sábado, 5 de novembro de 2011

05//11 - Dia do Designer - (Click Aqui)


Hoje, 5 de novembro, é comemorado o Dia do Design, em homenagem ao nascimento de Aloísio Magalhães, importante personalidade do design no País. O dia foi criado a partir de um decreto de 1998 do então ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no intuito de dar valor e mais visibilidade à profissão.


Designer, aquele que faz "logomarca", aquele que faz um layout bonitinho e moderninho, coloca uma corzinha ou um fundinho. Seja lá qual for seu trabalho - gráfico, web, produto, animação e interiores - é uma profissão como qualquer outra, que merece respeito e tem que ser contemplada. Designer não é aquele seu sobrinho faz mais rápido e mais barato; é a pessoa que passou anos em uma sala de aula, e após, por um estágio específico para saber o que está fazendo, defender e dar embasamento à seu projeto. Pena que a profissão não tenha sido reconhecida, ainda, vista a significância desse profissional para o mercado.



Contudo, os fatos mostram que muitas pessoas que não têm a “formação” de designer, batalham por acreditarem em suas ideias, em seus produtos, em suas expressões e chegam lá. Obviamente, estão à mercê de inúmeras críticas. Por outro lado, alguns desses profissionais corrompem o mercado, com trabalhos sem crítérios e a preço de "banana". E, nos deparamos com a seguinte afirmação de Bruce Wood, da Glasgow Caledonian University, em uma das palestras do "Design To Business", onde ele disse que na Escócia, os empresários normalmente acreditam nos engenheiros, nos contadores, nos médicos, mas que os designers sempre têm que provar o que estão dizendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário