sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dia 25/11 - Dia do Doador de Sangue - (Click Aqui)

DIA 25/11 - DIA DO DOADOR DE SANGUE



Trata-se de uma data estratégica que tem duas funções básicas: a primeira delas é homenagear o doador e a segunda é mostrar à sociedade a importância da doação. Doar sangue é um ato de amor à vida. No período de final de ano acontece uma queda de 60% a 70% na coleta de sangue.
A data de 25 de novembro foi escolhida estrategicamente um mês antes do Natal, com a função de alertar as pessoas sobre a importância de fazer a doação antes de entrar em férias. Paralelamente à diminuição no volume de coleta de bolsas de sangue nesse período, verifica-se um acentuado aumento no número de acidentes, tanto automobilísticos como domésticos. Dessa forma, é necessário que o banco de sangue possa suprir as necessidades dos centros cirúrgicos.
POR QUE DOAR SANGUE?
Naturalmente doamos sangue porque alguém dele precisa. Pela facilidade e segurança com a qual pode ser retirado, associado ao enorme beneficio para quem dele necessita, doar sangue pode ser considerado um gesto simples de pessoas dispostas a ajudar o próximo. O ato de doar é simples e dura menos de dez minutos.
A doação é segura e confiável. É importante desmistificar a idéia de que doar "purifica" o sangue, engorda ou emagrece, atrapalha o desempenho sexual e principalmente torna o indivíduo "habituado" obrigando-o a doar sempre.
Para ser um doador, basta ser saudável, ter entre 18 e 60 anos e pesar mais de 50 quilos. Os homens podem doar sangue de dois em dois meses e as mulheres, a cada três meses. Seja também um doador de sangue!
Para informações sobre locais e os requisitos necessários para ser um doador, acesse: www.prosangue.sp.gov.b
Fonte: Acispes

Nenhum comentário:

Postar um comentário