segunda-feira, 7 de novembro de 2011

07/11 - . Dia da Ação Católica - (Click Aqui)

07. Dia da Ação Católica

-->






07. Dia da Ação Católica
É através da Ação Católica que a Igreja nos ensina a ser apóstolos generosos e fiéis de Cristo, orientados por nossos pais, responsáveis, educadores , leigos e religiosos, que se tornaram assistentes da associação; orientados pelos padres das paróquias, guiados por seus bispos. Somos conscientizados a ter tempo para o outro e pensar, antes de tudo, em Deus. Nele que sempre tem tempo para nós, e amou-nos tanto que enviou o Seu Filho ao mundo.
Ao lermos o Evangelho, aprendemos como deve ser usado o nosso tempo: devemos seguir o exemplo de Jesus, que viveu inteiramente dedicado ao Pai celeste e a nós, seus irmãos. Esse movimento da Igreja que recebe o nome de Ação Católica, nasceu em 1924, por iniciativa de um sacerdote belga filho de operário. Trata-se da associação dos católicos que, a partir do seu próprio ambiente, participam ativamente na missão apostólica da Igreja.
Iniciou com os jovens e pelo método, que depois se tornou clássico, de "ver, julgar e agir", totalmente adaptado à realidade do operário, onde estes devem doutrinar os próprios operários. Seguindo essa temática, vieram os ramos das moças, estudantes, adultos etc, para posteriormente se unirem, mantendo os ramos especializados.
Papa Pio XI preocupado com a missão da Igreja diante dos desafios e das grandes mudanças na realidade mundial (processo de urbanização e industrialização), estimulou a chamada Ação Católica que era o espaço de participação dos leigos católicos no apostolado hierárquico da Igreja, para o difusão e a atuação dos princípios católicos na vida pessoal, familiar e social.
Em 1931, o então papa Pio XI, valoriza o movimento da Ação Católica e o indica para evangelização especifica, ou seja cada classe ou meio deve ser doutrinado por membros do mesmo, porque são eles que melhor os conhecem. Entretanto o engajamento de todos os cristãos no processo apostólico não foi indicado apenas para suprir a escassez do corpo físico do clero, mas especialmente porque é assim que o verdadeiro crente deve proceder na vida pessoal, familiar e social.
Visando atender os novos desafios impostos à missão da Igreja diante da nova realidade mundial criada pelas grandes inovações nos processos de urbanização e industrialização Com o Batismo e a confirmação pela Crisma, cada cristão é chamado a seguir os passos do divino Mestre. Isto significa percorrer o caminho de crescimento.
Por isso existe a Ação Católica: para que este caminho seja feito em conjunto, na associação, na paróquia e na Igreja. Aprendendo a dedicar: tempo e energias em favor dos outros, próximos ou distantes, que os sentimos irmãos, porque somos filhos do único de Deus-Pai.
Graças à Ação Católica, a mensagem cristã foi semeada nas cidades e nos campos, nas escolas e nas Universidades, nas fábricas e associações, entre adultos e adolescentes, estes fruto de seus pais e responsáveis.
A Ação Católica no Brasil foi marcada por dois períodos distintos. O primeiro, com a chamada Ação Católica Geral:de 1932 a 1950, e o segundo , a Ação Católica Especializada: de 1950 a 1960.
Após o retorno do Brasil à democracia, em 1945, a Ação Católica Brasileira foi o grande veículo, onde os leigos puderam edificar sua cidadania. Dentro dela destaca-se o valioso papel evangelizador do arcebispo de Pernambuco Dom Hélder Câmara (1909-1999) cuja figura se confunde com o próprio Movimento, e que nos deixou inúmeras lições utilizadas nos projetos sociais e evangelizadores do novo milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário