quarta-feira, 26 de outubro de 2011

26 de outubro - Dia do Trabalhador da Construção Civil - (Click Aqui)

26 de outubro - Dia do Trabalhador da Construção Civil

É comemorado no mês em que se celebra o dia do padroeiro da construção civil, São Judas Tadeu (28 de outubro). A data não é celebrada no Dia de São Judas por causa de uma negociação entre as entidades representantes da categoria. O acordo estabeleceu uma data móvel.
Fonte:Livro: A origem de Datas e Festas
Autor: Marcelo Duarte
Editora: Panda Books                                                                                                   Nesta quarta – feira , 26 de outubro, é comemorado em todo o país o Dia do Trabalhador da Construção Civil.
Comemorar este dia é fazer uma homenagem aos homens e mulheres que compõem a força de trabalho deste importante e complexo segmento industrial.



OS TRABALHADORES TEM MUITO A COMEMORAR


Levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério do Trabalho, a pedido da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC), mostram que os trabalhadores do setor da construção têm muito a festejar neste 26 de outubro. Além do aumento das oportunidades de trabalho geradas no setor formal, é crescente a melhoria das condições de trabalho. Uma prova é o aumento da escolaridade dos funcionários do setor, que estão sendo incentivados pelos próprios empregadores a investir nos estudos. Em diversas cidades brasileiras foram criadas bibliotecas e salas de aula dentro dos espaços das construções para elevar a escolaridade dos colaboradores do segmento. Com maior escolaridade, os salários também estão cada vez maiores.


O levantamento feito pelo IBGE com dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) mostra que em 2002, quase dois terços dos ocupados no setor (63,6%) não havia concluído sequer o ensino fundamental (tinham menos de oito anos de estudo). Apenas 36,1% tinham chegado ao ensino médio (mais de oito anos de estudo). Em 2010, o número de pessoas que estudou mais de oito anos já chega a quase metade dos trabalhadores (47,8%). Atualmente, um quarto dos trabalhadores do setor tem 11 anos ou mais de estudo (26,6%). São 442,8 mil profissionais que passaram esse período nos bancos da escola. Em 2002, 19,0% dos funcionários da construção tinham estudado por esse tempo – o que representa um total de 256,3 mil pessoas.


Outra boa notícia é a redução progressiva do analfabetismo. Em 2002, 8,0% dos trabalhadores tinham, no máximo, um ano de estudo. Juntos, somavam 107,9 mil empregados do setor da construção. A pesquisa mais recente (2010) confirmou uma queda gradual desse índice para 5,0% do total em 2010, o que equivale a 83,2 mil pessoas


O mercado da construção, tradicionalmente ocupado por homens, está ganhando cada vez mais a participação das mulheres. O dado estatístico que relaciona o gênero dos trabalhadores ocupados com o setor de atividade é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada anualmente pelo IBGE. A mais recente (divulgada em setembro de 2009) se refere a 2008. De acordo com a pesquisa, as mulheres ainda representam 3,4% do total de trabalhadores na construção civil, mas o volume está crescendo ano a ano. Em 2006, eram 171 mil pessoas do sexo feminino. Em 2007, 184 mil. E em 2008, 240 mil trabalhadoras. Ou seja, em apenas dois anos, 69 mil mulheres passaram a trabalhar nos canteiros de obras.

Fonte: Dados do IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário