quarta-feira, 26 de outubro de 2011

26 de outubro - Dia Internacional da Cruz Vermelha - (Click Aqui)

26 de outubro - Dia Internacional da Cruz Vermelha

É a data da Conferência Internacional de Genebra, em 1863, que deu origem à entidade. A iniciativa foi de Henry Dunant, um negociante suíço preocupado com o abandono dos feridos nos campos de batalha de Solferino, no norte da Itália. Naquela época, não existiam organizações destinadas a atender os soldados ou a população atingidos em conflitos, e quem acabava fazendo esse tipo de serviço eram os próprios sobreviventes. Dunant insistiu que era fundamental que os voluntários para essa atividade se mantivessem neutros e atendessem os feridos de todos os lados envolvidos na batalha. Estas idéias levaram à criação do Comitê Internacional para a Assistência aos Feridos, que mais tarde se transformou no Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
Fonte:Livro: A origem de Datas e Festas
Autor: Marcelo Duarte
Editora: Panda Books                                                                                                                

Missões da Cruz Vermelha e outros símbolos da instituição

No dia 26 de outubro comemora-se a criação da Cruz Vermelha, uma instituição humanitária e autônoma que oferece serviços voluntários às vítimas das guerras, violências e catástrofes naturais.

A ideia partiu do suíço Henry Dunant, que durante uma viagem deparou-se com a batalha de Solferino, ao norte da Itália, vendo milhares de mortos sem serem sepultados, além dos combatentes que sofriam com os ferimentos.

Preocupado e chocado com a situação dos campos de batalha, onde presenciou soldados mutilados sendo atendidos pelos sobreviventes, em condições precárias, improvisou uma enfermaria nas dependências de uma igreja, para prestar primeiros socorros aos necessitados, contando com a ajuda da população local.

Com isso, ao ser realizada a Conferência de Genebra, em 1863, mostrou sua indignação e piedade para com o problema, colocando o assunto na pauta das discussões, o que levou à criação do Comitê Internacional para a Assistência aos Feridos, vindo a se tornar Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O interessante é que o fundador da entidade, além de alcançar ajuda aos necessitados da guerra, conseguiu estabelecer a condição de imparcialidade dos voluntários, com neutralidade política e religiosa dos mesmos, a fim de favorecer os atendimentos, sem distinção a nenhum ferido.

A amplitude dos trabalhos da Cruz Vermelha vai muito além do que se imagina. A entidade atua com a distribuição de materiais médicos e hospitalares e de produtos alimentícios; faz trabalhos de assistência social negociando a libertação e a repatriação de prisioneiros de guerra e presos políticos, visita presos nas cadeias públicas, busca a reaproximação de famílias separadas por conflitos; trabalha no combate a epidemias; desenvolve projetos de combate à fome e etc.

A Cruz Vermelha é uma entidade privada, mantida por doações de pessoas ou de empresas, além das verbas governamentais, advindas dos países participantes da Convenção de Genebra.

Hoje, possui filiais em mais de duzentos países.

Nas nações muçulmanas, mesmo não sendo voltada para as diferenças religiosas, a instituição trabalha com o nome de Crescente Vermelho, tendo adotado uma lua crescente como o símbolo de sua bandeira, o mesmo símbolo do islamismo.

Outro símbolo adotado pela organização foi o Cristal Vermelho.

No Brasil, a instituição foi implantada em 1908, seguindo os mesmos princípios da convenção de Genebra. Oswaldo Cruz, médico, sanitarista, considerado o responsável pela saúde pública no Brasil, foi escolhido como seu primeiro presidente, pelos trabalhos que havia desenvolvido anteriormente, como o combate à peste bubônica, a campanha de erradicação da febre amarela e a revolta da vacina (campanha de vacinação contra a varíola).

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário