sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dia 21/10 - DIA DA MAÇÃ - (Click Aqui)

Sexta-feira, 21 de Outubro de 2011

Dia da Maçã (Apple day)



Hoje é o dia da maçã. É um dia popular, pelo menos para os nossos parceiros ingleses e norte-americanos.

O primeiro apple day deu-se em Londres precisamente no dia 21 de Outubro, há mais de 20 anos atrás. Desde aí, anualmente, centenas de eventos se realizam em torno do que a maçã representa, símbolo da diversidade na natureza e na genética, bem como do património cultural. Há também a preocupação da preservação dos pomares, pela sua contribuição na conservação do lugar de origem das variedades de maçã, mas também pela sustentabilidade da biodiversidade que alojam. Há cerca de 7500 variedades de maçã a crescer nos pomares dispersos por esse mundo fora. É um autêntico labirinto biológico para percorrer e descobrir.

Para os que defendem activamente a promoção da saúde, e que na realidade trabalham para esse objectivo, não pode haver melhor dia. Em Portugal já há alguns especialistas de várias áreas, nutricionistas, agrónomos, engenheiros e experts em hortifruticultura, produtores, biólogos, investigadores, professores, educadores e psicólogos, que começam a pôr pés a caminho para unir forças neste sentido.

A maçã é, actualmente, alvo de numerosas investigações. Todos os meses saem novas informações, em revistas científicas, sobre os benefícios e potenciais funcionalidades da maçã na promoção da saúde.

Ainda este ano, a revista Nutrition and Cancer publicou um estudo, em animais, sobre o efeito da maçã fresca nas alterações pré-neoplásicas dos focos de criptas aberrantes do carcinoma do cólon, evidenciando diminuição significativa da ocorrência destas alterações. A capacidade de uma substância em inibir a proliferação de células cancerígenas é um indicador do seu potencial anticancerígeno; aliás, é considerada como um factor-chave na prevenção do cancro, porque há um equilíbrio entre a proliferação e a morte das células tumorais.

Juntemo-nos então aos que defendem, na Europa, o dia da maçã. Eles têm boas maçãs e nós também. Algumas são exclusivas de Portugal e são únicas, como a Bravo de Esmolfe.

Memorize o lema: uma maçã por dia não pode faltar! E, se não for ao lanche, não se esqueça, é ao jantar ou então o já famoso em inglês "One apple a day keeps the doctor away".

Fonte: http://www.stopcancerportugal.com/2011/10/21/apple-day-um-dia-para-portugal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário