quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dia 10/11 - Dia da Indústria Automobilistica - (Click Aqui)

A indústria automobilística também tem seu dia...
...e muitos motivos para comemorar!

O período compreendido entre o final de 2008 e meados de 2009 se caracterizou como difícil para os mercados e para todas as economias do mundo. A crise atingiu governos, consumidores e investidores pintando um quadro desastroso para os meses seqüentes. O cenário não era dos mais animadores também para a indústria automobilística brasileira, que comemora seu dia no próximo 10 de Novembro. Mas, ao que parece, os ventos mudaram de rumo e reverteram as previsões de um ano para cá.

No mesmo intervalo do ano passado, entre outubro e novembro, a produção de veículos no país, incluem-se aí carros, motos, ônibus e caminhões, sofreu uma queda histórica de 22,6%, os menores índices registrados desde 1991, quando estes dados passaram a ser acompanhados pelo IBGE. Só a produção de automóveis havia despencado 34,2 %. O declínio dos números da indústria automobilística acabou puxando para baixo também outros setores como de autopeças e aço
que são utilizados na fabricação dos veículos.
Diante das nuvens negras que se aproximavam no horizonte, as projeções para o segundo semestre de 2009 não eram animadoras. Porém, com a crise controlada e a volta do crédito ao mercado, a economia e a indústria voltaram a respirar e dão sinais de melhora, tornando o panorama para 2010 bastante promissor.

Mesmo que os números ainda não sejam os ideais, um sintoma da retomada de crescimento da indústria automobilística, além da recuperação de estados em que este segmento representa uma força importante da economia, como por exemplo: São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, é a previsão apontada na pesquisa realizada pela CSM Worldwide
, consultoria especializada em projeções no mercado automotivo. De acordo com este estudo, até o final deste ano, serão vendidos no Brasil mais de três milhões de veículos comerciais e leves, um aumento de 12% em relação ao ano anterior, graças a redução do IPI e a volta da oferta de crédito.
Além disso, ainda de acordo com o relatório, o Brasil, que é atualmente o quinto maior mercado consumidor de automóveis do mundo, deve assumir, até 2015, a quarta posição, superando a Alemanha. Já para 2010, a pesquisa prevê um crescimento de 4% nas vendas de automóveis leves, independente do fim da redução do IPI. Para se ter uma idéia, na primeira quinzena de outubro, a indústria automobilística registrou o emplacamento de 14 mil veículos por dia útil, mantendo os índices de setembro, mês que registrou o maior número de licenciamentos da história. Outro dado interessante também é o crescimento nas vendas de veículos importados, que só em setembro apontou uma alta de 21%.

A produção de veículos leves deve crescer, em 2009, 2,5% em comparação com 2008. Mas para 2010, a previsão é de um aumento de 5,5%. Atualmente, o Brasil ocupa a sexta posição entre os maiores produtores de veículos leves. Em 2015, passará para a quinta, atingindo uma produção superior a 4,2 milhões de unidades.

Mesmo que para as exportações, de acordo com especialistas, as perspectivas não sejam tão otimistas, a indústria automobilística vai fechar 2009 comemorando. E tem motivos para isto diante dos números que contrariaram todas as sombrias previsões feitas no final do ano passado.

O melhor é que com este importante setor da economia se reerguendo e se fortalecendo, aumenta a geração de empregos, algo que é fundamental para o crescimento de qualquer país, que dirá do nosso.
Por: Alessandra Ferreira

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