sábado, 22 de outubro de 2011

22/10/2011 - Dia do paraquedista e história do paraquedismo (Click Aqui)

DIA 22/10 - Dia do Para-Quedista
  -
Dia do paraquedista e história do paraquedismo
Dia do Pára-quedista
O Dia do Pára-quedista é comemorado em 22 de outubro porque nessa data, em 1797, foi realizado o primeiro salto bem-sucedido de pára-quedas. O autor da façanha foi o francês André Jacques Garnerin (1769-1823). Ele pulou de uma altura de 600 metros no Parque Monceau, em Paris.

Breve resenha histórica do Pára-Quedismo mundial:


  • 1.100 - Existem provas de que os chineses se divertiam saltando de lugares altos com estruturas rígidas que lembravam uma sombrinha.



  • 1.495 - O pára-quedas de Leonardo Da Vinci tinha forma piramidal e se mantinha aberto por meio de uma estrutura de madeira. Não se sabe se algum protótipo foi testado por ele. Apenas em junho de 2.000 um modelo quase idêntico foi testado pelo britânico Adrian Nicholas.



  • 1.785 - Jean-Pierre Blanchard inventou o primeiro modelo de pára-quedas dobrável de seda. Todos os modelos anteriores se mantinham abertos por meio de uma estrutura rígida.



  • 1.797 - André-Jacques Garnerin realizou vários saltos. Saltou de balões em Paris (600 metros de altura) e em Londres de (2400 metros). Morreu saltando, devido à forte oscilação de seus pára-quedas. É considerado o primeiro pára-quedista.



  • 1.808 - Jodaki Kuparento, polonês, foi o primeiro a salvar a vida usando um pára-quedas, quando teve que abandonar o seu balão que se incendiava.



  • 1.890 - No Brasil, o norte americano Spencer Stanley saltou sobre a cidade de São Paulo. Depois dele - em 1931 veio Charles Astor, que iniciou a divulgação do esporte no país, dando cursos aos interessados.



  • 1.917 - Durante a I Guerra Mundial, a maioria dos países adotou pára-quedas para os tripulantes de seus dirigíveis de observação e para as tripulações de aviões militares.



  • 1.922 - Harold Harris foi o primeiro homem a realizar uma queda-livre, abandonando um avião em pane.



  • 1.939-1.945 - Durante a II Guerra Mundial quase todos os países utilizaram-se de tropas pára-quedistas. Os alemães, na invasão de Creta, chegaram a lançar 14.000 soldados pára-quedistas em uma ilha.



  • 1.951 - O Primeiro Campeonato de Pára-quedismo foi realizado na Iugoslávia. Participaram 5 países europeus.



  • 1.960 - J. Kittinger saltou de um balão a 31.000 metros, sendo este o recorde mundial até hoje.



  • 1.964 - Foi patenteado o primeiro pára-quedas retangular. Estes são muito mais dirigíveis e seguros que os antigos redondos. Foi um grande impulso para o pára-quedismo esportivo.



  • 1.965 - Foi lograda a primeira formação de 8 pára-quedistas em queda-livre, uma "estrela".



  • 2.000 - O pára-quedas projetado por Leonardo da Vinci em 1483 funciona. A prova, feita mais de quinhentos anos depois que o sábio renascentista elaborou seus desenhos, foi realizada pelo pára-quedista britânico Adrian Nicholas. O projeto de Da Vinci tem forma de pirâmide, é feito de madeira, cordas e tecido de algodão cru. Nicholas saltou de uma altura de 10.000 pés (aprox. 3.300m) com o equipamento, construído de acordo com as especificações de Da Vinci e usando somente materiais que estavam disponíveis na época do Renascimento. O pára-quedas se revelou ágil e eficaz. “Não houve ondulações ou quedas repentinas, e o pára-quedas se moveu facilmente pelo ar”, disse Nicholas. Depois de descer 6.000 pés (aprox. 2.000m) com o projeto de Da Vinci, Nicholas desconectou-se da pirâmide de algodão e completou o salto com um pára-quedas convencional, pois o pára-quedas de Da Vinci, pesando 85 quilos, que desceu sozinho, suavemente e a poucos metros de distância, poderia machucá-lo no pouso. Para isso Nicholas utilizou-se de um Sistema Três Argolas duplo com dois desconectores, um para a pirâmide e outro para o velame principal. Durante meses, Nicholas e sua mulher, a arquiteta Katarina Olliaken, trabalharam sobre o projeto de Da Vinci. Apenas duas inovações foram acrescentadas: o uso do algodão, em vez de linho, e uma mudança no respiro de ar.



  • 2.008 - O suíço Olivier Vietti-Teppa, 36, fez no dia 26 de abril um salto usando um pára-quedas de 12 quilos idealizado por Leonardo da Vinci -- o artefato com formato de pirâmide foi descrito pelo artista em 1483. Vietti-Teppa, que saltou de um helicóptero, pousou no aeroporto militar de Payerne, na Suíça. Essa é a primeira vez em que um pára-quedista realiza um salto completo(navegação+pouso) utilizando um pára-quedas com essa estrutura, segundo as agências Associated Press e AFP. Matéria e fotos dessa façanha

    Fonte www.skullparaquedismo.com.br








  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário