família, mas a tinta pode ser perigosa à saúde. Ela é uma combinação química e requer cuidado no manuseio e precauções adequadas.
Portanto, aqui vão algumas dicas:
Os ingredientes da tinta à base de água ou à base de solvente são venenos e devem ficar longe de crianças e animais. Os antídotos estão nos rótulos das latas.
Trabalhe em áreas bem ventiladas o tempo todo, mesmo se estiver usando tinta sem cheiro. Elas ainda contêm vapores que podem ser prejudiciais se inalados. Use uma máscara de pintor quando estiver pintando interiores. Use também em áreas externas, se estiver usando jateador sem ar. Não durma em um cômodo até que o cheiro tenha se dissipado.
Não fume enquanto estiver pintando e, se possível, desligue pilotos de equipamentos de luz a gás.
Tintas químicas tóxicas podem ser absorvidas pela pele. Lave-se o mais breve possível.
Quando for pintar a uma altura que estiver sobre a cabeça, use óculos de proteção. Ingredientes químicos podem queimar o sensível tecido dos olhos.
Nunca beba álcool enquanto estiver pintando. Combinado com o vapor da tinta, pode ser mortal.
Dependendo da área de sua casa que vai ser pintada, você deve determinar a técnica para seu trabalho. Usando as orientações mencionadas neste artigo, seu projeto pode ficar como o de um profissional.
Fonte: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário