segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dia 23/24/2011 - Dia Mundial das Missões - (Click Aqui)

Dia Mundial das Missões - 23 e 24 de outubro
A Campanha Missionária é promovida em todo o mundo pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), todo ano em outubro, Mês das Missões, culminando no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo daquele mês). Neste dia, todo católico é motivado a dar sua oferta material para as Missões. A responsabilidade pelas Missões é de todos os batizados: "Anunciar o Evangelho não é para mim título de glória, é obrigação que me foi imposta. Ai de mim, se eu não evangelizar" (1Cor 9,16). A esta oferta está associada a formação e vivência missionárias, por meio de orações e sacrifícios oferecidos pelas Missões, como também com a entrega pessoal como missionário, por determinado período ou "ad vitam" (por toda a vida).

As necessidades da Igreja Católica em todo o mundo não param de crescer: constituição de novas dioceses; abertura de novos seminários, devido ao crescimento do número de jovens que acolhem o chamado de Cristo a segui-Lo como sacerdotes; regiões destruídas por guerras ou fenômenos naturais, que devem ser reconstruídas; regiões por longo tempo fechadas à evangelização, e que agora se abrem a ouvir a mensagem de Cristo e da Sua Igreja. É por isto que a cooperação dos católicos de todo o mundo é tão urgente e necessária.

Cerca de 1.100 dioceses de territórios de Missão (todo o Continente Africano e o Asiático, bem como a Oceania, parte da América Latina e alguns países da Europa Oriental) recebem regularmente ajuda financeira anual proveniente das doações dos fiéis. Estas dioceses apresentam à Congregação para a Evangelização dos Povos (Santa Sé) pedidos de ajuda, entre outras necessidades, para catequese, evangelização, seminários, trabalhos das comunidades religiosas, meios de comunicação e transporte, construção de capelas, igrejas, creches, orfanatos, escolas, asilos, ambulatórios médicos, etc. Estas necessidades são providas com as doações arrecadadas todo ano.

No Brasil Anualmente as Pontifícias Obras Missionárias enviam a todas as dioceses do Brasil, para animar o Mês das Missões, vários subsídios: a Mensagem anual do Papa; santinhos com a Oração Missionária anual, folhetos informativos e com orações dos fiéis para as Missas dominicais do mês, cartaz de divulgação; livreto com Celebrações ou Novena, e o envelope para a doação pessoal na coleta do Dia Mundial das Missões. Além disto, para a animação missionária em geral, são realizadas visitas a seminários, participações de encontros de formação, congressos missionários e animação pelo Diretor Nacional e Secretários Nacionais de cada uma das obras missionárias pontifícias, a saber: Propagação da Fé, Infância e Adolescência Missionária, São Pedro Apóstolo e União Missionária.

Coleta
A Coleta feita no Brasil, todo ano, no Dia Mundial das Missões, é destinada ao Fundo Mundial de Solidariedade Missionária, sediado em Roma (Congregação para a Evangelização dos Povos). Com estes recursos são financiados projetos fundamentais para a Igreja em todo o mundo. Parte destes recursos são também destinados a projetos no Brasil. Em 2009, por exemplo, o Papa doou 2,750 milhões de reais para projetos nos nove Estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e parte do Estado do Maranhão). Esta quantia foi enviada às dioceses do saldo credor que a Obra da Propagação da Fé tem junto às POM. Ao todo foram beneficiadas 55 dioceses dessa imensa região do Brasil.
Nos últimos anos, graças ao crescimento da coleta e generosidade do nosso povo, os recursos financeiros do Dia Mundial das Missões celebrado no Brasil têm ajudado projetos para outros países, dentre os quais, Índia, Ruanda, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, República Democrática do Congo, Malavi, Etiópia, Indonésia, Timor Leste, Filipinas e Equador: sinal e gesto concreto de nossa solidariedade universal.

A coleta, fruto da generosidade dos brasileiros, tem crescido cada ano, mas pode ser mais generosa: muito já recebemos, podemos agora "dar de nossa pobreza" (Puebla, 368). Para isto é necessário organizar a Campanha, e fazer chegar a todos o apelo à solidariedade universal.

O relatório da coleta é apresentado todos os anos ao Secretariado Internacional, publicado no boletim das POM (Serviço de Informação Missionáira/SIM) e disponibilizado no seu sítio na rede de computadores: www.pom.org.br. As ofertas mundiais em 2008 alcançaram a cifra de US$ 163.007.478,80. No Brasil, no último Dia Mundial das Missões (18 de outubro de 2009), foram recolhidos, em todo o país, cerca de R$ 5.500.000,00. Mas é ainda muito pouca a nossa oferta, se considerarmos o número de católicos.
Fonte: POM

Nenhum comentário:

Postar um comentário